quarta-feira, 26 de março de 2014

Margarida...e não só...

Hoje venho falar de uma boa Amiga, que nem sequer é uma “velha” Amiga, se comparada com gente que conheço há muitos mais anos.

Estou a referir-me à Margarida, que conheci há pouco mais de 2 anos quando ela me começou a comentar este blog; como é sabido, eu procuro sempre interagir com os meus comentadores e dessa interacção com a Margarida resultou um empurrão que lhe dei e que a levou a iniciar em Janeiro de 2012 o seu blog “Mas tu és tudo e tivesse eu casa tu passarias à minha porta”, o qual é hoje já uma referência na blogo.

Passado pouco tempo dessa data, numa feliz conjugação, conheci pessoalmente a Margarida, durante um jantar em minha casa em que tive também a oportunidade de conhecer pessoalmente o João Máximo e o Luís Chainho; nem sonhava que estava além de os conhecer a estabelecer um primeiro contacto entre eles os três, que mais tarde tão bons frutos já deu…

Pois a Margarida, que depois foi minha colaboradora no último jantar dos blogs, tornou-se por meio da sua simpatia e fácil comunicação uma Amiga que hoje ocupa um lugar especial nas minhas afectividades.

Tem dois vícios terríveis e que eu tenho também: os seus gatos e os livros.

Daí ter sido tão fácil o nosso entendimento; e além de devoradora de livros, a Margarida começou a “escrevinhar” umas coisas aqui e ali, com destaque para as suas colaborações no Pixel do saudoso Eyes Sad (por onde andas tu?) e pelas suas iniciativas de escrever micro-contos relacionados com pessoas que ela conhecia da blogo, mesmo que só virtualmente.

Foi fácil chamar a atenção do João e do Luís, que nos seus tempos livres fundaram uma “coisa” que se chama “INDEX ebooks” (já lá vou) e que fez com que a Margarida publicasse o seu primeiro livro – um livro de micro contos já com o seu nome literário, Margarida Leitão e que recebeu o bonito nome de “Instantâneos: fragmentos de memória”
publicado precisamente pela INDEX.

Esse livro mereceu-me o seguinte comentário no Goodreads:

“Ler um primeiro livro de um autor que conhecemos pessoalmente e de quem somos particular amigo, nem sempre é fácil. A situação piora quando o autor, neste caso a autora, Margarida Leitão, nos privilegia com frequentes consultas sobre um texto ou outro, sobre uma história ainda de contornos não completamente definidos e nos pede uma opinião concreta e sincera. Quando sentimos que contribuímos, de uma forma indirecta, é certo, para o aparecimento dessa obra, pois demos à autora o “empurrão” decisivo para que ela se integrasse e se adaptasse com uma extrema facilidade a uma realidade tão apelativa como é a blogosfera, quando se tem sede de comunicar ideias, recordações, afectos ou anseios, a situação torna-se quase crítica… E a obra nasce, bela, definida enfim, pujante de frases bem construídas que descrevem situações reais, quase nunca ficcionadas (quando muito sonhadas), e mostram uma rara percepção do sentir de pessoas que apenas conhecemos há pouco, mas das quais captámos o essencial, ou então de imagens que nunca abandonaram a nossa mente de infância, povoada de lugares, gentes e factos determinantes da nossa formação, do nosso sentir, do nosso viver de hoje. Se há, aqui e ali, resquícios de uma hesitação, plenamente justificadas numa primeira obra construída com base em pequenas histórias que saíram de um forma pura e natural de dentro do universo da Margarida, por outro lado, encontramos desde já a maturidade adulta de alguém que sabe ter necessidade de se exprimir através da escrita, para se afirmar a si própria.”

Ora a Margarida quis-me presentear no último domingo, a propósito do meu aniversário com uma prenda especial, um vídeo (curioso que das três prendas que recebi, duas são vídeos), e um vídeo que tem tudo a ver comigo, e que é pessoalíssimo, poi ela empresta-lhe a sua voz. Aqui fica o vídeo, que também foi uma forma de ela homenagear o dia da Poesia, ocorrido dois dias antes, com o belo poema de Jorge de Sena

Obrigado, Margarida e espero ver qualquer dia uma segunda obra tua a ser editada pela INDEX.

E agora sim, vamos lá falar um pouco desta editora que como citei ali em cima nasceu por obra do João Máximo e do Luís Chainho, que e em boa hora, resolveram “dar à luz” uma editora de e-books, dirigiada a obras de temas LGBT.

E desde o seu primeiro lançamento, já há mais de dois anos, mais ou menos perto do tal jantar em minha casa, eles já publicaram vários livros, não só de autores que agora começaram a escrever para o público (além da Margarida Leitão, o Miguel Botelho e o Pedro Xavier),e das colectâneas dos contos a concurso nas três edições dos Pixel, mas também outras obras de autores importantes, com destaque para “O Corredor de Fundo” de Patricia Nell Warren e para “Inversão Sexual” de Havelock Ellis.
E têm entre mãos, tendo já publicado o primeiro volume de uma obra fundamental da literatura LGBT portuguesa – “Dicionário de Literatura Gay”.
Aqui ficam todas as obras que a INDEX já publicou:






















12 comentários:

  1. obrigada, João, pelas tua palavras. longe de saber que o teu amigo Nuno também te iria oferecer um vídeo. :)
    a Index é que é a culpada disto tudo :D obrigada, João &Luís. :) a sério, agora, estão a fazer um estupendo trabalho e a tornar-se um caso de sucesso.
    olha, se não fosse a blogosfera, eu entrando de paraquedas aqui em 2011 e depois o teu convite para abrir um blogue, não estaríamos aqui hoje. não haveria video, nem livros, nem leituras interessantes, nem amizades.
    :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      foi um imenso prazer para mim fazer este post; aliás, desde a minha paragem, e quando voltei apostar, mais espaçadamente, tudo o que aqui tenho posto me dá um enorme prazer, pelo que é irrelevante se A, B oo C comenta ou não, pois o prazer é partilhar...Claro, um comentário, e particularmente se ele tiver "sumo", dá hipótese de resposta e de enriquecimento do tema.
      E preocupo-me muito mais com as coisas e pessoas exteriores do que comigo e as minhas coisas, embora tenha sempre que haver um lado pessoal a funcionar.
      Nesta postagem isso nota-se, pois eu falo aqui essencialmente de duas realidades. Uma, pessoalizada em ti, mas que tem como origem o teu primeiro livro, e a outra, uma editora que está a ser um caso de sucesso.
      Claro que te conheço a ti, e ao João e ao Luís, que sou Amigo de vocês três; mas até podia não ser, que o teu livro e aquela editora justificariam, por si só, objectivamente, uma postagem no meu blog...
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Que bela homenagem à Margarida!
    Ela merece... e tivemos imenso gosto de publicar os Instantâneos, onde há muitas coisas de excelente qualidade a descobrir, para quem ainda não o fez.
    Pela nossa parte, obrigado pela divulgação do nosso catálogo... nós e os nossos autores agradecemos.
    Mas não é só por este post: é um grande obrigado por toda a ajuda e apoio e estímulo que nos tens dado, João, desde o início.
    Aliás, tu, a Margarida e o Miguel são também um pouco pais (ou padrinhos) da INDEX, desde aquele momento, há mais de dois anos, em que falámos de do livro do Phil Andros (aka Sam Steward) O Amor Grego, que um dia haveremos de publicar! :D
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      as homenagens existem é para se partilharem e não para ficarem guardados no segredo das confidências.
      Por isso esta homenagem à Margarida é mais que justa, assim como o é a referência à INDEX, pela qual sinto, é verdade, tanto eu, como o Miguel, como a Margarida, um especial carinho, por razões de termos visto quase gerar a "criança", portanto quase antes do parto, que até não foi difícil.
      A "criança" já fez dois anos, está desenvolvidinha para a sua idade e caminha já, quase pelo seu próprio pé...
      E nós não é necessário sermos profetas para podermos adivinhar que vai ter uma vida plena de sucessos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. A blogosfera, de facto, tem repercussões úteis ao nível dos relacionamentos humanos, permitindo que pessoas, que hoje são amigas, se conhecessem pessoalmente. Creio que é um exemplo dos benefícios da internet, numa altura em que todos falam dos elementos prejudiciais...

    A nossa amizade, minha e tua, começou um pouco antes, nos finais de 2009, e também ela se desenvolveu, tornando-se real.

    Já deixei os parabéns à Margarida pelo seu livro, que quero ver se adquiro em suporte físico para que mo autografe.

    um abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      ao longo dos anos em que tenho estado na blogo, é imensa a quantidade de amig@s que aqui encontrei. A maior parte dos blogs dessas pessoas até já não existem, mas a Amizade continua e isso é muito bom.
      Claro que os jantares dos blogs ajudaram bastante...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. que belo post, a falar de duas das minhas 'coisas' preferidas: o livro da Margarida, e a Index. a vida, e a blogosfera em particular, sempre tem o condão de nos ir dando motivos que fazem com que o correr dos dias seja estimulante e compensador, e este grupo de amigos que se reúne à volta dos livros, tem dado um imenso prazer à minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      é evidente que há amizades que estão muito para além de interesses comuns; eu diria mesmo que aquela que nos une é um bom exemplo.
      Mas se além disso há motivos particulares em que as pessoas se entendem às mil maravilhas, como é o caso dos livros entre nós, então é ouro sobre azul.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Fabuloso é a palavra que posso dizer deste post

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Francisco
      além de meu amigo, sei como consideras a Margarida, e decerto isso contribuiu para o entusiasmante adjectivo que utilizaste. A Margarida merece-o, plenamente de acordo.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. É mesmo uma surpresa agradável! O João M.é tão delicado e discreto que não me falou senão no "Corredor de fundo", aquele que eu mostrei interesse em ler!
    Agora estou mais informada :-)
    Obrigada, um abraço

    ResponderEliminar
  7. Justine
    eles têm feito uma obra notável, que eu tenho seguido atenta e afectivamente.
    Este pequeno livro da Margarida está aqui à espera de ir para as tuas mãos, como te prometi.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!