Artista, artesão e desenhista estadunidense nasceu no estado de Iowa, e foi responsável pela criação de trabalhos de camuflagem para o Exército durante a primeira guerra mundial.
Com a morte do pai (1901) a sua família mudou-se para Cedar Rapids, onde ele se empregou como aprendiz numa loja de metais.
Paralelamente estudou e formou -se na escola secundária Washington High School, em Cedar Rapids, e matriculou-se numa escola de arte em Mineápolis (1910).
Passou a ensinar numa escola particular (1911) e dois anos depois matriculou-se no Art Institute of Chicago para estudar esculturas em prata (1913).
Depois de servir no exército como um pintor de camuflagem, voltou novamente a Cedar Rapids para ensinar estudantes juniores, Junior High students.
Dedicou-se ao ensino e fez quatro viagens pela Europa (1920-1928), onde estudou muitos estilos de pintura, especialmente impressionismo e pós-impressionismo, frequentou a Académie Julian de Paris e foi profundamente influenciado pelo trabalho de Jan Van Eyck.
Foi escolhido (1927) para a realização de um vitral para o edifício da legião estadunidense de Cedar Rapids, Iowa e depois de procurar em Munique, Alemanha, artesãos mais experientes que colaborassem no empreendimento, o vitral foi montado na Alemanha e quando chegou à Cedar Rapids, foi recusado pelos membros da Legião.
Em represália, o artista realizou uma obra satírica, a que chamou "Doughters of Revolution"
que atingiu os seus objetivos, ou seja, causou furiosa reação entre os legionários.
Depois deste episódio, o seu estilo evoluiu para um realismo despojado e de linhas muito marcadas, sem paralelo na pintura contemporânea, influenciado pela arte gótica europeia, e tornou-se o grande proponente do regionalismo na pintura. Com "Womam with Plants"
retrato de sua mãe, teve uma reação discreta, mas com "American Gothic"
causou enorme sucesso quando exposto em Chicago (1930).
Ajudou a fundar a Stone City Art Colony (1932) próximo da sua cidade natal, para ajudar os artistas durante a Grande Depressão.
Foi nomeado professor de belas-artes da Universidade de Iowa 1934 e morreu no hospital universitário, em Iowa City, na véspera do seu aniversário, em 1942.
Depois de sua morte, os seus bens foram para sua irmã, Nan Wood Graham, a mulher retratada em American Gothic e depois da morte desta (1990), todo o seu património juntamente com os bens pessoais do irmão e várias obras de arte, tornaram-se propriedade do Figge Art Museum, em Davenport, Iowa.
São bastantes as telas de Grant Wood que aqui mostro, a começar pelo seu auto retrato
mas mesmo assim, foi-me custoso deixar muitas de fora; é realmente um pintor que admiro sobremaneira.
Com a morte do pai (1901) a sua família mudou-se para Cedar Rapids, onde ele se empregou como aprendiz numa loja de metais.
Paralelamente estudou e formou -se na escola secundária Washington High School, em Cedar Rapids, e matriculou-se numa escola de arte em Mineápolis (1910).
Passou a ensinar numa escola particular (1911) e dois anos depois matriculou-se no Art Institute of Chicago para estudar esculturas em prata (1913).
Depois de servir no exército como um pintor de camuflagem, voltou novamente a Cedar Rapids para ensinar estudantes juniores, Junior High students.
Dedicou-se ao ensino e fez quatro viagens pela Europa (1920-1928), onde estudou muitos estilos de pintura, especialmente impressionismo e pós-impressionismo, frequentou a Académie Julian de Paris e foi profundamente influenciado pelo trabalho de Jan Van Eyck.
Foi escolhido (1927) para a realização de um vitral para o edifício da legião estadunidense de Cedar Rapids, Iowa e depois de procurar em Munique, Alemanha, artesãos mais experientes que colaborassem no empreendimento, o vitral foi montado na Alemanha e quando chegou à Cedar Rapids, foi recusado pelos membros da Legião.
Em represália, o artista realizou uma obra satírica, a que chamou "Doughters of Revolution"
que atingiu os seus objetivos, ou seja, causou furiosa reação entre os legionários.
Depois deste episódio, o seu estilo evoluiu para um realismo despojado e de linhas muito marcadas, sem paralelo na pintura contemporânea, influenciado pela arte gótica europeia, e tornou-se o grande proponente do regionalismo na pintura. Com "Womam with Plants"
retrato de sua mãe, teve uma reação discreta, mas com "American Gothic"
causou enorme sucesso quando exposto em Chicago (1930).
Ajudou a fundar a Stone City Art Colony (1932) próximo da sua cidade natal, para ajudar os artistas durante a Grande Depressão.
Foi nomeado professor de belas-artes da Universidade de Iowa 1934 e morreu no hospital universitário, em Iowa City, na véspera do seu aniversário, em 1942.
Depois de sua morte, os seus bens foram para sua irmã, Nan Wood Graham, a mulher retratada em American Gothic e depois da morte desta (1990), todo o seu património juntamente com os bens pessoais do irmão e várias obras de arte, tornaram-se propriedade do Figge Art Museum, em Davenport, Iowa.
São bastantes as telas de Grant Wood que aqui mostro, a começar pelo seu auto retrato
mas mesmo assim, foi-me custoso deixar muitas de fora; é realmente um pintor que admiro sobremaneira.