Em boa hora o fiz e os problemas que isto me acarreta neste momento são dois: conseguir ler tudo o que tenho em casa, antes de morrer, e onde colocar tanto livro.
Entretanto, tenho um perfil num site deveras interessante – o Goodreads, onde se fala, se escreve e actualizamos as nossas leituras.
Um dos desafios a que acedi já no ano anterior e neste também é o chamado “"Your Challange Books”, para cada ano; o ano passado estabeleci um ambicioso patamar de ler uma média de um livro por semana (52 livros) e que cumpri com 2 ou 3 livros a mais.
Neste ano mantive o mesmo objectivo e faltando ainda mais de dois meses para o final do ano, ele já foi superado, pois já li este ano 55 livros ( https://www.goodreads.com/user_challenges/1126769).
Quero destacar aqui alguns factos curiosos: destes 55 livros, 36 foram escritos em português, sendo 31 de autores portugueses (mais de 50% do total) e 5 de escritores brasileiros.
O autor mais lido foi Allan Massie (4 livros)
seguido de Fernando Caio Abreu (3 livros)
e três autores portugueses com dois títulos cada: Ana Cristina Silva, José Régio e Mário Cláudio.
Quase todos os livros lidos são de ficção, sendo os relacionados com a História, uma fatia importante. Li 5 livros de fotografia, vários sobre a guerra colonial, um deles da minha autoria
um de banda desenhada e infelizmente apenas um de poesia e um ensaio.
Destaque ainda para os livros editados
pela Index, dos quais li três além do meu, sendo um dos dois
editores (João Máximo e Luís Chainho) e outro da Margarida Leitão.
Quanto à qualidade, exceptuando um
livro deplorável
a média foi excelente, tendo atribuído por 8
vezes a nota máxima – 5 ***** , e permito-me destacar um livro
como o melhor do ano e talvez o melhor de há muitos anos, de um
jovem e promissor escritor português, Norberto Morais - “O Pecado
de Porto Negro”
São estes os restantes livros que
obtiveram as 5 *****
Adorava ter essa capacidade para tanta leitura, se eu ler um livro por mês, é um recorde :)
ResponderEliminarGosto muito da escrita do Colleen M :)
Fiquei curioso com as"Diabruras de um Gay assumido"
Abraço amigo
Francisco
Eliminarnão te recomendo este livro. É o pior livro que li desde há muito tempo e esta autora devia ser proíbida de escrever...
Abraço amigo.
belo post. gostei muito da estatística. eu completei há dias o meu desafio no goodreads, que é ligeiramente menor do que o teu, só 50. mas no computo final vou ficar muito atrás :)
ResponderEliminareu só hei-de fazer o balanço lá mais para o final do ano, comme d'habitude :)
Miguel
Eliminareu conheço essas tuas preciosas notas de balanço no final do ano e cá fico a agurdá-las.
Entretanto quero ler mais 5 ou 6 livros ainda e o que estou a ler parece-me muito bom - "Stonner"...
Abraço amigo.
muito bem :) temos alguns livros de 5* em comum.
ResponderEliminareu adoro ler, ponto :p aliás, nós adoramos :))
bjs.
É normal, Margarida, pois lemos muitos livros em comum e o que é bom objectivamente, geralmente também o é subjectivamente.
EliminarBeijinho.
De todos os que constam, já li o teu e o "Um Eléctrico Chamado Desejo".
ResponderEliminarum abraço.
Mark
Eliminartu falas pouco dos livros que lês. Eu pertenço a um grupo que tu bem conheces, em que debatemos intensamento os livros que lemos, nomeadamente no Goodreads: a Margarida, o Miguel e o João Máximo, entre outros.
Abraço amigo.
nunca parei de ler... muito... tenho sempre uns 4 na cabeceira da cama á espera! rsrsrs boa sorte nos seus!
ResponderEliminarHH e Pai
EliminarJá conheces o site Goodreads?
Aconselho-te a visitar o site e estou certo que irás gostar.
Abraço amigo.
Muito bem João! Ler é óptimo! Abraço
ResponderEliminarSérgio
Eliminaré um dos poucos vícios salutares.
Abraço amigo.
Uma paixão que partilho contigo, João. Mas a minha média é bastante inferior: sou uma leitora lenta :-)))))
ResponderEliminarHá autores que referes e que não conheço. Obrigada pela referência, irei descobri-los em breve.
Um abraço de bom fds
Justine
Eliminarnão sei se conheces o Caio Fernando Abreu, talvez o maior contista da lingua portuguesa do século XX. Imprecindível lê-lo.
E por falar em contistas, o livro que refiro de Mishima tem dois ou três contos de antologia.
Mas acima de tudo, tens que ler OBRIGATÓRIAMENTE, "O Pecado de Porto Negro", um livro excepcional.
E já um pouco como "postfácio" a este meu texto, o livro que estou a cabar de ler e que não consta deste post é assombroso; aponta ái - "Stonner" de John Williams.
Beijinho e boas leituras.
Ah, e gosto muito da foto com o teu felino! :-)))))))
ResponderEliminarJustine
Eliminaré uma pequena homenagem ao meu saudoso Boris, o gato mais maravilhoso que já conheci,.
Beijinho.
Agradeço as suas indicações.
ResponderEliminarMas a minha média é muito, mas muito, inferior; mesmo porque aproveito sempre as férias para ler. Durante a época letiva é mais complicado.
Olá Rosa
Eliminareu tenho muito tempo, já que agora reformado me posso permitir a tal.
Como já disse aói em cima, chamo toda a atenção para "O Pecado de Porto Negro".
Beijinho.
Suas (oops) Tuas palavras são sempre tão amáveis. Obrigada, de coração.
ResponderEliminarRosa
Eliminaras palavras que deixei no teu blog são mais do que merecidas.
Beijinho.
Beijinho.
EliminarOutro, Rosa.
EliminarGostaria de ter tempo para ler tantos livros por ano, mas não dá. Dos que aqui indicas li alguns e destaco, espcialmente o de Yukio Mishima, que foi uma surpresa muito agradável, como fiz questão de salientar na altura no On the rocks.
ResponderEliminarObrigado pela tua mensagem no dia do meu aniversário, João. Grande abraço
Olá Carlos
Eliminarnesse livro do Mishima, há um conto admirável, em que ele como que antecipa a sua morte, mas de uma forma sublime. Como pode algo tão violento pode ser simultâneamente tão puro...
Abraço amigo.
João lá andamos nós à volta do tempo: tempo para ler, tempo que passou e não fizemos tudo o que gostamos, tempo que nos falta de vida que talvez não dê para vivermos o que gostaríamos, para fazermos o que queríamos,tempo para estarmos junto a quem queremos...Tempo e tempo. Tenho o mesmo problema que tu, sem dúvida e a reforma ainda está tão longe e a norte não sei o tempo que leva a chegar e os livros, os blogs que queria ler são mais que muitos. Que fazer? O aumento do meu horário de trabalho aumentou, tenho um dia por semana que faço 9 horas, nos restantes são 8 que começam, invariavelmente às 8 horas da manhã, achas que quando chego a casa ainda tenho vontade e cabeça para fazer alguma coisa? No fim de semana são as viagens, outra casa para tratar e dar atenção aos meus amores, entre eles os animais. Que resta? As horas para descansar. Cada vez aposto mais numa sociedade onde sejamos completamente livres, sem obrigações, onde nos possamos dedicar ao que gostamos e apenas a isso.
ResponderEliminarDevia aparecer mais, claro que sim, mas é impossível, a idade vai-nos limitando, o cansaço acaba por ser constante para quem toca muitos burros mas alguns deles eu não quero e outros não posso deixar de os tocar. Beijinhos com saudades, tu sabes que os anos que nos conhecemos, embora apenas virtualmente, dizem alguma coisa. Hoje vou dar uma vista de olhos pelo teu cantinho.
Adorei a foto, sabes que adoptei 3 gatinhos que abandonaram perto da Quinta? Imagina a revolução que vai naquela casa com 3 malandritos pequeninos.
Beijinho
Mary
Eliminarque bom este bocadinho de conversa; agradeço-te muito...
Pois a palavra chave é mesmo essa - TEMPO - e eu já por duas ou três vezes ao longo da vida deste blog, lhe dediquei postagens. Tudo gira à volta dele...
Que excelente ideia essa dos 3 gatinhos - pode ser uma confusão, eu sei, mas compensa muito.
Beijinho muito amigo.
Boa noite João
ResponderEliminarFico feliz quando te encontro em casa, na minha casa,lidacoelho. Agradeço e procuro retribuir a todos igual visita.
Falo e escrevo como sou e como vivo. Não alimento ódios mas sofro com a cegueira humana, a estupidez, a chulice, a incompetência e tantos outros predicados tão desnecessários à vida.
Ressuscitei um pouco para o gosto da Leitura. Não tenho metas nem escolho temas. Sou curioso e por vezes encontro coisas maravilhosas. Trago sempre um livro no carro e sempre que tenho de esperar leio algumas folhas.
Gostei da Crónica dos Bons Malandros - Mário Zambujal. Emmilio Zolla e o crime do Padre Muret. Agora tenho outro bem diferente - O Papa Francisco.
Desejo-te boas leituras.
Caro Luís
Eliminareu vejo-me "grego" para visitar todos os blogs que sigo. E o que é curioso é que os blogs que me fazem perder muito tempo não são os que comento, que até são relativamente poucos, mas alguns de onde tiro muito material para o meu Pinterest - muito tempo, mesmo, e assim como vou por ordem alfabética, quer do princípio, quer do fim, as letras do meio são as que demoro mais a chegar lá; assim agora tinha 8 ou mais postagens tuas para ler. Posso demorar, mas acabo sempre por lá ir e claro, que pelos assuntos que expões e pela forma como o fazes, é muito raro não comentar.
Abraço amigo.