Em 1935/1936 visitou Istambul, Paris e a Itália, tendo entrado em contacto com a arte renascentista e o impressionismo e conheceu artistas influentes como Henri Matiise e Alberto Giacometti.
Voltou para a Grécia em 1936 e dois anos mais tarde fez a sua primeira exposição pessoal em Atenas.
Mais tarde combateu na II GG e em 1949 com outros artistas gregos formou um grupo de arte – “Armos”. Expôs em Paris e Londres em 1951 e em 1958 participou na Bienal de Veneza.
Em 1967 estabeleceu-se em Paris.
Encheu as suas telas com imagens de homens vulneráveis e (em muito menor grau) de mulheres fortes.
Não conhecia. Excelente! As telas são lindíssimas e nada vulgares.
ResponderEliminarSó tenho uma dúvida: a primeira foto, do marinheiro, está relacionada com o Yannis Tsarouchis ou é apenas exemplificativa? É uma foto bastante bonita. Ou será uma tela? Parece-me foto. :)
um abraço, querido João.
Mark
Eliminarpenso que seja uma tela; aliás ele tem várias telas com marinheiros, muito no estilo desta, e eu apenas pus uma, de que gosto muito.
Abraço amigo.
Julgo que é uma foto na pose do quadro "Marinheiro com fundo cor de rosa" de 1980.
Eliminarhttp://1.bp.blogspot.com/-tPXbqHq7dF8/UQR5spQY9fI/AAAAAAAAF_U/hQJErURK4QM/s1600/Yannis%2BTsarouchis%2B3.jpg
Ou será a foto que serviu de base ao Tsarouchis para pintar o quadro?
Excelente post, João, Parabéns mais uma vez!
João
EliminarTalvez tenhas razão; eu também tenho esta tela na pasta dele, e outras ainda de marinheiros. Vou tentar substituir a foto pela tela.
Abraço amigo.
Para pessoas sensíveis é inevitável não ficar ternurento com o artista que está por detrás do pincel.
ResponderEliminarO resultado da sua arte invade os nossos olhares. Quanto ao resto é apenas puro preconceito de quem não sabe apreciar o que vai na intimidade de um pintor, que ao expor a sua arte está a escrever a história de todos nós e de todos os tempos...
João Eduardo
Eliminartu tens toda a razão, mas a falta de sensibilidade é tão banal. Até chateia...
Abraço amigo.
Gostei de tudo: da tua pesquisa e dos quadros muito belos. Não sei falar de arte. Falar destas coisas, assim como da poesia, faz com que se me forme um nó na garganta, quando gosto e quando o que os outros fazem me toca. Não consigo ir muito mais longe.
ResponderEliminarParabéns, João! Noto que continuas com a qualidade de sempre. Qualquer tema que exponhas, é tratado em excelente pormenor.
Isabel
ResponderEliminarmudei um pouco o blog. Faço postagens mais espaçadas e procuro acima de tudo partilhar, dar a conhecer coisas, factos, pessoas.
É esta, para mim, uma das grandes motivações da blogosfera.
Beijinho.
É isso, João, que faz toda a diferença. Continua a apostar nessa ideia.
ResponderEliminarIsabel
Eliminarembora dando relevo a variados temas, a faceta dos assuntos LGBT é sempre algo privilegiada. Este pintor grego faz parte de uma série de artitas que se distiguiram na pintura homo-erótica, e que são bastante desconhecidos.
Beijinho.
Desconhecia por completo este pintor. Em alguns quadros reconheço um estilo semelhante a Matiise ou Giacometti, e por isso seria a estes pintores que atribuiria as telas. A vulnerabilidade das figuras masculinas representadas é tocante, mas igualmente com alguma carga erótica.
ResponderEliminarCoelho
ResponderEliminareu diria mesmo uma grande carga homo erótica.
Eu tenho na minha paixão da net que é o Pinterest, a pintura dividida por países, e nestes, os principais, por épocas.
Claro que há grandes pintores que deram grande relevo ao homo erotismo e cabem apesar disso nas pastas nacionais; casos de Cocteau, Freud, Tucker, e outros. Mas há tantos e tantos pintores desconhecidos de quase toda a gente a focar este tema, que eu já abri 10 pastas e cada uma com vários pintores para os "albergar".
Yannis Tsarouchis é um deles, e se eu aqui no blog me dedicasse apenas a este tema, podes crer que o blog era quase inesgotável.
Daí, a certeza que outros aqui trarei.
Abraço amigo.