terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cinemas de Lisboa - 11

E como é, hoje em dia, a exibição comercial de cinema em Lisboa?
Com o desaparecimento das mais variadas empresas de distribuição de filmes, restam as grandes distribuidoras, que disseminam os seus filmes por salas multiplex, quase sempre em grandes áreas comerciais.
As duas grandes companhias são a Zon Lusomundo e a Medeia Filmes.
A Zon Lusomundo está presente no Colombo


no Vasco da Gama


nas Amoreiras


e no Alvaláxia



Quanto à Medeia Filmes, os seus cinemas de exibição situam-se no Centro Comercial do antigo Monumental


no Centro Comercial Fonte Nova


e no único cinema actual de Lisboa que não está localizado num centro comercial, o King Triplex


há depois dois cinemas City, um no renovado espaço do Campo Pequeno


e o outro no também renovado espaço do antigo cinema Alvalade


finalmente, o UCI cinema, no El Corte Ingles



É pois o novo conceito de cinema comercial, mas não está completamente seguro que assim seja durante muito tempo. As tecnologias evoluem constantemente, a oferta de cinema on line é cada vez maior e as televisões, aproveitando as grandes dimensões dos últimos modelos oferecem-nos, na nossa cada, cada vez mais aproximadamente a visão de um filme num cinema, perto ou longe de si...e sem pipocas!

20 comentários:

  1. tenho dois cinemas mesmo à porta de casa :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho tendência a ir ao Monumental, Amoreiras ao El Corte Inglês. Os outros por norma são sempre super barulhentos e saio sempre irritado com telemóveis, jovens que decidem fazer a versão comentários, pessoas que estão sempre a receber SMSs...

    ResponderEliminar
  3. Eolo
    talvez pelas razões que invocas, mas também porque gosto muito da programação, o meu cinema preferido são os King Triplex.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. e em algumas salas o ecrã é mais pequeno do que muitos televisores :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      recordo-me das telas do Quarteto - eram bem pequenas...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Só com a minha ida para Coimbra, por causa da universidade, é que passei a ser frequentador de cinema, em duas salas de cinema muito especiais. O TAGV, com ciclos específicos, diversificados e alternativos, continua a ser a única sala da cidade com este tipo de oferta. O cineteatro do pequeno centro comercial Avenida era uma jóia de sala, confortável, enorme, bonito e perto de nós, estudantes na época (portanto há 10 anos atrás). Associava-se aos ciclos de cinema francês e tinha programações que por vezes fugiam aos cânones ditatoriais hollywoodescos. Tenho imensas, mesmo imensas saudades daquela sala. Hoje ainda moro perto e aquele centro comercial é um fantasma do que foi. Deixei de ir ao cinema, e nem me recordo qual a última vez que fui. Penso que a última fui com o meu ainda companheiro, numa sala do Dolce Vita, que prefiro às salas do Fórum, em ambos os casos, muito assépticas. Também com a facilidade com que adquiro os filmes e que estes estão disponíveis e em alta qualidade, para mim, hoje, só faz sentido ir a um cinema numa saída com alguém (como parte de um programa de noite), ou para usufruir dos efeitos aumentados de filmes com efeitos especiais, como por exemplo, O Senhor dos Anéis, cuja visualização difere bastante entre o pequeno ecrã de casa e uma sala de cinema bem adaptada. Para tudo o resto prefiro a minha propria programação, e o meu próprio silêncio e o meu preço gratuito (ou quase) (bem diferente do preço escandaloso que hoje se pratica).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      concordo inteiramente com o que dizes.
      Já não ia a uma sala de cinema há imenso tempo e fui há um par de meses aos King ver o último filme do Almodóvar e três filmes dele que ainda não tinha visto, num ciclo a ele dedicado. De resto faço como tu.
      Lembro-me perfeitamente das duas salas conimbricenses de que falas, o TAGV e o cinema que havia na Avenida do lado direito ao descer.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Lembro-me tão bem do Avenida! Era um cinema lindo, anos 40/50, com uma sala fantástica. Ia lá ao cinema quase todos os fins de semana, durante os anos que estudei em Coimbra. Foi no Avenida que, com quinze anos, consegui entrar pela primeira vez para um filme interdito a menores de 18 e com cenas eventualmente chocantes. Foi um marco na miha vida de então lol lol XD

      Foi isso que se perdeu, perderam-se as salas com as suas magnificas arquitecturas que eram testemunho de uma era, porque os hábitos há muito que já tinham mudado. É pena é que não saibam o que fazer com a herança.

      É indiscutível que em termos técnicos, a qualidade da projecção e do som é abissal. A maior parte das salas de cinema hoje em dia, são feias. Incaracteristicas, é a palavra. Escolho a dedo as salas onde vou e geralmente escolho a sesão das duas para ver o filme sossegado.

      Eliminar
    3. Arrakis
      é mesmo bom este mundo da blogosfera. Vê tu que estamos, e com muita satisfação a falar já dos cinemas de Coimbra, que eu por acaso conheço, no caso destes dois que o Alex fala.
      E tens razão, era muito bonito o Avenida...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Costumo ir mais ao Corte Inglês, vasco da gama e monumental :)

    E, por vezes vou tb ao campo pequeno :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      dos que falas só conheço as salas do Monumental...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Odeio o Colombo (é mal frequentado e demasiado barulhento). O Vasco da Gama, enfim, frequentava mais quando estava no colégio (os meus amigos adoravam e, pronto, acabava por ceder).

    Costumo, então, ir ao Amoreiras e ao El Corte Inglés (a melhor 'coisinha' que há por Lisboa). Benditos espanhóis.

    Não sou muito chegado ao cinema. Pegando nas palavras do Alex, adquiro facilmente os filmes e até os visualizo com bastante qualidade em casa, dispondo do que tenho. As idas ao cinema tornaram-se em meros programas para conviver, socializar...

    abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      é isso e por essa razão que cada vez mais gente adopta, eu não dou como um sucesso para muito tempo esta febre actual das salas multiplex em zonas comerciais.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. em casa, tenho poucos dvd's, algumas colecções, e a minha tv é daquelas antigas, com um grande rabo e muito pesada. ainda bem que o móvel da sala é de tijolo :) a qualidade da imagem não é das melhores, daí que prefira ir ao cinema. o preço é proibitivo, acho realmente caro um preço normal entre os 5,50 e os 6,50 ou mais, consoante as salas, pelo que, normalmente, vou nos dias dos espectador ou nas horas mais calmas (king: 4,50 até às 20h00), mas falho muitos filmes. adoro sair do trabalho e distrair-me com uma sessão às 17h30, 18h00, 19h00. nas vezes que fui à noite, era muito mais confusão e isso dispenso. os meus preferidos são o king, ainda fui lá ontem, e o el corte ingles. já fui frequentadora de quase todos destes grandes que mencionas, mas agora cinjo-me apenas a duas.
    na minha zona, o riosul tinha salas e fecharam. era muita a miudagem que lá ía e aos domingos de manhã os pequenos e os pais. perto, não existe outro centro, apenas o almada forum, o jumbo (mas a boa distância de carro) ou o seixal forum, este com preços bem simpáticos, mas com filmes que já passaram há algum tempo.
    na minha rua, por curiosidade, ainda resiste, passados tantos anos, um videoclube.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      eu também não sou grande coleccionador de DVD's; tenho alguns, mas não demasiados. Tenho é uma imensa colecção de filmes de temática LGBT, armazenados em CD's e numa drive de 600 gbt.
      E vejo tudo na televisão, que é grande e muito boa.
      E dos telecines e de outros canais, programo e vejo excelentes filmes.
      Daí, ser pouco assíduo das salas de cinema actuais.
      Mas, nos meus anos de estudo em Lisboa, corri quase todas as salas de que falei e isso traz-me recordações fabulosas.
      Não falei de cinemas localizados fora da área da Lisboa, cidade, pelo que mesmo cinemas perto, incluídos na "grande Lisboa" estão fora do âmbito deste trabalho.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Parabéns por esta tua série de posts sobre os cinemas de Lisboa. Mais completa era impossível. Adorei.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção, Arrakis, falta o último post, assim como que uma espécie de "postfácio"...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. AS ofertas online cresceram e pessoas como eu, que adoram estar em casa, agradecem. Tenho visto alguns filmes e alguns bem recentes. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      estás exactamente como eu, deliciando-me com magníficos filmes que perdi quando se estrearam.
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!