segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um "jantarinho"

Conforme anunciado na altura do seu lançamento, vai realizar-se no próximo dia 27 do corrente, um pequeno e despretencioso jantar entre amigos, para comemorar o "aparecimento" deste meu primeiro livro.
Não é de todo, um lançamento nos moldes clássicos, com um apresentador e depois as palavras do autor e do editor, e as consequentes perguntas e respostas da praxe, mas antes um encontro ou reencontro de amigos onde se falará de várias coisas, entre as quais do meu livro.
É aqui em Massamá, num restaurante pequenino, mas com uma sala em baixo que nos vai garantir a privacidade necessária, não há um menu fixo, cada um come o que lhe apetece e os preços são verdadeiramente agradáveis, ficando seguramente bem abaixo do que se pagava nos jantares dos blogs.
Aliás, quero esclarecer que este jantar nada tem a ver com esses jantares, se bem que grande parte dos participantes tem ou teve blogs.
 O nome do restaurante é "O Mirandês", e fica na Av.Prof.Dr.Egas Moniz, nº.4, em Massamá.
Nas traseiras costuma haver estacionamento e para quem vem de comboio, desce em Barcarena e apanha aí, na estação (saíde de cima), o 110, que é a carreira urbana de Massamá, e é logo a primeira ou segunda paragem.
A sala é relativamente pequena, muito agradável, a comida é boa e caseira e podemos estar até tarde. Não levará mais do que cerca de 20 pessoas, pelo que a lotação está praticamente esgotada, mas cabe sempre mais um, e por isso, estejam à vontade e se quiserem participar, basta avisar-me até dois dias antes.
Espero que seja uma noite bem passada.

24 comentários:

  1. Se conseguir chegar a tempo, aviso para guardares um lugarzinho para mim :)

    A minha vida anda a 500, e por vezes só consigo confirmar mesmo em cimo da hora :(

    Direi qualquer coisa até 5F para poderes estar mais confortável

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Francisco
    diz-me sem falta algo até quinta feira, ok?
    Será um prazer.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. parabens! um filho livro é sempre um filho! precisa mesmo apresentar a sociedade! parabens

    ResponderEliminar
  4. H,H e Pai
    aceito a tua metáfora, já que sempre tive um sonho irrealizado - ter um filho. Que este livro seja esse filho...
    E que melhor sociedade poderia eu ter junto a mim, do que um grupo de amigos que muito prezo?
    Obrigado pois pelas tuas belas palavras.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Desejo-te um bom jantar e um óptimo convívio. Por vezes o reencontro de amigos é tudo o que dá sentido à vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Luís
      estou certo que será, acima de tudo um óptimo convívio.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. já só há lugar para 19 (como a praia)
    :)

    ResponderEliminar
  7. Miguel
    esta não percebi, a sério, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então João: se só há 20 lugares e um é para mim, já só há lugar para 19 :)

      Eliminar
    2. Miguel
      pois é, tens razão, mas neste momento já estão mesmo 20!!!
      Vamos ver se houver maus gente interessada, se posso lá encaixá-los...
      E vai haver uma ENORME surpresa...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  8. Caro amigo João Roque
    Esse jantar será um encontro de amigos muito interessante. Agradeço o teu convite, mas não me é possível estar presente. Fica para a próxima.
    Já li o teu livro, que muito apreciei. Posso deixar o meu comentário aqui? Ou envio por email?
    Um beijinho. Lídia

    ResponderEliminar
  9. Olá Lídia
    tenho pena por várias razões: uma delas, que pode fácilmente ser superada, que era o facto de nos irmos conhecer pessoalmente; as outras já não, mas paciência, e que eram ir conheceres pessoas muito interessantes e principalmente participar num convívio que promete ser muito original.
    Resta-me a satisfação de ter a lotação da sala esgotada, o que é muito bom.Estava à espera da tua resposta para aceitar um último conviva.
    Quanto à crítica do livro podes fazê-la aqui no blog, pois tem todo o cabimento aqui.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro amigo João Roque, parabéns.
    O teu livro é o fluir das emoções, que guardaste na tua mente, ou talvez em apontamentos, durante quarenta anos.
    Livremente e através de uma escrita perfeita, dás significado a 4 anos da tua vida, consumidos na guerra colonial.
    Como em todas as guerras, descreves episódios assustadores e violentos. À medida que ia lendo, sentia a pele arrepiada. No entanto, pelo cuidado com que utilizas as palavras, e pela forma delicada, como nos explicas a razão de cada decisão e de cada comportamento, em cada momento, todo o livro atrai a nossa atenção.
    Alguns momentos terão sido de horror, como Napalm.
    Na tua posição de comando, são imensos os registos carregados de sentimentos de humanidade. É muito bela a história de Marua.
    O capítulo sobre a homossexualidade parece-me quase ficção. O livro esquecido teria sido obra do acaso? O bom relacionamento subsequente, é muito interessante. Este capítulo daria uma enorme reflexão. Uma vez li a seguinte afirmação, a respeito da vida militar em África: “ ….e fizemos todos o que se faz nas guerras ….." . Talvez faça sentido.
    Gostei de ler a revolta no quartel, a gestão do caos é emocionante. Antecipaste o entendimento pacífico. Sendo ainda tão jovem, deve ter sido arriscado, teres tomado aquela atitude frontal. És um líder na gestão de conflitos.
    E regressaste no dia que os teus pais faziam anos de casados. Dois bons motivos para comemorar o dia 17 de Fevereiro.
    Caro João, obrigada por teres partilhado essa tua vivência da guerra, através do livro Ilha Metarica – memórias da guerra colonial.
    Continua a escrever, é um prazer ler-te. Já estou à espera do próximo.
    Um beijinho. Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lídia
      faltam-me um pouco as palavras para te agradecer a crítica que fazes ao meu livro. Eu só posso escrever sobre coisas que vivi ou coisas que vivo, mas nisso sou eclético, não restrinjo a minha escrita a um só tema, pois a vida é feita de muita coisa.
      A minha experiência militar marcou-me muito, mesmo muito pois eu nunca pensei ser capaz de fazer metade do que fiz. Sei que fui afortunado num aspecto que foi o de, apesar de tudo, não ter estado numa zona de guerra muito acesa.
      Por outro lado, eu desconhecia em mim qualquer capacidade de comando, e se a tive ela foi apenas um reflexo da ponderação que gosto de fazer das coisas, mas também de não olhar para trás quando é necessário tomar atitudes.
      Nunca fui herói, nem tenho espiríto para isso, mas também não sou cobarde...
      E não ser cobarde, naquela posição, era não ter receio de enfrentar os desafios que um lugar de chefia normalmente acarreta. E nunca me esqueci de uma coisa fundamental - eu era responsável pela vida de quase 200 pessoas, e só vivendo essa situação, se pode aquilatar o que isso representa.
      Quanto à sexualidade, não ficaria bem comigo próprio se não referisse esse aspecto que tanta gente nas minmhas circunstâncias, omitiu. Era importante focar esse aspecto, mas não como algo especil, apenas como mais uma faceta das próprias circunstâncias que se viviam; claro, que tendo eu defenida desde antes a minha sexualidade, embora nao em plenitude, vivi essa experiência com outros olhos, não digo na prática, mas essencialmente na aceitação plena da minha maneira de ser Homem.
      Tenho pena que não possas estar no jantar, porque testemunhos como o teu abrem-me as palavras e com colaborações preciosas de algumas pessoas presentes, vai ser, estou certo, um convívio deveras interessante.
      Mais uma vez obrigado.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Lá estarei, João Carlos - mas vou sozinha...
    Abraço amigo e até sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Justine
      Se vieres de carro a direcção é Av. Prof. Dr. Egas Moniz, 4 - Massamá.
      Se vieres de combóio sai na estação de Barcarena (parte de cima), e depois lá mesmo apanhas o autocarro 110 e pedes que pare na primeira ou segunda paragem da Av. Egas Moniz.
      O ideal era combinares com o João e vires com eles.
      Até sábado.
      Beijinho.

      Eliminar
    2. Antes de mais, meus sinceros parabéns pelo livro e pelo êxito merecido, segundo alguns dos comentários que precederam o meu.

      Uma temática difícil que muitos não conseguiram expor... Para chegar a este livro, certamente que muitas emoções tiveste que 'reorganizar' no teu íntimo para, então, as passar para as folhas de um livro. Tenho familiar muito próximo que, passados tantos anos, é assunto que não fala.

      Assim, apesar de não estar no teu jantar de amigos, deixo-te votos de uma noite feliz. E continuação de um enorme sucesso!

      beijinhos

      Eliminar
    3. G-Souto
      bem gostaria que estivesses. Não vamos ser muitos (24), mas vamos ter uma reunião muito interessante.
      Muito obrigado pelas tuas palavras sobre o livro.
      É um livro, naturalmente, muito pessoal...
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Gostei muito do jantar, João. Um espaço bastante agradável, bem mais do que o anterior, do qual nunca gostei, devo ser sincero, estando agora à vontade para o dizer visto que encerrou. E nem se tratava do preço absurdo, mas sim da confecção dos pratos e do comportamento dos empregados. Este restaurante é muito simpático e gostei da atenção do senhor que estava na cozinha, suponho, perguntando se estava tudo bem connosco, dirigindo-se a cada mesa.

    A companhia foi excelente.

    Parabéns pelo livro! Todo o reconhecimento é mais do que merecido.

    um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      sim tenho que confessar que correu tudo muito bem. A companhia foi óptima, o jantar decorreu bem e o "lançamento" do livro também.
      Muito obrigado pela tua presença.
      Eu vou fazer um post sobre o jantar...
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!