domingo, 23 de março de 2008

Único dia


Nunca me lembro que alguma vez tenha festejado o meu aniversário no Domingo de Páscoa; . Estava até para questionar a minha Mãe se ela se lembraria que tal tivesse acontecido quando eu era pequenito.
E eis que recebi um mail que me explica a razão porque tal facto só uma vez na minha vida acontece, precisamente neste ano, hoje.

A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio da Primavera (20 de Março).Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.Aproveito a oportunidade para desejar uma Páscoa feliz!

68 comentários:

  1. Feliz aniversário, muita felicidade e resmas de bolos haha!

    ResponderEliminar
  2. MUITOS PARABÉNS, Pinguim!

    Apesar da antecipação à tua hora, tem um grande dia, diverte-te muito, faz muitos (anos, se quiseres pode ser com "u") e sê muito feliz! E o "que sera, sera".

    Um abraço nosso!

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de referir que em 2228, cá estaremos para comemorar contigo o teu aniversário!

    ResponderEliminar
  4. Caro Unferry
    obrigado pelos parabéns, mas olha que até não gosto muito de bolos, prefiro "bolas" (hoje posso permitir-me ser irónico...)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Amigos Paulo e Zé
    um agradecimento pelo vosso telefonema, pelo vosso comentário, mas acima de tudo pela vossa Amizade.
    Pois, 2228 "é já aí...".
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Claro que sim. A vida é a eternidade! Muitos parabéns e muitas felicidades, até ao fim, caro pinguim!

    Ah, e já agora uma boa páscoa! Presentes, folares e muitas surpresas achocolatadas!

    JJ

    ResponderEliminar
  7. Caro JJ
    obrigado pela visita e pelos parabéns, a juntar a uma boa Páscoa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. E pronto, depois de n�o ter resistido a dar-te os parab�ns de viva voz, quero dizer-te que o meu dia de anos tamb�m se tornou mais especial ...
    Curiosa esta coincid�ncia :)))))
    PARAB�NS PRA N�S :)))))

    Feliz P�scoa amigo!
    Beijnhos Duxa

    ResponderEliminar
  9. Parabéns!
    Muitos parabéns!
    Muitas felicidades!
    Muitos ovos de chocolate...

    ResponderEliminar
  10. Queriga Duxa
    pois é uma coincidência muito gira; podes estar certa que NUNCA poderei esquecer o teu aniversário...
    Muitos parabéns e obrigado pelos teus.
    És uma "carneira" linda!!!
    Boa Pascoa e hoje encho-te de beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Amigo Luís
    muito obrigado pelas tuas felicitações e as felicidade que te desejo são as mesmas.
    Abraço grande e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  12. Agora percebi o teu comentário lá no meu espacito.
    Realmente é um dia especial por todas as razões enumeradas e agora mais esta.
    FELIZ ANIVERSÁRIO!
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns a esse sorriso simpático e até um próximo jantar.

    Have a really nice day!

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns a esse sorriso simpático e até um próximo jantar.

    Have a really nice day!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, amigo! Tem um dia muito feliz! e que se repita por muitos e bons. Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns! :)

    Já tinha visto esta explicação num comentário da Júlia ao post do Kokas e achei deveras interessante... as coisas que a gente desconhece!

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns, rapaz! :)))
    Um feliz dia, que o aniversário é quando um homem faz anos e a Páscoa é quando o calendário marca, rsrsrsrs.

    Um cheio, terno e quente abraço. :)

    ResponderEliminar
  18. Amigo Graphic
    Pois, tudo tem a sua explicação...
    Obrigado pelos teus votos de parabéns.
    Ontem fui almoçar a Setúbal com os dois "felizes juntos" e com o "rato do campo" e vimos o cartaz da peça com o desenho do "teu menino" - eatá muito giro.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  19. Amigo Graduated
    um agradecimento pelos parabéns enviados e esse jantar é "já" no próximo dia 19!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Bem e eu para além de desejar uma feliz páscoa, aproveito para desejar as maiores felicidades neste dia tão especial e que pelo que parece não será tão cedo. Um abraço muito forte com os votos de muitas saúde, paz e amor.
    Miguel

    ResponderEliminar
  21. Caro Will
    eu também já tinha visto essa explicação nalguns blogs recentemente, mas acho que o devia mencionar, pois as "datas únicas" são isso mesmo; parece que o período do ano em que a Pascoa pode "cair", varia entre 22 de Março e 25 de Abril; eu recordo-me de já ter "corrido" toda a Semana Santa, e várias vezes...o que é sinal que já cá cantam muitos...
    Obrigado pelos teus votos de parabéns e que passes um bom Gomingo de Páscoa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Caro "Rato"
    um triplo agradecimento, pelos duplos parabéns de hoje, aqui e no telefone e também pela tua simpatia e boa disposição, ontém ao almoço, aí em Setúbal, foi deveras agradável o encontro a 4, acredita.
    Abração.

    ResponderEliminar
  23. Amigo João Manuel
    acabei de falar contigo e estás aqui, também. Obrigado, amigão.
    Tens razão, a Páscoa é a Páscoa e o aniversário, é o aniversário; mas quando coincidem uma única vez na vida, é caso para dizer com toda a propriedade: nunca mais...
    Boas férias e se vires por lá um senhor de branco, diz-lhe que gosto muito mais de ti, do que dele...eh eh eh.
    Abraços e boa viagem.

    ResponderEliminar
  24. Caro Miguel
    estás a ver-me em 2228 a fazer um post semelhante a este ? Espero que seja no paraíso...
    Obrigado pelos parabéns e a retribuição dos votos de uma boa Páscoa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  25. Muitossssss Parabéns!!!!!
    O que eu aprendi sobre a Páscoa!!!!
    Abração!!!

    ResponderEliminar
  26. Caro Amigo Pinguim,

    Muitos parabéns e que, daqui a 100 anos (!! Eu sei que é pedir muito, mas eu sou sempre excessivo em tudo!!), eu possa continuar a dar-te os parabéns e a desejar-te as maiores felicidades na companhia de quem te é querido!

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  27. Olha amigo Tonghzi
    aprendeste tu e aprendi eu; como vês, aprender até morrer...
    Obrigado pelos teus parabéns.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Credo, amigo Kapitão
    só se fôr de chucha e cueiros, outra vez...
    Sinceros agradecimentos pelas felicitações.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Muitos e muitos parabéns. Felicidades e que continues a contar muitos e a espalhar toda a sabedoria por aqui.
    Um grande abraço e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  30. Amigo C
    Obrigado pela tua gentileza.
    Aqui na blogosfera todos aprendemos um pouco com todos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Amigo Aequillibrium
    Um abraço agradecido.
    Quanto aos coelhinhos, tenho "um" que adoro...
    E parece que tu estás na mesma situação, o que é muito bom.

    ResponderEliminar
  32. ISTO NÃO VALE! SINTO-ME ENGANADO. PARA NÃO DIZER ENCORNADO! GRRRR AVISAS ASSIM EM CIMA DA HORA???

    Bem... muitos parabéns!! Para o ano estamos aqui de novo, para repetir algo tão simples quanto isto: Parabéns!

    Aquele grande abraço

    ResponderEliminar
  33. Estamos portanto na presença de uma Páscoa Palmípede:)

    Um Feliz Aniversário, e um Hydra-abraço enorme:)

    E como disse o Paulo lá em cima...espero poder repetir isto em 2228...Senão fico lixadíssimo, não me contrariem!:)

    PARABÉNS:))))))
    :D

    ResponderEliminar
  34. Então boa páscoa, mas principalmente

    MUITOS PARABÉNS!!!
    :)

    ResponderEliminar
  35. Amigo Kokas
    na minha idade nem se devia avisar, devia-se assobiar para o lado...e deixar passar.
    Agradeço muito os parabéns, pois é sempre bom sentir a presença de amigos "por perto".
    "Aquele" abraço.

    ResponderEliminar
  36. Amigo Hydra
    eu diria antes, uma Páscoa anfíbia...
    Eu não gostaria de te contrariar, acredita mas acho que essa ideia do Paulo, que apadrinhas, é uma mega asneirada; como o Mundo anda, por essa altura já só há estrelas "felizmente juntas" e cometas "Hydramente" (?)preparados.
    Obrigado pelos teus votos e até breve.
    Abração.

    ResponderEliminar
  37. Caro Thales
    quero agradecer a amabilidade dos teus votos de parabéns.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Por pouco não chegava a tempo!!!!!!!!
    Parabéns!!!!
    Um abraço MUITO apertado!

    ResponderEliminar
  39. Caro Ez
    chega-se sempre a tempo, quando se é sincero; por isso te agradeço com um abraço TÃO apertado, como o teu.

    ResponderEliminar
  40. Falhei por um dia.Oops!
    Mas aqui ficam os Parabéns e espero que tenhas gozado bem o dia.
    Hoje também tenho o aniversário de uma pessoa que me é querida.:-D

    ResponderEliminar
  41. Como tinha dito no meu comentário anterior, as felicitações nunca se consideram atrasadas; dizem por aí, que adiantadas é que dá azar...
    Obrigado e um abraço.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  42. Bem, sei que já venho atrasada, mas não podia deixar de comentar ;)

    Assim sendo, muitos parabéns!!! Tudo de bom :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Obrigado, querida amiga.
    Tudo de bom para ti também, a começar numa boa semana.
    Beijoquitas.

    ResponderEliminar
  44. Last but not the least....aqui ficam os meus votos de parabéns, com muita saúde e alegria de viver.
    Que venham mais anos pela frente que a malta tá cá para agarrá-los "con ganas".
    Bessitos.

    ResponderEliminar
  45. Caro Pinguim, já chego atrasado, mas fica a intenção de que tenhas tido um dia pleno. Tão pleno como a ocorrrência tão singular - não me tinha dado conta, apesar de achar que, realmente, este ano a Páscoa calhou particularmente cedo!
    No resto, e como tu bem dizes, trata-se apenas de acrescentar mais um peça ao puzzle. Mais do que dar - ou estar preocupado em dar - pistas, o que eu gosto mesmo é de pensar alto e, assumo, de cotucar. Mais a mim do que aos outros.
    Grande abraço e que venham muitos mais!

    ResponderEliminar
  46. Querida Keratina
    Vêm muito a tempo, podes estar segura; aliás não foi um dia de aniversário, foi apenas mais um dia; eu também dei os parabéns a mais 4 amig@s que ontem festejaram o aniversário...coincidências e a outra pessoa, que essa sim, bem os merece: a minha Mãe!
    Obrigado.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  47. Meu bom amigo Oz
    os parabéns são quase uma convenção, que eu também uso, mas que, à sua falta, sinceramente não reparo; e por vezes há gestos que vão muito além dos tradicionais votos escritos ou falados, e que me comovem; foi o caso de dois blogs amigos terem referido o facto , um deles usando até um post para esse efeito.
    Mas é sempre bom recebê-los, na altura ou mais tarde e é com satisfação e sinceridade que te agradeço.
    Quanto à "foto", ela ganha contornos, e extremamente positivos...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  48. e eis a resposta ao que tanto ansiava: Então feliz aniversãrio, memso que atrasado.
    Um beijo e mto obrigada pelas mensagens que me vais deixando.

    ResponderEliminar
  49. Parabéns!!! Felicidades... Um abraço... peludo.

    ResponderEliminar
  50. PARABÉNS! Tu tiveste direito a uma páscoa e eu a uma sexta-feira santa. Mas isto de ser feriado num dia de anos é chato... está tudo fechado!

    ResponderEliminar
  51. Querida Jasmim
    como vês não era grande o mistério; desculpa se te criei falsas expectativas...
    Obrigado pelas felicitações e quanto às mensagens, é sempre bom estar com os Amigos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  52. Caro Sp
    um grande e peludo obrigado pelos teus parabéns.
    Felicidade, muitas, também para ti.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  53. Meu caro Pedro
    e eu sabia que tu fazias anos a 21, falámos nisso durante o jantar dos "F", recordas-te? E deixei passar a data, mas ainda vou a tempo de juntar o meu obrigado à tuas felicitações, os meus PARABÉNS também para ti, super atrasados, mas com os mesmos votos de felicidade.
    Abraço amigo e "acarneirado"...

    ResponderEliminar
  54. ontem não fiz ronda de blogues por isso só hoje é que soube do teu aniversário.
    Um agrande abraço de parabéns e como diz o Paulo daqui a 220 anos cá estaremos para comemorar mais um aniversário. Já agora a música da Doris day está bem apropriada
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  55. Obrigado, amigo Paulo.
    Aliás já tinhas deixado algo muito simpático no blog do Paulinho.
    Esta música da Doris Day há-de ser sempre uma das músicas da minha vida, desde que a ouvi a primeira vez no filme "O homem que sabia demais" do Hitchcock.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  56. Obrigado pelos teus votos e os parabéns (apesar do dia de atraso) para ti. Muitas felicidades!

    Luís e Gonçalo

    ResponderEliminar
  57. só me posso flagelar por este pecado mortal. eu que visito este blog todos os dias, justamente no grande dia não passei por cá.

    com esperança de não ser muito castigado, DESEJO UM FELIZ ANIVERSÁRIO a uma pessoa que vale a pena, muito a pena. Um abração do tamanho da tua generosidade!!!

    ResponderEliminar
  58. Amigos Luís e Gonçalo
    entre amigos esses atrasos não contam.
    Obrigado a vocês os dois e abraços para ambos.

    ResponderEliminar
  59. Pecado mortal, meu caro Luís ? Mas que exagero, desculpa.
    E, podes crer, não foi um grande dia, até foi chocho (como dizia a minha saudosa Avó...).
    Mas pronto, já cheguei a esa idade, e, infelizmente, muitos não chegam lá; agora vamos andando at´r ao próximo, e depois se verá...
    O único castigo que mereces é continuar a aturar-me como Amigo e admirador...
    Um abração "desses" também para ti.

    ResponderEliminar
  60. Parabéns Pinguim... já vêm um pouco atrasados... mas não queria deixar passar em branco esta data, neste dia de Páscoa, uma raridade!! Um abraço F

    ResponderEliminar
  61. Caro F
    não vêm nada, estás sempre a tempo; adiantados é que dizem que dá azar...
    Obrigado, amigo.
    Abraços por aí e até breve.

    ResponderEliminar
  62. Após a ( autorização do meu filhote ) não quis deixar de também eu lhe desejar os meus votos de Parabens, embora atrasadissimos!!!
    Mas o que conta é a intenção,assim pode ser que vá continuando a receber Parabens todos os dias, porque se o Natal é quando o homem quer!
    Porque não os aniversários?
    Um beijo de simpatia,desta kota mãe do:
    Graphic_Diary

    ResponderEliminar
  63. Minha Senhora
    Poderia estar à espera de felicitações de muita gente, e é um facto que não faltaram e não se resumiram às dos meus amig@s daqui do blog; foi a minha Mãe, os meus 4irmãos, amigos de infância, amigos de sempre e outras pessoas muito especiais, claro; mas, confesso não estaria à espera de uma tão grande satisfação, da Mãe de um Amigo, que ainda não conheço pessoalmente (situação a resolver muito brevemente), me enviar os parabéns; claro que há "antecedentes" pois houve em 2/3 posts do seu filho referências à Senhora, tendo até eu comparado a satisfação com que o seu filho se delicia com os seus cozinhados, com a mesma no que respeita aos da minha Mãe, mas que já vai com 85 anos, mas muito lúcidos e atentos.
    Também não faltou uma palavra pela data recente em que um vosso ente muito querido vos deixou, para eu aqilatar da formação que no vosso lar sempre existiu.
    Por todos estes factos, não é de todo descabido este comentário, mas para mim, são momentos como este, que fazem com que eu olhe a vida de uma forma positiva, pois é com gente assim que a Vida é bela.
    Um obrigado enorme, vindo muito cá de dentro e a certeza de que o seu filho "tem mesmo que ser" uma boa pessoa; com uma Mãe assim...
    Um beijinho carinhoso, se me permite.

    ResponderEliminar
  64. Pronto voltei do exílio tarde mas ainda a tempo de te desejar muitas felicidades e parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  65. Do exílio?
    Claro, que mais que a tempo...
    Um abraço agradecido.

    ResponderEliminar
  66. muitos parabéns amigo pinguim; embora atrasados, que tenho andado afastado da blogosfera. pronto!, agora para o ano já sei o dia, mesmo que ande afastado posso dar cá um saltinho... um grande abraço.

    ResponderEliminar
  67. Amigo André
    que tens andado afastado tenho visto eu; agora do atraso não me queixo, está descansado.
    Obrigado pelas tuas felicitações.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!