domingo, 2 de janeiro de 2011

Saudade


O Pai

Terra de semente inculta e bravia,
terra onde não há esteiros ou caminhos,
sob o sol minha vida se alonga e estremece.

Pai, nada podem teus olhos doces,
como nada puderam as estrelas
que me abrasam os olhos e as faces.

Escureceu-me a vista o mal de amor
e na doce fonte do meu sonho
outra fonte tremida se reflecte.

Depois... Pergunta a Deus porque me deram
o que me deram e porque depois
conheci a solidão do céu e da terra.

Olha, minha juventude foi um puro
botão que ficou por rebentar e perde
a sua doçura de seiva e de sangue.

O sol que cai e cai eternamente
cansou-se de a beijar... E o outono.
Pai, nada podem teus olhos doces.

Escutarei de noite as tuas palavras:
... menino, meu menino...

E na noite imensa
com as feridas de ambos seguirei.

Pablo Neruda, in "Crepusculário"
Tradução de Rui Lage


Se hoje ainda estivesses entre nós, completarias hoje 90 anos. Partiste cedo de mais, não só pela idade que tinhas, mas também porque haviam sido apenas alguns anos antes que, após de termos tido uma longa conversa, em que te mostrei o meu EU por inteiro, ganhei além de um Pai, um Amigo que me aceitava, compreendia e defendia, o que naqueles tempos, nem sempre era fácil.
Nunca houve problemas entre nós, mas só após essa conversa, desse maravilhoso abraço que me deste nesse dia, é que realmente compreendi como é grande o amor de um Pai.
Até sempre...

39 comentários:

  1. Como te compreendo...nem sonhas!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  2. Não se precisa sentir em baixo, basta recordar cada momento com um sorriso de orelha a orelha, é a melhor maneira de atenuar um pouco da saudade.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. My dear,

    Lindo o poema e lindo o teu pequeno texto que o acompanha. És um ser humano magnífico e cada vez mais me capacito disso. :)

    O pai, o meu pai, está vivo e de saúde. Está longe lá no Norte e nem sempre se lembra de mim desde o divórcio, mas eu gosto muito dele.

    lots of love ^^

    ResponderEliminar
  4. Luís
    sim, as ausências, que afinal são apenas físicas. O resto permanece inalterável.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Maria Teresa
    nem preciso sonhar; conhecendo-te e conhecendo a tua sensibilidade, não é difícil percebê-lo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulo
    não é que me sinta verdadeiramente em baixo; apenas recordo com uma imensa saudade a sua pessoa e a sua verticalidade, num dia que ele gostaria, estou certo de comemorar - os 90 anos!
    Obrigado pela tua visita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Mark
    o poema é lindo, ou não fosse de Neruda...
    E os Pais são sempre um motivo de orgulho para os filhos, mesmo quando, por razões diversas, nem sempre estão presentes.
    Com certeza já sabes que uma das grandes "decepções" da minha vida é não ser pai; e penso, sem falsa modéstia que seria um bom Pai.
    Mas não se pode ter tudo na vida...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Oh, Pinguim... Que post mais bonito!
    Sabemos que, cedo ou tarde, as pessoas que amamos irão embora, daí a importância de termos conosco a lembrança daquilo que elas tinham de mais belo :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Todas as pessoas tornam-se imortais se não forem esquecidas.

    Pode não parecer mas a frase é mesmo minha.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do poema,

    Apesar do meu pai, nunca ter aceite a minha homossexualidade, nunca tive razões de queixa da sua educação.

    Sempre ouvi que um pai é aquele que educa e não aquele que o faz...

    Confesso que gostaria de ter um pai/amigo nesse sentido. A realidade é que ele nunca me colocou fora de casa, nem nunca me envergonhou. Agora eu!!!!!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
  11. Giovana
    é verdade o que afirmas; ainda tenho a minha Mãe viva, com 88 anos e de cabeça excelente, apenas com algumas limitações de locomoção próprias da idade, mas perfeitamente autónoma.
    Dou graças a Deus por isso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Hélder
    e dizes tu muito bem!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Francisco
    penso, apesar de não ser Pai, que é muito forte o sentimento de um pai em relação a um filho, mesmo com diferentes formas de pensarem no mesmo assunto.
    Eu tenho a certeza que no seu intimo, o meu Pai sofria por eu não lhe dar netos e por não ser como os outros rapazes, já que era uma pessoa conservadora e tradicionalista; mas o sangue falou mais alto e o ser Pai foi para ele mais importante do que as razões que o norteavam no seu dia a dia.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Muito bonito. Pablo Neruda é daqueles poetas que é um “crime” não conhecer.

    O que partilhaste sobre o teu pai também é bonito. Pareceu ser um homem corajoso.

    ResponderEliminar
  15. Francisco
    tenho a mesma opinião acerca de Neruda.
    Quanto ao meu Pai, dizes algo que é importante; nós pensamos que temos muita coragem quando lhes contamos sobre a nossa sexualidade, e claro que somos. Mas não podemos esquecer, nem devemos subvalorizar a tristeza e o choque deles ao sabê-lo, não porque sejam homofóbicos, mas porque têm uma vontade legítima de terem netos e sobretudo, porque têm a consciência que não é fácil, tantas vezes, para os seus filhos, ser como são.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  16. mais uma vez conseguistes me emocionar... amigo!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Bonita homenagem...
    Por ti e pelas tuas palavras posso inferir que foi um bom homem.

    ResponderEliminar
  18. Ricardo
    como podemos não nos emocionar quando ouvimos ou lemos algo sobre um relacionamento "positivo"entre um pai e um filho?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. The Panda
    obrigado pela tua visita; sim, foi um bom homem, muito vertical!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Pinguim
    Que bom por ti.
    No meu caso, e embora o meu pai seja ainda vivo, essa conversa especial entre pai e filho nunca teve lugar, não sei por culpa de quem. E não falo de uma conversa só sobre sexualidade, falo de uma conversa sobre tudo. Com todos estes anos, nem eu conheço bem o meu pai, nem ele sabe bem quem eu sou. Mas hoje, a conversa já não seria possível, de qualquer forma.
    É uma mágoa que transporto comigo, mas é só e apenas mais uma.

    ResponderEliminar
  21. Lear
    eu percebo que haja situações em que é mesmo preferível não haver "conversas", embora também entenda, e ainda melhor, o desgosto que isso te provoca.
    Mas ainda o tens e digo-te que deves aproveitar os anos que lhe restam numa maior aproximação, pois a partir de uma certa idade, a iniciativa pertence sempre aos filhos.

    ResponderEliminar
  22. Sabes pinguim,
    Hoje já não é possível, pois o meu pai entrou naquela fase da vida em que a lucidez é já intermitente

    ResponderEliminar
  23. Caro Lear
    peço desculpa e lamento muito o facto, acredita.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  24. Pinguim
    Não tens que pedir desculpa e,além do mais, do que estamos aqui a falar é da tua saudade do teu pai, com quem pudeste partilhar o teu EU verdadeiro.
    Isso é que importa.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  25. Amigo João, e quando bate essa saudade...poder recordá-lo da melhor forma e com essa boas recordações, acredito que seja reconfortante.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  26. Fico contente que tenhas todas essas boas recordações e momentos positivos a recordar. Estou certo que ele foi um Pai, um Amigo e um Homem excelente.
    Costumam dizer-me que só quando perdemos um pai é que lhe damos valor. Gosto do meu pai, não posso negar mas, infelizmente neste momento sempre que olho para trás, para os momentos importantes da minha vida, nunca o vejo presente. E nas ocasiões em que de facto está presente só foi para me dificultar a vida, desde pequeno… Uma das memorias mais presentes que tenho dele além das que já falei no meu blog, foi no dia em que perdi o meu primeiro animal de estimação. Tinha para ai 10 anos, estava a chorar e não queria ir para a escola… o meu pai chegou ao pé de mim deu-me um estalo e disse: “Se fosse o pai ou a mãe a morrer não choravas assim…”

    ResponderEliminar
  27. Lear
    é bom ter Amigos como tu, por aqui.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  28. Miguel
    sim, as lágrimas secaram há muito e agora é com um sorriso que vamos "falando" de vez em quando.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  29. André
    imagino a tua tristeza; sabes que geralmente nunca é muito fácil o relacionamento de um filho homossexual com o seu Pai, mesmo se ele não sabe da sua homossexualidade. Há muitas vezes um distanciamento e um maior apego à Mãe, que com a idade se vai esbatendo quase sempre.
    Espero que esses casos que recordas com alguma legítima dor se tenham atenuado agora e que no futuro venham a ter uma evolução cada vez mais afectiva; ambos, tu e ele precisam disso...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  30. Bom dia e bom ano caro pinguim!!!!
    Adorei o poema de Pablo Neruda, já conhecia pois é um dos meus poetas favoritos, e tenho alguns livros dele.
    Excelente escolha para o novo ano!!!
    Abraço doce
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  31. Sairaf
    Neruda é enorme, mas continua muito esquecido.
    Aliás, se reparares, na blogosfera que trata de todos os temas, a poesia em geral, não é dos temas mais focados, infelizmente.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Pinguim,
    É também muito bom para mim passar por este teu blog Amigo.
    Um abração.

    ResponderEliminar
  33. maravilhoso! não a perda, mas o ter passado tanto tempo e continuares com essa memória viva do que é o amor de um Pai.

    ResponderEliminar
  34. Paulo
    já lá vão quase 22 anos, e a saudade é cada vez maior.
    E a falta também.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. Olá Cláudia
    fico satisfeito que tenhas gostado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!