quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Cinco filmes
























O amigo Papagueno lançou-me há dias um desafio (mais um), ao qual não poderia ficar indiferente, como ele já sabia, e como ele sentiu, quando foi desafiado. Trata-se de nomear os 5 filmes de que mais gostei até hoje; é uma tarefa impossível de cumprir em absoluto, pois nem cem chegariam…Haveria pois que escolher critérios, e assim resolvi “esquecer” o período mudo, do qual não tenho uma total informação para eleger um representante e depois escolher um filme da categoria comédia\sátira,, um musical, um filme europeu, um de ficção científica e um filme mais recente, já do século XXI. Aí começou o suplício, pois se havia três filmes que eu tinha hesitado pouco, embora pondo de lado outras obras primas, mas por mero gosto pessoal, já noutras duas categorias, a escolha foi tremenda.
Mas pronto a escolha está feita e vamos a ela.




Na categoria de musical, a decisão estava tomada, teria que ser “West Side Story” (1961), de Jerome Robbins e Robert Wise; foi um filme que me marcou muito, e durante muito tempo, o considerei o filme da minha vida; claro que deixar para trás os musicais de Gene Kelly, os duetos de Fred Astaire/Ginger Rogers e tantos outros não foi fácil; mas aquela coreografia magnífica, aquelas canções imortais, aquele argumento fantástico sempre me fascinaram e recordo a sua visão no ecrã de 70 mms do Monumental: arrebatador!
Quanto à ficção científica a luta foi mais restrita, mas a opção estava tomada: “2001, Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick ganhou aos pontos a “Blade Runner”, e ainda por cima é também uma homenagem a um cineasta que não fez um único filme menos bom ou desinterassante (não posso deixar de lembrar uma obra prima sua – “Barry Lindon”).
A terceira e última opção, mais ou menos imediata, foi na categoria dos filmes mais recentes; mesmo deixando para trás filmes fabulosos, como “Magnólia”, “Beleza Americana”, “Longe do Paraíso” e tantos outros, o eleito teria que ser “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005), de Ang Lee, não por ser um filme gay, que até não era, pois sempre considerei este filme uma belìssima história de amor, que tinha a particularidade de ser entre dois homens, apenas isso; aquelas paisagens, a música, as interpretações, a contenção de um argumento que noutras mãos poderia ter resvalado para um filme banal e talvez até mal compreendido, tudo isso e duas ou três cenas que farão SEMPRE parte do meu imaginário, como o beijo do reencontro, a cena com os pais de Jack e a cena final, que é impossível não humedecer os olhos, não me fizeram hesitar.
Na categoria de comédia/sátira, após uma enorme batalha de várias frentes, em que o principal vencido foi “Quanto mais quente, melhor”, acabou por vencer um filme excepcional de um génio do cinema: “O Grande Ditador” (1940), de Charlie Chaplin, esse mago da Sétima Arte, que não poderia ser esquecido e também é o único filme dos 5 escolhidos a preto e branco; é uma sátira feroz, e nada é mais forte do que aquilo que se diz em geito de comédia: fabuloso!
Em relação ao filme europeu, foi onde a luta foi mais feroz, pois eu sou um amante do cinema europeu, por natureza; não esqueço a trilogia italiana de Felinni, Visconti e Antonionni, a fria mas admirável mensagem de Bergman, o encanto dos filmes de Wim Wenders, a descoberta de um cinema “diferente” em Almodôvar ( “Tudo sobre minha Mãe” é magnífico), alguns nomes da nouvelle vague francesa – Godard, Truffaut e outros, enfim, um manancial inesgotável de filmes magníficos; o eleito acabou por ser um “fresco” admirável de Visconti com a sua passagem ao cinema do livro de Lampedusa, “O Leopardo” (1963), de Luchino Visconti, um realizador que nos deu “O Grito”, “Rocco e os seus irmãos”, “Belíssima”, “Senso” e tantos outros, um homem ambíguo e magistral, quer na sua dualidade burguesia/comunista, quer na sua faceta de homossexual que sabia dosear sem explorar a sexualidade de alguns dos seus intérpretes masculinos (Bogard genial em “Morte em Veneza”, Delon e Helmut Berger, ambos algo mais que simples intérpretes dos seus filmes).

Agora resta-me endereçar o desafio a cinco pessoas que tenham verdadeiro prazer em explorar este tema; se há alguns amigos que tenho a certeza que gostarão do desafio, outros será um puro instinto: assim gostaria de ter o “depoimento” do Tonghzi, Maurice, Jasmim, Paulo (Felizes juntos) e Luís Galego (Infinito pessoal). Vamos lá, não sejam “desmancha-prazeres”…

38 comentários:

  1. Não era dificil de imaginar que as escolhas iam ser boas. O grande Chaplin que nos deixou num dia de Natal há 30 anos, o 2001 que desde menino sempre recordei pela fantástica banda sonora, e o Leopardo que tive o prazer de ver como deve ser, num grande ecrã, no Nimas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. grande escolha, caro Pinguim. e absolutamente irrepreensível. a única escolha que é um pouco mais frágil é a de Brokeback Mountain (falta-lhe percebemos qual o efeito que o tempo terá sobre o filme, mas isso aconteceria com qualquer outro filme, dada natureza da própria categoria). todas as outras são imbatíveis, mesmo que haja, como referes, outros filmes que ficariam tão bem como os escolhidos.
    eu apenas acrescentaria, na categoria dos filmes europeus, outros realizadores cujos filmes adoro: Nani Moretti, Ettore Scola, entre outros. mas isso sou eu que adoro cinema italiano.
    para além das escolhas fabulosas que fizeste, gostei muito de ler o texto, os argumentos, os debates interiores, os critérios. e gostei porque o texto traduz uma relação apaixonada e apaixonante (e muito 'cultivada') com o cinema.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Já me tramaste...
    Não sei mesmo se serei capaz!!!
    Só de pensar nisso, já tenho a cabeça cheia deles ;)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler as justificações das tuas escolhas (que são estupendas, por sinal!).

    O Leopardo também o escolheria, bem como o segredo dos cabóis, mas aproveitava e metia logo, de rajada: "Era uma vez na América" e "Blade Runner". Se fosse por um musical a escolha recairia provavelmente em "Jesus Cristo Superstar". Uma comédia?! Provavelmente o "Crimen Ferpecto" do Alex de la Iglesia ou o almodovariano "Mulheres à beira de um ataque de nervos". Para policial, talvez "O Nome da Rosa" (Ai, Sean rsrsrsrsr...). :))

    Acho muito difícil nomear cinco filmes. Tem de se ter um poder de síntese a toda a prova - como o demontras aliás.

    ResponderEliminar
  5. Amigo Papagueno
    como deves ter deduzido pela leitura do texto, acertaste em cheio, quando me nomeaste, pois este é realmente um desafio muito sedutor que me fizeste; deparei-me com as dificuldades com que tu e todos os desafiados se deparam, que é reduzir a 5 o número de filmes que nos empolgam...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguel
    já vi que és um apaixonado por cinema e é pena não te ter nomeado; se não o fiz, foi porque te desafiei há pouco com uma destas coisas (cadeias) e não quis ser demasiado chato.
    Nas minhas escolhas, procurei ser abrangente, mas não o consegui, pois em cinco(!) filmes é impossível pôr sequer todos os principais géneros; faltou o Western, e aí a luta seria feroz entre "Shane", "O Combóio apitou 3 vezes" e "Johnny Guitar", provàvelmente a recair a escolha neste último assombroso filme de Nicholas Ray; faltou o policial/suspense, e aí a escolha iria quase de certeza para um filme de Hitchcock, provàvelmente "Intriga Internacional"; faltou o drama e aí recuso-me a pensar muito, mas "Sùbitamente no Verão passado" de Mankiewicz, seria uma boa escolha, e, «last but not the least», a categoria de animação, na qual, apesar dos espantosos filmes actuais, por computador, não hesitaria escolher o imortal "Fantasia" do mestre dos mestres- Walt Disney.
    Uma última palavra para referir que, não sendo filmes, são compilações de filmes, as séries também não deveriam ficar na gaveta e aí "7 Palmos de terra" ganharia as medalhas todas.
    Desculpa o "desabafo", mas isto que disse aqui, é um "pequeno" complemento ao texto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro Tongzhi
    vá lá, confessa que até gostaste, pois quando se começa a pensar nos filmes, que foi o que eu fiz, dá logo a entender que vamos aderir.
    E olha, já tens dois nomes para nomear, na continuação da saga: o Catatau e o Innersmile...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Meu caro João Manuel, a razão da tua não nomeação é igual à que dei ao Miguel, ter-te nomeado há pouco para outra "corrente", mas achei lindo teres expressado aqui algumas das tuas preferências e aliás aproveito para sugerir a outros potenciais interessados para o fazerem de igual modo; para um apaixonado por cinema, isso é muito estimulante.
    Quanto a ti, já te "recomendei" ao Tongzhi...
    Já imaginaste melhor início de um blog???????
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Voltaste em grande. Espero que tenhas tido um bom Natal.

    Já que tens uma lista da qual eu surripiaria quase tudo, vou arranjar uma alternativa.

    1. Para o musical não é fácil porque não é um género que eu aprecie, mas talvez o ‘Cabaret’ do Bob Fosse
    2. Comédia/sátira: ‘Blow up’ do Antonioni
    3. Europeu: ‘1900’ do Bertolucci (uma paixão)
    4. Ficção: também não é para mim muito evidente, vejo pouco e levaste o melhor, mas o ‘Peggy Sue casou-se’ do Coppola não fica mal
    5. Séc. XXI: ‘Match point’ do Woody Allen

    E ainda o ‘Paris Texas’ do Wim Wenders que não se encaixa em lado nenhum mas é um daqueles que não posso deixar de fora.
    Dê as voltas que der vou parar quase sempre ao cinema europeu, tenho que fazer um esforço para olhar para outras cinematografias. Não é que não goste, longe disso, mas acho que a europeia me diz tudo, é da casa e entendo-a bem.

    Quanto a séries, iria para 'Brideshead revisited'. Não é que agora não haja algumas talvez até de melhor qualidade, mas o encantamento com que vi aquela não tornou a repetir-se.

    Et voila!

    ResponderEliminar
  10. És mau, Pinguim! Sabes que ando sem tempo para respirar e ainda me mandas desafios... Está bem, vou pensar no assunto.
    Um abraço forte

    ResponderEliminar
  11. Minha cara Mar-maria
    também eu gosto muito dos filmes q1ue citaste, principalmente do "Paris Texas", e em geito de homenagem, escolhi uma música do filme para "ilustrar musicalmente" o post.
    Quanto à tua paixão pelo cinema europeu só admite um empate, pois não será nunca maior que a minha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Caro Paulinho, não fiz por mal, nem me lembrei da tua falta de tempo, acredita-me.
    Também não é nesessário responder ao desafio de imediato...tens tempo.
    Abrações por aí e que Madrid vos satisfaça nesta passagem do ano.

    ResponderEliminar
  13. Pinguim, não te preocupes que responderei com o maior gosto, mas quando voltar e me tiver refeito de Madrid que tem de ser de putamadre para cima (é para me vingar nos anos anteriores :)).
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Aposto que vais nomear 5 filmes do Almodovar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. lol...

    Almodovar tb é uma boa escolha...!:)

    Gostei mto da tua "lista"....foco particular atenção para o West Side Story, que ADORO...e o BM que achei visually stunning!

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    Gostei das tuas escolhas.

    Um 2008 bem recheado de bons momentos.

    Beijinhos
    Yo

    ResponderEliminar
  17. Caro Hydra
    admira-me, num bom sentido, claro, que gostasses muito do West Side Story, filme tão injustamente esquecido; recordas aquelas danças da Rita Moreno?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Minha cara Yo
    ainda bem, pois é difícil, num caso destes ser algo consensual.
    Também para ti um Novo Ano cheio de coisas boas!
    Beijito.

    ResponderEliminar
  20. Sabes Pinguim, a memória do povo é curta e as pessoas tendem a substituir tudo pelo que é mais recente...até eu próprio muitas vezes sofro disso...

    A Anita?:)

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  21. Tens toda a razão no que dizes.
    Claro que a Rita Moreno era a Anita, aquela fabulosa porto-riquenha, que dançava maravilhosamente, e que se não estou em erro ganhou nesse ano o óscar da melhor actriz secundária pelo seu desempenho nesse filme.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Tb tás acordado...as insónias de fim de ano:)

    ResponderEliminar
  23. Amigo Hydra, eu sou um animal nocturno, mas agora vou mesmo para a sorna...

    ResponderEliminar
  24. lol, olha que não, Pinguim :), mas depois verás, claro.

    ResponderEliminar
  25. Pessoalmente gosto muito do Brokeback Mountain...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  26. Também eu, amigo Lampejo; foi um filme que "mexeu" comigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Tu de pinguim não tens nada! Devias era ser o passarão!!
    Deixaste-me com esse abacaxi para descascar...
    Posso adiantar que a coroa já lá vai e que logo, logo terás notícias. Mas cuidado, eu não sou "certinho" e nunca se sabe o que ira sair daqui :)

    ResponderEliminar
  28. Óptimo
    de gajos assim "despassarados" é que eu gosto.
    Fico à espera com um suspense "hitchcockiano"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Só vim cá assim muito sorrateira :) desejar-te um feliz 2008.
    Quero ainda dar-te os parabéns pelo blog que gosto muito de ler.
    Um beijinho doce ,Sónia

    ResponderEliminar
  30. A tua visita é sempre um prazer.
    Obrigado, Sónia, pelas tuas palavras, e um bom ano de 2008 para ti e para os teus.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Ui...Nem sei por que ponta pegar!
    Excelentes escolhas, as tuas.
    Aceito o desafio com gosto. Mas, devido a contingências várias, vou demorar uns dias. Mas não será tarde, suponho...

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Também gosto muito de alguns filmes por ti selecionados.
    Obrigada por te lembrares de mim, embora não goste muito de desafios bloguistas (a vida já me brinda o suficiente...) vou aceitar este com bom gosto.
    Um beijo e que 2008 te sorria. Deposi diz-me o que achaste das flores de Harrison.

    ResponderEliminar
  33. Caro Maurice
    estava certo, que com mais ou menos tempo, irias aceitar com o mesmo agrado que eu senti, este meu desafio.
    Demora o tempo que queiras, olha...pode ser só no próximo ano...
    E já agora que seja um excelente ano para ti.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Também tive a sensação que não ficarias insensível a este desafio, minha cara Jasmim, até porque foge um pouco a outras correntes que por aí proliferam.
    Estou muito expectante acerca do filme de que temos falado; e já agora, só peço que saia a tempo de o levar comigo para Belgrado.
    Um excelente ano, minha boa Amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  35. Olá!
    Excelente escolha. É sempre um prazer ver alguém que não cede a certos 'preconceitos culturais' como o falso desprezo em relação ao cinema europeu.
    Tirando o género do musical, a que não ligo,todos os outros são filmes de que gosto, mesmo que não os considere todos filmes fétiche.
    Só tenho algumas reservas em relação ao BM. Também gostei de o ver, mas alguma coisa no filme falha que não sei precisar. Talvez a história seja melhor do que a forma como ele a filma...

    ResponderEliminar
  36. Amigo Rui
    para já obrigado pela tua visita. Pelo que vejo gostas de cinema, e por isso entenderás a dificuldade duma escolha tão restrita.Quanto ao cinema europeu, confesso que nada me move contra o cinema americano, mas já chega da invasão dos nossos ecrãs com americanices que não valem nada, em detrimento de outras cinematografias; claro que vi e gostei muito de variadìssimos filmes americanos e reconheço que é ali que está "armazenada" a artilharia pesada da 7ª.Arte; mas daí a tornar-se um monopólio, isso já não.
    Quanto ao BM, aceito as tuas reservas, embora pessoalmente tivesse sido um filme que "me disse muito"; a história é um curto conto de uma escritora, cujo nome não sei de cor, mas que nem sequer é um livro, apenas um conto, num livro de contos.
    Volta sempre que queiras.
    Abraço e u um bom Ano para ti.

    ResponderEliminar
  37. Amigo pinguim,
    Obg pelo teu comentário.Claro que compreendo tal dificuldade.Eu qdo faço estas listas fico com a sensação de q deixo sempre algo de fora.
    Tb nada me move contra o cinema americano, simplesmente estou habituado a que os indefectíveis do cinema americano torçam o nariz a outras cinematografias sem sequer se dar ao trabalho de as visionar e não o contrário.
    A autora do conto é a Annie Proulx que foi editado em português de forma isolada.(lembro-me de ver o livro à venda nas bombas da galp lol)
    Já agora, se me permites, como vejo que tens ligações a essas paragens, algum Kusturica ou assim?;-)
    Um abraço e voltarei concerteza.

    ResponderEliminar
  38. Caro Rui
    claro que vi por assim dizer tudo de Kusturika, e entre todos achei "Underground" msgnífico, quase um filme felinniano.
    Vou levar na minha bagagem 3 filmes que saquei nos últimos dias e que ainda não vi, mas aproveitarei para ver com o Déjan e que são todos sobre a guerra dos Balcâs: "Welcome to Serajevo" , "Behind the ennemy's line" e sobretudo um filme de que uma minha amiga, disse muito bem, que é o "Harrison's Flowers".
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!