segunda-feira, 21 de março de 2011

A explicação do "porquê"

E que tal "perder" 14 minutos do seu tempo e ver este vídeo? Eu sei que quando aparece na blogosfera um vídeo longo, e aparentemente "chato", a tendência é ignorá-lo e passá-lo à frente.
Não importa; se houver meia dúzia de pessoas que o vejam, já fico satisfeito. E mesmo que as não haja, fico bem comigo mesmo em deixar esta mensagem aqui no meu blog.
Este vídeo explica muita coisa e mostra-nos que os problemas que hoje enfrentamos aqui em Portugal têm uma explicação, uma raiz que será muito difícil erradicar.
Entrámos numa espiral diabólica, de que é difícil sair e isto ultrapassa as políticas e os políticos portugueses, que apenas fazem parte de toda a engrenagem.
Peço desculpa, não estou a dizer que Sócrates tem razão; ele é apenas uma peça, como o será amanhã Passos Coelho e que não se resolve com protestos de rua ou com políticas de descontentamento defendendo os trabalhadores. Trabalhadores e reformados, estudantes e desempregados somos todos os que sofremos.
Por culpa de quem?
Talvez o vídeo ajude a explicar...

24 comentários:

  1. Estou a descarregá-lo, para o ver depois. Veremos...

    ResponderEliminar
  2. Luís
    interessam-me bastante as opiniões e daí o interesse em saber da tua.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de o ver, de uma ponta à outra. Acho que há um conceito a ter em conta, que é o de que devemos cobrar à Banca a crise que fabricaram, em vez de nos deixarmos quebrar por ela. Em minha opinião é um bocado maçudo, o vídeo, e complexo. Tem a ver com a minha "ignorância" e quase total desinteresse por muito do que é abordado. Mas vale a pena ver e ficar atento aos perigos e aos supostos factos que ele enuncia.

    ResponderEliminar
  4. Cruzes!!! O Teixeira dos Santos que não saiba disto senão o lápis azul corre pelo blogger... loooooooooooool



    Stay Well

    ResponderEliminar
  5. Luís
    concordo contigo; é um pouco repetitivo e alterna as políticas económicas americanas com os dos outros países, mas há muita lógica no que está ali dito.
    Hoje, somos "fantoches" nas mãos de grandes grupos económicos que ninguém sabe muito bem quem são e pior ainda, não sabemos como se vai sair disto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Nelson
    penso que o Teixeira dos Santos estará farto de saber disto tudo.
    Mas que pode ele fazer? Ele ou outro que o venha substituir...
    Farto-me de rir com aquele idiota do Medina Carreira que só sabe dizer mal de tudo, gostava de saber como ele saía deste monte de trabalhos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. É de crucial importância as pessoas começarem a entender o que se está a passar no mundo e tentar perceber a razão desta crise global. É o que eu tenho andado a fazer estes 2 últimos meses. Há cada vez mais gente a descobrir esta gigantesta tramóia orquestrada por estes "Roquefellers" e afins. O próximo passo será um governo mundial, uma New World Order, ou um "1984" profetizado pelo George Orwell. A tecnologia já a temos, sofisticadíssima. Paranoia? Não sei não. Oxalá esteja errado.

    ResponderEliminar
  8. Duarte
    eu não entro, como sabes, nesse jogo, que é "areia demais para a minha camioneta".
    Apenas puseste vídeo aqui porque explica algo que tem a ver com a situação do nosso país e é uma explicação para ela, e para que as pessoas não pensem que só o facto de se mudar de política, alguma coisa se modificaria.
    As alusões e são muitas, aos grandes problemas, por exemplo dos americanos, estou um pouco a leste deles, e também eles têm, por um lado, recursos que nós não temos, e, por outro lado, não estarão isentos na criação destes grupos económicos, que "por acaso" estão todos sediados nos EUA.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Olá Pinguim!!
    Primeiro quero dizer que o senhor tem uma voz bem americana eheh.
    Pena que quem devia ver isto não o irá fazer. Bem “esses” também sabem bem o que fizeram não precisam que ninguém lhes diga!! Ainda bem que ele decidiu não se embrenhar muito nos assuntos de Portugal se não nunca mais não saia daqui…
    Enfim, é tudo muito bonito mas se nos recusarmos a pagar a divida levamos um pontapé no traseiro. Por isso estamos meio entre a espada e a parede!!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. André
    infelizmente este vídeo não é passado no FB, nem provoca manifestações.
    Era bom que o vissem muitas pessoas que foram protestar na rua e com razão, as difíceis condições em que estamos a viver. Mas o que se tira disso, dessa manifestação, além do protesto; resolveu-se alguma coisa?
    Resolve-se algo com novas eleições?
    Tantas perguntas sem resposta...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Já tinha saudades de passar por aqui mas tenho andado a "galope" para fazer montanhas de tarefas...
    Quanto ao vídeo é uma análise detalhada da crise que se atravessa e sem fim à vista...creio que os nossos políticos conhecem bem este "estudo"...e eu que entendo muito pouco de economia mundial, estou totalmente às escuras...
    Entregues aos "bichos" é a situação de todos nós...

    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  12. Maria Teresa
    depois de ver o vídeo, quer se perceba muito ou pouco de economia mundial, penso que chegamos à conclusão que estamos mesmo TODOS entregues aos "bichos".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. pinguim ainda não tinha tido oportunidade de comentar todos os teus posts. A minha vida cada vez tem menos tempo livre por isso vou-te visitando a correr. Este vídeo foi-me enviado por email depois de tu já o teres publiado, apoveitei e publiquei. Tudo o que é referido nele já nós o sabiamos, não com estes detalhes nem o motivo de fundo de os países estarem a sofrer um grande abalo financeiro mas sabiamos que se isto estava a acontecer era porque interessava a alguém. Nada é por acaso e a insistência numa política destruidora interessa a alguém. Espero que se faça algo. Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  14. Mary
    começa a ser assustador o tipo de informação que nos vem chegando.
    Já viste o documentário que ganhou este ano o Óscar? Chama-se "Inside Job" e vale a pena...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Tinha escrito tanta coisa e esta m... não foi publicada.

    Dizia eu que este vídeo tem pontos pertinentes, mas que acabam por se perder no meio de algum fanatismo. Sendo um teorista da conspiração, que já fez as mais absurdas acusações, este senhor entra por caminhos que se desviam da razão, nomeadamente ao confundir o estado social alargado, que ajuda verdadeiramente muita agente, com instrumento de controlo que interessa evitar (talvez a pretexto da agenda republicana norte-americana de impedir a wealth-care - eu também posso conspirar). Depois também há a conversa da inflação e dos triliões de dólares que vão para alguns bancos privados, mas se a inflação atingir os patamares do Zimbabwe e houver um colapso financeiro, esse dinherio não perderá o valor? E esses bancos terão interesse nisso? Há um paralelismo que se pode fazer com uma realidade que nos é mais próxima: nós podemos pedir um empréstimo ao banco e o banco fará tudo para ganhar o máximo de dinheiro possível com esse negócio, mas em última análise nós é que precisamos do dinheiro, nós é que o negociamos e nós é que temos de ver se precisamos verdadeiramente e e o queremos, sabendo o que nos vai custar. Podemos dizer perante isto que o banco nos está a enganar? Se calhar até nos engana, mas o carro e a casa são tão giros.

    Resumindo: interessante, nalguns pontos, pertinente, mas confuso e demagógico... o que é pena, porque alguns argumentos fazem sentido na discussão por um mundo melhor e mais justo.

    ResponderEliminar
  16. Johnny
    estou muito de acordo contigo; publiquei o vídeo, porque explica de certa forma, no que a nós diz respeito, como perdemos de uma forma que quase penso irreversível, a nossa autonomia, passando a ser simples "marionettes" num jogo completamente viciado.
    De resto, é um tipo americano, e embora demasiado redutora, esta frase explica muita coisa sobre o autor,
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Na verdade, eu ainda acredito num conjunto de soluções económicas muito viàveis que continuam embargadas pelo embaraço e pelo vício político neste jogo com a vida dos governados. As parcerias publico-privadas, a remodelação do sistema governamental, da função pública, incentivos à concorrência e à sua mediação, reformas estruturais no sistema juridico, acrescimo das medidas de combate à fuga fiscal, finalizar processos como o do BPN e encontrar de vez uma solução para a REFER, apostar nas energias renovávais, no turismo e bem como outras medidas que nos aproximassem de modelos de gestão europeus bem sucedidos como o da Suiça seriam muito bem vindos...

    ResponderEliminar
  18. Nelson
    não tenho qualquer dúvidas que qualquer das medidas que enumeras resultariam numa melhoria da nossa situação económica.
    O que resta saber é se seriam suficientes, perante a voracidade dos mercados.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente, a partir do momento em que se "apertasse o cerco" à arrogância do sistema bancário, se reorganizasse o sector estado com reformas estruturais várias e se mexesse no código contributivo de forma a que a cobrança fiscal atendesse minimamente às diferenças socio-económicas do contribuinte, não à mercado que resista...


    Stay Well

    ResponderEliminar
  20. Nelson
    mas será que um qualquer governo, nomeadamente o nosso, tem poder para "apertar o cerco" à arrogância do sistema bancário?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Esse sim é o fundo da questão... Mas sobre isso há demasiado a pensar...

    ResponderEliminar
  22. Nelson
    Completamente de acordo.
    Abração.

    ResponderEliminar
  23. Meu caro, pouco há a acrescentar ao que já foi dito. Acho que o vídeo peca por algum fanatismo e demagogia, mas pelo menos põe as pessoas a pensar e talvez abra alguns olhos. Para quem não perceba nada do assunto pode sentir-se um bocadinho perdido, mas a maioria dos temas até são de fácil compreensão. depois basta cada um fazer o seu juizo.

    ResponderEliminar
  24. Um coelho
    há exactamente essa grande reserva do autor ser "americano"...
    Mas, como bem dizes, nem é preciso ser um perito para entender que a "procissão ainda vai no adro".
    Se, e quando chegar a vez de Espanha os fundos comunitários não chegarem para a ajuda a este país, para onde vai o euro?
    O que na realidade está a acontecer é um cerco à moeda única, e forçando o elo mais fraco:os países periféricos.
    Eles querem lá saber das miseráveis economias da Roménia ou da Bulgária; não estão na zona euro...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!