quinta-feira, 3 de março de 2011

Dalida

Dos meus tempos jovens, houve variadíssimos cantores de que fui ídolo.
Dentre eles havia uma senhora que eu sabia de ascendência egípcia, mas que exerceu quase sempre a sua actividade em França. Chamava-se Dalida, e embora não tivesse uma voz "do outro mundo" ouvia-se muito bem, e eu achava-lhe um piadão por causa do seu modo de usar a língua francesa, com um acento muito próprio. Morreu nova, tendo-se suicidado; já o havia tentado anos antes de uma forma dramática, pois ocorreu essa tentativa após ter interpretado no então muito popular Festival de San Remo uma canção com o seu amor, o cantor Luigi Tenco. O júri viria a desclassificá-los e Tenco matou-se como forma de protesto; Dalida tentou o mesmo fim, mas não o conseguiu e após estes acontecimentos a sua vida pessoal nunca mais foi a mesma, com vários romances e acabou por não suportar mais a vida.
Cantou em variados idiomas e aqui deixo dois exemplos: um em castelhano, de um dos seus maiores êxitos "Gigi, l'amoroso" e outro em hebreu, de uma popular canção israelita.
Há muito andava com vontade de prestar uma homenagem a Dalida e o empurrão foi-me dado quando vi o primeiro vídeo aqui.

28 comentários:

  1. Excelente homenagem.
    Notou-se nas tuas palavras que gostaste dela :)
    Em relação ao facto da morte dela ter sido suicídio... wow até me arrepio só de pensar que as pessoas deixam assim a vida, por vontade própria enquanto outros tentam sobrevivê-la!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. DOs idosos com certeza que muitos não se lembram... :(

    ResponderEliminar
  3. meu caro, que bom teres aqui lembrado a Dalida. há clips no YouTube dela a a cantar o Je Souis Malade, que são absolutamente arrepiantes.
    achei curioso teres posto o Hava Nagila, uma canção que conheço desde pequeno, e acho que nunca tinha ouvido a Dalida a cantá-la.
    abração

    ResponderEliminar
  4. Também não conhecia esta interpretação do Hava Nagila! Fantástica! Sabia que ela se tinha suicidado, mas não sabia o contexto. Obrigado, pinguim.

    ResponderEliminar
  5. Cláudia
    ela viveu os últimos anos da sua vida numa constante depressão; depois da tentativa de suicídio, ainda voltou a cantar sempre muito acarinhada pelo público e na procura do amor foi muito infeliz, pois uma das suas últimas relações, se suicidou também.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Cláudia
    também aqui neste blog os idosos encontram sempre apoio que infelizmente tanto lhes é negado.
    Já por várias vezes chamei a atenção para esse verdadeiro problema da sociedade portuguesa: o abandono de tanto idoso à sua sorte e à sua solidão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Miguel
    eu só não pus mais vídeos para não sobrecarregar o post, pois teria escolhido uma canção em francês (ficou célebre o "Paroles...Paroles" com a voz do Alain Delon) e uma na língua árabe.
    Quanto ao Hava Nagila deve ser das músicas cantadas por mais intérpretes; aqui reside o curioso de Dalida ser egípcia, embora de mãe italiana.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Coelho
    Dalida acaba por ser uma figura trágica, como o foi por exemplo Maria Callas, cada uma no seu estilo, é óbvio.
    A sua interpretação do Hava Nagila é realmente muito boa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. RE-COR-DA-ÇÕES, associadas a momentos muito bem passados:):):)
    Almas perturbadas que "mexem" muito comigo...
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  10. Maria Teresa
    acho que toda a gente da nossa idade associa recordações pessoais às canções de Dalida.
    E sim, ela era uma alma conturbada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. J'adore! Tendo nascido em França, foi uma cantora que ouvi desde pequenino!

    ResponderEliminar
  12. Joaquim
    nunca pensei que a Dalida fosse tão conhecida.
    Fico muito satisfeito.
    abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Homenagem encantadora e romagem de saudade ao meu passado:))

    ResponderEliminar
  14. Justine
    ao teu passado, ao meu e ao de muita gente; e espero que haja alguém mais novo que tenha sabido da existência desta tão saudosa cantora.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia ;O
    De vez em quando aprendo algo novo por aqui! eheh
    Pena o final trágico desta artista! :/

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigado, desconhecia por completo esta fabulosa voz.

    Amanhã coloco um post, com uma musica da senhora. Vou procurar outras musicas no youtube

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Cp
    se soubesses a satisfação que para mim representa um comentário como o teu...
    É principalmente para quem nunca tinha ouvido falar de Dalida que este post foi feito.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Francisco
    há lá muitas; eu hesitei imenso nas escolhidas. Estive quase tentado a pôr a que concorreu ao tal festival e que ela cantava com o Luigi Tenco...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. No meu mp3 tenho duas músicas da Dalida: "Paroles" com Alain Delon e "Je suis malade" com Serge Lama.
    Qualquer uma das canções se ouve muito bem, e Dalida além de uma voz diferente, tinha aquele sotaque característico dos que não têm o francês como primeira língua.
    Para mim é mais um caso de música de que gosto e simultaneamente uma forma de fugir ao mainstream da música anglo-saxónica com que somos constantemente bombardeados.
    É que ainda sou daqueles que foram muito influenciados pela cultura francesa!

    ResponderEliminar
  20. Lear
    não foste só tu; a cultura francesa, até não há muito tempo, foi sempre onde nós portugueses, fomos beber.
    Recordo-me que grande parte dos livros que li na juventude eram escritos em francês: dos "Livres de Poche" e da "J'ai Lú", que ainda conservo.
    A Nouvelle Vague trouxe-nos realizadores fabulosos, como Truffaut, Godard, Malle e Rhommer.
    E na música, podemos ir do popular (Adamo, Vartan, Halliday) ao mais culto (Brell, Brassens, Grecco, Barbara).
    E Dalida tem o seu lugar com o seu "accent" tão característico e inigualável.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Uma senhore muito à frente, sim senhor!

    ResponderEliminar
  22. Angelo
    para o seu tempo, sem dúvida que o foi.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Lembro-me tão bem de a ouvir.
    Mas o fim dela já era previsto.
    Boa lembrança.

    ResponderEliminar
  24. Cream
    completamente; a sua morte começou no suicídio de Luigi Tenco...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Eu ainda não falei de Dalida no meu blog, porque estranhamente não consigo gostar, é verdade que já tenho dificuldade em gostar de antigos interpretes que não escrevam as próprias musicas...
    Se a Carla Bruni escreveu as musicas... todos conseguem hahaha

    ResponderEliminar
  26. TUSB
    eu não ligo muito a isso de escrever as próprias músicas; claro que um cantor que seja autor das melodias que canta se valoriza, mas há tanta gente, em todo o lado, a cantar melodias de outros e que o faz excelentemente...
    Talvez a tua menor apetência pela Dalida seja, por um lado por ter sido uma cantora que variava muito os idiomas das suas canções e por o francês dela não ter uma pronúncia pura; mas esta última questão, tornava-a única.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Ai Dalida, Dalida... sempre presença assidua no meu mp3 a enrolar os "eres".

    Parabéns pelo tópico nunca são demais quando se quer fazer lembrar uma diva como Dalida!

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Caro Anónimo
    fico satisfeito por ter postado algo que vai ao encontro dos teus gostos musicais.
    Só tenho pena que não haja um nome sem ser "Anónimo"...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!