terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Yannis Tsarouchis

Yannis Tsarouchis (13 de Janeiro de 1919 – 20 de Julho de 1989) foi um pintor grego, nascido em Pireus; estudou na Escola de Belas Artes de Atenas (1929-1935), tendo também estudado Arquitectura.
Em 1935/1936 visitou Istambul, Paris e a Itália, tendo entrado em contacto com a arte renascentista e o impressionismo e conheceu artistas influentes como Henri Matiise e Alberto Giacometti.
Voltou para a Grécia em 1936 e dois anos mais tarde fez a sua primeira exposição pessoal em Atenas.
Mais tarde combateu na II GG e em 1949 com outros artistas gregos formou um grupo de arte – “Armos”. Expôs em Paris e Londres em 1951 e em 1958 participou na Bienal de Veneza.
Em 1967 estabeleceu-se em Paris.
Encheu as suas telas com imagens de homens vulneráveis e (em muito menor grau) de mulheres fortes.



















12 comentários:

  1. Não conhecia. Excelente! As telas são lindíssimas e nada vulgares.

    Só tenho uma dúvida: a primeira foto, do marinheiro, está relacionada com o Yannis Tsarouchis ou é apenas exemplificativa? É uma foto bastante bonita. Ou será uma tela? Parece-me foto. :)

    um abraço, querido João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      penso que seja uma tela; aliás ele tem várias telas com marinheiros, muito no estilo desta, e eu apenas pus uma, de que gosto muito.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Julgo que é uma foto na pose do quadro "Marinheiro com fundo cor de rosa" de 1980.
      http://1.bp.blogspot.com/-tPXbqHq7dF8/UQR5spQY9fI/AAAAAAAAF_U/hQJErURK4QM/s1600/Yannis%2BTsarouchis%2B3.jpg
      Ou será a foto que serviu de base ao Tsarouchis para pintar o quadro?

      Excelente post, João, Parabéns mais uma vez!

      Eliminar
    3. João
      Talvez tenhas razão; eu também tenho esta tela na pasta dele, e outras ainda de marinheiros. Vou tentar substituir a foto pela tela.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Para pessoas sensíveis é inevitável não ficar ternurento com o artista que está por detrás do pincel.
    O resultado da sua arte invade os nossos olhares. Quanto ao resto é apenas puro preconceito de quem não sabe apreciar o que vai na intimidade de um pintor, que ao expor a sua arte está a escrever a história de todos nós e de todos os tempos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Eduardo
      tu tens toda a razão, mas a falta de sensibilidade é tão banal. Até chateia...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Gostei de tudo: da tua pesquisa e dos quadros muito belos. Não sei falar de arte. Falar destas coisas, assim como da poesia, faz com que se me forme um nó na garganta, quando gosto e quando o que os outros fazem me toca. Não consigo ir muito mais longe.
    Parabéns, João! Noto que continuas com a qualidade de sempre. Qualquer tema que exponhas, é tratado em excelente pormenor.

    ResponderEliminar
  4. Isabel
    mudei um pouco o blog. Faço postagens mais espaçadas e procuro acima de tudo partilhar, dar a conhecer coisas, factos, pessoas.
    É esta, para mim, uma das grandes motivações da blogosfera.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. É isso, João, que faz toda a diferença. Continua a apostar nessa ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel
      embora dando relevo a variados temas, a faceta dos assuntos LGBT é sempre algo privilegiada. Este pintor grego faz parte de uma série de artitas que se distiguiram na pintura homo-erótica, e que são bastante desconhecidos.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Desconhecia por completo este pintor. Em alguns quadros reconheço um estilo semelhante a Matiise ou Giacometti, e por isso seria a estes pintores que atribuiria as telas. A vulnerabilidade das figuras masculinas representadas é tocante, mas igualmente com alguma carga erótica.

    ResponderEliminar
  7. Coelho
    eu diria mesmo uma grande carga homo erótica.
    Eu tenho na minha paixão da net que é o Pinterest, a pintura dividida por países, e nestes, os principais, por épocas.
    Claro que há grandes pintores que deram grande relevo ao homo erotismo e cabem apesar disso nas pastas nacionais; casos de Cocteau, Freud, Tucker, e outros. Mas há tantos e tantos pintores desconhecidos de quase toda a gente a focar este tema, que eu já abri 10 pastas e cada uma com vários pintores para os "albergar".
    Yannis Tsarouchis é um deles, e se eu aqui no blog me dedicasse apenas a este tema, podes crer que o blog era quase inesgotável.
    Daí, a certeza que outros aqui trarei.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!