segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Acting and Singing - Female

Se já havia bastante material para uma postagem como a que fiz há pouco tempo (Acting and Dancing -F), para o tema de hoje há muito mais e se eu fosse a pôr aqui tudo o que queria ficaria um post enorme e talvez demasiado cansativo.
Assim limito-me a pôr uma referência às principais cantoras que também fizeram filmes e muitas delas neles cantaram e depois escolhi quatro vídeos que muito me dizem pessoalmente.
Assim, começo com duas belíssimas cantoras, mas que poucos filmes fizeram - Dinah Shore
e a maravilhosa Eartha Kitt
Já mais conhecidas, duas excelentes intérpretes musicais e que se distinguiram num maravilhoso filme que recomendo vivamente, "Carmen Jones"; são elas Pear Bailey
e principalmente Dorothy Dandrige
Continuando a subir na escala, a cantora que encantou muita gente há uma ou duas gerações atrás, principalmente com o seu grande êxito, "Grease", Olívia Newton-John
e que dizer de Cher, a estrela de vários bons filmes (ganhou um Óscar com o seu desempenho em "O feitiço da lua"), mas que só cantou num deles ("Burlesque")?
Refiro depois a única delas que vi num concerto ao vivo, no estádio Alvalade, há já bastante tempo e que é um "animal de palco", tendo participado em vários filmes, com destaque para os "Mad Max" e para um filme que retrata a sua conflituosa relação afectiva e musical com Ike Turner, "What's love go to do with it". Uma fabulosa Tina Turner

E deixei para o fim as quatro actrizes de que seleccionei vídeos. Doris Day
aquela jovem americana das muitas comédias musicais com Rock Hudson, mas que teve uma actuação num dos grandes filmes de Hitchcock, "O homem que sabia demais", um filme que eu vi e revi vezes sem conta, principalmente pela cena final, com ela a interpretar talvez o maior êxito da sua carreira

Uma actriz com um palmarés de grandes sucessos cinematográficos e musicais, e que teve o seu ponto mais alto em "Funny Girl, é Barbra Streisand. E escolhi uma canção, linda por sinal, pois foi para mim uma data especial e com uma pessoal especial que vi este filme

O penúltimo vídeo, e a penúltima actriz cantora é aquele que me comove mais; trata-se de Bette Midler

no filme em que ela interpreta de certa forma a vida e carreira de Janis Joplin, "The Rose"

Para acabar de uma forma mais descontraída e alegre e fazer também uma referência ao bom filme actualmente em exibição "Ao encontro de Mr.Banks", Julie Andrews

Eu adorei o seu filme "Victor Victória" e tinha pensado pôr aqui um vídeo desse filme, mas acabei por me decidir por uma música, SUPERdivertida do "Mary Poppins", pois o fime de que falei aí em cima fala das pouco amistosas relações entre a autora do argumento e Walt Disney

14 comentários:

  1. Que bom teres estas lembranças! Falando em lembranças, das duas primeiras não me lembro, de todas as outras sim...e de muitas "coisas" relacionadas com as suas vidas privadas. Como vibrei com os filmes em que a Doris Day entrava...era "assim" que eu via o "amor" na minha juventude...
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Teresa
      não é tu não te lembrares das duas primeiras; elas fizeram muito poucos filmes. Dinah Shore também não a recordo, mas Eartha Kitt sim e vale a pena passares pelo Yo Tube e ouvir algumas das suas músicas. Deliciosa!
      E por falar em You Tube, podes ir lá e ver o filme "Carmen Jones", com a Dorothy Dandrige, o Harry Belafonte e a Pear Bailey - uma maravilha. (http://www.youtube.com/watch?v=ui9XVu4NGv8)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Excelente selecção, como sempre, aliás. :)
    Sem desmerecer as outras senhoras, aqui as minhas preferências vão direitinhas para a Barbra Streisand e o tema 'The way We Were, que amo simplesmente. Adoro o filme, que volta e meia vejo. É dos melhores dramas românticos que conheço, eles são feitos para aqueles papéis.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      há coisas na nossa vida que jamais esqueceremos; a minha visão do filme "The way we were" é uma dessas coisas. Vi o filme no Apolo 70, no dia 27 de Maio de 1978, numa matiné, acompanhado de um amigo, que a partir dessa sessão de cinema começou a ser o meu primeiro namorado. Ainda hoje somos bons amigos e fui almoçar a casa dele há 15 dias e falámos nesse filme, que foi o "nosso" começo, como falámos de um poema do Eugénio de Andrade que marcou o "nosso" fim.
      Independentemente disso tudo é um filme lindo e a canção é um sonho...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Lembro-me bem de todas elas, gosto muito de todas elas, mas elejo sem hesitação a Doris Day! Tanta canção que me faz recuar à minha adolescência, e tenho em casa "O homem que sabia demais" (como quase todos os outros filmes do Hitchcock), onde de vez em quando volto! Obrigada pela "viagem" :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      lembras-te do "Pillow Talk" da DD?
      "O homem que sabia demais" marcou-me tanto que me lembro de promenores, como o da célebre praça de Marraquexe, com o Daniél Gelin a fazer de árabe, o sinistro homem dos "pratos" no concerto, a cara de má da senhora que raptou o puto...tudo, tudo...
      Enfim, recordações, cada vez mais recordações.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. também gosto do victor-vitória e de vez em quando apetece-me revê-lo, mas não o tenho em casa.
    a tina turner é um animal de palco mesmo, escreveste bem, que vigor, que energia e que expressões faciais :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que pernas, Margarida, que pernas ela tem, mesmo na sua idade actual...
      Quanto ao "Victor, Victória", adorei a história, gostei muito da Julie, detestei o canastrão do James Garner, mas o melhor é o "velho" gay do Robert Preston, principalmente naquele número musical dele, como travesti - imperdível.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Gosto particularmente da Cher, da Tina, claro, da Barbie (petit nom carinhoso da Barbra) e da Julie Andrews. Falta aqui uma actriz que também foi cantora, tendo sido bastante popular até pelas terras do Tio Sam: Carmen Miranda. :)

    um abraço, João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Mark.
      Mas há umaexplicação para essa falha; eu estou a postar baseado nos meus folders do meu perfil do Pinterest e nalguns casos (e porque não quero incluir uma personalidade em mais que um folder), a opção recai no lado mais importante (é subjectivo, eu sei) da personalidade em causa. E assim sendo, a Carmen Miranda está no folder das cantoras brasileiras.(ela até era portuguesa de nascimento...). Mas poderia e deveria estar incluída nesta selecção.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Tina Turner e Barbra Streisand são as minha vozes preferidas deste painel. Algumas atrizes não conheço, por isso é, sempre bom vir aqui e ver as suas escolhas, ficamos sempre a conhecer um pouco mais ;)

    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mz
      são actrizes/cantoras mais antigas.
      Renovo a sugestão de assistirem ao filme "Carmen Jones", cujo link está aí em cima num comentário meu e poderão ver a classe de Dorothy Dandrige e de Pearl Bailey...
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Como não é de espantar, desconhecia por completo as cantoras mais antigas. A Barbra é uma cantora/actriz que aprendi a gostar com o meu rapaz. Já o Victor-Victoria é um musical divertidíssimo, e que foi uma boa recordação quando li a tua referência. Grande Julie Andrews!

    ResponderEliminar
  8. Coelho
    eu adoro os grandes filmes musicais e os que se fazem agora ficam muito aquém dos de antigamente. Daí a não existência de tantas actrizes cantoras como antigamente; hoje principalmente "adaptam-se" e nalguns casos "dobram-se" as grandes actrizes.
    Nesta postagem caberiam muitas e muitas mais actrizes cantoras, mas infelizmente daria um post descomunal.
    Há um blog de um velho amigo brasileiro que vive em Viena, o Ricardo e que é fabuloso sobre estes assuntos; se puderes dá lá um salto - chama-se "As Tertúlias..." (http://tertulhas.blogspot.pt/).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!