quinta-feira, 17 de julho de 2014

E eis o dia D...


   

E eis o dia D!
O livro, até me custa dizer “o meu livro”, está à venda.
Tenho algum receio de me repetir, mas este livro tem como base umas crónicas publicadas ao longo de um tempo já recuado, neste blog e que tiveram como título “ A tropa cá do João”, nome de um poema saloio que escrevi lá em África e que foi a primeira dessas crónicas.
Na altura, os comentários de quem as leu foram bastante positivos havendo algumas pessoas com quem me ligo mais em termos de trocas de impressão sobre livros (Miguel Nada e Margarida Leitão, entre outros), que me questionaram porque não publicava “aquilo” como livro.
Nem tal coisa me passava pela cabeça.
Entretanto passado algum tempo vim a conhecer o João Máximo e o Luís Chainho, que têm entre eles um projecto deveras interessante, que é a INDEX ebooks, uma editora de livros digitais vocacionada essencialmente para obras relacionadas (de algum modo) com temas LGBT.
Conhecedor dessas minhas crónicas, o João, também me começou a falar em eventualmente estar interessado na publicação de um livro meu sobre esse tema.
Mais recentemente e como resultado do encontro virtual ( a Net é um mundo) com pessoas que estiveram na Ilha de Metarica em períodos anteriores a mim, publiquei aqui um post sobre uma publicação do Carlos Alves, chamada “A Metariclândia” – As aventuras em África (que por acaso só agora estou a ler).
E voltou o “cerco”, acerca do “meu livro”; tanto me forçaram, que acedi. E quando tomo uma decisão, é meu feitio empenhar-me nela. Assim depois de um primeiro contacto com o João em que definimos o que fazer – reescrever os posts já publicados, escrever alguns mais, ordenar os textos, fazer uma introdução e uma conclusão, escolher fotos, fazer dois ou três anexos – o livro começou a ser concebido.
E aqui veio para mim uma surpresa: se eu já conhecia e admirava como pessoa e como amigo, o João, depois de duas ou três “reuniões de trabalho” com ele, fiquei completamente rendido ao seu profissionalismo como editor. Eu nada conhecia sobre uma edição de livros e mais uma vez aprendi coisas o que é sempre muito compensador.
Não esqueço que o João não está só na INDEX, e portanto englobo aqui o Luís e a Patrícia.
E o livro nasceu!

Uma palavra que é imperiosa – este não é, de todo, um livro gay; nem nada que se pareça! Tem sim, um capítulo, que já era uma das crónicas publicadas no blog, sobre a homossexualidade na guerra colonial e eu faço uma alusão, que é muito verdadeira, à influência que o meu período africano teve na minha “auto saída” do armário.
Razões que chegam para fazer parte das publicações da INDEX.
Espero que quem o leia, goste e tenho sempre algum receio de que uma ou outra expectativa (não minha) demasiado alta, saia gorada.

Fica aqui a referência aos locais onde o livro pode ser adquirido.
Comprar ebook:
Google Play – Amazon (Portugal) – Amazon (Brasil) – Apple (Portugal) – Apple (Brasil) – Kobo by FNAC – Kobo Brasil – WOOK – Livraria Cultura.
Comprar em papel (impressão a pedido):
Bubok, Createspace, Amazon


26 comentários:

  1. :) ficaram muito bem as fotos.
    já comecei a ler no kobo hoje de manhã e só porque tenho de trabalhar - argh!, :D - se não fosse isso, terminaria de o ler, pois estou a gostar muito. parei na parte do acidente de automóvel. tens um discurso muito pessoal, muito envolvente. e parabéns a ti, ao João M., é verdade, é um profissional 5 estrelas, à Index e pois então, a todos nós que te incentivámos a escrever este livro que certamente, ficará na memória.
    como eu não conhecia os primeiros capítulos da tropa cá do João, é mais uma razão para ler esta publicação com muita curiosidade.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Margarida pela tua ajuda no alinhamento destas duas fotos aqui no post.
      Sou mesmo um nabo informático.
      Quanto ao livro não é assim uma maravilha, apenas registos pessoais e nada mais.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. SUPIMPA!! Ainda esta semana compro o meu! Parabéns, meu amigo! Eita, que todos os meus amigos de PT agora são autores/escritores/editores! Maior orgulho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, Edu?
      Quando um livro teu, escrito em "supimpês? Estou certo que seria um êxito.
      Beijo.

      Eliminar
    2. Comprado também! Próxima visita a Portugal você autografa meu kobinho?? :-)

      P.S.: Um dia... talvez um dia...

      Eliminar
    3. Edu
      autografar o kobinho? Diz-me como devo fazer, hehehe...
      Beijo.

      Eliminar
  3. Parabéns pela conquista João! Exemplar comprado e leitura priorizada no meu kobo. Como não acompanhava seu blog, em breve troco impressões pela leitura.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Reginaldo
      é um prazer ver-te por aqui. Obrigado.
      Ao menos o livro já vale por isso: teres descoberto o meu blog.
      Não sei, mas aí no Brasil este livro não vai ter o sucesso dos outros livros da Index (do Miguel, da Margarida e do Pedro Xavier), pois é sobre um assunto que vocês não viveram - uma guerra. Vamos ver...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Parabéns, João. Finalmente...
    Como já te tinha dito, gostei muito do livro, já o folheei e acho que está excelente, muito bem concebido. Falta-me o principal, que é ler o texto, o que farei muito em breve (só conheço a introdução eheh)
    Desejo que o livro seja um grande sucesso, e tenho a certeza de que o será.
    grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Miguel
    critica de amigo faz bem ao ego, é verdade, mas nem sempre é a mais objectiva.
    Vamos ver...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Mais um abracinho de parabéns, amigo! Gosto muito do aspecto gráfico do livro ( e do profissionalismo do João M. sei eu bem, embora em outros campos...), e fico ansiosa à espera da minha cópia!
    (O Adriano, tão adequado!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      o Adriano tem uma explicação muito pessoal e lógica. Quando lá ouvia esta música, e outras mais, quantas vezes não me chegavam as lágrimas aos olhos.
      Assim, esta canção está muito ligada à Ilha de Metarica.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. João, devo dizer-te que como autor também é uma delícia trabalhar contigo. Muito objetivo, prático, rapido, com uma facilidade de passar do conceito ao texto escrito que me impressionou, e com um bom senso e bom feitio que não são vulgares. Dá vontade de continuar a trabalhar contigo, e já temos apalavrado outro livro de memórias, né? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      parecemos dois bebés a lambuzar-nos um ao outro, hehehe...
      Outro livro? Ah, não sabia...ora conta lá!
      Abraço amigo e agradecido.

      Eliminar
  8. Tenho que o descarregar na net :)

    Parabéns

    Abraço amigoJoão

    ResponderEliminar
  9. Francisco
    eu aqui no post digo onde se pode obter o ebook...
    Muito obrigado pelos parabéns.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Eu prefiro adquirir em suporte papel. É mais pessoal e intimista. Quero ver se sei tratar disso, porque nunca fiz nenhuma encomenda online.

    um abraço e, uma vez mais, muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      é simples e alguma vez teria que ser a primeira...
      Olha que eu actualmente compro mais livros on line do que directamente. É prático, cómodo e seguro. Só é um pouco mais demorado. Mas neste caso, como os exemplares são sempre por encomenda, há sempre um certo prazo. Podes optar pelo Bubok, onde eu tenho comprado os exemplares das edições anteriores dos livros da INDEX que me interessam, que é portuguesa, e cujo preço é, suponho, de 9,00 €, ou da Amazon.com (5,11$USA) ou ainda da Createspace (5,38$USA). Estas duas, americanas, têm um preço mais acessível, masos portes são um pouco mais caros do que a Bubok. E penso que quanto a pagamento, na Bubok poderás pagar por transferência bancária, já nas americanas, terá que ser através de um cartão de crédito.
      Mas no Google, nos sites de cada uma tudo está explicado.
      Eu também gosto mais das edições impressas e dos livros do Miguel, da Margarida, do Pedro Xavier e das edições dos concursos da PIXEL (do Sérgio), tenho livros impressos de todos.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. Felicidades... me parece ser um trabalho e tanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Douglas
      é um trabalho muito no pessoal, com as características próprias da minha pessoa. Não sou um escritor, apenas aproveitei textos, os aprimorei e enquadrei com apêndices, fotos e mapas.
      Muito obrigado.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  12. João, mas uma vez parabéns.

    Já fui à Apple Store e já vou a meio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eolo
      depois diz se gostaste ou não; se não gostares diz na mesma, não fico nada chateado, acredita.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Congratulations, Chako Pako moe! Amo - te ! ! !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank's my love.
      I hope you can translate it completly well...
      VOLIM TE!!!

      Eliminar
  14. Muitos parabéns, João. Não deve ser fácil escrever um livro de memórias de uma guerra que foi proofundamente traumatizante para tantos jovens, e para suas famílias... pela coragem, estás duplamente de parabéns !

    Não vou dizer que vou ler porque tenho histórias familiares tristes sobre o assunto.

    Mais, mais uma vez, me congratulo por ti. Muito sucesso!

    ResponderEliminar
  15. G-Souto
    é um livro de crónicas, não apenas da guerra colonial, mas de toda a minha vida militar. Claro que incide sobretudo na guerra colonial, vivida em duas frentes - Guiné, como alferes miliciano e Moçambique, como capitão miliciano.
    Limito-me a registar os factos e situações sem estar preocupado em estabelecer juízos de valor, a não ser alguns poucos apontamentos na introdução e na conclusão.
    Por outro lado, e por ter estado numa zona já relativamente pacificada, dou maior destaque a acontecimentos relacionados com o dia a dia e também com o momento vivido, já que estava lá quando se deu o 25 de Abril.
    E há também apontamentos relativamente pouco referidos em livros de crónicas deste tipo, nomeadamente sobre a sexualidade...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!