segunda-feira, 15 de março de 2010

Uns dias no Norte

Regressei hoje de uns dias passados no Norte, que foram bons, mas não foram óptimos… Isto porque eles estavam programados para serem passados num passeio com 4 pessoas (Duarte, o seu amigo Rich, eu e o Déjan) e como já se sabe o Déjan só chega a 26…

Assim, foi-me, nalguns momentos algo penoso estar sózinho, embora tenha uma presença garantida no Norte com ele na semana santa, em Braga, mais propriamente; o JP foi de uma amabilidade extrema e convidou-nos a passar ali esses dias, pelo que durante os dias iremos percorrer alguns belos locais do Minho, mas sempre regressando para jantar e dormir em Braga, onde teremos oportunidade de assistir às solenidades próprias da época.

Agora parámos primeiro no Porto, que o Rich não conhecia e demos a habitual volta pelos sítios mais emblemáticos da cidade e acabámos no “Adão” na marginal de Gaia, embora não tivesse a companhia dos habituais amig@s do Porto, pois o Déjan não estava presente.

No dia seguinte a visita foi a Guimarães que está cada vez mais interessante e a zona histórica é linda de verdade; lá almoçámos e depois tivemos um memorável jantar em casa de um amigo de há muitos anos do Duarte, divertido e super informal; o Carlos e a Cristina foram impecáveis, e muito agradável a presença dos filhos, genro, irmã e cunhado – conversou-se, comeu-se (bem), bebeu-se (melhor) e brincou-se muito.

No dia seguinte fomos até Braga, onde se nos juntou o sobrinho do Duarte - André – e o seu amigo luso-galego António; no agradabilíssimo jantar num restaurante a que quero voltar, tivemos a companhia do JP, charmoso e excelente conversador, como sempre. Vai ser um prazer reencontrá-lo, a ele e ao P, na semana santa.

No domingo visitámos duas jóias minhotas: Viana e Ponte de Lima (aqui com uma festa inesperada) antes de rumarmos a Vigo, única e grande desilusão destes dias: a cidade alegre e bonita que eu conhecia está transformada num mono, com um “casco viejo” quase fantasma e onde o cimento impera; teria sido bem melhor não termos lá ido jantar e dormir (e gastar dinheiro, claro).

E hoje regressámos. Agora as saudade são cada vez maiores e a expectativa sobre a vinda do Déjan, superlativa; foi marcada a data do exame para 23, curiosamente o dia do meu aniversário e que bela prenda o Déjan me poderá dar: a notícia de que acabou o curso!

Ao chegar fui de imediato à Catedral da Luz, comprar bilhetes (dos poucos que restavam) para irmos ver ao vivo a constelação de estrelas do Benfica ganhar ao Braga…o Déjan vai adorar.

48 comentários:

  1. ainda consegui bilhete para o jogo... ufffff... mas não no local onde queria... sujeição... vai ser uma enchente! e que outra bela prenda para ti, e para todos nós benfiquistas, uma grandiosa, esplendorosa, magnífica, indescritível, arrebatadora, fantástica, vitória! ai, ai, se perdermos vou chorar! abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo destas pequenas férias e não olhes muito para o relógio e para o calêndário já que eles nos próximos dias, pelo menos até dia 26, vão andar bem devagarinho.
    O pior será depois, já que de certeza irão compensar e correr depressa demais... Mas isto já tu sabes muito bem como é caro amigo.
    Muita saúde e esperemos que o Benfica não te deixe ficar mal na Catedral...
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Welcome back!! :)Ainda bem que ainda arranjaste bilhetes, senão iam ficar decepcionados... já tinhas falado nisso e tudo! :) beijinhos minhotos

    ResponderEliminar
  4. A mais valia do passeio foi terem apanhado bom tempo. Ao menos isso.
    Desta vez serviu para fazeres um tour de reconhecimento para daqui a uns dias disfrutares em pleno quer do passeio quer da companhia.
    Conheço muito mal o Norte, apenas de passagem quando visitei a Galiza, onde também não achei grande encanto a Vigo.
    Bem vindo aqui ao convívio.
    Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  5. não fui para o Minho mas para o Alto Douro e Arribes do Douro - um espectáculo em nada comparavel a um qualquer jogo de futebol e Fermozelle é uma vila deliciosa , construida em cima de penhascos , local de nascimento da Dona Urraca tia do Afonso Henriques - esse mesmo q foste visitar a Guimaraes
    (diga-se q o centro histórico de Guimaraes ´+e tb uma maravilha!!)

    ResponderEliminar
  6. Olha que maravilha de passeio, companhia, e contextos:) e tudo como preludio para algo ainda melhor e mais preenchido com o Dejan:)
    Upa upa:) Gosto de te ver assim...:)))))

    Abraco grande:))))

    ResponderEliminar
  7. bom regresso aqui às lides. tenho saudades de passear pelo norte, há muito tempo que ando por aqueles lados.
    votos para que estes dias que faltam, passem mais depressa.
    abração

    ResponderEliminar
  8. Foi uma pena não nos termos encontrado para jantar (com o Déjan seria melhor, mas ainda assim seria bom), se bem que também tivéssemos por cá um outro amigo de Lisboa (o que poderia "complicar" a disponibilidade). E foi pena essa má experiência em Vigo, que me faz lembrar que a movida local é para quem a conhece (nós, na companhia de locais, íamos sucessivamente a sítios interessantes e cheios de gente mas, sós, os mesmos sítios não tinham ninguém - o que se devia ao conhecimento dos ritmos das gentes que dão vida aos locais). Abraço e muita Luz ;-)

    ResponderEliminar
  9. André
    pois, os bilhetes que consegui também já são só no "coro" da Catedral, mas o que é importante é que vamos estar lá; vai ser um jogo memorável e vamos ganhar, vais ver que não vais chorar.
    Se quiseres encontramos-nos no Colombo, após o jogo, para comer alguma coisa...
    Abração.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Com senso
    a expectativa, por incrível que pareça, está mais centrada no dia 23 do que no dia 26, pois agora sei que vai chegar mesmo; queria era que me desse uma alegria antes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Eva
    o Minho é lindo; por acaso não andei pelos teus lados (passei em V.N.Famalicão apenas).
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    olha que acertaste mesmo na "mouche"; foi um reconhecimento para o que devo mostrar ao Déjan: devemos ir directos a Braga e daí visitar o que vimos agora, excepto Vigo e juntar o Gerês e Arcos e Ponte da Barca.
    E espero um tempo como este que apanhámos agora, claro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Greeentea
    eu sei que estiveste por terras diferentes e que valem bem a pena ser visitadas, mas não se pode ir a todo o lado...
    De qualquer forma, há tanto a ver no norte de Portugal...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Antínoo
    um enorme obrigado por me teres visitado e me ter dado a conhecer o teu blog que é bem o tipo de blog que eu gosto e vou começar a seguir com imenso prazer.
    Volta sempre que queiras pois isso dá-me prazer também, claro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Meu bom Hydra
    sim, vamos encará-lo como um prelúdio, para uma maravilhosa sinfonia que virá depois.
    Um abraço sempre muito amigo.

    ResponderEliminar
  16. Olá Miguel
    tu, como estás no meio, tens essa facilidade de ir abaixo ou acima com maior frequência, o que não é o meu caso; e ainda por cima sou um preguiçoso compulsivo...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  17. Luís
    a razão não foi só não estar o Déjan, pois eu estava com dois outros amigos que ninguém conhece e o nosso tempo era limitado, pois já fomos dormir fora do Porto. Apenas mantive, e bem, a escolha do restaurante, o "Adão", porque em equipa que ganha, não se deve mexer.
    Para outra altura ficará o abraço que gostaria de vos ter dado, assim como à Duxa, pois gostaria de ter conhecido o pimpolho dela...
    Abraços amigos.

    ResponderEliminar
  18. Faltam bem poucos dias, agora, amigão. Força aí! :-)

    ResponderEliminar
  19. Olá Edu
    pois são 10 agora...
    E a ansiedade parece um vulcão.
    Abração.

    ResponderEliminar
  20. sim senhor, rica vidinha senhor João:-D o norte sabe receber muito bem, com ou sem sotaque :-)
    apesar de te ter faltado o Déjan, acho que estavas a precisar assim de uns dias, voltem logo:-)

    Sobre o teu comentário da fiscalização preventiva da constitucionalidade do diploma, assim, do meu ponto de vista acho que foi o acto mais hipócrita e cínico que o Cavaco poderia ter feito. Ele sabia que claramente que o art. 3º ia ser declarado inconstitucional e por isso não o remeteu pa fiscalização do TC, pois sabia que sendo o diploma declarado inconstitucional ia voltar pa AR e aí a esquerda iria tratar de permitir a adopção e do ponto de vista do Cavaco, o "estrago" ia ser maior. E ainda assim pediu um parecer jurídico precisamente a uma entidade doutrinal que ele sabe partilhar quer da sua ideologia, quer da sua mentalidade, se ele queria uma opinião imparcial, ele sabe perfeitamente a quem teria que pedir, o constitucionalista Gomes Canotilho por exemplo que tem muitooooooooo mais qualificações para emitir um parecer deste género. Mas nem isso fez. Muito pelo contrário veio complicar muito mais a questão, com necessidades de revisões constitucionais e afins...enfim...

    Aparte das politiquices, obrigado pelo gentil comentário migo:-) Sou da opinião que a vida nos dá a aprender para nos aperfeiçoarmos emocional e axiologicamente, de forma a na altura certa aplicarmos o que aprendemos no passado. Por isso sou tão grato por tudo o que aconteceu, bom e especialmente o mau, caso contrário hoje não daria valor ao que dou:-)

    beijo nessa boxexa em forma de bomboca :-D obrigado por tudo!

    ResponderEliminar
  21. Bela zona o Minho, e tenho é saudades de voltar a Caldelas que é lindo, pois tem umas termas fantásticas e a pequena vila dentro do vale está num vale que é uma pérola da natureza! E é preciso que continues a dar força a ele para ter ânimo para fazer o exame. Quanto a futebol... aa... acho que dispenso ehehe.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Meu caro Ima
    ora aí está; nada melhor do que a opinião de quem sabe, para nos fazer abrir os olhos. E eu convencido que o Cavaco até tinha sido "porreiro", mas já devia ter aprendido que aquele gajo não dá ponto sem nó. Mas de qualquer forma a lei vai mesmo ser aprovada, estou convencido disso.

    Quanto ao resto, mantenho tudo o que te disse, e que tu aliás, confirmas aqui: é com os erros(?) do passado que se constrói o futuro.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  23. Olá Ricardo
    com a tua sugestão talvez dê um pulo até Caldelas; quem sabe?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Bem-vindo! Enquanto lia a tua afirmação de que não te sentiste completo no teu passeio, faltava-te o Déjan, eu lembrei-me de uma situação análoga que se passou comigo, eu estava "lá" até queria "lá" estar, mas parte de mim não estava... faz doer!
    Abracinho

    ResponderEliminar
  25. Seja bem vindo Pinguim!
    Já vi que se divertiu por lugares que eu também conheço...
    Não se divertiu em pleno pelo que sabemos, mas esteve de férias e com amigos espectaculares.
    Agora já falta pouco...
    Também estou a torcer pelo Déjan e pelo BENFICA!!!

    :)
    bjs

    ResponderEliminar
  26. Maria Teresa
    isso ainda é mais real quando todo o passeio estava planeado para ser feito com ele; fui um pouco "forçado" a fazê-lo, não me arrependo porque sei agora melhor onde devo ir com ele, e sobretudo por dois jantares muito interessantes; um em Guimarães e outro em Braga.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Mz
    qualquer dia zango-me contigo, por causa do tratamento que continuas a fazer sem ser por "tu": dou-te o exemplo da pessoa que comentou antes de ti, a Maria Teresa; decerto seria mais polido o tratamento por você; mas estipulei que aqui no blog trataria toda a gente por tu; e hoje sentia-me completamente ridículo se tratasse a Maria Teresa doutra forma daquela que uso; e não tenho menos respeito por ela...antes pelo contrário.
    Ok, fica combinado???
    Quanto a diversão houve, mas limitada; para a semana vai ser melhor, estou certo e espero que o Benfica ajude, claro...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Bem vindo de volta! Ee vou eu até em breve vou eu dar uma voltinha até Guimarães! :)

    Abraço*

    ResponderEliminar
  29. Acompanhei a viagem ao Norte de Portugal com muita atencao... Nunca estive lá... Tenho um convite já há anos para passar umas férias na Quinta "no D'ouro") dos Homem de Mello mas nunca pude ir... Um dia! Que boas notícias - e nao estou falando só sobre os bilhetes - sim também sobre o término do curso! Uma nova etapa da vida... Assim o desejo... Tudo de bom, caro amigo!

    ResponderEliminar
  30. Pela tua descrição o passeio foi realmente bonito. Noto que nos últimos anos, as autarquias portuguesas têm feito um esforço para preservar o espírito das coisas genuínas das suas localidades. Com algumas excepções, é claro! Mas, o Minho é um caso de sucesso...

    Em relação às saudades, claro que a espera dói, mas compensa. Espero que estejamos juntos, em espírito, na alegria do jogo da "Catedral".

    Abraço!

    ResponderEliminar
  31. Do you believe...
    Guimarães está linda!!!!
    Aquele centro histórico é mesmo fantástico.
    Que passes um tempo bom.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Caro Ricardo
    com muita pena minha nunca visitei uma dessas quintas do Douro, mas sei que são fabulosas e algumas delas têm um turismo rural de excepção.
    Quando puderes aceita o convite, pois nunca te arrependerás.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  33. Caro Sócrates
    um exemplo flagrante do que dizes, no aspecto impecável da recuperação e conservação do património, é Ponte de Lima - tu não vês um único edifício abandonado e admiras-te a cada passo pela beleza dos edifícios; perfeitamente fascinante!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  34. São locais a ir, regressar e voltar a ir, pois ainda nos fazem ter alguma réstea de esperança no panorama que o programa da conservação do nosso património nos não tem oferecido; sente-se um abandono ... qual abandono, pior, destruição mesmo, que se tem assistido por esse Portugal fora, com a descaracterização da paisagem que as autarquias têm permitido.
    Conservam meia dúzia de edifícios (para lançar areia para os olhos dos outros, fazendo-nos de tolos) e depois é o nada ... o salve-se quem puder, é o deixar fazer de tudo, em que tudo é permitido quanto o dinheiro pode comprar, e neste processo quem perde somos todos nós, que ficamos só com a recordação e as fotografias ... são estas últimas que, frias e neutras, nos mostram o que perdemos!
    Abraço grande e continuação de bons passeios, sobretudo quando tiveres o teu companheiro ao lado, e já agora, que ele te ofereça a prenda nos teus anos :)

    ResponderEliminar
  35. Olá Manel
    por concordar com o que dizes, admirei tanto Ponte de Lima onde não ia há muito tempo. E a zona histórica de Guimarães, está claro.
    Mas olha que não é só cá: em Espanha, Vigo que tinha algum encanto, está medonha!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  36. pois... foi pena o Déjan n estar contigo... mas sempre deu pra mudar de ares.. heheh

    abc

    ResponderEliminar
  37. Sete
    não esteve, mas vai estar; não aguento esta ansiedade...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  38. Meu amigo, que bom que estas a sentir os cheiros e toques de teu amor logo logo.Aproveita tudinho.
    Eu aqui estou muito triste pois acho que meu emprego nao vai vingar. Tinha planos de morar com meu garoto e mudar minha vida. Acho que estou ficando velho para estes baques. Me sinto fraco, mas vou tocando. Beijo
    paulo

    ResponderEliminar
  39. Norte é lindo lindo. Aconselho a todos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Paulo
    estou a viver momentos de muita ansiedade; penso que tu, por viveres situação idêntica, poderás compreender-me melhor que ninguém.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  41. Brown Eyes
    e quando há muito se não ia lá, ainda nos parece mais belo.
    O Minho é dos locais mais belos de Portugal.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  42. Bom dia amigo!

    Passei para te deixar um abraço, porque vou estar afastado da blogosfera por um tempo.

    Qualquer dia volto...

    Tudo de bom para ti

    ResponderEliminar
  43. Olá Francisco
    estive mais de uma hora no teu blog, mas já está em dia...eheheh.
    Que passes um tempo óptimo e regressa com notícias tuas; o prémio do melhor conto já não é surpresa e está muito bem entregue, embora tivesse votado noutro, por razões óbvias.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. Mas também já não faltam muitos dias para i teu rapaz estar por cá. Tenho pena de não te ter encontrado por cá mas estou certo que oportunidades não faltaram. Em Agosto eu e o Theo daremos um saltinho ai por Lisboa com certeza. Um abraço.
    PS: Todos os anos passo nessa ponte na altura das Feiras Novas. Há pessoas que dizem que já tiveram de me carregar as costas nessa ponto num certo ano, mas a verdade é que não me lembro… Porque será? :p

    ResponderEliminar
  45. Ola ola!
    Espero que tenhas gostado destes dias no Norte eheh e que as pessoas tenham recebido bem.
    Agora só falta mesmo voltares com o Dejan eheh
    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  46. Dias perfeitos ah?
    Também quero! Icluindo os bilhetes para a Luz com esse exacto desfecho! :)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  47. Olá Izzie
    eu diria dias quase perfeitos, por razões já explicadas.
    Quanto aos bilhetes para a Luz, se dúvidas havia(?) de que este Benfica é mesmo sensacional, ontem elas ficaram todas esclarecidas; amanhã irei comprar bilhetes para o novo embate europeu do Benfica, pois ainda cá apanha Déjan (será o Liverpool?).
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!