quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Viagens 14 - Belgrado

Em Setembro de 2006, depois de uma escala em Colónia (Alemanha) aterrei pela primeira vez no Aeroporto Nikola Testa, em Belgrado, capital da Sérvia.
Já tinha estado em Belgrado, muitos anos antes, ainda capital da Jugoslávia, vindo então de comboio, desde Atenas e confesso que por motivos que já relatei antes essa estadia não tinha sido muito agradável.
Mas agora, a situação era bem diferente, e os motivos da viagem, não eram uma escala mais num inter-rail juvenil, mas sim ir ao encontro de alguém.
Desde nove meses antes, mantinha contacto virtual com uma pessoa que “mexeu” muito comigo, e era imperioso para ambos um conhecimento real e assim lá fui eu ter com o Déjan

Foi a primeira de várias viagens a esta cidade, à qual me ligam agora laços que ultrapassam em muito a pessoa que ali me levou nessa data.
O Déjan estava à minha espera no aeroporto, e foi com um misto de alegria e timidez que nos vimos e cumprimentámos pela primeira vez; tomámos um taxi para a sua casa, no centro da cidade e durante o longo percurso, poucas palavras trocámos, apenas um imenso sorriso transparecia em ambos e os nossos dedos mindinhos estiveram sempre apertados até chegarmos à Kneza Milosa (assim se chama a avenida onde ele morava)
 e que desde já adianto ser talvez a mais importante da cidade, já que faz a ligação da entrada norte com o centro da cidade – é uma longa avenida – e na sua parte final, onde se situava a casa do Déjan, estão locais muito importantes, como a sede do Governo, as traseiras da Presidência da República, vários ministérios e acaba junto ao Parlamento, além de ter variadas embaixadas (EUA, Canadá, Croácia e outras).
O apartamento era pequeno, mas acolhedor e quando a porta do mesmo se fechou atrás de nós, libertámos toda a timidez e num só momento tivemos a certeza da importância e do bom que esta viagem iria representar nas nossas vidas futuras.
Foram duas semanas maravilhosas em que além de ir descobrindo o Déjan, fui descobrindo uma cidade fascinante nas suas diferenças, uma cidade que ele me foi mostrando, fervilhando de vida, com características muito próprias e que me levaram a conhecer melhor aquele povo, tão especial, e nalguns aspectos bastante parecido com o nosso

Mas foi ao longo de posteriores viagens que ali fiz que melhor fui conhecendo a cidade dos dois rios, o Danúbio e o Sava, das suas muitas pontes, dos muitos cafés e bares cheios de gente
de Verão e de Inverno, das gentes que tanto podem mostrar sinais de carência, como mostram que sabem vestir bem e viver a vida.
Agora, o Déjan deixou de viver em Belgrado, arrendou o seu apartamento e apenas lá voltará para férias e ficará em casa do irmão, pelo que não sei quando voltarei lá, com muita pena minha
Apenas em dois aspectos os nossos futuros encontros fora de Belgrado são positivos: por um lado não temos que (fora de casa) fazer teatro sobre os sentimentos que nos unem – a Sérvia é terrivelmente homofóbica; e por outra, ir à Alemanha ou a outra cidade europeia é sempre mais fácil e barato, já que evita uma escala, sempre penosa.
Mas jamais esquecerei Belgrado!

18 comentários:

  1. Que encontro bacana....
    O amor rompe distancia.
    Abcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ro
      completamente, desde que seja verdadeiro .
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Talvez por andar particularmente sensível, este teu relato do vosso primeiro encontro encheu-me de ternura. Tão bonito. Tão puro. Tão... mágico, num país ainda algo distante, uma realidade díspar.

    Muito em breve estarão juntos de novo.

    um abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. Mark
    impossível traduzir esse encontro por palavras, apenas pude tentar fazê-lo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. recordo-me que numa das iniciativas do sad, julgo, acho que o primeiro pixel, do qual eu não participei, escreveste sobre o vosso primeiro encontro.
    mas agora, no presente, é muito melhor, como referiste, acabou-se a representação e poderás estar na casa do D. na Alemanha sem problemas.
    nunca fui à Sérvia. gostaria de me 'perder nos países de leste' umas 2 semanas... qualquer dia, isto é, se a vida o proporcionar.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      sim, é verdade. Mas agora, e após uma "chamada de atenção" do João Máximo, sobre o meu "segundo livro" (?????), tenho que publicar uma série de crónicas sobre viagens que ainda me faltam, pois se isso se vier a concretizar, haverá uma parte importante do livro dedicada a viagens...
      Agora, faltam 11 dias, é tudo o que sei, para ir de Lisboa a Dusseldorf.
      Quanto a Belgrado é uma cidade que merece uma visita, sem dúvida.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Olá, João.

    Lindas as fotos de Belgrado com que nos brindas! O meu filho, que viaja muito por motivos profissionais, já lá esteve e achou a cidade das lindas que já viu, no Leste.

    Fico contente por ti e pelo Déjan se poderem encontrar com mais assiduidade e sem quaisquer tipo de problemas...a não ser a viagem, claro!:)

    Beijinhos e 'montes' de felicidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita
      ainda bem que o teu filho gostou de Belgrado.
      Sim, agora tudo vai ser mais fácil. Claro que a cidade onde ele trabalha é uma terra muito pequena e ele tem que trabalhar, mas vai haver momentos suficientes para estarmos juntos e isso é o importante.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. não conheço Belgrado, mas agora fiquei com vontade de a conhecer. por outro lado, gosto de um certo sabor a melancolia que tem este teu texto. acho que te devias abaliançar a escrever de forma mais desenvolvida a tua história da cidade, haverá certamente muito mais a contar do que o que está neste post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      eu gosto verdadeiramente de Belgrado e sinto agora que é muito mais difícil ali voltar. Mas não há impossíveis, nunca se sabe...
      A minha nostalgia é evidente e claro que muito poderia dizer desta cidade em que o meu coração ficou preso, um dia...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. E não é mesmo para esquecer!
    Voltar aos locais onde fui feliz, para mim é muito difícil quando já não usufruo dessa felicidade, o que não é o teu caso...é muito possível que lá voltes !
    Deixo-te um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Teresa
      eu não digo que não volte lá, mas nada vai ser como dantes, e até provavelmente será melhor, mas aquele apartamentozinho de Kneza Miloza, tem lá dentro tanto do nosso passado, do nosso amor...
      Beijinho.

      Eliminar
  8. "O nosso universo é a cidade onde se ama um dos seus habitantes", assim se dizia em "Clea", no Quarteto de Alexandria! E eu concordo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Justine
    não só, mas "principalmente...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Com tanto simbolismo, claro que a cidade ficará sempre no teu coração. (mas Alemanha é bem mais perto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Speedy
      é verdade e eu acredito que acabarei por voltar ali um dia na companhia do Déjan, quando ele tiver tomado a necessária coragem para se assumir perante um país, amigos e família tão homofóbicos, como são os dele; mas ainda não perdi a esperança, até porque vivendo agora em "liberdade" não se sentirá bem voltar a fazer teatro...
      Belgrado diz-me mesmo muito e mentiria se dissesse que não preferiria partir na próxima segunda feira para lá do que para uma demasiado pacata cidadezinha alemã, onde praticamente nada há a fazer, mas é lá que está a pessoa que eu amo e isso faz toda a diferença (além de ser mais perto e mais económico).
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!