quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Time to say Good Bye

É altura de parar!
Dediquei muito de mim à blogosfera, e desde há muito tempo; assisti ao início e ao fim de muitos blogs e sempre fui acompanhando com palavras o seu dia a dia.
Agora vejo que a reciprocidade não existe mais: há blogs (não os nomeio, pois os seus autores sabem que é a eles que me dirijo, essencialmente) que nunca comentam qualquer blog, mas gostam muito de ser visitados; outros abandonaram essa prática e hoje estão no comodismo de pôr uma postagem de quando em quando e nada mais.
A blogosfera, está verdadeiramente doente e eu já não tenho paciência para isto; que me desculpem os bons amig@s que continuam a alimentar esta forma de comunicação tão interessante.
Vou parar! Definitivamente? Não sei.
Vou no sábado para Belgrado e aproveito esta “porta aberta” para ir saindo…

58 comentários:

  1. Ia começar este comentário com um: por favor não faças isso, mas depois caiu a ficha sobre certos acontecimentos, nomeadamente meus. E efectivamente tenho que ser o primeiro a compreender.
    Se estás saturado, pára! Toma o teu tempo, acredito que poderás ganhar uma nova força para voltar a escrever, tal como aconteceu comigo.

    Acredito ainda que tens muito que contar, sobre o passado, sobre o presente e especialmente sobre o futuro, e a tua partilha é profundamente inspiradora, para um ou muitos Ima´s que aqui passaram ou passam, porque és uma pessoa inspiradora, como bem sabes!

    Independentemente de tudo ou o que decidires, somos amigos e com ou sem blog estaremos lá um para o outro sempre!

    Um forte forte abraço meu querido amigo!

    ResponderEliminar
  2. engraçado eu por vezes tenho esse mesmo pensamento!
    agora optei por comentar quem me comenta e pronto!
    há dias parados e quase todos são de lamentações nesta blogosfera!
    bjs e respeito a tua opinião!
    Boa viagem para Belgrado

    ResponderEliminar
  3. Uma pena.
    Eu às vezes rareio nos comentários mas me esforço pra voltar tão cedo quanto possível. E mantenho lá meus escritozinhos. Porque consegui amigos maravilhosos que quero manter perto e até, quem sabe, fazer novos. Se for fechar, que não seja adeus. Um até logo, pra gente não morrer de saudade. Beijo e boa viagem.

    ResponderEliminar
  4. Por esta não esperava...
    Foste das primeiras pessoas a acolher-me neste meio.
    Fico muito triste...

    Boa viagem, e que os ares de Belgrado te ajudem a voltar para nós.

    Quando escrevemos um blog não podemos esperar que seja para alguém comentar. Sabe bem saber que alguém nos lê, sabe ainda melhor quando o que publicamos é comentado, mas se formos por aí, já tinha fechado o meu...

    Não desistas, por favor. És das melhores coisas que existe neste universo paralelo que é a blogoesfera. Podes ir, mas será contra a minha vontade.

    Volta rápido, e com toda a tua essência. Por mim...

    Beijo, com saudades.

    ResponderEliminar
  5. Foste um dos primeiros a quem segui e dos (muito) poucos a quem comentei.

    Espero que tal como aconteceu comigo, seja apenas uma pausa e não um adeus definitivo. Compreendo que ás vezes desanimamos, escrevemos e colocamos nos nossos blogs coisas que nos vão na alma e no coração e parece que ninguém lhes liga nenhuma, ninguém se importa, ninguém comenta... Mas também, que importa! O que importa é expressar-nos é a partilha e o conhecer (ainda que virtualmente e nesta caso por culpa minha) gente bonita com bom interior. Gente como tu, que já me fez rir, chorar e até corar...

    Boa viagem e namora muito.

    Um grande abreijo e ate já.

    ResponderEliminar
  6. Também não esperava isto. Devo dizer que fico triste, embora compreenda a tua decisão. Até que há vida além dos blogues, certo? Mas, quem sabe, um dia destes voltas ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Mas há tanto tempo vc se dedica ao blog...
    Enfim, se este é o seu momento, ele deve ser devidamente respeitado.
    Mas, se puder, dê uma passadinha lá no Perspectativas sempre que puder, se o agrada :)

    Um beijo carinhoso da Gigi :*

    ResponderEliminar
  8. Tenho tanta pena João, mas também compreendo. O teu blogue é para mim uma referência, para além de seres dos meus primeiros seguidores, foi dos primeiros blogues que também passei a seguir e gosto verdadeiramente da variedade de temas que apresentas, para além da tua capacidade de contar histórias, de reflectir sobre a actualidade e da forma afectuosa e presente como te relacionas com os blogues que segues. Espero que seja apenas uma fase de saturação. Todos precisamos de vez em quando de fazer pausas. Mas que voltes... vais fazer muita falta à blogosfera, acredita. Foi um privilégio ler-te e "conhecer-te" João. Pode ser que um dia voltes :)mas também te digo, a vida mesmo é lá fora e se sentes que já não te preenche, deixa lá isto... compreendemos embora lamentemos. Um grande beijinho,
    Eva

    ResponderEliminar
  9. E eu que só agora conheci o blog, por via do jantar em que estivemos... Ficam os arquivos. Boa viagem e até ao regresso!

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo, de certa forma, pode parecer que não me surpreende. Mas surpreende porque nunca me passou pela cabeça que pudesses tomar a decisão de te afastares. Apesar de assertivo, não me parece que sejas inflexível e espero que seja mais um desabafo do que um fim. Posso dizer que concordo com tudo o que disseste, da mesma forma que já antes concordei - e cheguei a registar, por exemplo, até acho que foi num comentário a ti, como o fj estava moribundo... É a blogosfera que sucumbe. Não sei se está doente... eu sei, e falo só por mim, que não tenho tempo nem para ver as entradas, nem para comentar, nem tenho disponibilidade mental para fazer novas entradas. Curiosamente até já tinha o texto escrito para encerrar lá o estaminé e há muito tempo. Em todo o caso, a notícia é desconfortável e não gosto. Deve ser do outono, não? Ou do calor extemporâneo. Em todo o caso, a notícia deixa-me triste. Sentirei a tua falta. De resto, há as outras vias!... Um abraço aqui, no blogue, ainda na esperança que não seja o último no WHYNOTNOW!

    ResponderEliminar
  11. Ter um blog obriga-nos de certo modo a actualizá-lo contantemente; não o fazemos por nós mas pelos outros.

    No meu caso o blog é um refúgio, mas já cheguei à conclusão que estar contantemente a actualizar não reflete a razão pela qual o criei.

    Deixei de pensar maioritariamente nos outros e passei uma vez mais a escrever só o que quero e para mim mesmo.

    Compreendo-te perfeitamente. Escreve porque queres escrever e não porque os outros gostam. Escreve porque queres colocar algo mais no mundo. Escreve... porque eu gosto de ler, embora nem sempre tenha o tempo que gostaria.

    Pensei em colocar-me de joelhos e pedir que não tomes já essa decisão, depois lembrei que já tenho dores suficientes e que corria o risco de já não me levantar hoje.

    Já és suficientemente crescido para tomares as tuas decisões.

    Abraço... volta sempre!

    ResponderEliminar
  12. como já alguém disse aí em cima, há vida para além dos blogs. mas lastimo muito se persistires nesta tua decisão, e espero bem que depois de regressares de Belgrado te voltes a interessar pelo blog. é que é muito o que nos dás, e as coisas que nos dás, para além de um prazer imenso, fazem-nos aprender. já te disse isto antes, por isso estou à vontade para o repetir. o teu blog é riquíssimo, sobretudo porque reflecte a pessoa que és, e a riqueza das tuas vivências e o muito que sabes da vida.
    não serei a pessoa mais acertada para te incentivar, principalmente porque, como sabes, insisto em escrever o meu blog, mesmo quando, como tantas vezes acontece, tenho a impressão de que ele é um exercício solitário. mas faço-o só porque me dá um gozo infinito escrever, e porque o blog também me ajuda a viver a minha vida, a pensá-la, a pô-la em perspectiva. mas entendo que tu estejas saturado com este panorama muito desolador que é a blogosfera.
    bem, como há vida para além dos blogs, tenho a certeza de que é fora daqui, dos blogs, que somos amigos. mas que me faria muita falta ler os teus posts, e 'ver-te' de cada vez que os leio, isso é inegável.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Nao nos deixe, nao... sinto que a "carapuca coube" quando escrevestes: "há blogs (não os nomeio, pois os seus autores sabem que é a eles que me dirijo, essencialmente) que nunca comentam qualquer blog, mas gostam muito de ser visitados". Poderia ter sido dirigido a mim... Pois é... Nao é assim tao fácil de explicar... primeiro duas semanas e tantas de férias (estava necessitando-as!)... depois problemas e chateacoes... e provávelmente muitas mudancas na minha atual... Se tiver se dirigido a mim, espero que me perdoes! Nao era minha intencao... Sabes como gosto desta Blogsfera!!!! It's NOT time to say Goodbye...
    Ricardo

    ResponderEliminar
  14. Acho triste as pessoas dizerem "Boa Viagem", "Pára entao se estás saturado", "Que pena"... Ora, blogueiros... é tao fácil assim "descartar-se" de uma pessoa como nosso "Pinguim"? Eu nao quero perde-lo... porque sao todos assim, tao "passivos" em suas reacoes?
    Ricardo (meio zangado)

    ResponderEliminar
  15. Por esta não esperava eu muito sinceramente.
    Não és pessoa de voltar atrás na tua palavra mas espero que seja este um dos casos excepcionais em que o vais fazer.
    Eu coloco-me na categoria dos que não comenta e porque não tenho tempo, sabes melhor que ninguém o que me tem acontecido ultimamente e todas as minhas energias têm sido colocadas na minha paixão, resta muito pouco tempo para correr todos os blogs que sigo.
    O teu é até dos que comento mais, e que leio sempre, e é aqui que não compreendo esta tua decisão, olha bem para o meu blog de fotografia, é a prova de que os comentários não fazem o blog mas sim a paixão que depositamos em tudo o que escrevemos e partilhamos. ;)

    Vai lá para Belgrado e vem fresco, nem que sejas lido por um punhado de pessoas, já vale bem a pena!

    Se a mim associam a fotografia a ti todos associam a blogosfera! ;) E mais não digo.

    Abração.

    ResponderEliminar
  16. Compreendo-te João mas tenho pena...
    Vai para Belgrado, mata saudades, diverte-te, namora muito, ... quando voltares quem gosta muito de ti (eu gosto), anda por aqui ou por ali ... mas está presente, nessa altura sentirás necessidade de voltar a comunicar desta forma ou não.
    Até já querido amigo! Beijo meu!

    ResponderEliminar
  17. apesar de seres uma recente descoberta para mim na minha blogosfera, sentirei falta de vir espreitar os teus registos.

    saberás, por certo, quando será a altura correcta para o regresso.

    até lá... uma excelente viagem a Belgrado e, quando regressares... dá sinais de estares bem :)

    abraço
    Pirii

    ResponderEliminar
  18. Querido amigo,
    todos temos momentos de saturação e quem sabe se essas pessoas a quem se refere não estarão também elas saturadas... seja o que for!

    Eu, vou ter muita pena de deixar de ler todas as contestações, alegrias, novidades, artigos em primeira mão ou segunda... os filmes a música, as fotos... enfim...os rapazes giros que aqui deixa :)
    Já foram tantas coisas partilhadas durante quase 3 anos... espero que volte renovado e com vontade de continuar. Vai fazer-me falta!

    Ainda passo por cá para lhe desejar boa viagem.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  19. Francisco deixou aqui um comentário, que eu eliminei, sem querer; do facto peço desculpa e transcrevo o comentário:
    "Foi com tristeza que li o teu post de hoje.
    Também digo que faço mea culpa de não comentar sempre os teus posts.
    Creio que muitos blogues podem "morrer" inclusivé o meu. Mas, o teu seguramente que não.
    Boa viagem e aproveita o Amor :)
    Forte Abraço e até breve

    ResponderEliminar
  20. Tenho muita pena João, o teu blog era das coisas boas que restavam na blogosfera, mas como tenho o teu contacto, vou ligando para saber como estás. Avisa só quando voltares a Lisboa. Beijinhos e boa viagem. Namora muito

    ResponderEliminar
  21. Quando colocaste o link no facebook pus o vídeo a tocar e - não me agradou a música. E agora que vim ao blog...

    Falando por mim, quando ando em baixo evito comentar seja o que for - algumas vezes - ou nem me apetece, noutras. E como isto anda tudo tão depressivo...

    Não me surpreende esta tua decisão. Ainda andei aqui a procurar, mas não encontrei - há uns tempos atrás tinha-me ficado essa impressão, por qualquer coisa que disseste, não sei onde, se aqui no blog, se no G+, se nalgum dos comentários com que gentilmente brindas os meus posts...

    Podes sempre voltar num novo blog... [Eu já tive - não sei quantos ao certo, mas mais de 10].

    Enfim, vemo-nos por aí.

    Um forte abraço, e felicidades lá por Belgrado.

    ResponderEliminar
  22. Eu paro, mas não consigo ficar longe por muito tempo.
    Acho que aprendi a fazer do blog algo meu para mim mesma, pois entendo bem o que relata.
    Acho que eu e a cultura dos blogs estamos ultrapassados, mas seguirei enquanto eu puder.
    Espero que a sua ausencia seja temporária.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Tenho pena! Mas, nos últimos tempos, com o trabalho e umas confusões amorosas, não tenho tido paciência para pensar. Obrigado pelos teus comentários!

    ResponderEliminar
  24. Caro Pinguim, não vou dizer que não compreendo essa motivação, e até que não me sinto em parte responsável por isso mesmo, uma vez que a tua assiduidade na nossa toca tem sido exemplar e nós, pelo contrario, temos falhado imenso. Os teus posts não caíram em saco roto, simplesmente por motivos que virás a perceber, não me tem sobrado tempo nenhum.
    Ainda por cima tinhas começado a rubrica das viagens, a qual eu pensei "olha aqui está uma excelente ideia".
    Boa viagem e os nossos cumprimentos ao Dejan.

    ResponderEliminar
  25. Pinguim: para mim foi inesperada a notícia, sabendo-te o mais entusiasta que conheço na blogosfera. Mas é uma consequência dos tempos e, por isso, não há muito que se possa fazer. A não ser reinventar, como algo nosso, enquanto nos der prazer. Discordo do princípio de que comentar implica ser comentado. A boa educação manda responder e agradecer um comentário (nós sempre o fizemos), mas nada nos obriga a comentar o que não nos apetece, nem nada obriga a que alguém venha comentar as nossas entradas, ou pôr ligações para o nosso blogue, só porque a nós nos parece melhor. Aliás, como tu e muitos terão reparado, eu e o Gonçalo somos muito diferentes a publicar e a comentar. Parece-me, portanto, que as diferenças são potencialmente maiores ainda quando se trata de um universo infindo de indivíduos, todos iguais e todos diferentes. Ou vice-versa, conforme pareça mais adequado no momento... Li acima o comentário do Paulo e concordo quase completamente com ele. Está lá o essencial do que se pode dizer de alguém como tu. Aquele que às vezes prefiro tratar por "ping" (com a tua prévia autorização) e que tive a oportunidade de acolher na nossa casa e no nosso coração. Como ao Déjan, que te vai receber de novo de braços abertos. Vai e volta, que nós continuaremos a tentar saber de ti, aqui ou noutro sítio. Vai e leva um abraço nosso. Vai e volta vezes sem fim, trazendo-nos contigo a felicidade. É isso que nos ficas a "dever" e que nós esperamos continuar a encontrar por aqui! Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  26. Olá João:
    Sinto muito as tuas palavras e acho que percebo pelo que estás a passar nestes momentos. Porém espero e desejo que estejas de volta o antes possível. Vai para Belgrado e trata dos teus assuntos lá. Quando regressares cá estaremos todos os teus amigos e seguidores, conhecidos ou não.
    Boa viagem e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  27. Ando eu tão cansado e desorientado com esta profissão dte anos desejada que ontem, ao chegar uma vez mais tarde a casa, sem tempo para preparar as aulas para hoje acabei por comentar este post no google + pensando tratar-se de um desabafo em relação à comunidade. Desculpa João!
    Sim, há muito que a blogosfera está doente. Tenho saudades dos tempos em que os blogues eram reduzidos, difíceis de criar, em inglês... Encontravam-se amigos e verdadeiros seguidores. Não seres que procuram acumular visitantes, à semelhança do que se passa no facebook.
    Infelizmente já não sou o blogger de outros tempos. Falta-me tempo para publicar-criar e comentar mas acima de tudo tenho medo de o fazer. O fácil acesso à internet trouxe estas desvantagens: há quem se dedique a seguir-nos, divulgando o que quer que seja, inventando,... comentendo mesmo crimes. Eu que o diga!
    Porém, ainda existem pessoas interessantes na blogosfera. Muitas mais do que nas redes sociais. Por isso, sei que aqui continuarás!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Parar?
    Espero que não, que sejam apenas umas férias, um fim de semana...
    vou ter saudades de te ler.
    Abraço grandeeeee
    JC :)

    ResponderEliminar
  29. Caro João

    Eu sou um daqueles que cada vez publica menos, também por falta de tempo e por não querer fazer disso uma rotina. Espero que não partas de vês e sempre que estiveres inspirado dês um ar da tua sabedoria, até porque aqui neste teu cantinho se aprende muito, nomeadamente o respeito pelos outros.

    Fico feliz por saber que irás estar com a tua cara metade, relação que venho acompanhando aqui no cantinho e que é um exemplo de um amor estável, não obstante as distãncias.

    Contacta-me sempre que quiseres.

    Forte Abraço, bastonário!!!

    ResponderEliminar
  30. Olá Pinguim, é com pena que li este comentário pois és um dos blogs mais antigos que leio. Sei que tudo tem um fim e eu próprio já pensei várias vezes encerrar o meu psimentos porque de facto um blog é algo que nos ocupa bastante do preciso tempo. A nossa amizade começou através deste blog mas certamente não terminará por aqui.
    Entretanto deixo um abraço e o deseje de uma excelente viagem a Belgrado. Espero que aproveitem bem esse tempo junto. Despeço-me por agora do whynotnow mas mantenho a esperança de te voltar a ler por cá.

    ResponderEliminar
  31. Uiii uma semana mais ausente da blogosfera e vejo este post?? que se passa? Nem penses ir para a reforma agora. Ainda temos aquele projecto em mãos! :D

    Que os ares de belgrado te inspirem a escrever de novo :D

    ResponderEliminar
  32. Caro Pinguim,
    Compreendo a tua decisão, mas por favor reflecte melhor. O teu blog é uma das melhores coisas que anda aqui na blogosfera.
    Boa viagem e espero que sirva para reflectires.

    ResponderEliminar
  33. pinguim tens razão em tudo o que dizes mas o que me choca mais é comentarem só quando comentamos. Isso é o pior de tudo. Eu agora como tenho o tempo muito limitado, ainda trabalho e só posso vir depois do trabalho e há ainda as tarefas diárias para fazer, que não são poucas, tenho apenas umas horas por semana o que me leva a chegar atrasada aos blogs e enquanto eu não comentar certas pessoas não comentam. Acho isso absurdo. Comentam para pagar um comentário? Esta semana por exemplo não vou conseguir ver todos os blogs. Deixei de participar na Fábrica, adorava, porque deixei de ter tempo para ler todas as participações e não se compreende que se vá lá despejar o nosso trabalho e não se leiam o dos outros. Para despejar eu tinha tempo, claro que tinha, para despejar não se perde muito tempo, que ganhava? Nada. Ganhamos é lendo e comentando o trabalho dos outros, lendo outras formas de pensar e de encarar o mundo. Resumindo, tens razão mas sabes que o teu trabalho por aqui tem sido excelente e que vamos sentir a tua falta. Tenho a certeza que quando deres conta estás a publicar novamente. Beijinhos e vai dando noticias, vou sentir a tua falta.

    ResponderEliminar
  34. Amigo, a carapuça serve-me nesses últimos que postam de vez em quando. São o tempo e a crescente desmotivação os culpados! Entristece-me ver-te a sair de cena. Espero que seja apenas um "até logo"; é que este país já está triste demais, amigo.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  35. Voltei para te desejar boa viagem e tudo de bom para ti e o Déjan! Um grande beijinho. Se decidires voltar, mesmo que seja daqui a uns meses, cá estaremos... :)

    ResponderEliminar
  36. Espero-te aqui.
    Adoro o que escreves e não acredito que seja bom fechar o blog. Mas é verdade, a blogosfera tem tido muitos blogs se fechando e outros tantos doentes. Preferi fechar o facebook.

    Quero notícias suas sobre aquela viagem especial.
    Um grande abraço e meu carinho.

    ResponderEliminar
  37. Lamento imenso que abandone, mas ainda confio que com a estadia na Sérvia mude a opinião. Obrigado por tudo e até sempre.

    ResponderEliminar
  38. Caro Pinguim,

    É com muita surpresa que li este post. Não estava de todo à espera do seu conteúdo. Porém, não deixo de compreender o porquê da tua atitude e confesso que me sinto um pouco visado, não pela assiduidade das postagens, mas pela assiduidade dos comentários no teu espaço. Contudo sempre achei pertinente comentar quando sentia que tinha algo para dizer...
    Mas isso agora pouco importa. Estou certo que é apenas um "até já". A comunidade "blogosférica" precisa de ti. Tu és um porto seguro, no qual pessoas como eu já não conseguem abdicar.
    Que tenhas umas boas férias(?) na companhia de quem mais amas. Aqui te aguardo.

    Até já :)

    ResponderEliminar
  39. Venho deixar meu carinho para que ti que gosto imenso, João.
    Boa Semana...
    Beijinho


    P.S.: Estou com a mãe no hospital.

    ResponderEliminar
  40. Meu querido Pinguim,

    Entendo os teus motivos e aceito-os com resignação. Todavia, quero que saibas que é com tristeza que vejo este afastamento pensado e decidido, porque sei que nada fazes sem profunda ponderação.
    Como já referiram aqui, o teu blogue é essencial na blogosfera. É um bastião que prova como o tempo e o carinho, que sempre dedicaste a este espaço, valem a pena.
    A crise chegou de facto aos blogues. Vejo bastantes inativos, abandonados; outros que encerram e alguns que a muito custo são atualizados. Desejo que não aconteça o mesmo ao Whynotnow.

    Boa viagem para Belgrado e um abraço muito forte. *

    ResponderEliminar
  41. A mim também me assenta a carapuça em várias coisas aqui ditas, mas, felizmente para a minha sanidade, consigo arranjar desculpas para todas. Toda a gente segue muitos blogues (eu faço-o através do reader) e a verdade é que há dias que aquilo tem lá 300 e 400 actualizações e a malta tende a fazer uma leitura transversal das cenas todas. Costumo deixar os textos do pessoal com quem troco mais comentários (porque é o pessoal que gosto de ler mais, porque são os blogues que gosto mais) para o fim, para tentar ler mais aprofundadamente, mas depois, esses que ficam para o fim vão acumulando e costumam ser esses os que visito menos... porque me dão mais trabalho a ler em condições (mesmo o comentar dá trabalho... até o responder a comentários!) e às vezes só me lembro que tenho de lá ir (e até me sinto mal por isso) quando recebo um comentário deles, pelo que encaixo mais uma indirecta ali enviada pela Mary (Brown Eyes). Mas, por mim, tudo se resume ao tempo... por isso é que é mais fácil por um "gosto" ou uma estrela no reader do que comentar! E até é mais fácil comentar posts de imagens, como o que está aqui em baixo, do que ler textos muito bem escritos, mas que exigem muita atenção! E depois também há discordância com alguns temas e até desinteresse que nunca convém revelar, porque sempre me disseram que se não temos algo de bom para dizer, não devemos dizer :) também pode acontecer, ou não?
    Tudo sem obrigação e com alguma honestidade - é assim que eu tento reger o meu comportamento dentro (e fora) da blogosfera. Às vezes não consigo, mas nunca acho que é uma razão para acabar o blogue, enquanto gostar de escrever e ver, ouvir e mostrar coisas fixes. Isto é verdade para o meu como é verdade para todos os blogues, como este, onde também já li, vi e ouvi (ouvir... nem tanto - são gostos diferentes, logo esta escolha da Sarah brightman... bilhéque), mas vi e li muita coisa fixe... e gostaria de, de vez em quando, continuar a ver e ler.

    ResponderEliminar
  42. johnny vim desejar excelentes dias em Belgrado ao pinguim e deparo-me com o teu comentário. Meu caro amigo é com opiniões contrárias que se abrem novos horizontes, que se modificam atitudes, que se aprende. Portanto põe de lado essa desculpa, ok? Tempo para textos compridos e de reflexão? São esses os textos que eu prefiro. Fotos requerem sempre o mesmo comentário: Muito bonita, bem apanhado e blá, blá mas, lá está, a preguiça vence-nos muitas vezes. :)
    pinguim agora falando para ti:
    Diverte-te e aproveita todos os segundo, afinal esta vida é a única que temos certa. Nós estaremos por aqui à tua espera, demores o tempo que demorares e voltar.
    Beijinhos e sê feliz, nada é mais importante que isso.

    ResponderEliminar
  43. Lamento a tua decisão - que espero não seja definitiva -, mas está a apetecer-me fazer exactamente o mesmo!
    Entretanto, uma boa viagem e tudo de bom para ti!
    Abraço forte

    ResponderEliminar
  44. Mary (Brown Eyes), tirei algum tempo das minhas horas de sono (porque, para mim, a partir das 22 já é muito tarde) para te dizer que concordo que são desculpas, mas que às vezes simplesmente não dá, porque não consigo ler e responder da forma que quero. Cumprimentos para ti (Mary) e para ti (pinguim) e desculpem lá qualquer coisinha pela parte que me toca :)

    ResponderEliminar
  45. Tenho de admitir que sou um dos que desapareceu, mas já faz um tempo. Perdi o interesse a meio da coisa quando me vi enterrado vivo nos meus problemas, mas depois quando o final temido e esperado aconteceu... já era tarde para voltar.
    Sempre gostei de ver que havia uma ou outra pessoa ainda a ver o meu blogue, claro, mas é totalmente justificado passares para outra coisa, talvez menos dispendiosa em tempo. O facebook e outros google+ tornam as coisas tão mais faceis.
    Espero e sei que te vais divertir em Belgrado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  46. Pinguim,
    compreendo a tua atitude. Penso um bocadinho como tu e também já estive quase para terminar o blogue. Se não o fiz foi também por causa de ti e de pessoas como tu que não desistem e que estão sempre presentes com um ou outro comentário. Acho que já escrevi em algum lado que és a alma da blogoesfera mas mais que isso és um amigo por isso mesmo se o whynotnow terminar não será um fim.
    Desejo-te uma boa estada em Belgrado na companhia do Dejan. Abraços a ambos.

    ResponderEliminar
  47. Caro Pinguim:)

    Percebo o que dizes e também me sinto triste por abandonares a blogosfera :(
    Aproveita para estares com a pessoa mais importante da tua vida e nós cá continuaremos, volta e meia, a aparecer.

    Abraço aos dois :)
    KK

    ResponderEliminar
  48. Creio que o desejo de reciprocidade - a menos que seja uma necessidade quase genética - não devia estar implicitamente relacionado com a tua atitude.

    Leio-te há relativamente pouco tempo e, não obstante uma certa irregularidade nas visitas que te faço, constato que possuis amigos - posso chamar-lhes assim? - fiés. Daqueles com quem apetece partilhar ideias e sorrisos. Partilhar até o silêncio!...

    Não serão eles bastantes para que aqui permaneças?!...

    Que necessidade tens dos que fazem da blogosfera um meio para cultivar a indiferença?

    Isto, porém, sou eu a dizer!...

    Só mais uma coisa: sempre te imaginei como um resistente - alguém que se manteria no barco enquanto tivesse companhia. Ainda que restasse apenas um com quem pudesses falar das coisas. Talvez dos sonhos!...

    ResponderEliminar
  49. Olá, amigo, o Falcão está em festa. Um ano de aniversário.
    Apareça por lá e brinde conosco.
    Abraço bom,

    O Falcão Maltês

    ResponderEliminar
  50. Desculpe (oops), isto é; desculpa mas não posso concordar contigo. Fiquei um tempinho longe daqui por motivos profissionais e agora que volto leio o teu desabafo. Compreendo-o, inclusive, já passei por isso. Mas resolvi isso, descartando certos blogues e continuo a comentar todos aqueles que são merecedores. Agora, discordo que, por causa de alguns insensíveis, nós paquemos o "pato". Enfim... Tenho aprendido muito ao acompanhar teu blog e lamento que resolvas partir ...

    ResponderEliminar
  51. Agora vamos ao essencial:
    BOA VIAGEM E SEJA MUITO FELIZ!!!

    ResponderEliminar
  52. Anda a blogosfera doente e muitos de nós também pois somos nós que a fazemos. Refiro-me particularmente a mim que há muito me apetece colocar um post a dizer o mesmo. A vida de muitos de nós está particularmente difícil e embora não seja, por enquanto, o meu caso é o de muitos, bem mais novos, licenciados, que me estão próximos, João. Vejo tanta gente no desemprego que a vida deixou de ter cor e a esperança está a esgotar-se.
    Que sejas muito feliz, meu bom amigo. E se te apetecer, regressa. Eu talvez ande por aqui.

    Beijinhos

    Boa viagem

    ResponderEliminar
  53. Não vou dizer que muito do que aqui escreveste não é verdade! Sabes que aceito críticas construtivas e assumo parte da minha responsabilidade.

    Penso que a uma boa parte dos que ainda 'resistem', postando aqui e acoli, o fazem pelo peso que a amizade ao longo dos anos, mesmo que virtual tem. Porque por trás dos blogues há pessoas - as máquinas apenas nos permitem a conexão - e é dessas pessoas que não nos queremos despedir. Fazem já parte das nossas vidas.

    Despedir é dizer Até Sempre e quando me vi confrontada, algumas vezes, com essa realidade (trazida pelas palavras de outros bloguistas) doeu tanto que não sou capaz de abandonar a blogosfera.

    Mesmo com esses hiatos de que falas, lá vou reaparecendo porque gosto de 'rever|reler' os amigos.

    Na tua ausência, deixo-te votos de uma excelente viagem!

    Até breve, João!

    ResponderEliminar
  54. Meu caro amigo, acuso-me como um dos que abandonaram de certa forma este meio de comunicacao. Nao tanto por comodismo, mas pelo mesmo desencanto que agora te apoquenta e tambem porque as voltas da vida assim o ditaram. Afastei-me, eu sei. O facto de so hoje chegar aqui prova isso mesmo. No entanto, eu ja quis abandonar por completo a blogosfera, mas de vez em quando o bichinho roi e volto, mesmo que pontualmente. Nao te esquecas que falamos aqui de uma importantissima ferramenta de comunicacao, que nos permite expressar alegrias, desagrados e outros sentimentos. Nao te despecas, diz antes ate logo...
    Aquele abraco, que nunca trocamos pessoalmente, mas que mesmo virtual, sinto apertado

    ResponderEliminar
  55. É pena que partas, nem que seja só por momentos.
    Todos vemos em ti o exemplo de alguém a seguir nestas coisas e loisa de blogar e comentar.
    Eu acho que a blogosfera não morreu e que precisa de ser "alimentada", e eu vou fazer a minha parte.
    Será convidado :-)

    ResponderEliminar
  56. Estou esperando seus novos posts cheios de alegria!
    Saudade de teus comentários que sempre foram para mim um grande post, um grande aprendizado.
    Meu melhor abraço, João.

    ResponderEliminar
  57. senti-me atingido, não tivesse eu estado 3 meses afastado do meu blog e consequentemente da blogosfera. mas hoje que "regressei" confesso que não esperava encontrar esta mensagem no teu blog. é com pena que a leio mas quero crer que vais regressar. Até lá deixo-te um abraço Pinguim.

    ResponderEliminar
  58. Confesso que antes eu tinha mais prazer em blogar, agora vezes faço por "obrigação", para não deixar aquele espaço abandonado.
    Me decepcionei muito estes tempos com muitas pessoas e ando desmotivado.
    O que posso fazer?

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!