quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Travis Mathews no "Queer Lisboa"

Travis Mathews (nascido em 1975) é um realizador e argumentista americano, principalmente trabalhando dentro do género do cinema documental.
 Abertamente gay, Mathews vive e trabalha em S. Francisco e até agora realizou a curta “I want your love” que eu mostrei há dias aqui no blog, e que foi filmada em 2010, tendo posteriormente feito uma longa metragem dessa curta, em 2012,
sendo os seus únicos filmes de ficção, tendo anteriormente apresentado vários documentários: em 2004, “Do I Look Fat?”, a série “In Their Room”, primeiro de S.Francisco (2009), depois Berlim (2011) e agora Londres (2013).
Mas o seu filme mais conhecido é aquele que codirigiu este ano, com James Franco, “Interior. Leather Bar”, sobre uma sequência suprimida do polémico filme de William Friedkin “A Caça”, com Al Pacino (1980), passada no interior de um bar gay.
Foram estes dois filmes, a curta “In Their Room – London” e “Interior. Leather Bar” que foram apresentados na terça feira no Queer Lisboa, com a presença do realizador Travis Mathews, que teve uma curta intervenção, bastante divertida, antes da apresentação dos filmes, numa sala quase lotada.
Sem dúvida que o Queer Lisboa deste ano tem tido noites muito especiais e é cada vez mais um acontecimento cinematográfico culturalmente muito importante do nosso país.

Foi apresentada em primeiro lugar, a curta metragem "In Their Room - London".
“In Their Room” é uma série de documentários sobre gays, quartos e intimidade. A série mostra os quartos dos homens, onde se veem fazendo de tudo, desde o mais banal ao (a maior parte das vezes) erótico. Complementando a natureza reveladora de suas atividades diárias há entrevistas confessionais sobre fantasias, que excitam,  e vulnerabilidades. O throughline da série destaca as maneiras pelas quais os homens gays em culturas diferentes lidam com conexão, intimidade e solidão no mundo moderno. 
Numa época de acelerada aceitação de gays e visibilidade, é chocante que muitas destas histórias estão sendo deixadas ficar numa situação irregular. A minha inspiração para a série veio em grande parte dessa frustração. Se as representações da minha vida e da vida dos meus amigos são em grande parte invisíveis na media eu pensei que eu deveria  gravar essas histórias antes de serem perdidas ou esquecidas. Eu faço isso da melhor maneira que possa concentrar-se em algo pareça autêntico, moderno e sem censura”, afirma Travis Mathews. 

A série é concebida como um projeto de longo prazo, com episódios recentes filmados em San Francisco e Berlim, e agora, Londres.
  

O episódio de Berlim foi apresentado no Queer do ano passado.

Depois, o prato forte, a longa metragem.
Este documentário tem tido grande êxito e é a pré-imaginarão desses 40 minutos suprimidos ao filme que servem de ponto de partida para uma exploração mais ampla da liberdade sexual e criativa.

Note-se que este filme “Interior. Leather Bar” vai ser apresentado brevemente nas salas do país, no que se prevê seja algo polémico, pois há sexo explícito no filme, o que é salutar no cinzentismo nacional…

10 comentários:

  1. Alexandre
    o seu papel na defesa dos direitos lGBT e na divulgação de vários assuntos relacionados com o tema em questão tem sido importante.
    Além disso já por várias vezes interpretou personagens gays, como no "Milk" ou no "O Uivo" e ...
    é bom actor e bonito.
    Não percas o filme, que ele vai ser exibido comercialmente.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Continuas a publicar excelentes reportagens!
    Boa reflexão e boa votação amanhã:)))))

    ResponderEliminar
  3. Olá Justine.
    o festival acabou há pouco e irei fazer uma potagem sobre ele no seu todo, embora possa adiantar que fiquei decepcionado com o "palmarés".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Sempre a manter-nos ao corrente! Maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Rosa
    mas parece não haver muita gente interessada, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. so conheço dele a curta que puseste no outro dia, e, claro, estou ansioso para ver o Interior (tanto mais que, já li, vai ser apresentado com complemento de uma curta do João Pedro Rodrigues), só espero é que seja exibido por cá. sem dúvida um nome a prometer muito futuro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      também vi a curta do João Pedro Rodrigues, que se chama "O Corpo de Afonso" e que foi uma encomenda do "Guimarães 2012", que pelo que vejo estava muito "open mind", pois o filme é um repositório de corpos masculinos...e que corpos!
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Mal consegui ler o post porque ou é o Shockwave Flash que não carrega ou é um Plug-in que não deixa correr a página. Não sei bem se o problema é da banda larga, do PC ou sei lá de quê. Ando há 3 noites a tentar ler as tuas publicações. Não conhecia nada de Travis Mathews mas estive a ver os vídeos que aqui colocaste e já li algumas coisas sobre ele. Sei que ele presentemente está a produzir algo diferente, sem sexo explicito mas falando de sexualidade. Abordar tão frontalmente um mundo totalmente desconhecido para a maioria das pessoas altera mentalidades e dá-nos uma visão mais real dele. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      eu mostrei, com alguma ousadia. há dias aqui no blog, a curta dele "I want your love", que tendo cenas de sexo explícito, muita gente considera pornográfico.
      http://www.wwwdejanito.blogspot.pt/2013/09/i-want-your-love_12.html
      Ele é uma pessoa cativante, como mostrou na apresentação dos seus filmes no S.Jorge.
      Sim, e já tinha ouvido falar desse novo projecto dele.
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!