terça-feira, 23 de julho de 2013

Viagens 11 - Madrid e Barcelona

Madrid e Barcelona rivalizam entre si a primazia da maior cidade espanhola.
São ambas lindas, grandes, plenas de interesse, mas também de acentuadas diferenças.
Uma, Madrid é a capital do país, bem central geograficamente, em plena Castela, sendo Barcelona, lá no Norte, a capital da Catalunha, uma das regiões autónomas que mais reivindica a independência, até porque é a região mais rica do país.
Madrid é mais monumental, Barcelona mais europeia.
Conheço as duas, que visitei variadas vezes, mas conheço melhor Madrid e talvez por isso a minha preferência vá para a capital.
As visitas a Barcelona resumem-se a três, sendo a primeira a mais interessante, já que a visitei a convite de um amigo, Xavier, que conheci quando passei um mês em Bradford (Inglaterra), na mesma casa em que ele estava, tornando-nos bons amigos e depois fui visitá-lo, tendo ficado em sua casa, em Sabadell, nos arredores de Barcelona.
Mostrou-me tudo o que havia para mostrar, o que se mostra a toda a gente e o que pouco se mostra. Fiquei a conhecer bem a cidade e o povo catalão, até porque a mãe do Xavier, encantadora, nem castelhano falava, só catalão, mas conseguíamos entender-nos.
Visitámos o Bairro Gótico
a Sagrada Família
 a zona do Porto
as obras de Gaudi
as Ramblas

e tudo o mais…
Naquela altura, ainda não me tinha assumido totalmente como gay, pelo que nada fiquei a saber sobre esse aspecto, de Barcelona; e embora nunca tivéssemos abordado o assunto, não tenho hoje qualquer dúvida que o Xavier era, como eu, gay.
Mais tarde, na tal viagem grande, de comboio para Atenas, parei dois dias ali e revisitei alguns locais mais interessantes.
Finalmente visitei de novo a cidade, com o Duarte, após as Olimpíadas e era uma cidade “nova”. Também foi nessa altura que conheci alguma vida gay e frequentei uma conhecida praia gay, nos subúrbios da cidade.

Já Madrid, perdi a conta às vezes que ali estive, só, acompanhado e acompanhado por variadas pessoas.
Conheço muito bem toda a cidade, e durante muitos anos, fiquei sempre hospedado num hostal, logo no início da Calle Carretas, junto à Puerta del Sol e por cima do já defunto Cine Carretas, uma “relíquia” da vida gay madrilena, que punha o nosso “Olímpia” a um canto; nunca vi tanto sexo junto ao mesmo tempo, nos acentos, nas coxias, nos lavabos, eu sei lá…
Aliás a vida gay de Madrid é imensa, quase roda centrada no famoso bairro da Chueca, ali ao lado da Gran Via.
São bares, discotecas, restaurantes, lojas de moda, saunas, cafés, hostales, é toda uma zona em que prevalece a vida gay.
Aí fui pela primeira vez a um quarto escuro e numa bela noite de passagem de ano, como sempre passada na Purta del Sol, com o Duarte, depois fomos para os bares e discotecas e já com uns copitos, ao regressarmos ao hostal pelas cinco da matina, fomos comer uns churros e nesse local estava uma moça portuguesa, com quem conversámos e sem qualquer problema, e pela primeira vez, admitimos em público que éramos gays e tínhamos passado uma noite estupenda.
Também já assisti a duas paradas do orgulho gay em Madrid e nunca vi uma coisa assim: as ruas pejadas de mais de um milhão de pessoas
à noite na Chueca não se podia dar um passo, indiscritível…
E também ali, em Madrid conheci o primeiro bar de “bears”, que ainda existe, o “Hot”
e a discoteca com o maior quarto escuro do mundo (é 4 ou 5 vezes maior que o restante espaço) – é o “Strong”

Mas Madrid não é só vida gay, claro.
Tem praças lindas, Plaza Mayor
Cibelles
tem uma avenida fabulosa, o Paseo de la Castellana
 tem um parque maravilhoso no centro da cidade, o Retiro
tem museus dos melhores do mundo ,o Prado
ou o Reina Sofia
tem a Gran Via
tem os bairros típicos (Lavapiés, 2 de Mayo e outros), tem o Rastro (a feira da Ladra lá do sítio), tem monumentos magníficos
ruas comerciais apinhadas de gente, a toda a hora e tem um povo magnífico!!!
Madrid é uma festa.

A última vez que lá estive foi na passagem do ano 2010/2011, com o Déjan; foram só três dias , mas foi maravilhosos e claro com a meia-noite de 31 de Dezembro na Puerta del Sol.

De outras visitas a Madrid, tive a oportunidade de visitar Toledo
magnífica cidade banhada pelo Tejo, o Escorial
que é o grandioso mosteiro que funciona como panteão real, e o sinistro Valle de los Caídos
a homenagem ao fascismo franquista e onde está sepultado o ditador.

24 comentários:

  1. Fiquei surpreendido com a última imagem.
    Foi já no regime democrático que se construiu o monumento de homenagem a Franco?
    :S

    Eu tenho bastante curiosidade por Barcelona, mas pouca por Madrid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      este monumento foi mandado construir por Franco nas décadas de 40 e 50 do século passado, em homenagem aos mortos nacionalistas da Guerra Civil; estão ali sepultados mais de 30000 corpos.
      E quando Franco faleceu, embora não tenha sido morto durante essa guerra foi ali sepultado como penso ele terá desejado.
      Ainda hoje, todos os anos, há ali um dia de reunião de todos os apoiantes das falanges franquistas.
      É um monumento muito grande, encravado na rocha a cerca de 40 kms de Madrid e perto do Escorial.
      Sobre a tua preferência por Barcelona, aceito-a por ser uma cidade mais europeia do que Madrid, mas talvez seja esse facto, de Madrid ser mais espanhola, e mais bonita que me faz ser um apaixonado por esta cidade, onde volto sempre que posso.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Não conheço nenhuma e devo dizer que também não tenho grande curiosidade em conhecer. Claro que não me importaria, mas Espanha, sinceramente, não me seduz.

    A romaria ao local do sepultamento de Franco relembra-me a nossa "menos famosa", e com um menor afluxo de pessoas, ao cemitério onde está Oliveira Salazar, este de si mais modesto até na hora da morte.

    Sempre fomos "pequeninos" no pensar, assim estamos como estamos. Como diria o velho ditador: "um caldo verde, verdinho, sobre a mesa, e pão".

    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      estás redondamente enganado acerca de Espanha; eu não tenho uma especial simpatia pelos espanhóis, mas o país, nomeadamente estas duas cidades é muito belo.
      Madrid é uma das cidades mais animadas da Europa e Barcelona uma grande metrópole europeia.
      Não podemos, sem conhecer pessoalmente, termos ideias formadas sobre qualquer coisa...
      Quanto ao "Valle de los Caídos", é algo de grandioso embora homenageie gente que não me entusiasma nada, e mesmo arquitectónicamente, é algo frio, e muito fundamentado nos princípios fascistas.
      Quanto à romaria, é algo a nível nacional e nada comparado às romarias que se fazem, quase a nível familiar, ao Botas, em Santa Comba.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Em nenhuma parte do meu comentário lês qualquer tipo de apreciação em relação às belezas arquitectónica, paisagística, turística, cultural, social, etc, de ambas as cidades. :) Apenas disse, e sublinho, que não tenho curiosidade em conhecer e que não me seduzem. Isso posso garantir.

      Romarias são romarias e qualquer uma delas tem como objectivo enaltecer tiranos. Mas, atenção, elogio, mais uma vez, a visão de Franco ao querer ser sepultado no Valle. Critico, sim, Salazar e a sua mesquinhez ou humildade, atributo generoso com o qual o presenteiam muitos dos seus admiradores.

      abraço.

      Eliminar
    3. Mark
      eu sei que não fizeste esse tipo de apreciação no teu comentário, e sei que nunca o farias sem conhecê-las.
      Mas pelo muito que já viste em fotos, filmes, vídeos e leste sobre Espanha e sabendo-te uma pessoa clta e que sabe apreciar a beleza, confesso que me surpreende que não te seduzam minimamente.
      Estou absolutamente certo que um dia, que por acaso visites alguma destas duas cidades vais modificar a tua opinião.
      Quanto a romarias, eu não lhe chamaria assim, prefiro o termo romagens; pois as romarias lembram-nos sempre o saudável aspecto lúdico que neste caso não existe.
      A diferença entre o caso de Franco e Salazar, é que os espanhóis fiéis a Franco e que infelizmente ainda são muitos, fazem dessa concentração um acontecimento nacional, o que não é, e ainda bem, o caso do Salazar, embora os seus apoantes, entre nós também ainda sejam em número considerável, um pouco por causa do populismo anti crise, que se generaliza.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Mostraste-me uma faceta de Madrid que eu não conhecia, naturalmente!
    E fizeste-me muitas saudades de Barcelona!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      há "facetas" a que é difícil fugir, quando falo em viagens...
      Saudades de Barcelona tem toda a gente que já lá esteve.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Perdão por só agora vir agradecer a presença no meu blog...
    O tempo nunca chega para tudo o que queremos fazer. Mas... como se costuma dizer: mais vale tarde do nunca:)))
    Duas belíssimas cidades espanholas, aqui muito bem representadas fotograficamente.
    Conheço bem as duas, já as visitei várias vezes (talvez Madrid + vezes...), e gosto muito de ambas. Contudo, talvez a minha preferência vá para Barcelona. Acho que tem mais coisas bonitas para ver.

    Até sempre. Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariazita
      quanto à questão das idas aos blogs vamos indo quando podemos e ninguém pode levar a mal.
      Sobre as duas cidades, conheço muita gente como tu, a preferir o cosmopolitismo de Barcelona.
      Eu também gosto, mas a "Movida" essa esteve e ainda está, em parte, em Madrid.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. só estive uma vez em cada uma das cidades, e em ambos os casos por períodos curtos. e se em barcelona espreitei bares, discotecas e lojas gay (uma livraria óptima perto das Ramblas, Antinoo, lá em baixo perto da praça onde está o monumento ao Colon), a visita a madrid foi completamente de-gayzada :)

    gostei das duas cidades, ainda que sejam muito diferentes. Barcelona é uma metrópole europeia, e fez-me ter saudades de Londres; mas Madrid é muito espanhola, tem 'raza', e talvez por isso a cidade encantou-me, fiquei fã de Madrid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      se fores a Madrid, tenta contactar a vida gay e ficas admirado pois poucas cidades, muito poucas mesmo, na Europa têm uma vida gay como Madrid.
      A parada do Pride é a maior do continente e é uma experiência inolvidável.
      Essa "raza" de que falas foi célebre nos anos 90 e chamou-se "movida" e pôde ver-se bem nalguns filmes de Almodovar.
      Aliás há um slogan de que eu muito gosto: "Madrid me mata!"
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Também já perdi a conta de quantas vezes fui a cada uma das cidades. Barcelona, já lá fui sozinho, em trabalho e até lá vivi durante 3 meses. E a Madrid é impossível contabilizar, até porque um dos meus melhores amigos casou com um espanhol encantador e vamos la´ visitá-los uma ou duas vezes por ano. Mas concordo contigo. Apesar de diferentes, gosto mais de Madrid, que é uma cidade com uma vida incrível e imparável. Há sempre tanta coisa para ver e fazer! E adoro os espanhóis, são um povo extrovertido, com hábitos engraçados e muito simpáticos. Eu pelo menos, não tenho razão de queixa.
    Madrid me mata!!! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      Ainda não tinha lido este teu comentário, quando comentei o comentário do Miguel e é curioso ambos referirmos o mesmo slogan.
      Isso apenas reflecte que estamos exactamente no mesmo plano quanto ao que sentimos quando estamos em Madrid.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Apesar de já ter estado mais vezes em Madrid, prefiro Barcelona. Umas das cidades em que eu viviria, se um dia saísse de Lisboa :)

    Qualquer gay, conhece o Strong ahahahahahhahahahahahahahahhahahahahahaha

    Até dizem que foi nessa discoteca, que uma aliança portuguesa(partidos com assento na AR), foi por água abaixo, com as duas comadres a discutirem alto e a bom som lolololololololol

    Abraço amigo João

    ResponderEliminar
  8. Francisco
    e também foi aí que um conhecido apresentador da nossa televisão foi visto de tronco nu(bem gordinho, por sinal)...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. visitei as cidades, ambas em trabalho, o que não me deu tempo para grandes explorações. gostaria de voltar a madrid, aliás, de viver em madrid, há qualquer coisa, é isso, madrid me mata! :)
    bjs.

    ResponderEliminar
  10. Barcelona me encanta, pero Madrid me mata! :) Há uns anos estive quase quase quase a mudar-me para Madrid...

    ResponderEliminar
  11. iLove
    parece-me no conjunto dos comentários, que Madrid ganha não por um "K.O", mas "aos pontos"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. João,
    Nem por acaso voltei hoje de um fim de semana prolongado em Madrid. Todos os anos, faço esta peregrinação à minha cidade preferida. E, apesar da crise, Madrid continua a mesma de sempre. Linda, com um movimento frenético - Gran Via, Calle Fuencarral, Chueca, Malasaña - museus atulhados, cada vez mais espaços verdes - o Retiro no sábado ao fim da tarde é um espectáculo. E Madrid está cada vez mais gay. ´É impressionante a quantidade de casalinhos gay muito enamorados a passear por toda a cidade.


    Adoro Barcelona, Mas Madrid, me mata! Quanto a slogans acrescento mais alguns: MADdrid. Cada vez mais MAD. De Madrid al cielo!

    Nota: actualmente a Catalunha já não é a região mais rica, pois o PIB per capita da CAMadrid é superior. E segundo parece a região mais rica é mesmo a Comunidade Foral de Navarra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Lear
      encheste-me de inveja, caramba...
      Por minha vontade, era já no próximo fim de semana que rumava até lá...
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!