segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cinemas de Lisboa - 7

Continuo hoje a falar de cinemas de reprise, talvez os mais famosos, e decerto alguns muito importantes como cinemas de bairro liboetas.
O Chiado Terrasse
na conhecida rua da PIDE, vizinho do S.Luís  foi o primeiro cinema de Lisboa a ser construído para passar cinema, em 1908 tendo sido considerada uma das mas importantes salas lisboetas. Passou por várias fases, com espectáculos de vária ordem
mas desde os anos 30 que passou a exibir filmes de reprise, tendo encerrado portas em 1972 e é hoje uma agência bancária

O cinema Pathé tem uma história atribulada com uma constante mudança de nomes. Quando abriu, perto de Arroios, noa anos 20, chamava-se Pathé; mas na década de trinta com a introdução do cinema sonoro, teve importantes obras e passou a chamar-se Imperial
Foi durante muitos anos uma das melhores salas de reprise de Lisboa, mas na década de 70 foi tomada a decisão de demolir o edifício e construir outro novo e modernizado, voltando ao nome de Pathé
e curiosamente passou a ser cinema de estreias, mas nos anos 80 começou a perder público tendo encerrado em 1987. No início dos anos 90 funcionou como discoteca, mas acabou por fechar. Encontra-se actualmente abandonado tendo servido para acolher os sem-abrigo.

No princípio dos anos 30 foi construído o Cinema Paris
na rua Domingos Sequeira, que liga a Estrela a Campo de Ourique, um belo cinema em Art Deco, para projecção de cinemas de reprise. Foi dos mais importantes cinemas de bairro de Lisboa, mas como tantos outros acabou por encerrar portas no final dos anos 70 estando hoje num estado de degradação total.

O Lys
numa das esquinas da Av.Almirante Reis, não longe dos Anjos foi um magnífico cinema de reprise que teve um percurso algo semelhante ao do Pathé/Imperial. Foi inaugurado em 1930 e nele eram exibidos em sessões de reprise os grandes êxitos logo após terem deixado as salas de estreia
Depois de grandes obras, passou a chamar-se Roxy e abriu em 1973 como cinema de estreias
Depois foi a normal decadência tendo fechado em 1988. Hoje é um edifício que alberga escritórios e uma sapataria

Na Av.Pedro Álvares Cabral, logo a seguir ao Rato havia um dos meus cinemas preferidos dos primeiros tempos que vivi em Lisboa, por ser o mais perto de minha casa, por ser barato, (via dois filmes por “tuta e meia”) e era muito original por causa das suas cadeiras, que eram de verga, pelo que o Jardim Cinema
que era este o seu nome, era também conhecido pelo “Palhinhas”
nos últimos tempos parece que chegou a chamar-se Monte Carlo, sendo posteriormente sido um enorme salão de jogos
depois serviu de estúdio de televisão e agora parece vir a ser uma leiloeira…

O cinema Rex
localizava-se na Rua da Palma tendo iniciado as exibições cinematográficas em 1929, tendo encerrado nos anos 60, sendo depois sido reaberto em 1968 como Teatro Laura Alves, o qual por sua vez encerrou portas em finais dos anos 80, embora ainda reabrisse novamente noa nos 90 tendo estado em actividade durante alguns anos. Depois do seu encerramento definitivo, foi uma pensão, chamada Noite Cristalina
que foi destruída em 2012 por um incêndio. Hoje o edifício foi recuperado e é esta a sua imagem actual.

Situado no bairro da Graça, o Cinema Royal foi considerado um dos mais belos cinemas de Lisboa
e foi inaugurado no final de 1929, tendo encerrado no início dos anos 80, sendo hoje uma loja da cadeia Pingo Doce
mas mantendo a fachada original e penso ainda lá existir o famoso e belo relógio que o cinema tinha.

22 comentários:

  1. Please, stop, João!
    Já não aguento tanto cinema!
    Amei o palhilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto Alex
      chegado a este ponto e com os dados a que cheguei já posso assegurar que "SÓ" haverá mais quatro postagens...hehehe...
      As próximas duas com o resto dos cinemas de reprise, a maior parte deles chamados os "piolhos"; depois um post muito interessante sobre sítios, não própriamente cinemas, onde já se projectaram filmes em Lisboa e finalmente um dedicado aos cinemas de hoje, os "cinemas pipocas".
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Não havia nenhuma esplanada (com cinema...) em Lisboa?

      Eliminar
    3. João
      já falei da esplanada do Capitólio mas há mais uma ou referência, em casos específicos, de que falarei no penúltimo post.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Eu estou a adorar! Estes post são completíssimos e dão de facto uma visão geral e muito interessante da evolução das salas de cinema em Lisboa desde o princípio do século passado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      eu tenho algum receio de estar a aborrecer as pessoas com tanto cinema, mas também tenho a noção de que parar agora, seria um tremendo erro, até porque falta falar precisamente do que é menos conhecido.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. por mim, continua, estou a gostar muito e a aprender :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      claro que vou continuar até ter esmiuçado por assim dizer, tudo.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. O que se aprende por aqui... Estou a delirar ;)

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Francisco
      fico bem satisfeito por saber disso.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Não pára, não!
    Cheguei a conhecer (a fachada) do Paris, em Campo de Ourique; e gostei de terem mantido o relógio e sua entrada do cinema da Graça (já andei por aqueles lados com meu pai).
    Acredita que estou sempre passando por aqui, para ver a continuação da tua pesquisa.

    ResponderEliminar
  6. Apesar de não ter frequentado nenhuma destas salas (quando cheguei a PT os cinemas de reprise já estavam em decadência), não me canso de admirar a sua distinta marca arquitectónica. o 'Palhinhas' tem uma belíssima fachada, muito Estado Novo, e o Royal é digno de um filme de ficção científica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      a próxima vez que vás até à graça e há mais que motivos para ir àquele bairro, dá uma espreitadela no "Pingo Doce" (não precisas de comprar nada e dar dinheiro a ganhar ao Soares dos Santos), mas para veres ainda um pouco do antigo Royal. E já agora e antecipando-me a um local de que falarei mais tarde , vai também à Voz do Operário...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Obrigado pela ben-vinda: nos blogues, como na vida mesma, vamos e voltamos. Lembro a ruína do cine Paris: eu vivi na rua Ferreira Borges (no Campo de Ourique) e a paragem do eléctrico ficaba quase à frente do cine. Tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Kaplan
      tendo vivido em Campo de Ourique imagino que terias conhecido bastante bem o cinema Paris e sim , recordo que o 28 parava mesmo em frente ao cinema.
      É uma tristeza ver aquilo assim, não é verdade?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. Esta pesquisa sobre os cinemas de Lisboa é de louvar!

    Eu como sou da província, nunca fui ao cinema na capital. Por isso,todas as fotografias antigas que aqui colocou foi uma mais valia para mim. E gostei do antes e depois!

    Bom trabalho João!
    Bjnhs



    ResponderEliminar
  9. Mz
    ainda bem que estás a gostar.
    Hoje ou amanhã, "sai" mais uma postagem...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. O pai e a mãe devem conhecer imensas destas salas de cinema que tens, com afinco, abordado por aqui. :)

    abraço.

    ResponderEliminar
  11. Mark
    destas últimas, os teus Pais relembrar-se-hão de algumas decerto, mas apenas por terem passado por elas, pois não acredito que as tivessem frequentado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Continuando a ler a tua reportagem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Mary
    e a encontrar um dos mais belos cinemas que Lisboa já teve - o Royal!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!