quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Os últimos livros


De tempos a tempos, gosto de lembrar aqui os livros que vou lendo e há mesmo alturas em que dedico uma postagem a um livro que me entusiasme especialmente, o que sucedeu recentemente com o “Salto Mortal” de Marion Zimmer Bradley"
um dos vários livros que li desde a última actualização deste tema, aqui no blog e que foi um resumo do meu ano literário de 2014.
Já neste ano, em mês e meio li muito e devido essencialmente a ter tido muito tempo vago, enquanto estive em Olpe (Alemanha), quando o Déjan estava a trabalhar.
Foi a oportunidade também de ler alguns livros de formato e-book e que aguardavam vez no meu kindle.
Assim e tirando quatro livros menores que não merecem referência, todos de um mesmo autor, amigo dos blogs que os publicou autonomamente e que são pequenos apontamentos sem interesse li finalmente um livro do qual tinha as melhores referências e que não me defraudou, antes pelo contrário - “O Corredor de Fundo”, de Patricia Nell Warren
magnífico, e um livro de poemas, tão pequeno no seu tamanho como grande na beleza dos seus versos, do meu amigo Miguel - “Fados”

 Ainda e tal como estes dois, li ainda outro livro editado pela INDEX e é um tipo de literatura que me enfada um pouco, devo confessá-lo, o ensaio; o livro em questão - “A Inversão Sexual – Estudos Médico-Sociais”, de Adelino Pereira da Silva
só me interessou realmente como documento histórico de ser um livro pioneiro do tema LGBT no nosso país.
Também neste período fiz algo muito pouco habitual, que foi reler um livro; foi um livro de Frederico Lourenço, já que um livro deste autor que li no final de 2014 me remetia para esta obra - “Amar não acaba”
e talvez ainda tivesse gostado mais do que na primeira leitura.
Já, não uma desilusão, mas algum desapontamento, pois esperava mais, foi a leitura de “Reflexos num olho dourado” de Carson McCullors

Num campo oposto dois livros de autores que desconhecia em absoluto e que tinha comprado há dois ou três anos por uma “pechincha” na Feira do Livro.
Um deles, do escritor chileno Óscar Bustamante - “O Jogador de Râguebi"
é mesmo muito interessante, e o mesmo posso dizer de um livro baseado na vida de um matemático famoso, escrito pelo francês Denis Guedj - “Uma Janela para o Infinito"

 Finalmente uma referência para um dos meus escritores de eleição, Augusten Burroughs, que escreve no estilo que eu mais gosto, ou seja escreve sobre si próprio.
Tirando o seu primeiro livro, que não conheço, mas penso não ter referências pessoais, li tudo o que ele escreveu, a começar com o famoso “Correr com Tesouras”, ao qual se seguiram “A Seco”, “Efeitos Secundários” e os dois que li (um ainda estou a meio) neste período - “Pensamento Mágico”
e o actual livro de cabeceira “À Mesa com o Lobo”
que pode ser considerado uma prequela de “Correr com Tesouras” (todos os outros que refiro são cronologicamente datados nos diferentes períodos da sua vida: a infância e adolescência, o alcoolismo, as suas consequências e a procura e (encontro) com o amor da sua vida.
Um escritor fascinante.

10 comentários:

  1. Olá João, é sempre um prazer passar por aqui e ver as tuas publicações. Desta feita o lugar aos livros, que vais lendo e que deveria ser algo importante para todos. Ler um livro é descobrir um mundo, o das letras e o do universo do autor, acrescentando também as nossas fantasias para entrar nesse universo. É importante dares esse testemunho, porque pode ajudar alguns preguiçosos... Ainda assim com o panorama actual da televisão, sempre é preferível ler um livro e ouvir uma música de fundo...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      sim gosto de ir actualizando aqui as minhas leituras, pois ler é, para mim além de um imenso prazer, um meio de partilhar algo que valha a pena e tentar entusiasmar quem aqui passa por essas mesmas leituras.
      Sei que és também um apaixonado por livros, pelo que este tipo de postagens serão naturalmente do teu agrado.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. livros, livros, livros, livros, livros, ai, livros... :)
    eu regressei ao kobo, depois de uma longa temporada de jejum. e que saudades! agora estou a ler 'Dom Casmurro', no comboio, e 'os luminares', um tijolo de quase 900 pp à noite, no sofá.
    bjs.

    ResponderEliminar
  3. Margarida
    como sabes eu não sou um grande adepto da leitura digital, mas reconheço que em determinadas circunstâncias é muito útil,como foi o caso de agora evitar que fosse carregado de livros para a Alemanha.
    E se tivesse, como tu tens, todos os dias laborais, de fazer longos percursos de transportes públicos, decerto usaria mais o kobo.
    De qualquer forma foi bom ter finalmente lido alguns livros que só tenho nesse formato, como é o caso de "O Corredor de Fundo".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. És um poço de informação importante, no que se refere a pintura e a livros...
    Vou passando, para estar actualizada:-)))
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Justine
    faltam os filmes: e olha que alguns com muito interesse...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Vejo que vc tá bem antenado somando cultura e tecnologia... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Douglas
      estou realmente numa fase de leitura intensa, que me dá imenso prazer.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. "A Inversão Sexual" deve ser interessante para mim. Gosto de livros científicos e / ou médicos. Tenho alguns do psiquiatra Daniel Sampaio, um em que aborda a homossexualidade nos jovens.

    um abraço, amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      é sem dúvida um livro interessante, se bem que, quanto a mim, se perde um bocado na repetição dos textos.
      Tenho-o em formato digital e se estiveres interessado poderei passar-te o link.
      Abraço amigo,

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!