segunda-feira, 14 de abril de 2014

Um excelente fim de semana

Foi um excelente fim de semana, marcado por dois acontecimentos bastante diferenciados e qualquer deles muito gratificantes.
Em primeiro lugar, quero referir-me à visita a Lisboa do meu amigo de há muito, o Edu, que há anos andava a “ameaçar” vir até cá, mas só agora cumpriu a “ameaça”. Trouxe com ele excelente companhia: a sua Mãe, D.Augusta, pessoa simpatiquíssima e com quem se pode falar de tudo com uma amabilidade extrema, e também o seu namorado, o Reginaldo, com quem o Edu faz um excelente par.
O Edu é exactamente aquilo que eu sempre julguei pelo que lia no blog e nos contactos que íamos tendo – uma pessoa com um dom especial de convivência, com um discurso muito particular e saborosíssimo, naquele linguarar de Sampa, que é muito mais que o brasileiro a que estamos habituados; tem um humor muito apurado, e é de uma grande ternura.
Passei com eles o dia de sexta feira, tendo-os levado de carro naquele “velho percurso”: Lisboa, Sintra, com Pena incluída, Praia das Maçãs, Azenhas do Mar, Cabo da Roca, Boca do Inferno, Cascais, Estoril, e depois uma visita aos pastéis de Belém e ainda uma ida ao Cristo Rei, para ver Lisboa de frente, sempre tão linda.

No sábado fomos jantar ao Parque das Nações, num grupo alargado ao Miguel Nada, à Margarida Leitão e ao João Máximo e Luís Chainho, em casa de quem acabámos a noite (moram mesmo pertinho da Expo)
a apreciar uma torta de laranja deliciosa que a Margarida fez para a ocasião e numa tertúlia muito interessada sobre música brasileira e música portuguesa, e seus intérpretes
 Foi uma bela noite.

Hoje domingo, fui à tarde, com o Miguel, ver a última produção teatral dos Artistas Unidos, no TNDM, “Regresso a casa”, de Harold Pinter, numa encenação de Jorge Silva Melo, que também é intérprete.
O protagonista é o fantástico João Perry, no papel de Max, o pai, que vive com dois dos seus filhos, interpretados por Elmano Sancho e João Pedro Mamede e com o seu irmão (JSM), e a este núcleo familiar totalmente masculino, muito marcado pela ausência de uma figura feminina ( a mãe, já tinha falecido???), junta-se o terceiro filho, que vive nos EUA e traz com ele a sua mulher, que a família ainda não conhece. Este casal é interpretado por Rúben Gomes e Maria João Pinho.
Note-se que todos estes actores à excepção de João Perry, fazem parte dos elencos habituais da companhia dirigida por J.Silva Melo e são todos actores de excelência.
A peça, uma das mais conhecidas de Pinter é muito forte e a única personagem feminina torna-se o centro não só da narrativa, como toma mesmo o centro nevrálgico daquela família tão peculiar.
É uma peça que eu atrever-me-ia de qualificar de amoral, mais do que imoral, pois aqui a moralidade não existe…Fortíssima pois, como é hábito de Pinter.
Jorge Silva Melo
já muito experimentado na encenação do dramaturgo inglês, não tem qualquer dificuldade em assinar uma encenação, a todos os títulos brilhante.
É uma peça imperdível, do melhor que tenho visto nos últimos tempos.

E, "the last, but not the least", o meu Benfica, sagrou-se hoje, praticamente campeão nacional da época 2013-14 (falta-lhe um ponto e três jogos para o conseguir). 
Absolutamente justo este título do SLB.

16 comentários:

  1. Que show. Estar com amigos queridos é tudo de bom ! Edu arrasando em Lisboa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Douglas.
      Edu foi o primeiro dos vários amigos brasileiros bloguistas que veio até aqui e em boa hora isso aconteceu.
      Era bom que fosse o primeiro de vários, entre os quais tu, é óbvio.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Um fim-de-semana entre amigos, é sem dúvida repleto de bons momentos.
    Que seja sempre assim.
    Abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sad
      claro, e este foi-o com certeza. Mas não quero deixar de referir a importância da peça de teatro a que assisti, pois será com certeza o melhor espectáculo presente actualmente em Lisboa.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. gostei muito de conhecer o Edu, a mãe, perdão, a irmã :), o namorado, do serão convosco, de conversar sobre MPB e dos nossos fadistas, sadia discussão sobre a fadista em questão, ;), ainda bem que gostaram da torta.
    quanto à peça, também eu a quero ver, mas ficará para uma quarta-feira, dia do espectador, às 7 da tarde. gosto muito do JSM.
    pois, só falta um ponto. será uma grande páscoa :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida
      estivemos mesmo com a Mãe e não com a irmã do Edu; apenas eu lhe troquei o nome e já está rectificado, é D.Augusta e não Luciana, essa sim a irmã dele.
      Foi uma noite bonita, como tu dizes.
      Quanto à peça, não te quero criar demasiadas ilusões, pois isso por vezes leva a expectativas que mais tarde lamentamos.
      Mas neste caso suponho não haver receio disso pois estou certo que irás adorar. Foi desde há muitos anos, sem qualquer dúvida, a melhor produção que eu vi dos Artistas Unidos. Brilhante é a palavra certa.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. foi uma maravilha. tanto, que nem se pode dar bem a noção da medida.

    e mais uma vez adorei ver teatro contigo, é sempre enriquecedor e divertido.


    quanto à lampionice, passo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel
      tens que aparecer por cá mais vezes.
      Claro que nem sempre temos o prazer de visitas agradáveis como foi o caso deste fim de semana, mas sempre dá para conviver com os amigos e ver alguma coisa que valha a pena...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Um excelente fim de semana. Eu cheguei a ver trocas de comentários entre ti e o Edu, com quem nunca falei, nos quais lhe dizias o quão feliz ficarias caso ele viesse a Portugal. Olha, aconteceu. :)

    Gosto imenso da música da Elis que colocaste para compor este post. Boa escolha.

    O Benfica campeão, pronto, sou do Sporting (embora não ligue nada a futebol). Por aí, entenderás que preferia que o "verdinho" fosse campeão (até porque não o é há imensos anos), mas enfim. No problem.

    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mark
      eu conheço o Edu há muito tempo e tenho satisfação que por meu intermédio ele se tenha tornado amigo da Margarida, do Miguel e do João Máximo, que começaram a seguir o blog dele.
      E como há variados e múltiplos temas de interesse comum, não foi difícil estabelecer laços.
      A Elis é um dos meus ídolos e fez parte da nossa conversa de sábado à noite.
      Quanto ao Benfica, saí do teatro a correr até encontrar uma tasca muito reles, mesmo, mas com Sport TV, para ver a 2ª.parte do jogo do Benfica. Somos os maiores!!!!
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Lindos amigos, João!
    O itinerário foi do melhor, um bom serão, cultura e desporto. Isto é viver com qualidade.
    Um grande abraço,
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  7. Mz
    foi realmente um fim de semana memorável e que não irei esquecer tão cedo.
    E os amigos, que coisa mais linda, a quem tantas vezes não damos a devida atenção; este fim de semana se alguma coisa me ensinou foi apenas a confirmação de que investir na amizade verdadeira é o melhor do mundo e completamente compensador.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Agora em "carne e osso" (ou "letras e bits") venho agradecer uma vez mais todo seu carinho, meu amigo. E reforço o convite: venham pro Brasil um dia também! :-) Beijões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edu
      foi um enorme prazer e penso que sabes isso sem favor.
      Quanto à ida ao Brasil, quando o Déjan começar a ganhar "grana", tudo será possível, quem sabe?
      Beijinho para a tua Mãe, abração ao Reginaldo e para ti um beijo amigo.

      Eliminar
  9. Ficaste portanto, como se costuma dizer, com "a barriga cheia":-)))))))
    Ainda bem, tu mereces! Que tenhas muitos fins de semana assim!
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      foi realmente muito bom.
      Faz-me o favor de não perderes a peça do Pinter, é um imenso murro no estômago, e só por isso vale a pena.
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!