sábado, 2 de junho de 2012

Etiquetas

Sim, com isto e ainda com muitas mais coisas, se etiqueta a vida dos homossexuais. É destes clichés que se alimentam as homofobias que por aí capeiam.
E o pior é que mesmo aqueles que apenas desconhecem a realidade da vida dos homossexuais, das suas dificuldades no dia a dia, na sua boa fé, acreditam nestas "verdades" e fazem os seus juízos de valor e não conseguem discernir a mais simples das realidades: ninguém escolhe ser homossexual!
Os preconceitos existem porque são criados,não nascem sem ser semeados...

Num dos comentários recebidos relativos a esta postagem, o do André Benjamim, é contada, na íntegra uma história real que aconteceu no Brasil, não há muito tempo e cuja descrição completa veio publicada num artigo da revista "Época". Aqui deixo o link da postagem do André, e vão ler a história do Pedro e do João, que não darão por mal empregue o tempo  http://thoughloversbelostloveshallnot.blogspot.pt/2012/06/historia-de-pedro-e-joao.html

Fora do contexto, há dois ou três dias que não visito os vossos blogs,mas "vou tratar disso", embora eu nem queira olhar para o Google Reader...

54 comentários:

  1. É por isso que quer queiramos quer não, podemos (e devemos) - sejamos homossexuais ou não - desconstruir estas e outras etiquetas, estes e outro mitos, estas e outras "verdades".

    ResponderEliminar
  2. E é por isso, Luís, que aqui estou a fazer este post, embora saiba que a sua leitura seja feita maioritariamente por pessoas de espírito aberto, homossexuais ou não, como bem dizes.
    Mas há muita gente que visita este blog e pode ser que tenha algum resultado em pessoas menos
    esclarecidas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Hmmm pinguim, isso levar-nos-ia a uma discussão imensa... porque muitas destas "etiquetas" são exibidas com orgulho pela comunidade homossexual... (outras são obviamente puro disparate)...

    ResponderEliminar
  4. Sim, é verdade, as etiquetas são quase sempre muito perigosas! Obrigado, João, por nos recordares disso!

    ResponderEliminar
  5. preconceitos, medo, estupidez...
    bjs.

    ResponderEliminar
  6. iLoveMyShoes
    não sei se levaria, pois eu concordo inteiramente contigo.
    Dentro da própria comunidade homossexual estão variadíssimas razões que servem de argumento aos homofóbicos; os extremos são sempre condenáveis.
    Eu nunca pertenci a nenhuma organização LGBT e tenho muito respeito pelo trabalho que têm desenvolvido e sem o qual não poderia haver o suporte legal já conquistado.
    Mas eu, desde há muito, que luto pelos meus direitos, no que respeita à homossexualidade de uma forma mais directa e muito mais eficaz: fazendo uma vida normal no dia a dia, com a comunidade que me rodeia, mostrando que "apesar" de ser homossexual sou tão normal como toda a gente e isso destrói muitas destas etiquetas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. João
    é sempre muito mau, cair-se na generalização quando queremos caracterizar algo; e no caso da caracterização da homossexualidade, a caracterização é sempre mostrada do lado negativo, o que é ainda mais perigoso.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Margarida
    generalizaste estupendamente, com as três grandes causas da homofobia.
    O medo é importante, pois muitos dos homofóbicos são homossexuais recalcados.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. iLoveMyShoes
    eu sei disso perfeitamente e por isso me sinto perfeitamente identificado contigo nesse ponto de vista.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. As etiquetas nem sempre correspondem ao produto etiquetado.

    A necessidade de formatar - classificar - eu si lá - tanta coisa que não pode, nem deve, ser uniformizada é causa de momentos de frustração e infelicidade.

    Somos todos seres humanos, com vontade de alcançar a felicidade neste mundo (no outro, se é que existe, não sabemos o que irá acontecer).

    Gosto de pensar sobre 'as coisas'... e tu proporcionas-me isso, João.
    Com amizade, um abraço.

    PS: acreditas que posso chamar-te de amigo?

    ResponderEliminar
  11. Não posso estar mais de acordo contigo, quando dizes que muitos homofóbicos são gays "disfarçados e recalcados" que um dia não tiveram a coragem de viver a sua própria vida...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  12. Pedro
    olha que pergunta?
    Claro que sim e acredita que gostaria muito de te conhecer pessoalmente.
    Nem imaginas quantos bons amigos, daqueles mesmo bons, que a blogosfera já me proporcionou.
    Muitos deles já nem blog têm, mas continuamos a dar-nos muitíssimo bem.
    O mesmo espero que venha a acontecer contigo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Francisco
    e eu não falo de cor; tenho provas disso...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. João, que música deliciosa!

    Preconceitos, tal como dizes, algo que se dissemina, não nascendo connosco. Abraço

    ResponderEliminar
  15. Paulo
    os preconceitos estão na raiz de tudo...
    A música é do nosso "amigo" Rufus.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Speedy
    eu não me importava de a usar em certas ocasiões.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Caro João,
    Com muita pena minha não tenho podido visitar o blog. Mas agora voltei.
    Quanto a este post não posso estar mais de acordo, e sobretudo com a tua resposta ao iLoveMyShoes. Para além das muitas conquistas legais que já se fizeram, tem de se fazer a conquista mais importante e também a mais difícil, a da aceitação por parte da restante comunidade e para isso há que mostrar que os homossexuais são pessoas como quaisquer outras.
    Quanto à homofobia ela é apenas parte de um problema maior chamado preconceito.
    O preconceito, em todas as suas vertentes, é lixado!
    Preconceito esse que se traduz pelo medo e pela não aceitação do que é diferente de nós. Do que é diferente da norma, ou seja, do maioritário. Ele é a homofobia, o racismo, o sexismo, a xenofobia, etc.
    É algo que é intrínseco ao ser humano, mas é algo que tem de ser combatido com todas as nossas forças, caso contrário, as sociedades humanas nunca poderão melhorar, porque sociedades humanas melhores são sociedades constituídas por pessoas mais felizes e pessoas mais felizes são aquelas que podem ser o que genuinamente são, sem medos nem grilhetas.

    ResponderEliminar
  18. Lear
    o que é absurdo nesta situação, como noutras, é que tudo aquilo que é por demais evidente, também é o que mais difícil de ser aceite como normal.
    Apenas com exemplos continuados e silenciosos, as pessoas tendem a modificar finalmente a sua opinião.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Era tão bom podermos viver num mundo livre de preconceitos! Acho que acima de tudo, existe muito "gato escondido com rabo de fora" por aí...talvez por causa disso os preconceitos e os medos persistam.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Hórus
    os preconceitos continuarão a reinar enquanto nos escondermos, não só em máscaras, mas também em armários.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Odeio qualquer tipo de preconceito; seja ele de cariz social, racial, estético ou opção sexual. Odeio "etiquetas"! E luto, constantemente, para eliminar essa prática de meus alunos. Já sofri preconceitos por ser branca, por ser de classe pobre, por ser portuguesa. Porém, sempre constatei que aqueles que "adoram etiquetar", são sempre indivíduos mesquinhos, imbecis, ignorantes, complexados e inferiores no que diz respeito a SER HUMANO.
    Da parte que me toca, continuarei a arrancar toda a erva daninha que encontrar.

    ResponderEliminar
  22. Não sei quantos anos mais será preciso lutar para que se mudem mentalidades e se viva num mundo sem preconceitos...mas continuaremos a lutar!
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Rosa
    que o teu exemplo sirva para que muita gente faça o mesmo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Justine
    será necessário lutar por muitos e muitos anos, infelizmente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Este teu post fez-me lembrar, vá-se lá saber porquê, de um artigo que li há tempos na Revista Época, e que agora decidi publicar no meu blog, aqui: http://thoughloversbelostloveshallnot.blogspot.ch/2012/06/historia-de-pedro-e-joao.html Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  26. Enquanto certas etiquetas forem favoráveis, elas não desaparecem, quer para os do lado de lá, pelo medo do desconhecido/da diferença, quer para os do lado de cá, pelo comodismo e cobardia.

    As mulheres e as pessoas de cor não branca tiveram de lutar por aquilo que acreditavam (?) sobretudo porque não podiam esconder aquilo que são.

    E "nós", as bichas modernas? (suspiro)

    ResponderEliminar
  27. André
    tem muita relação, sim senhor, e como mais uma vez verifico, os comentários acrescentam muitas vezes algo à postagem , pelo que vou fazer uma adenda, no final do post, ligando ao link que aqui deixas, pois a história que lá contas deve ser lida pela maior parte das pessoas.
    Obrigado.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  28. Nuno
    nós, temos um trabalho a fazer, cada um de nós: sermos nós por inteiro, sem medo e sem alaridos, para mostrarmos aos outros que não somos diferentes deles.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. APOIADO!

    Sobretudo, temos o mesmo direito que TODOS os outros!

    ResponderEliminar
  30. Nuno
    fico muito satisfeito de ver o teu apoio.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. A NOSSA luta continua!

    Agradecendo a postagem e linkagem para o despertar de consciências!!

    João- Nuno- André!

    ResponderEliminar
  32. João
    felizmente somos cada vez mais a pensar desta forma.
    E por sermos cada vez mais, eu, que nas primeiras marchas, aqui em Lisboa, ficava no passeio a ver, agora integro-me nelas, pois vejo lá muita gente como eu, como tu, como o Nuno e como o André...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. é ainda estou me recuperando, mas já voltei a escrever no blog, obrigado pela preocupação :)

    ResponderEliminar
  34. Faço as palavras do comentario do Pedro, as minhas palavras...
    Abraços

    ResponderEliminar
  35. Frederico
    é bom ver-te por aqui de novo.
    Votos de rápida e total recuperação.
    Abraço amigo,

    ResponderEliminar
  36. Ro
    na parte que me toca, da Amizade, ela é recíproca.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  37. Mitos completamente infundados com origem em preconceitos abomináveis. O pior é que ainda há imensa gente que pensa assim.

    O ideal seria extirpar o preconceito da face da Terra. É irrealizável. Sempre existirão mitos e preconceitos. Ao mínimo sinal de diferença, haverá alguém a espreitar numa esquina, pronto a lançar o seu veneno. É o ser humano.

    Abraço, meu querido João. :3

    ResponderEliminar
  38. Mark
    por muito que se lute por igualdade; por muitos direitos que se conquistem, os preconceitos vencerão sempre.
    Só numa sociedade utópica isso não acontecerá, infelizmente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  39. Realmente são rótulos bem parvos! Um abraço

    ResponderEliminar
  40. Sérgio
    é verdade, mas existem e alguns estão mesmo quase "institucionalizados".
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  41. É que há homossexuais e HOMOSSEXUAIS... assim como há heteros e HETEROS e por aí vai...políticos e POLÍTICOS... mulheres e MULHERES.. homens e HOMENS. Enfim, pessoas...

    Entendo, que tem muito homossexual de nome público (e não)que vive fazendo coisas erradas (muitas) e tendo atitudes péssimas. Sabemos que isso não está ligado ao fato dele ser homossexual(heterossexual- mulher -homem -político), e sim, ao seu caráter como pessoa. Só que a maioria não vai compreendê-lo por ser uma pessoa - e sim, neste caso - por ser homossexual.

    Penso que é isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. tenho de confessar que achei esta lista de preconceitos muito divertida, um belo exercício de humor. de facto, parecem coisas tão absurdas, para nós que vemos a homossexualidade a partir de dentro, que só pode ser um exercício de humor.

    o pior, como muito bem referes, é quando nos lembramos de que há muitas pessoas que acreditam piamente nestas pseudo-verdades, e que quando as pessoas acreditam nelas, deixam de ter piada e tornam-se monstruosas.

    conheço algumas pessoas que partilham alguns destes clichés. e nunca consigo decidir se as hei-de desprezar ou se hei-de persistir na minha amizade por elas, que é grande e profunda.

    abração

    ResponderEliminar
  43. Miguel
    eu acho que sou feliz até nisso; não por opção, mas se calhar por acaso, não consta do meu rol de amizades verdadeiras, ninguém realmente homofóbico.
    Terá sido um sexto sentido que sempre me orientou na escolha das amizades?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  44. João:
    Aqui estou,como já te tinha dito. Este tema que trazes nesta " etiqueta" é mais um para sérias reflexões. Já cliquei onde nos sugeriste e li a história do Pedro e do João. Fiquei impressionada. E, dado que a ligação com o trabalho que aqui apresentas é bem patente, passo a confirmar-te o que já te disse, não me lembro quando.
    Muitas vezes, tenho a sensação que não sou de cá ou que ando nas nuvens. A homofobia é uma realidade e eu ainda não tinha dado bem por isso. E já te disse porquê. É que, para mim, estas questões não se põem. As pessoas são como são e está tudo dito. E, depois, tenho amigos gay e amigas lésbicas e habituei-me a lidar, com toda a naturalidade, com estas situações. Assumir-se ou não se assumir, tal como se é, eis a questão. Mas, é assim com tudo. Quanta discriminação não existe para além da sexualidade das pessoas? O mundo é assim mesmo. Isto não significa algum conformismo da minha parte. Ainda que não me "assuste" nem me surpreenda com a atitude das pessoas, luto, à minha maneira, contra a discriminação. Sabes como? Sendo! Para mim, somos todos pessoas, independentemente das suas tendências, seja lá naquilo que for. O meu amor pelo mundo é universal e daí o respeito que todas as pessoas, absolutamente todas, me merecem.
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  45. Isabel
    a tua luta é igual à minha, e não é visível, acontece, ou melhor, como tu dizes "sendo".
    É normal que não te apercebas tanto da enorme homofobia que existe, como nós, porque a sentimos atingir-nos directamente.
    E nós, geralmente temos a faculdade de perceber pequenos sinais e vemos a homofobia, onde muita gente, não a sente, mas que está lá.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  46. Muito bem, João. A homofobia está lá, nos pequenos nadas, de uma forma subtil ou não. Também há os ataques directos. Foi assim com o João e com o Pedro e o pior é quando o medo impera e a solidariedade falha. Eu compreendo ou penso que compreendo esta "engrenagem" toda. Só que, continuo na minha. É uma questão de valores que está em causa. No dia em que as pessoas não olharem às aparências e procurarem o que cada um tem de mais genuíno, todas estas questões desaparecerão. Isto é uma utopia. Eu sei! Mas, acredito nela e vivo de acordo com ela. E, como eu, há mais...
    Sim, ainda é sendo que levamos o nosso objectivo por diante.
    Tudo de bom para ti!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  47. Isabel
    infelizmente é mesmo uma utopia, e eu, ao contrário de ti, não acredito nelas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  48. Eu não acredito nas utopias para ser mais exacta. Acredito em mim e no que tenho para dar ao mundo.
    É mais isso! E isso tem muita força!
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  49. Há centenas de mitos à volta de nós, mas uma coisa que me congratulo é este grupo de bloggers e leitores, que aqui anda, e que à parte do P e dos amigos gays que conhecemos nas viagens europeias são as únicas pessoas 'da equipa' com quem tenho contacto aberto, todos nós somos a prova que isto não é assim!

    ResponderEliminar
  50. Coelho
    desculpa voltar à carga, mas realmente os contactos virtuais são muito interessantes, mas nada como os contactos reais e vocês, com os contactos que têm tido lá fora, com certeza que me dão razão.
    Claro que todos somos testemunhas de que estes rótulos são perfeitamente ridículos.
    Mesmo incógnitos, gostaria que vocês vissem no meio da rua a marcha deste ano e decerto irão notar a presença de muita gente sem qualquer rótulo, e mais, de muita gente que nem sequer é gay...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!