sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Modigliani

Amadeo Modigliani foi um artista italiano, que nasceu em Livorno em 1884. A sua arte ia da pintura figurativa à escultura, e embora ao longo da sua curta vida tivesse convivido com numerosos artistas, não se integrou em nenhuma escola então em voga, antes criando um estilo muito próprio, tornado célebre pelos seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas que eram a pedra de toque das suas esculturas. A sua pintura é tão original que faz com que seja um dos pintores mais facilmente identificado quando se olha uma tela.
                                                                        Auto Retrato
 
Na infância, Modigliani sofreu diversas doenças graves – pleurisia, tifo e tuberculose – que comprometeram a sua saúde para o resto da vida e cujo tratamento o forçava a constantes viagens até à sua mudança definitiva para Paris, em 1906. Essas enfermidades levaram a que não tivesse acesso a uma educação formal e voltou-se para a pintura que iniciou na sua cidade natal e depois em Veneza e Florença. Em Paris, ao fim de três anos de vida boémia, executa uma das suas obras mais importantes – O Violoncelista – que expôs no Salão dos Independentes de 1909.
Embora vivendo muito modestamente, em virtude dos seus conhecimentos consegue uma exposição individual, que contudo dura apenas um dia devido ao escândalo dos seus retratos de nus.
A sua grande musa e seu grande amor foi Jeanne Hébuterne, de quem teve uma filha, em 1918.
Nesse mesmo ano o agravamento da sua saúde leva-o a viajar para o sul da França, donde regressa a França. Em 1920 acaba por falecer vítima de tuberculose, com 35 anos de idade. No dia seguinte à sua morte, Jeanne, grávida de nove meses, suicida-se, atirando-se de um prédio de cinco andares. Numa dada altura da sua vida, Modigliani, abandonou a pintura pela escultura
mas a partir de 1912, com o agravamento da sua doença, volta a concentrar-se apenas na pintura.

Deste magnífico artista, que tanto admiro, além das telas já mostradas em cima, resolvi apenas mostrar a forma como pintou outros grandes artistas, com quem conviveu.
                                                                  Jean Cocteau
                                                                   Chaim Soutine
                                                                   Blaise Cendrars
                                                                              Max Jacob
                                                                    Diego Rivera
                                                                     Pablo Picasso

20 comentários:

  1. Um dos pintores que mais admiro, gosto imenso daqueles rostos tão particulares, bem como da utilização expressiva e intensa da cor. É um artista ímpar, um verdadeiro 'original'.

    Não conhecia o episódio da morte da Jeanne Hébuterne e fiquei impressionado. Que tragédia!

    Excelente post João =)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Arrakis
    desde que me comecei a entusiasmar com o Pintrest tenho desenvolvido imenso o conhecimento e o gosto pela pintura.
    Consigo identificar razoavelmente alguns dos pintores mais famosos, mesmo que não sejam muito particulares nas suas características (Picasso, Dali, Modigliani ou Bosch, por exemplo), fiquei a conhecer melhor as épocas em que viveram, e sobretudo fiquei a saber da existência de alguns pintores até agora totalmente desconhecidos e de que gosto muito.
    De qualquer forma, e sendo de géneros diferentes, as minhas preferências vão para Picasso (um génio), para Van Gogh e para este Modigliani.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Para além do nome e que foi um artista plástico e escultor italiano, pouco mais conhecia de Modigliani. Gostei muito deste teu post, João, que me deu a oportunidade de ficar a saber pormenores da sua vida e da sua arte.
    Agradeço a excelente partilha,João.

    Adorei a música do dia!
    Fez-me lembrar o "velho" Moulin Rouge e o French Can-Can.:)

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Janita
    tenho muita pena de não ter visto o filme sobre a vida dele e que foi protagonizado pelo excelente Gérard Philip, que se chamava "O Vagabundo de Montparnasse".
    É um pintor que admiro muito; quanto à música era a que se ouvia em Paris, durante a sua vida boémia...(tem que haver sempre uma relação).
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. can-can é bem associado a este post. o que aprendo contigo, João. só sabia de M. de pouco visitar museus e alguns sites temáticos, mas nada de muito profundo. obrigada.
    bjs.

    ResponderEliminar
  6. Os verdadeiros artistas têm vidas que também são verdadeiras obras-primas.

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito de Modigliani... e da música de Offenbach! :D

    ResponderEliminar
  8. apesar de ser um dos pintores do cânone, apercebi-me agora com este teu post de que de facto não o conhecia de todo. surpreenderam-me muito as imagens que revelaste.
    obrigado pelo serviço público :)

    ResponderEliminar
  9. Margarida
    que outra música poderia associar a Modigliani. Dos trechos clássicos da época e haveria vários apenas este retrata o espírito boémio de Paris entre o princípio do século XX e os anos 30 do mesmo século. E que fascinante deveria ter sido a vida daquela tão grande multiplicidade de génios, das artes, das letras, da filosofia que ali conviveram todos...
    Por isso escolhi os retratos que M. pintou de alguns desses vultos com quem conviveu.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Catso
    exactamente; daí a minha grande vontade de ver um dia o filme que referi num comentário aí em cima, sobre a vida dele: "O Vagabundo de Monparnasse"; é curioso, o filme ser protagonizado por esse actor qie eu tanto admiro e que também morreu muito novo - Gérard Philipe - porque desde que vi fotos desse filme que sempre associei a figura de GP, quando me refiro a Modigliani, e aliás a semelhança fisionómica é acentuada.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. João
    como eu adorava passar uns tempos, nessa época, em Paris...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    as imagens reveladas, tirando as primeiras, são a homenagem àquelas maravilhosas pessoas que se juntaram todas em Paris nessa altura e com quem ele conviveu.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. É por isso que gosto de "visitá-lo": estou sempre aprendendo; pois apesar de conhecer um pouco de sua obra, não conhecia nada de sua vida.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  14. Rosa
    aqui na blogo todos aprendemos uns com os outros...
    Mas há algo que eu não desisto que tu aprendas, apesar da tua "resistência": o tratamento por tu!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. ooops!!!
    Desta vez, foi mesmo sem querer!
    Desculpas-me?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Acompanho-te na admiração por Modigliani! O que ele teria feito se tivesse vivido mais anos...
    (a música é perfeita para o tema!)

    ResponderEliminar
  17. Justine
    eu não sei como hei-de comentar essa hipótese.
    Penso que as pessoas que se celebrizaram em vida e viveram uma existência urta, apesar de tudo, deram ao mundo algo que valeu a pena.
    É possível que num artista, como um pintor ou como um escritor viriam a dar muito mais, mas também poderiam não o fazer. O seu tempo foi o tempo certo...
    Adoro a complementaridade da música a esta postagem, modéstia à parte.

    ResponderEliminar
  18. Aprecio profundamente a pintura, como sabes! E tenho uma atracção muito forte pelos pintores 'modernistas'.

    Modigliani foi grande amigo e influente inspiração de Amadeo de Souza-Cardoso.
    Interessante terem os dois o mesmo nome Amedeo| Amadeo.

    Não conheço o filme que referiste. Mas vi o filme 'Modigliani' (2009) interpretado por Andy Garcia que 'vestiu a pele do artista' com muito talento.
    O link do filme (trailer) no Youtube é http://youtu.be/GCN-p5_HT_M

    Uma banda sonora linda!

    Gostei imenso do teu post! Muito bem ilustrado por vários dos seus quadros mais célebres. Gosto particularmente 'O violoncelista' e algumas das grandes figuras da cultura da época.

    ResponderEliminar
  19. Fragmentos
    gostamos ambos do mesmo.
    Considero Picasso o melhor e mais completo pintor de sempre - a sua obra é fabulosa. Mas a maior parte dos modernistas me interessa e tenho ultimamente ampliado imenso os meus conhecimentos, no que respeita a nomes que me eram desconhecidos, graças ao Pintrest, um programa de troca e recolha de fotos de tudo o que nos interessa e que é a minha actual maior distracção.
    Não conhecia esse filme sobre a vida de Modigliani com o Andy Garcia, mas vou procurá-lo; no entanto, desde miúdo que associo a figura física do pintor a Gérard Philip, embora só agora possa ver o filme.
    A sua vida é realmente tão rica de cambiantes e situações que merece ser levada à tela. Não sei quem faz de Jeanne no filme que referes, mas sei que no filme francês foi uma muito jovem e promissora Anouk Aimée a protagonizar essa personagem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!