quinta-feira, 7 de junho de 2012

"Penélope"...e algumas considerações sobre a Cultura

Voltei ao teatro, pois teatro é Cultura e o ser humano, sem Cultura morre...
Fui ver mais um espectáculo dos Artistas Unidos, no Teatro da Politécnica, de seu nome "Penélope", da autoria do irlandês Enda Walsh, numa encenação de Jorge Silva Melo.
São quatro homens apenas e falam entre si sobre tudo e nada, mas principalmente sobre salsichas, num cenário tremendamente kitsch, de uma sinceridade brega tão verdadeira que nos cega e nos comove.
«A mente é um balde de enguias» é uma das muitas tiradas humorísticas do texto, uma das marcas firmes de Enda Walsh, autor da peça, numa adaptação de Jorge Silva Melo. Estamos perante um espectáculo fascinante, de deixas acutilantes e ricas de uma comédia repleta de subterfúgios muito explícitos.
A conversa mantém-se animada, recordando o momento em que recebem a barbacoa — objecto central do palco — de remetente indefinido, e descobrindo mais tarde que partilharam do mesmo sonho na noite anterior: a tal barbacoa a arder, anunciando a morte. É com este pretexto que surge o nome de Penélope (Joana Barros) pela primeira vez. Em momentos repetidos, os quatro (João Vaz, José Neves, Pedro Carraca e Pedro Luzindro) apresentam estratégias distintas para conquistar Penélope, «um amor inconquistável» e que não se deixa levar pelas fracasdeclarações de quatro fracos humanos. Em vão.
À medida que a trama se desenvolve, é visível a mutação das personalidades distorcidas de cada um deles, e a morte vem ao de cima através de uma epifania.
Estes são os quatro sobreviventes entre quase cem, vivendo no fundo de uma piscina à espera de conquistar Penélope.
As interpretações são seguras e saliento dentro todas a de Pedro Carraca.

A sessão a que fui era a uma hora pouco habitual - 19 horas - mas muito convidativa; no entanto, comigo éramos 7 os espectadores...
Pois, a Cultura de que falo no início, perante a crise, "apaga-se", e esse apagão não é só da parte do público, que terá mais onde gastar o pouco que tem, (embora o preço do bilhete fosse apenas de 5 euros), mas principalmente de quem deve zelar por ela, a nível nacional.
A Cultura, de há muito a esta parte, tem sido sempre o "patinho feio" dos governos sucessivos, a ponto de um deles ter tido como respectivo secretário de estado, um inenarrável Pedro Santana Lopes que até conseguiu pôr Chopin a tocar violino...
Mas, no actual Governo e com a austeridade que o comanda está a atingir-se a estaca zero para a Cultura, sem apoio no cinema, sem comparticipação para as companhias de teatro, no desleixo nos museus, eu sei lá...
Esta continuada política de falta de apoio à cultura já levou para fora do país nomes como Helena Vieira da Silva, Paula Rego e Maria João Pires, entre outros.
Somos assim tão ricos que culturalmente nos possamos permitir esta situação?
Para cúmulo, perdemos no espaço de uma semana dois vultos importantes da nossa Cultura: o cineasta Fernando Lopes e o músico Bernardo Sasseti.
Não menosprezemos a Cultura, pois a Cultura não é elitista, há cultura num Grupo Folclórico, como numa companhia de teatro amador. Direi mais e numa perspectiva subjectiva a cultura (não a Cultura), é tão importante que ela é responsável pela falência de tantas relações afectivas, como os factores sexuais, por exemplo. Quantas relações não terminam porque as duas pessoas não se entendem culturalmente?

E deixo-vos com dois vídeos exemplificativos do que é a Cultura; dois exemplos muito diferentes, mas ambos magníficos, um na música, outro na sétima arte.






34 comentários:

  1. Bem Pinguim, o segundo exemplo de cultura que colocas aqui é genial. Para mim "O Grande Ditador" ("The Great Dictator" de 1940) de Charles Chaplin é, quanto a mim, um dos melhores filme que alguma vez foram feitos. E o monólogo deste vídeo está ainda tão actual (e tão em voga) que até arrepia (e assusta)... Obrigado João.

    ResponderEliminar
  2. Caro João! que bela surpresa esta, logo pela manhã de um dia feriado! Os teus comentários a propósito da vivência cultural são muito pertinentes. Penso que para além de todos os instrumentos informáticos (internet) que nos disponibilazam informação em catadupas sobre o que for, o contacto "em carne e osso" com actividades culturais distintas (desde a leitura em papel até ao teatro passando por milhentas outras), é uma experiêcia enriquecedora que nos toca directamente e que nos mantem em sintonia com a vida e com os sentimentos reais de quem nos rodeia, através dos olhos e dos sentimentos de seus criadores. Os exemplos que nos dás isso sublinham.O discurso do "Ditador" é uma pedrada no charco da vida real, completamente ajustado a todos os tempos e mais ainda ao presente. A Bartolli só pode fazer exultar a sensibilidade de quem a escuta, transportando-nos a outros níveis de entendimento e êxtase. Inexcedíveis!! Abraço por partilhares!

    ResponderEliminar
  3. Luís
    é precisamente pela sua incrível "actualidade" que eu o escolhi.
    Chaplin foi sem qualquer sombra de dúvida um génio.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos
    não sei porquê, mas talvez por ver a alegria com que aqueles cinco intérpretes agradeciam os merecidos aplausos após a sua representação, de...sete espectadores, eu de imediato comecei a fazer a ligação daquela visão da peça, ontem, com a situação da Cultura no nosso país e em geral.
    Como sou Carneiro, teve mesmo que sair uma postagem nesse sentido.
    E apeteceu-me mostrar dois momentos de "alta Cultura", com a Bartoli e o Chaplin.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Já fiquei um pouco mais culto, já sei onde vou gastar 5 euros :)

    Obrigado e bom Feriado

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Francisco
    não tenho a certeza, mas penso que terá sido a última representação da "Penélope" e o preço de ontem era por ser uma sessão àquela hora; mas também não será mais que 10...
    Bom feriado para ti também.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. E eu gosto muito da música sacra de Mozart, Exsultate, Missas, Requiem, Laudate Dominum, Ave Verum... embora me pareça que a Bartoli esteja cada vez mais a exagerar nos arrebiques barrocos.

    ResponderEliminar
  8. João, como sabes, tb a fui ver, mas não tenho esse jeito especial de colocar em palavras o que senti na altura. a tua descrição está muito boa.
    reparo bem nos dias das estreias, a politécnica, nos dias grátis, está cheia, nos outros dias, assistimos à peça na pequena sala nas traseiras... fui ver uma, e não me importei de pagar, pq queria mesmo ver, 10 € (e éramos uns 8, incluindo um actor que deve ter pago o preço especial para artistas).
    o grande ditador é um filme marco, a Cecília fez anos na semana passada (ouvi na antena 2).
    bjs.

    ResponderEliminar
  9. Adoro o Grande Ditador, filme excepcional!!

    ResponderEliminar
  10. João
    mas foram esses arrebiques barrocos que lhe deram nome, hehehe...
    Seja como for, a Bartoli tem uma voz poderosíssima.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Margarida
    quanto aos actores, o "discurso" quase no fim, do Pedro Carraca, é um grande momento e gostei de ver o João Vaz, aquele do anúncio do "Estou xim!", transformado num bom actor.
    Quanto ao público, o meu record foi há muitos anos, no Teatro Estúdio da Luzia Maria Martins, Na Feira Popular, onde éramos apenas dois espectadores..
    Sobre os dois vídeos, penso serem consensualmente bem aceites.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Frederico
    um dos melhores filmes jamais realizado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. o João Vaz é um excelente actor, pena estar mal aproveitado. julgo que pertence ao TNDMII.
    o discurso do P Carraca foi a cereja em cima do bolo, adorei!

    ResponderEliminar
  14. Margarida
    quem pertence ao TNDMII é o José Neves, o que está nesta foto que aui deixei...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. true, true, enganei-me no nome :D, a cara é essa mesma... bjs.

    ResponderEliminar
  16. Margarida
    assunto esclarecido.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. 7 espectadores num espectáculo dos Artistas Unidos! que tristeza.

    gostei muito do texto, levanta questões interessantes. Quanto ao preço que iremos pagar pelo actual desinvestimento na cultura, não tenho dúvidas de que será elevado e que não vai demorar muitos anos.
    estamos mesmo na miséria.

    ResponderEliminar
  18. Miguel
    é verdade; e eu que cheguei sobre a hora e sem bilhete, como não vi por ali quase ninguém, fui perguntar à menina que vendia os bilhetes, se ainda lugares...ela bem sorriu...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. A cultura tende a apagar-se com a crise ou somos, na generalidade, um povo com preguiça em pensar, preferindo os enlatados do cinema americano?
    Durante os meus anos de licenciatura frequentava um cinema em Viseu cuja plateia era, normalmente de 5 a 7 pessoas, contando cgo. Por lá passava apenas cinema de autor.

    Abraço,
    pv

    ResponderEliminar
  20. Paulo
    isto é o reflexo da falta de investimento na Cultura que sempre foi crónica no nosso país.
    Nem todos são auto-didactas...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Se fosse só a cultura... Perante a parangona da crise e da austeridade, há tanta coisa que está a ficar em causa. A cultura é apenas uma dessas faces. Infelizmente.

    Adoro Cecilia Bartoli. Na semana passada, fizeram um especial na Antena 2.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  22. Blog Liker
    tens razão, são demasiadas coisas, mas esta da Cultura dói-me mais, pois um país não pode viver dissociado dela.
    Mas para os burocratas servos que nos (des)governam, nada interessa senão prosseguir cegamente num caminho que destrói, por razões económicas, sociais e humanas, uma enorme percentagem do povo português.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. bom dia!
    confirmei na brochura dos AU: a peça está em cena até 30 de junho.
    4.ª feira é dia do espectador, a 5 €.
    bjs.

    ResponderEliminar
  24. Acrescentaria às perdas recentes na área da cultura o italiano Antonio Tabucci, mais português que muitos que aí andam.

    ResponderEliminar
  25. Coelho
    muito bem apontada, essa falha minha.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Margarida
    obrigado; informação que pode interessar ao Francisco...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Concordo com o Luís Verissimo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. Sérgio
    então e não é verdade?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. Adorei e ao mesmo tempo fiquei surpreso. Sete expectadores? O que está acontecendo com nosso mundo, querido amigo???? Assustante!

    ResponderEliminar
  30. Ricardo
    mais do que resultado da enorme crise económica que nos afecta a todos nós (quase todos...), portugueses, é uma consequência da ausência de políticas culturais bem estruturadas no nosso país de há muitos anos a esta parte.
    E agora pior, pois este governo pura e simplesmente ignora a Cultura.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  31. A cultura em Portugal tem sido relegada para quinto plano, sexto plano... bom, às tantas nem sei se continua a ter alguma importância! Este Governo, então, reduziu a cultura a algo totalmente supérfluo, impensável se pensarmos que é em países como este (onde o apego à cultura é tão escasso) que os incentivos são mais do que necessários.

    abraço :3

    P.S.: João, deixei de te ver pelo meu blogue. Estranhei a tua ausência. :(

    ResponderEliminar
  32. Mark
    quanto à cultura, estamos totalmente de acordo.
    Não estou esquecido do teu blog, mas atrasei-me dois dias sem ir aos blogs e fiquei logo com mais de 1000 postagens para ver no Google Reader e comecei de cima para baixo , na lista e fiquei ontem à noite a dois blogs do teu, pelo que lá irei hoje, ok?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. Um povo não cresce sem cultura, claro que não mas, também, não vive sem euros. Vegetar é o que parece que está a ser incutido na mentalidade europeia. Se assim não fosse não havia estes planos de austeridade que enforcam os europeus e em não permite que eles desenvolvam e se desenvolvam. Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Mary
    claro que o dinheiro não abunda e há prioridades.
    Se me falares que a nível familiar é mais importante comprar bens de alimentação do que um livro, não posso deixar de conversar.
    Mas a nível de Estado, continuam a gastar-se milhões com coisa pouco importantes e outras vergonhosas (salários e regalias sumptuosas para os altos quadros políticos económicos) e não se subsidiam formas de cultura essenciais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!