sábado, 13 de agosto de 2011

A Blogosfera

Toda a gente sabe que a Blogosfera atravessa uma enorme crise, com blogs a fecharem, outros puramente abandonados pelos seus autores, os comentários a rarearem, enfim, uma moda que já teve melhores dias: e também se sabe que, em grande parte, tal se deve ao aparecimento e desenvolvimento das redes sociais, nomeadamente o Facebook e agora o Google+, e no Brasil o Orkut...
Eu sempre dei primazia à blogo, em detrimento das redes sociais e continuo a postar e a comentar nos blogs que sigo. Mais do que o facto de continuar a ter uma razoável aceitação, a grande compensação para mim, surge do facto de, quando em vez, ser surpreendido com manifestações de amizade que além de me surpreenderem, me emocionam; sei que são simples gestos de amizade, mas é também o reconhecimento do Pinguim, mais do que o João que está por detrás dele. O Pinguim é uma figura da blogosfera e quando lhe dirigem palavras bonitas, estão indirectamente a homenagearem a Blogosfera.
Tudo isto para agradecer ao blog "Comyxturar-te" um dos seus últimos posts, que muito me sensibilizou e que é objectivamente muito belo, pelo vídeo que lá mostra.
É este o vídeo (se possível vejam em ecrã inteiro) e um enorme obrigado ao Francisco.

46 comentários:

  1. Pinguim,

    Não penso que a blogosfera esteja em crise. A blogosfera foi durante muito tempo algo relativamente restrito, com uma centena de blogs nacionais, de pessoas que não se conhecendo, se conheciam - fazia-se link para toda a gente, a ainda assim, as colunas de links eram menores que agora. Na data do aniversário do blog, era uma avalanche de visitas, porque todos os outros blogs acabavam por dar os parabéns - ainda que o blog que fizesse anos não fosse um que visitássemos regularmente.

    Depois houve um período avassalador, em que uma enchente de novos blogger surgiu. Talvez entre final de 2007 e 2009. Talvez porque a internet se generalizou finalmente e, mais importante, internet de banda larga. E a partir daí tem vindo a decrescer, e tudo voltou à normalidade.

    Quem como eu teve um blog em meados de 2002, não estranha o movimento actual.

    Para usar da linguagem bolsista, houve uma bolha especulativa que rebentou...

    Não sei o que o futuro trará...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. É uma linda homenagem. Já tinha visto o filme nos Misturados e agora voltei a ver.

    ResponderEliminar
  3. André
    eu comecei o blog em Novembro de 2006, não pertencendo portanto a essa primeira leva, os pioneiros, de que falas. Mas assisti ao "boom" de 2008 e 2009,e depois ao esvaziamento, que, deves concordar, tem muito a ver com o Facebook; eu pelo menos conheço alguns bloguistas, por vezes com excelentes blogs e que viraram completamente a agulha para o FB.
    Enfim, acredito no que dizes: são os ciclos das coisas; mas a mim não me fazem desistir, e a ti também não, estou certo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo
    sem dúvida; isto sucede quando por detrás de um nick, está um Amigo, e isso tenho tido a felicidade de encontrar vários e bons.
    O vídeo é magnífico e haverá quem não goste de pinguins?
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Pinguim, sem stresses. Somos poucos, mas bons. (e bem dispostos)

    Bjinho bjinho***

    ResponderEliminar
  6. Friend, já tinha notado o tal esvaziamento de que falas. É pena porque perdem-se blogs realmente interessantes, mas ao mesmo tempo vão desaparecendo outros que estão de pior "qualidade" se é q posso utilizar essa linguagem.
    Lá se vão mantendo os que mais acompanho. Ai deles se resolvem desertar! lol

    Abraço e bom fds.

    ResponderEliminar
  7. Os pinguins são animais lindíssimos. Adorei o vídeo. *

    Em relação à "crise" da blogosfera, não dei por ela. Apercebi-me, isso sim, de um decréscimo no número de posts e de uma movimentação mais irregular que atribuí ao fator "verão". No entanto, ao ler os vossos comentários, parece que o ritmo está mesmo a diminuir. :/
    O meu blogue também surgiu na altura do "boom", mais concretamente em maio de 2008. Como já o disse, criei uma empatia muito forte pelo meu espaço e pelas várias pessoas que estão por detrás de cada blogue que sigo com prazer. Tento, por isso, não me afastar. Jamais trocaria a blogosfera por uma qualquer rede social, apesar de ter aderido às redes sociais. O espírito é um outro, mais rápido e fugaz. Não há tempo de concentração, de criar algo realmente útil e com conteúdo. Eu "separo as águas" entre algo que não é mais do que uma rede de interação, de um blogue onde progressivamente vamos construindo um género de "casa" virtual.
    Talvez seguindo-se ao "boom" venham as fidelizações tão necessárias e aproveitáveis. (:

    Abraço! ^^

    ResponderEliminar
  8. Quando entrei no mundo dos blogs, não imaginava como podia ser enriquecedor.
    Quanto ao FB... serve para contatar mais rápido quem está longe... e só.

    ResponderEliminar
  9. Anouc
    Talvez tenhas razão; quantidade não significa necessariamente qualidade.
    Mas ontem, dei-me ao trabalho de ir, um a um, ver todos os blogs que tenho na minha lista de blogs diários, e que actualizei há uns meses atrás, e fiquei admirado com o que vi: apenas dois blogs já não existiam, pelo que os retirei;mas há muitos, mesmo muitos, inactivos desde há muito. E como são blogs de que muito gosto ou de gente de que muito gosto, não tenho coragem em apagar.
    E apenas acrescentei um, pois é um blog que sei que vai durar e do qual gosto muito.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Catso
    claro que não me refiro a esses, de que falas e dos quais não lamento a "partida". Aliás, medeia sempre algum tempo, entre eu seguir um blog e colocá-lona minha lista, que não é de forma alguma, a lista que tenho do Google Reader; só "sobem" à lista de blogs diários, depois de saber que têm pernas para andar...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Mark
    sim, o vídeo é maravilhoso, mas ele aqui surgiu mais como um pretexto para falar da blogosfera.
    É evidente que o período estival é sempre menos movimentado na blogo,como ao longo do ano, o fim de semana o é, como já deves ter notado.
    Mas, não é, de forma alguma a razão da "crise", que tem mais a ver com o que o André Benjamim diz e com o aparecimento das redes sociais, as quais me merecem o mesmo interesse que tu referes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Rosa
    há duas motivações principais para se entrar na blogosfera: alguns têm um objectivo muito específico, muitas vezes relacionado com uma desilusão afectiva, outros porque são blogs muito específicos, e assim encontram outros blofs com interesses semelhantes (cinema. fotografia, jardinagem, culinária, sei lá...).
    E há aqueles que entram porque gostam de escrever ou de transmitir publicamente os seus interesse, os seus gostos, a sua maneira de ver a vida e de partilhar essas "visões" que têm; são muito enriquecedores, por essa partilha e pela intercomunicação que geram, pois não estão só virados para o seu umbigo...
    Conheço dois ou três blogs que questiono porque razão ainda os sigo; são tão narcisistas, tão virados para o seu eu, sem nunca comentarem nada nem ninguém, que se tornam absurdos, pois escusavam de vir a público, apenas a contar as suas paixões, os seus doentios problemas, sempre iguais, e sempre completamente fechados neles próprios. Esses nem se enriquecem na blogosfera nem criam riqueza a quem os lê.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Caro João, tenho página no facebook mas não perco muito tempo com ela. Tem-me dado algumas alegrias com o reencontro de antigos amigos e colegas mas o tempo que dedico à página é muito reduzido. Nem o chat utilizo.
    Quanto à blogosfera, essa sim a minha primeira paixão, tenho andado um pouco ausente, triste, sem esperança no futuro deste país para os jovens, os meus e os outros, e a desilusão bate à porta e tem efeitos. É só isto, amigo e nada mais.

    Deixo-te um abraço apertado e o beijo do costume.

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  14. Isabel
    tens razão, esta crise prolongada e depressiva também não ajuda nada; e andar constantemente protestos políticos é repetitivo, pois as razões para eles são mais que muitas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. tudo na vida tem ciclos migo, e esta coisa dos blogs também tem os seus, parece-me. Pode-se não ter o mesmo número de posts, pode-se deixar ao abandono o blog, mas...de vez em quando vai-se dando uma espreitadela a um ou outro blog preferido. Também há uma certa indisposição para comentar algumas vezes.
    Eu pessoalmente vou acompanhando todas as actualizações de blogs, mas quando comento, comento várias num mesmo momento, quando tenha mais tempito.
    Acima de tudo, não te deixes esmorecer, porque o teu blog é um marco! E estás acima de todos os ciclos e tendências:-)

    ResponderEliminar
  16. Sou um dos desaparecidos mas que vai lendo o que vai sendo "postado". Já não tenho grande paciência nem tempo para acompanhar todos os blogs/facebooks como fazia anteriormente. Mas os teus não escapam. Keep going, grande Pinguim!
    Abraço,
    Luís

    ResponderEliminar
  17. Ima
    eu não me deixo esmorecer,mas custa-me muito ver alguns bons blogs desaparecer ou então estarem permanentemente mudos...
    Claro que são os ciclos, e outros vão aparecendo, mas a qualidade de certos blogs que têm aparecido, deixa algo a desejar.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Luís
    pois, vais deixando a tua marca num comentário ou outro, o que é sempre agradável, mas devias também dar um pouco de movimento ao Individual(mente).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. pinguim há mesmo uma crise na blogsfera será causada pelas redes sociais ou pela crise? Penso que será mais esta última que deixa as pessoas sem vontade para nada. No meu caso sabes que sou contra as redes sociais e não é por isso que tenho estado ausente, é mesmo falta de tempo ocasionada por uma vida demasiado ocupada mas já notei que há por aqui muita gente que só comenta se comentarmos. Há os que nos seguem sempre, aconteça o que acontecer, haja o que houver. Eu comento quando posso sem estar a ver se a pessoa tem ou não comentado o meu. Beijinhos. Tu mereces as homenagens todas, afinal és um amigo.

    ResponderEliminar
  20. Para mim "Pinguim" é sinónimo de blogosfera e é também o responsável pela minha existência e permanência aqui.
    Além disso é uma excelente pessoa,um belo homem e um grande amigo.
    O vídeo só te podia ser dedicado a ti.
    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Mary
    aqui encontramos de tudo: se eu estivesse a postar com objectivos de comentários estava tramado...
    Acredita que comento quase tantos blogs que nunca me dizem nada, no meu, como aqueles mais fiéis.
    Aborrece-me um bocado, devo confessar aqueles que gostam de comentários, como todos, mas NUNCA comentam nada e ficam ali no seu trono.
    A dois ou três já chamei a atenção, pois a blogosfera é partilha e implica interacção. Se apenas pretendem dizer coisas, escrevam um diário...
    Acho que ninguém é obrigado a comentar e tanta vez que eu não comento, mas um blog que sigo nunca está muito tempo sem um comentário meu.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Miguel
    ser responsável pelo teu blog, o que é verdade, é uma das maiores satisfações que já tive na blogosfera.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Só para deixar mais uma acha na fogueira: não nos podemos esquecer de que é mais fácil dar um clique num like, do que nos predispormos a escrever algo. E esse tem sido uma das razões do sucesso do Facebook, que além disso cruza uma série de coisas ao mesmo tempo: família, amigos e trabalho.

    Já a blogoesfera exige maturação, o que afasta muita gente... Por outro lado, garante mais recato, o que me agrada.

    A propósito, regressei. Este post não o poderia ter lido em melhor altura. Além disso, o teu blogue foi um dos primeiros que comecei a ler aqui na rede. Desde sempre fiquei cativado pela tua frontalidade.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  24. Blog Liker
    concordo em absoluto contigo de que é muitíssimo mais fácil interagir com um "like" ou mesmo uma palavra rápida a um tema que aparece no FB, do que ler, ver ou ouvir com alguma atenção as postagens da blogo e comentá-las.
    Mas é outra coisa e não tem que se passar "uma vida" no FB para ver tudo o que os nossos "amigos" lá deixaram...
    Para mim, o FB é puramente residual, e a Blogosfera é puramente fundamental, no que respeita à net, claro.
    E é uma excelente notícia o teu regresso às hostes blogueiras.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Pior cara...
    Blogar exige tempo e acima de tudo dedicação, infelizmente muitos abandonam...
    Belo video dos pinguins...
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  26. Ro
    pois é isso mesmo; tempo vai-se arranjando, mas a dedicação vai-se perdendo com o tempo, na maior parte dos casos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Pinguim,
    Também noto uma diminuição no número de visitas e comentários.
    Apesar de o FB e o Blogger terem potencialidades diferentes confesso que muitas vezes a necessidade de comunicação é satisfeita pelo FB mas se abrandei o ritmo de publicações no meu blog é mesmo por falta de tempo porque sou muito persistente e não vou desistir dele tão cedo. E uma das razões é, de facto, saber que pessoas como tu o lêem e lhe dão algum valor. Sinto que de alguma maneira o meu blog faz parte de uma constelação de blogs e vou manter a luzinha acessa o máximo de tempo que conseguir. Um céu estrelado é sempre mais bonito.
    Eu é que agradeço as tuas visitas e comentários sempre presentes e pertinentes no meu blog e, mais importante que isso, a tua amizade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. Francisco
    é precisamente o tipo de blogs como o teu, antigos, que já existiam quando eu aqui cheguei e me habituei a conhecer e respeitar, que me dói ver inactivos, e embora saiba que a falta de tempo é a grande responsável por essa falta de assiduidade, até porque conheço os autores e as vidas complicadas que têm, como é o teu caso, é uma dor de alma olhar para trás e ver apenas "meia dúzia" de blogs desses, activos.
    Pois sim, surgiram outros, alguns bem interessantes, mas também surgiu muito blog que se limita a ser um FB, mais desenvolvido: hoje fiz isto, ontem conheci aquele...
    Enfim, vamos resistindo e dando as boas vindas a quem aparece de novo, pois surgem também belas surpresas.
    O que não dá lugar a oscilações e não se altera por falta de tempo, é a Amizade grande criada aqui com tanta gente, e isso é o fundamental, pois ultrapassa a Blogosfera.
    Abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  29. Eu concordo com a perspectiva do André e acredito que a generalização do acesso acabará por ceder perante o que é ter um blogue, manter um blogue e ser-se blogger. Não é assim tão leve como se pensa...


    De qualquer das formas, acho que já merecias uma homenagem assim e envergonho-me até dela não vir de minha parte. Adoro o teu blogue, a tua convicção nos teus princípios e tua determinação em viveres em função deles. És um exemplo que não deve nem pode ser esquecido e por muito pesado que esse fardo te possa parecer, sei que farás como até agora: just fine=)


    Stay Well

    ResponderEliminar
  30. Muito giro o vídeo.
    A homenagem foi justa...
    És uma pessoa excepcional e sempre atento e por perto.
    É uma honra podermos contar com isso.

    Abraço amigo

    http://rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  31. Nelson
    obrigado pelas tuas palavras, mas limito-me a gostar muito da blogosfera.
    No que concerne aquilo a que chamei crise dos blogs também eu considero muito esclarecedora a análise do André, aliás com toda a autoridade de quem está há tantos anos na blogo e sempre com intervenções lúcidas e muito positivas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Amigo Zé
    fiquemos-nos pelo excepcional vídeo, que é o mais importante, já que todos os pinguins, sem excepção. são fantásticos.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  33. eu tb continua a gostar da magia dos blogues e ainda há dias convenci um amigo a fazer um blogue (que já visitaste).

    ResponderEliminar
  34. Sad eyes
    além de teres um blog muito interessante e actualizado, ainda promoves, e fazes tu muito bem o aparecimento de novos bloguistas; daí a minha visita para o incitar, pois de início, nem sempre é fácil ganhar projecção.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  35. O filme é maravilhoso. Adorei!
    Ainda gostava de saber porque escolheu "pinguim" para nome do blogue :)

    ResponderEliminar
  36. Mz
    desde há muito tempo que adoro pinguins e tenho uma enorme colecção deles aqui em casa.
    A razão deve-se a uma pessoa que foi e continua a ser muito importante na minha vida, que a andar, visto de trás parece um pinguim; comecei a tratar essa pessoa por pinguim e essa pessoa fez o mesmo...e assim achei um nick perfeito.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  37. Eu vim aqui saber se tinha respondido à minha curiosidade :))

    É uma história muito engraçada... poderemos dizer que se virou o feitiço contra o feiticeiro. Bem feto!

    bjnhs

    ResponderEliminar
  38. Mz
    não será tanto assim, pois ambos ainda nos tratamos por pinguim um ao outro, pois tornou-se uma forma de afectividade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Apesar da tal bolha especutalita de blogues, concordo contigo que a blogosfera está em crise. Quase todas as formas de comunicação web passaram por tempos áureos, e depois foram decaíndo. No entanto, os blogs, pelas suas características específicas, não creio que desapareçam algum dia. Aliás, este modelo de comunicação já foi alvo de tentativas de cópia pelo moribundo hi5, e até pelo facebook.
    Quero apenas ressaltar aqui o teu papel, pinguim, enquanto 'cola' aglutinadora de um grande grupo de blogs e bloguistas. Os teus comentários e visitas regulares, vindo de um blogger de referência e com muita experiência de vida, despertam o desejo de continuar e de não deixar o projeto morrer. Por isso, uma parte de ti está também no nosso blog, e provavelmente em todos os que aparecem aqui à esquerda... ;-)

    ResponderEliminar
  40. Um coelho
    uma boa análise a que fazes da crise da blogosfera e quero acreditar que seja como dizes; e há sempre uma renovação,que eu vou saudando particularmente.
    Obrigado pelas tuas palavras a meu respeito, mas esse papel aglutinador que reconheço é próprio da minha maneira de ser e depois tenho uma vantagem sobre a maior parte de vocês e que é a disponibilidade de tempo...
    Abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  41. meu caro: não me espanta a homenagem que os X te fizeram. ela é mais que merecida, e isso tem também a ver com o que escreves sobre os blogs.

    concordo contigo que os blogs estão em crise, com o desaparecimento de muitos. suponho que muitos deles existiam apenas para responder a uma necessidade de contacto e de socialização, que o FB (e agora o G+) vieram satisfazer com mais eficácia. e houve muitos também que correspondiam a uma simples fenómeno de moda, os outros têm eu também tenho de ter. e houve muitos blogs muito bem feitos mas que tinham pouco conteúdo, e esses também estavam condenados a desaparecer.

    agora, o teu blog, e essa famosíssima personagem que é o Pinguim (e só quem te conhece sabe como o Pinguim e o João são de facto tão iguais, prova da tua honestidade), marcam de maneira diferente a blogosfera. pela persistência e pelo interesse do que publicas, pela variedade, pela profundidade e pela leveza, pela riqueza das tuas memórias e das tuas vivências, pela maneira descomprometida e sem tabús com que falas dos assuntos. isso por um lado. por outro, o teu enorme talento para criar e manter amizades.

    li um dia que o Don Bachardy, o namorado do Cristopher Isherwood, se queixava, logo no início da relação deles, de que os amigos do CI não lhe ligavam nenhuma. e o CI dizia que as pessoas não lhe ligavam porque ele, o DB, não gostava delas, não se interessava genuinamente por elas, não se dava, e por isso elas também não lhe davam nada em troca.

    acho que é isso que se passa contigo: o teu talento para criares e manteres amizades tem só (mas é tanto) a ver com o facto de tu gostares das pessoas, te interessares por elas, sentires curiosidade e afecto por elas. é isso que te torna único e sempre o mais 'saboroso' dos amigos.

    um abraço, e quanto à blogosfera, pela parte que me toca, não ficarás sozinho eheh

    ResponderEliminar
  42. Miguel
    não vamos trocar galhardetes, pois senão nunca mais daqui saímos; mas além do que tu disseste e que mais do que me fazer corar, me emocionou, devo dizer-te que também eu teria muito a dizer de ti.
    É verdade que cultivo amizades, e que tenho o cuidado de as manter, pois uma amizade é um bem demasiado precioso para se perder, mas também tenho o condão de conhecer o terreno onde as cultivo, sendo insignificante uma má colheita...
    Os amigos não aparecem unilateralmente, e se as amizades fruem é porque ambas as partes fazem por isso; daí o mérito ter que ser repartido.
    Quanto à blogosfera, lá vamos continuando a nossa caminhada, contra ventos e marés...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  43. já antes tinhas abordado o assunto e já então - se não to disse, pensei-o - achei que tinhas toda a razão. por mim falo, com o felizes j. mais do que moribundo. o tempo não dá e como muitos dizem, se não há tempo para quê ter um blogue.
    de resto, parabéns, claro!, mereces todos os elogios possíveis.

    abraços

    ResponderEliminar
  44. Paulo
    o FJ jamais estará moribundo!
    Que isso fique claro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  45. 'Uma bolha especulativa que rebentou' é uma frase tão apropriada para quase todas as 'crises' portuguesas...
    Eu, como apenas blogo há uma mão cheia de anos notei o abrandamento da comunidade em finais de 2009. Mas é como em tudo: os melhores são sempre os mais resistentes e esses ficam ;)

    ResponderEliminar
  46. Maxwell
    como é habitual, uma vez mais tens toda a razão.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!