segunda-feira, 6 de abril de 2015
"Le Gouffre"
Pelo menos dois anos foram necessários para criar de A a Z “ Le Gouffre”, uma curta metragem independente que continua a acumular prémios desde a sua difusão gratuita na Internet.
"Dois jovens aventureiros atravessam o mundo até que o seu percurso fica bloqueado por um imenso abismo aparentemente inultrapassável. Irão eles renunciar ao seu projecto?”
É esta em resumo a história posta no ecrã duma maneira muito poética por uma jovem equipa criativa de Montreal, que tomou o nome de “Studio Lightning Boy”.
O que aparece como particularmente notável com “Le Gouffre” é a sincera experiência humana que está escondida por detrás do ecrã.
Durante 10 minutos de animação são dezenas de artistas que se mobilizam, se organizam e acreditam suficientemente no seu projecto para o tornar uma realidade.
A aventura começa pelo imenso sucesso de uma campanha de “crowdfunding” no Kirkstarter.
Foi o público que lhes permitiu reunir os fundos necessários à pós-produção.
Sem esse movimento colectivo nada poderia ter sido concretizado.
Quase 24000 dólares foram reunidos pela equipa quando o seu objectivo era apenas de 5000.
A paixão e determinação dos três jovens fundadores - Carl Boucheman, Thomas Chéritien e David Forest - parece ter conseguido atingir o seu fim.
Note-se que não é muito normal dedicar dois anos da sua vida para produzir um filme de 10 minutos. O resultado é absolutamente incrível: qualidade de animação, banda sonora digna de uma grande produção, poesia, “Le Gouffre” é tudo isso!
O fruto destes esforços levam no começo de 2015 a uma projecção privada e depois a uma distribuição gratuita na Internet.
Seleccionada em mais de 40 festivais em todo o mundo, esta curta metragem de animação já obteve seis prémios, três dos quais para a melhor animação.
Um sucesso criativo e colectivo de um projecto de dimensão humana que dá gosto de se ver.
Le Gouffre from Lightning Boy Studio on Vimeo.
Para vos convidar a compreender todas as particularidades deste projecto, estes dois anos de esforços foram “ilustrados” num vídeo bónus, em que se resume a aventura.
The Journey Behind Le Gouffre from Lightning Boy Studio on
.
Publicada por
João Roque
à(s)
23:02
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
animação,
arte,
blogosfera,
cinema,
cultura,
curiosidades,
partilhas,
personalidades,
vídeo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não vi ainda o video, mas a tua descrição desperta a curiosidade.
ResponderEliminarAcho empolgante quando vejo projetos que recorrem ao crowdfunding a conquistar prémios 'cá fora'.
Coelho
Eliminarespero que tenhas gostado. Aliás é difícil não gostar...
Abraço amigo.
Obrigado pela partilha João, desconhecia completamente. Agora vou ficar melancólico a manhã inteira. Um abraço! ;)
ResponderEliminarEolo
Eliminare quem não fica? Aliás o facto de o fim não ter um "happy end" é, quanto a mim, uma das mais valias do vídeo - foge ao normal...
Abraço amigo.
não conhecia e achei bem gira.. pena o fim :/
ResponderEliminarAaron
Eliminarsim, o final é triste, mas como referi no comentário anterior, é essa "diferença" em relação à grande maioria dos filmes de animação que o distingue positivamente...
Abraço amigo.
Tudo o que envolva o 'crowdfunding' desperta o interesse. E não tinha conhecimento deste projecto.
ResponderEliminarA primeira imagem computorizada reportou-me de imediato ao vídeoclipe da música "Another Brick In The Wall" dos Pink Floyd. Deve ter sido pelo martelo.
um abraço, amigo.
Mark
Eliminaro "crowdfunding" é uma modalidade de financiamento cada vez mais conhecida e utilizada com sucesso. Entre nós ainda está pouco divulgada, mas houve há pouco tempo um projecto de uma websérie gay do André Murraças - "Barba Rija" - que foi assim que conseguiu ser produzida.
Mas neste caso o realce, nesse campo, vai para a quantia alcançada muito além do que era solicitado.
Abraço amigo.
Obrigada pela informação e pelo vídeo, João! Confesso que vejo pouca animação, e sou bastante "analfabeta" neste assunto. Com a tua ajuda fiquei menos analfabeta :-)))))
ResponderEliminarabraços
Justine
Eliminartão pouco eu sou um grande apaixonado pela animação, preferindo de longe os velhos filmes de Disney que os sofisticados filmes que agora se fazem. Mas há maravilhosas excepções e mãos amigas fizeram chegar a mim, esta história, que desconhecia por completo e não hesitei em divulgá-la e partilhá-la pois gostei imenso deste projecto em todas as suas fases.
Beijinho.
Belíssimo.
ResponderEliminarObrigado, João.
Olá Paulo
Eliminaro obrigado vai inteirinho para quem me enviou através do chat do FB este maravilhoso vídeo. E o meu blog é cada vez mais um local de partilha de coisas que me agradam e todos gostamos muito de partilhar aquilo de que gostamos.
Abraço amigo.
espectacular e exaltante. óptima dica, João.
ResponderEliminarMiguel
Eliminareu posto pouco, cada vez menos, não por falta de assunto, mas porque de há tempos a esta parte resolvi aprofundar um pouco mais os temas que abordo e partilho. Assim, além de rubricas que continuo a mostrar aqui, como faço desde há tempos com a pintura norte americana, viagens e alguns temas relacionados com filmes e músicas, é bom de vez em quando aparecer algo diferente e estimulante. Mas dá algum trabalho pois por vezes, como neste caso os textos que encontrei estavam em francês (canadiano) e tive que traduzi-los o melhor que soube.
Abraço amigo.
adorei. obrigada. que grande metáfora da vida.
ResponderEliminarbjs.
Margarida
Eliminaré isso mesmo; é uma espécie de "querer é poder", mesmo quando o o objectivo não é totalmente alcançado.
Beijinho.
Curiosamente já fiz também um post sobre esta curta metragem que me surpreendeu pela positiva.
ResponderEliminarO que dois amigos são capazes de realizar quando se deparam com algo impossível.
Esta é uma daquelas animações que nos tocam e emocionam, tanto pela qualidade gráfica quanto pela história.
beijinho
Fê
Fê
Eliminartenho que ir ver no teu blog, que só há muito pouco tempo sigo, se encontro essa postagem.
Beijinho.
Está aqui :
Eliminarhttp://sotepeco5minutos.blogspot.pt/2015/02/le-gouffre-o-abismo.html
beijinho
Fê
EliminarMuito obrigado por me teres localizado aqui no teu blog, a postagem que aqui deixaste sobre esta excelente curta canadiana de animação,
Beijinho.