quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Um salto lá cima...

Desde que o Déjan cá tem vindo, tenho procurado mostrar-lhe o que de mais belo há em Portugal e neste momento ele conhece quase todo o território continental português; falta apenas a zona interior a norte da Covilhã, ou seja a Beira Alta e Trás-os-Montes.
Nesta viagem, não sendo possível uma deslocação a essa região e porque um grande amigo, aqui dos blogs me desafiou para ir “lá cima” jantar com ele, decidi fazer uma curta viagem e mostrar ao Déjan as poucas coisas que ele ainda não conhecia na região perto da costa e uma preciosidade, mais para o interior.
Assim, domingo de manhã, lá fomos até Aveiro, cidade muito bonita, com a sua famosa Ria que lhe confere o nome de Veneza portuguesa; há muito lá não ia e surpreendeu-me o movimento turístico no centro.
É uma cidade que merece uma visita sem dúvida, e não foram uns pingos de chuva que lhe tiraram o encanto. Aí almoçámos um belo leitão à moda da bairrada…
Depois demos um salto à Costa Nova, apreciar as suas características casas com riscas coloridas, e aqui sim, foi preciso esperar uma “aberta” na chuva copiosa para ver e fotografar as casas.
E então fomos até o “poiso” que escolhemos para pernoitar, o Ibis de Gaia, situado na Afurada, muito catita e a um preço muito interessante.
deu para descansar até irmos até ao cais de Gaia (um saltinho), onde tínhamos encontro marcado com o Ima, do blog “00.15”, ou seja “Meia noite e um quarto”, e com quem jantámos.
A sua simpatia juntou-se à simpatia do Déjan, e o resultado só poderia ter sido um agradabilíssimo jantar, no Restaurante Adão, em que sempre sou recebido muito bem e onde se come lindamente.
 Eles debateram-se com umas “iscas de bacalhau”
acompanhadas com arroz da água do feijão e eu defrontei-me com bravura com umas “tripas à moda do Porto”.
O jantar acabou passava da meia noite e só foi pena a noite estar tão chuvosa que não nos permitiu gozar a paisagem da Ribeira.

Na manhã de segunda, partimos de Gaia com chuva forte, que foi amenizando à medida que íamos rumando a Sul e assim visitámos sem qualquer problema climatérico aquela maravilha que se chama o “Palácio Hotel do Bussaco”, tendo inclusivamente visitado algo do seu interior.

Fomos almoçar numa pensão simpática do Luso e regressámos a Massamá, onde chegámos cansados mas satisfeitos.

Obrigado, Ima, pela tua companhia tão amiga e simpática.

1. (deixa cá aproveitar enquanto não vais de férias eheh)

gosto muito de Aveiro e da Costa Nova, tenho muitas memórias afectivas, de tempos e companhias diferentes, dessa cidade. ainda continuo a lá ir com frequência, sobretudo para jantar e ir a algum espectáculo. não sou muito de ovos moles, mas adoro as raivas, principalmente as da confeitaria Peixinho :)

e o Palace do Bussaco é uma pequena jóia. aliás, a Regaleira fez-me lembrar o Palace, mas, é claro, numa escala desmedida. uma vez, há uns anos valentes, organizei um jantar aí no palace inesquecível, que começou com os aperitivos servidos na adega do hotel e acabou, quase de madrugada, na Cruz Alta.

1. Miguel
      é isso mesmo...
      Nem quero imaginar esse jantar, caramba!

Eliminar
  2. que bom que se divertiram :) o Ima é muito simpático, sim.
    um dia que queiras ir a Viseu, que deves conhecer, claro, diz. ou os arredores, como a minha aldeia ou a aldeia paterna, que descobri com mais calma na semana passada, perto de carregal do sal. lugares lindos. posso mostrar-te alguns recantos mágicos.
    bjs e até sábado.

1. Margarida
      eu gosto imenso de Viseu e ainda ontem falei nessa cidade ao Déjan.
      Estará programado para uma próxima visita.
      O Ima, eu já o conheço há muito e sei "o que a casa gasta", mas a sua empatia com o Déjan foi imediata, simultânea e intensa.
      Até sábado.

Eliminar
  3. ahahaha oohhh migo :-) já ganhei o dia:-)
    Como sabes, também gostei muito, muito mesmo :-) Uma boa conversa é das melhores coisas que há no mundo. Agora quem tem que retribuir a visita sou eu, mas vocês são sempre muito bem-vindos pela Invicta! E as iscas (QUE NÃO PATANISCAS) estavam tão boas!!
    Um grande abraço aos dois :-)

1. Olá Ima
      só pelo jantar contigo teria valido a pena este "salto" ao Norte.
      Desde aquele jantar aqui em minha casa, e já lá vão uns anos, com o André (que reencontrei agora no Queer), e com o Paulo e o Zé, que simpatizei muito contigo; és de uma simpatia contagiante. E depois fui seguindo a tua vida: o final do curso, as dificuldades de arranjar emprego, a felicidade de o teres encontrado e também e muito especialmente a tua bem sucedida vida sentimental, que já vai em 4 anos de felicidade - só tenho pena de ainda não conhecer o Edu, o meu conterrâneo e que parece ser excelente pessoa mas demasiado tímido...
      Claro que agora ficas a dever-me uma visita. Sei que para o próximo jantar dos blogs estarás sempre pronto a não ser que surja um imprevisto.
      Não preciso de te repetir que o Déjan adorou conhecer-te.
      Só foi pena não termos tirado a foto da praxe...
      Abraço de ambos, bem grande.

Eliminar
  4. Também fiquei fã do Ima. Transpira simpatia.
    E Portugal tem esta vantagem de concentradinho... Num dia podemos dar um pulo ao norte, passar pelo centro e voltar ao sul.

1. Alexandre
      é dificil não ficar; é daquelas pessoas, cuja foto não engana e está tudo dito.
      Tens razão no que dizes sobre este nosso Portugal: dá-se um passinho e está-se num sítio, dá-se outro e mudamos de cenário.
      Um dia havemos de combinar um almoço aí em Coimbra: afinal, estás tu, o Miguel, o Félix, o Nuno e alguém mais que posso ter esquecido.

Eliminar
  5. Oh, Aveiro aparenta ser uma cidade lindíssima. Não conheço, infelizmente. :( Há lacunas que terei de preencher.

João, vejo que te estás a divertir muitíssimo, o que demonstra, de forma inequívoca, de que a idade jamais representa um entrave à nossa felicidade!

um abraço forte.

1. Mark
      tens razão em tudo: na beleza de Aveiro, nas lacunas que tens de preencher e nesse aspecto tu tens que começar a viajar, com urgência; e também no facto de que a idade não é NUNCA, um entrave à nossa felicidade.
      Abraço amigo, e até sábado.

6. Quem bom ver que estás bem e feliz :D

E, que voltaste rápido :D

De facto a simpatia do Ima é Contagiante :D

Abraço amigo

7. Francisco
    Sim, estou muito bem, mas quanto ao blog, ainda não saí para "férias"...
    O Ima é um grande Amigo meu, e agora, do Déjan.

Ainda nada me disseste sobre o jantar de sábado; mandei-te um mail...

Abraço amigo,

8. Que belo passeio me proporcionaste! E eu aqui tão perto.

Aveiro que revisitei também em Agosto, depois de quase 10 anos de ausência. O dia estava lindo! Adorei! Apenas o aroma da ria deveria ser revisto pela municipalidade. Mas o todo, muito atractivo.

Hum! Bons petiscos aqui pela cidade :-) ... o leitão da Bairrada já a caminho de Coimbra. Interessantes itinerários de fim de noite na cidade. Bom guia pelos vistos.

Ah ! O Buçaco ! Um encantamento quase escondido na mata imensa e frondosa!

Abraço,

(Agradeço a tua amizade ao voltares a 'Fragmentos' depois de minha longa ausência.)

1. G.Souto (é bom haver um nome...)
      eu ainda deixei um aviso para quem se quisesse juntar a nós, no "Adão", nos daria muito prazer, mas não apareceu ninguém a não ser quem já estava combinado.
      Sim, foi um passeio deveras interessante, apenas cm o senão de uma noite e uma manhã extremamente chuvosas.
      O reaparecimento de "Fragmentos" foi, como disse,muito importante para a blogosfera; no entanto, não impede o meu "retiro" deste blog, lá mais para o final do mês, embora prometa que vou tentar ser breve.
      Por ora, ausento-me dos comentários...

Eliminar
  9. Ah! Não sei por que razão o teu link, quando comentas, não vem ter directo ao teu blogue, ou então a Google +

1. G.Souto
      sou completamente alheio a estas usuais aterações da Blogger e agora, inclusivé, quando abro o link geral da Blogger, tenho queo reabrir, pois de início, não me leva a lado nenhum...
      Manias!

Eliminar
  10. Que bacana esses momentos...
    Curti as fotos.

1. Ro
      tens que vir cá para ver estes sítios ao vivo.

11. O joão está a fazer um bom trabalho deccicerone :D
    Belas fotos, btw.
    Abraço

1. Catso
      pelo menos, tento, e som um enorme prazer.

Eliminar
  12. Adoro essa zona do país, considero-a uma das mais belas! E a gastronomia...um pecado:))))))
    Bons passeios!

1. Justine
      tens razão em tudo. Sobre a gastronomia esqueci-me de referir que no almoço, em Aveiro, comemos leitão...da Bairrada...

Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!