domingo, 15 de fevereiro de 2015

Veneza no cinema

Esta postagem é talvez a mais longa jamais posta no meu blog, e decerto uma das mais trabalhosas. Eu adoro a cidade de Veneza, que é uma cidade mágica. Talvez por isso, é porventura um dos locais mais escolhidos para cenário de filmes, desde há muito. Atrevo-me mesmo a afirmar que Veneza é a cidade mais cinematográfica que existe, com centenas de filmes, desde as grandes obras a filmes medíocres a terem cenas ali filmadas. Vi muitas, mesmo muitas cenas desses filmes (não de todos, como é óbvio) e fiz uma selecção, não tão curta como eu gostaria, mas que ficou assim... Por um lado há variados trailers de filmes passados em Veneza, alguns são hoje clássicos da 7ª^.Arte, e por outro há imagens de muitos outros. Espero que gostem, que procurem visionar alguns destes filmes e por favor, se puderem, vão a Veneza e façam o vosso próprio filme.

"Morte em Veneza"


"O Turista"


"Loucura em Veneza"


"Casanova" (1976)

"As asas do amor" "
   
"Estranha Sedução"

"Elfie Gray"


"Imperdoáveis"


"The Thief Lord"

"Aquele Inverno em Veneza"

"O Código Tempesta"

"Casanova" - 2005

"O Mercador de Veneza"


E vejamos agora as fotos relativas a outros filmes:



















"Eva"


























19 comentários:

  1. Confesso que gostei mais das fotos, do que aquando estive lá

    :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      A Veneza da chusma de turistas embora interessante torna-se cansativa. Os sítios mais belos são as ruas e becos menos frequentados e Veneza à noite, sem turistas. é belíssima.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Que grande coleção! É tanto filme por ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      e olha que alguns são obras primas. Permite-me destacar "Morte em Veneza", o mais antigo "Reviver o passado em Brideshead", "Senso" e aquele em que mais gostei de ver Veneza - "Eva" de Joseph Losey.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. nunca fui a Veneza (e possivelmente nunca lá irei). aliás, não conheço a Itália, ou melhor só conheço, e muito en passant, a Sicília.
    e também não vi a maior parte destes filmes.
    mas achei graça que duas fotos foram tiradas no mesmo sítio: reviver o passado em brideshead (1ª versão) e a Sandra Bullock no filme em Amor e em Guerra.

    há um livro fabuloso da jan Morris intitulado precisamente Veneza. está publicado na colecção de literatura de viagens da Tinta da China. eu já o tive mas infelizmente emprestei-o e perdi-lhe o rasto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      eu sei que tu preferes viagens mais exóticas e a sítios mais distantes. Mas olha que a Itália é toda ela um enorme museu, museu de obras primas feitas pelo homem e pela Natureza.
      Curiosamente eu ainda gosto mais de Florença do que de Veneza, e Roma é um assombro. Mas mais bela é a Toscânia, principalmente no outono, com as suas paisagens a lembrarem telas magníficas e pequenas terras absolutamente imperdíveis.
      Tens que ir a Itália!!!
      Veneza tem dois grandes contras "apenas" - a avalanche turística e os preços proíbitivos; de resto é inesquecível, andar de vaporetto, percorrer pela noite aquelas ruelas onde se encontra de quando em vez um gato, ir a Murano, comer num restaurante virado para o Grande Canal, tomar um café numa das esplanadas da praça de S.Marcos, assistir a um concerto de Vivaldi numa das suas muitas igrejas, visitar um ou outro dos seus palácios, enfim, um sem número de coisas que ficam na memória para sempre.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. ah, e parabéns pelo levantamento exaustivo. é obra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      acredito que tenhas visto alguns destes filmes, mas há dois que se não viste tens mesmo que ver - são antigos; um é dos mais belos filmes de amor de sempre e uma das obras primas de Visconti, com uma fabulosa Alida Valli - "Senso".
      O outro, mostra Veneza, a preto e branco, em dias nublosos e com chuva, mas talvez mais bela que nunca e com a Jeanne Moreau no seu apogeu - uma obra do mestre Joseph Losey.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Meu caro amigo João, tens razão. Veneza merece um visita. Eu estive lá em 2001, adorei. Nunca tinha pensado numa cidade sem carros, apenas canais e barcos, e depois a catedral de s. Marcos, os palácios, E as ilhas....... É uma cidade deslumbrante. Olha senti me como o personagem do livro de Luis Sepulveda. O velho que lia r omances de amor..... É maravilhosa a forma como ele imagina a Veneza onde em vez de ruas há canais. Beijos . Também li Morte emVeneza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que nos conhecemos, mas não sei quem és, pois tens um comentário anónimo, decerto por distracção...
      O que dizes de Veneza está absolutamente certo e fico curioso sobre esse livro de Luís Sepulveda. Qual é o livro?
      Abraço.

      Eliminar
    2. Caro João, isto de escrever no iPad é complicado e esqueci me de assinar. Gosto muito Itália. Bj. Lídia

      Eliminar
    3. O livro é. O velho que lia romances de amor. Bj. Lídia

      Eliminar
    4. Olá. Lídia
      ainda sei distinguir "anónimos" reais de anónimos por distracção, hehehe.
      Obrigado pela informação sobre o livro do Sepulveda, fico muito curioso.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. eu acho que não é o post mais longo. os teus de viagens também são bastante informativos.
    nunca fui a Veneza, exactamente pelo que dizes, turistas e preço. e ouvi dizer que o cheiro dos canais também não ajuda, mas só comprovando.
    gostaria de ir a Florença, que não conheço, ou à Umbria, que deve ser lindíssima, pelas pesquisas que fiz.um dia, quem sabe?
    bjs.

    ResponderEliminar
  7. Margarida
    Veneza é de tal forma maravilhosa, que se conseguem superar esses "mas", nomeadamente o dos preços. Hoje em dia,muito pouca gente dorme em Veneza, fica a dormir em Mestre, antes da ponte rodoviária, e a anterior estação ferroviária, com preços muito em conta. Assim, Veneza à noite é calma e linda.
    Para comer uma boa dica é junto à estação ferroviária seguir na direcção oposta ao centro, e encontras alguns pequenos restaurantes a preços aceitáveis.
    Mas Florença, que eu prefiro a Veneza, tem os mesmos problemas do turismo, pelo menos...
    A Umbria não conheço, mas a Toscânia e a Lombardia são belíssimas.
    Quanto ao post, demorou-me um dia a fazê-lo....
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Nunca estive em Veneza. Gostava de visitar, embora não sinta especial atracção e apreço por países ou cidades do "mundo latino". É uma cidade muito associada ao amor. Em Itália, Roma, decididamente.

    um abraço, querido João.

    ResponderEliminar
  9. Mark
    embora prefiras a cultura anglo saxónica, o que eu entendo perfeitamente, não podes confundir estilo de vida e cultura com beleza.
    E aí, nomeadamente a Itália, é no seu todo um museu, incomparavelmente mais belo que qualquer país do centro ou norte da Europa. Que outro país pode oferecer por junto, cidades como Roma, Veneza e Florença, para não falar em Nápoles, Lucca, Bérgamo e tantas outras, ou a Toscânia e o Lago de Como???
    Só aceito que digas isso depois de teres visitado o país e sei que a tua noção de estética irá alterar essa tua ideia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Comentei pelo telemóvel e só agora vi que o fiz como resposta ao comentário da Margarida.

    Oh, claro. Aliás, nem falei em "beleza" no meu comentário inicial. Todas as culturas têm a sua. E o conceito de "o que é belo" é inteiramente subjectivo. Há quem discorde quer de ti, quer de mim. :) Aliás, esteticamente considero a Itália mais "interessante" do que os "os meus caros" países germânicos e anglo-saxónicos.

    grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Mark
    concordo com tudo o que dizes; e conheço belíssimas cidades europeias, não latinas, como Londres, Praga, Estocolmo, Amsterdão, Brugges ou Dresden, por exemplo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!