domingo, 10 de outubro de 2010

Belgrado, 10-10-2010

Hoje, o centro de Belgrado foi cenário de uma marcha LGBT, que reuniu cerca de mil corajosas pessoas, devidamente enquadradas pela polícia, e de cenas perfeitamente lamentáveis provocadas por algumas centenas de pessoas de partidos de extrema direita e ultra nacionalistas, os quais se envolveram em violentos confrontos com a polícia, a qual teve que usar gás lacrimogéneo, para dispersar estes energúmenos, que  incendiaram automóveis, tentaram incendiar as sedes dos dois partidos do Governo, destruíram lojas, mostrando o pior da sua natureza.
Houve mais de uma centena de detenções e quase uma centena de feridos, principalmente entre as forças policiais, estando dois polícias em estado grave.
Desde há dias que uma intensa campanha homofóbica tem varrido Belgrado para fazer cancelar, como aconteceu em 2009, a marcha.
De notar que a Igreja Ortodoxa, neste aspecto é ainda mais conservadora que o Vaticano.
Sinto especialmente pelo Déjan, o que aconteceu e estou com ele na tristeza com que ele está confrontado neste momento.
I LOVE YOU, DÉJAN!!!

47 comentários:

  1. Infelizmente, as pessoas não são felizes e não sabem deixar os outros serem felizes.

    Abraço de Apoio

    ResponderEliminar
  2. Francisco
    Nem sabes como é difícil para nós quando estamos em Belgrado, exceptuando quando estamos em casa, claro; temos que camuflar os nossos verdadeiros sentimentos, o que é triste.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Continuo a achar incrível que a intimidade das pessoas suscite tantos ódios.

    Live and let live. Arre.

    ResponderEliminar
  4. Pinguim, eu que não sou sérvio, senti-me envergonhado com a primitividade do ser humano. como escreveu há pouco o Daniel Oliveira no Arrastão: "As imagens não envergonham a Sérvia. Envergonham apenas os que não sabem viver em democracia. A Sérvia, essa, está de parabéns." mas é triste. e uma coisa é certa, dizemos muito mal do Vaticano, mas a verdade é que nos tempos que correm há protestantes, evangélicos e ortodoxos muito mais ortodoxos, isto é, bestas que incentivam este tipo de ódio.

    um grande abraço ao Déjan!

    ResponderEliminar
  5. Anouc
    a selvajaria continua à solta em pleno século XXI...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Paulo
    eu comungo do mesmo sentir; acabei agora mesmo de falar com o Déjan e o que eu lhe disse foi precisamente isso: pretendiam que a marcha se não fizesse, mas ela aconteceu; deram uma imagem de si próprios de tal maneira negativa, que algumas pessoas vão rever a sua posição em relação a eles.
    Curiosamente, um dos maiores amigos do Déjan, que nem sonha que ele seja gay, e que é tudo menos gay, claro, mandou-lhe há pouco uma mensagem, meio a brincar, mas que é significativa; disse-lhe que no próximo ano iria apoiar os gays!
    É preciso tirar as conclusões positivas das coisa negativas que acontecem...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Nós esperamos que o Déjan esteja bem, pelo menos fisicamente! Que o que as pessoas fizeram por lá é tão execrável que não merece mais visibilidade do que a que (infelizmente) já teve! Viva a Liberdade, viva a Democracia! Abaixo com todas as tiranias!!! Abraços,

    ResponderEliminar
  8. Luís
    Está bem, mas desiludido, claro.
    Mas temos que pôr de lado esse aspecto selvagem e realçar o facto da parada se ter realizado.
    Abraços amigos.

    ResponderEliminar
  9. Vi as imagens nas noticias e fiquei indignado. Como pode ser, em pleno século XXI?

    Abraços, amigo

    ResponderEliminar
  10. Francisco
    infelizmente acontece mesmo; a ascensão da extrema direita, quer em votações, quer em acções de rua cresce dia a dia por essa Europa fora e constitui um real perigo se não for encarada como tal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. que notícia tão triste. mas como já se disse aí em cima, deve ser assinalado que a marcha se realizou. o que é preciso é pôr, como dizia o outro, um, pauzinho na engrenagem. um abraço de apoio para o Déjan. e para ti, sempre, de amizade.

    ResponderEliminar
  12. São os "pequenos" actos que mudam o futuro... A felicidade e liberdade tem um "preço" por vezes demasiado alto... Fico triste de ver estas coisas acontecerem e olhar à minha volta e deparar-me com pessoas com ideais tão radicais e tão absurdos. Para ser livre deve-se primeiro que tudo respeitar a liberdade dos outros.
    Cabe a "nós" mudarmos isto, seja aqui, ou noutro lado do mundo. São pequenos gestos que, aos poucos, vão mudar a realidade. As imagens deste acontecimento foram transmitidas mundialmente e tiveram um impacto tão forte que ninguém passou indiferente.

    1000 parecem poucos, mas o impacto que geraram levou a que muitos mais mudassem e re-pensassem o que de tão pouco conhecem desta realidade. Fica aqui o meu incentivo para que nunca "deixemos" de lutar por aquilo em que "acreditamos".
    Pessoalmente, nunca deixarei que me tirem a Liberdade e Felicidade que tanto me custou a conquistar ao longo de todos estes anos de tão curta existência.

    Espero que estejam bem e mando aqui um enorme abraço.

    Ass. Um amigo

    ResponderEliminar
  13. És sempre tão simpático, obrigado *.*
    Mas está prometido que os proximos textos que vou postar este mês sao bem melhores do que aquele :P Ah, e fica atento por favor, porque hoje ou amanha vou alterar o plano de textos. Era suposto apenas postar mais 3 textos este mês mas afinal vou postar mais 8 textos e por isso vou publicar um novo plano.
    E quanto ao teu post, vi a noticia ontem, não sei porque ainda me surpreendo tanto com isto, há pessoas horriveis e idiotas ao ponto de uma barbariedade daquelas... enfim... Esses sim a igreja deve criticar, não nós que nao fizemos mal a ninguem.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  14. Caro pinguim são pessoas como estas que me assustam de morte, pois não olham a meios para atingir os seus desejos mais nojentos.
    Revolta-me que essa amostra de gente ande por ai a espalhar guerra e sentimentos abomináveis.
    Quando vi estas imagens pensei logo na sua cara metade e na pessoas que querem ser felizes.
    Abraço muito apertado e com muito carinho
    Sairaf

    Perdoe-me o desabafo, mas sempre que vejo situações destas na televisão mexe muito comigo. Os seres humanos conseguem desiludir-me sempre mais um pouco.

    ResponderEliminar
  15. Miguel
    sim, a marcha realizou-se, foi a primeira e as imagens dela são imagens bonitas, onde não há travestis ou gozos exagerados, pois num contexto como o da Sérvia, poderia ser entendido como provocatório; as pessoas viram manifestantes normais a comemorarem um seu acontecimento, com muitas representantes do sexo feminino e decerto pensarão nisso, no futuro, como obrigatoriamente pensarão na violência e na irracionalidade dos contra-manifestantes...
    Um passo importante foi dado, ontem, na Sérvia, para a comunidade LGBT, apesar dos custos que o mesmo teve.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. Confissões
    disseste tudo no teu amável comentário.
    De facto, é preciso agora tirar as conclusões, tanto as organizações LGBT sérvias, como a população, no geral e em particular a comunidade gay que tem andado absolutamente escondida. Mil manifestantes numa primeira marcha em Belgrado é o mesmo que muitos milhares numa qualquer outra cidade, de um outro país menos homofóbico.
    Se compararmos com as imagens brutais das agressões directas quando da tentativa da realização da marcha em 2001 (imagens disponíveis no You Tube)vemos a evolução, não só da marcha, mas também, e isso é essencial, da protecção policial que foi enorme e mostrou o empenho das autoridades em seguir vias democráticas da liberdade de expressão.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Diogo
    eu estou sempre atento aos blogs que sigo, mas eles são muitos e ando sempre atrasado, principalmente naqueles que alfabeticamente estão mais para o fim; ficarei a aguardar...
    Sobre os tristes acontecimentos de ontem em Belgrado, de referir que a ameaça dos extremismos de direita, na Europa é mesmo real e potencialmente muito perigosa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Sairaf
    ainda mais assustador é pensar que estes extremistas começam a ter representações parlamentares em diversos países e pior ainda, estão já coligados a partidos do governo, como na Holanda e na Suécia - é o preço da democracia...
    Obrigado pelo teu apoio.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Da violência já estavamos à espera, não foi nada de novo. O que me surpreendeu foi a decisão do governo em finalmente apoiar e defender a parada gay e a igualdade de direitos.
    Como li no Arrastão, "os meninos nazis já não mandam nas ruas de Belgrado"!
    Foi bárbaro mas num todo correu muito bem.
    ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Félix
    eu conheço um pouco a força que estes grupos têm e que se manifesta não só numa situação como esta da marcha, mas noutras mais frequentes, como por exemplo no que respeita ao hooliganismo no futebol; já tive que fugir e bem depressa depois de um jogo de futebol a que assisti em Belgrado e posso assegurar-te que é preciso muita polícia para os segurar...
    Mas a eficácia das autoridades sérvias ontem foi determinante, bem como a condenação oficial do acontecido; valha-nos isso.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  21. Pena que se percam forças em agredir o nosso semelhante. A compreensão é a base da vida, sem ela....Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Brown Eyes
    principalmente contra pessoas que não os afectam de forma alguma: é a plena selvajaria no século XXI.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Parabéns aos corajosos, à actuação governamental, à visibilidade dada pelos media - a condenação mundial pela violência!
    Abraço apertado ao Dejan e aos que começam a dar o corpo ao manifesto e perdem o medo!

    (Agiganta-se a onda extrema da direita de leste - Áustria incluída- onde as igrejas são naturalmente culpadas)

    ResponderEliminar
  24. João
    é uma ameaça real e ai dos governos que lhes dêem apoio ou pior que isso que se sirvam deles para governar.
    Penso que as autoridades sérvias, neste triste caso, deram um inequívoco sinal ao mundo de que estão dispostas a seguir os caminhos da democracia; assim a UE consiga ver isso, pois é incompreensível que haja dois pesos e duas medidas em relação a uma futura adesão da Sérvia e da Croácia à UE; para uns,a Croácia, tudo facilidades e para outro, a Sérvia, todas as exigências.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  25. Assim, como Martin L. King, eu tb tenho um sonho, sonho com o dia em que as pessoas possam andar na rua, se assim quiserem, vestidas dos pés à cabeça de dourado ou rosa fúcsia, sem que sejam olhadas de lado...no momento em que cada um puder ser o que bem entender, sem qualquer tipo de julgamento mesquinho por parte do seu igual, eu vou ter esse sonho realizado. Até lá vivo um constante pesadelo ao ver imagens como estas acontecerem.

    ResponderEliminar
  26. Ima
    esse sonho é quase ou é mesmo uma utopia,querido amigo.
    Eu não peço tanto; apenas que me seja consentido ser um ser normal e não como alguém que tem uma doença ou que por ser como sou seja ameaça para as criancinhas ou para a moral pública.
    Tenho a certeza de algo muito importante e que me enche de satisfação: sou infinitamente melhor que eles!!!!!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  27. Não posso dizer que tenho apenas uma coisa a dizer, porque seria mentira, em relação a isto tenho 1001 coisas a dizer. Uma vez que não posso estar a escrever todas, digo apenas o que me magoa mais a alma.

    Esses senhores de partidos extremistas são uns tristes. Mas porque será que neste mundo as pessoas se preocupam mais rápido com alguém que só quer ser feliz, do que com assuntos que realmente são maus para a sociedade? Tenho pena que "make love, not war" não seja o lema de todo o mundo. Eu fico escandalizada por ver agressões na rua, mas duas pessoas do mesmo sexo a darem um beijo ou a partilharem de um passeio de mão dada, não me parece que faça mal a ninguém. Mas isto é a minha maneira de ver as coisas!

    Beijos para vocês. E façam o favor de ser muito felizes!

    ResponderEliminar
  28. P.S.- Quando vi o senhor que aparece no vídeo com o crucifixo na mão, pensei logo, "o que não daria ele para estar no meio da manifestação, mas a coragem não é um dom de todos, apenas de alguns..."

    Realmente, assim, o mundo não passará de um local para sobreviver.

    Bj

    ResponderEliminar
  29. Retiro...
    claro que tudo isto dá pano para mangas,mas há sempre algo que é mais forte e neste caso a manifesta selvajaria daquela gente é assustadora.Eu não fiquei surpreso,pois já tinha sido avisado pelo Déjan e já tinha visto a actuação de parte do bando, os da extrema direita, após um jogo de futebol a que assisti em Belgrado; agora juntaram-se-lhes aqueles ultra-nacionalistas de cabelos grandes, já de meia idade e com um barrete de "partizan" que estão sempre prontos para a pancadaria; e depois houve toda uma "surda" cobertura da igreja ortodoxa que consegue ser ainda mais retrógrada do que a católica (e aí aparece, muito a propósito, o senhor com a cruz e a benzer-se) para criar um clima de intimidação que resultou o ano passado, mas não agora e penso que não resultará nunca mais.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Acompanhei este absurdo na televisao aqui da Austria... Junto-me a voces solidariamente neste momento tao "nojento" de Belgrado. Nao consigo encontrar outra palavra!!!!

    ResponderEliminar
  31. A estupidez é democrática, felizmente e infelizmente, e tanto pode atacar em Belgrado como em Lisboa, tanto pode atacar um homossexual como um gajo com uma cruz a benzer não se sabe muito bem o quê.

    ResponderEliminar
  32. Ricardo
    acho que nojento é um adjectivo adequado para os factos de ontem em Belgrado.
    Mas este tipo de situações acaba sempre por se voltar contra quem as pratica e fortalece quem se pretendia fosse atingido.
    Assim aconteceu.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  33. Johnny
    é decerto a coisa mais ridícula de todo o vídeo e é realmente e em absoluto, algo estúpido.
    Se não tivesse havido consequências (feridos e bens materiais destruídos), eu diria que os cães ladram e a caravana passa; infelizmente assim não é e temo que, apesar do insucesso das investidas da barbárie, tal venha a acontecer de novo, tal a força que estes movimentos estão a ter um pouco por toda a Europa.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. Glauco
    apenas revoltante? Nojento, no mínimo...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Isto é do mais primitivo e grunho que pode existir.
    Fica-se triste e indignado ao ver estas imagens.
    No meio destas anormalidades, o aspecto positivo que foi terem feito a marcha com o apoio do governo.
    Os cães ladram e a caravana (leia-se marcha) passa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  36. Miguel
    neste caso, os cães não só ladraram, mas também morderam...
    Claro que houve aspectos positivos, mas a selvajaria imperou, infelizmente.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  37. é lamentavel que ocorra algo assim em um pais de desenvolvimento igual aos europeus!
    liberdade de expressao, cade?

    abraços
    voy

    ResponderEliminar
  38. Caro Voy
    é lamentável, sim, que tal ocorra, embora o grau de desenvolvimento dos países europeus não seja uniforme.
    Mas mais importante que o desenvolvimento, é a carência de liberdade de expressão, de que falas, e a intolerância, tantas vezes baseada nas confissões religiosas vigentes nos diversos países.
    Abração.

    ResponderEliminar
  39. Unfortunately group of neo-nazis, football hooligans, extreme right youth and gangs are the face and mirror of Serbia last couple of days/months...shame!
    Citizens of country are hostages of them and government has to deal with it right now!
    Thank you for your support!
    Many greetings from Belgrade
    Dejan

    ResponderEliminar
  40. My love
    today, in Italy, the same group,(may be many of them are the same that has done the savage acts during the gay parade) has been a shme for the good serbian people: the football match between Italy and Serbia was suspended because the serbian holligans.
    I know that this is not the reality of your country, but they are destructing the name of a country; I have seen, with you, how they are acting during and after the footbal matches: i'm realy sorry for you, my love.
    I adore you, my Chako Pako, for ever; and I love Serbia, as you knows.
    Kisses.

    ResponderEliminar
  41. Admiro imenso a coragem daqueles que sairam à rua mesmo com as ameaças daquelas bestas (não encontro outra palavra para os descrever).
    Infelizmente sabemos que esta gente cumpre as suas ameaças...

    Um abraço de solidariedade aos dois.

    ResponderEliminar
  42. Dantins
    conheço bem aquela selvajaria de gente; pertencem a uma mafia e são mesmo perigosos. Ontem em Génova, durante o jogo Itália-Sérvia, voltaram a fazer asneira...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  43. Aquilo não são simples energúmenos, Pinguim. Aquilo é gente verdadeiramente assustadora, medonha. É necessária uma grande dose de coragem para os enfrentar.

    ResponderEliminar
  44. Paulo
    a quem o dizes, amigo.
    Já os vi ao vivo e "preto e branco" pois de colorido não têm absolutamente nada.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  45. Entristece-me quando vejo gente tão empenhada em impedir a felicidade dos outros pelo simples desejo de impor a sua opinião. Dá-me náuseas!

    ResponderEliminar
  46. Dois Coelhos
    infelizmente até se erradicarem estas bestas das sociedades dos diferentes países, vai levar o seu tempo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!