Vi recentemente o filme “La Vie d’Adèle” realizado pelo
tunisino Abdellatif Kechiche, em 2013 e que entre outros prémios venceu a Palma
de Ouro do Festival de Cannes do ano passado.
Tem duas interpretações
portentosas, da já conhecida Léa Seydoux, mas principalmente da muito jovem
Adèle Exarchopoulos e algumas cenas verdadeiramente fortes, embora perfeitamente
integradas na acção do filme.
A vida de Adèle muda quando ela encontra Emma,
uma rapariga de cabelo azul, que lhe permite descobrir o desejo e afirmar-se
como mulher e como adulta. Perante os outros ela procura-se a si própria,
perde-se, mas acaba por se encontrar através do amor e da perda.
Mostra-nos uma intensa e perigosa relação amorosa entre uma mulher casada com um oficial nazi e uma jovem judia integrada num movimento activista anti-nazi.
Foi um filme que vi num Festival de Cinema LGBT, de Lisboa, no velho cinema Roma e que muito me marcou.
Como não é muito comum, deixo aqui uma referência a vários filmes com temática lésbica que tiveram assinalável êxito, sem qualquer encadeamento cronológico.
E também assinalar uma série sobre o mesmo tema e que continua a ser a série de referência sobre o lesbianismo – “The L World” (2004-2009).
"A Vida d'Adèle" ...........https://www.youtube.com/watch?v=FAAXfReT4pQ
"Aimée & Jaguar"...........https://www.youtube.com/watch?v=AYSUE2YY-yU
Gostei muito do Vie d'Adèle, achei as interpretações muito boas e adorei a fotografia, fiquei intrigado e fui ler o comic que lhe deu origem também muito bonito, o outro que falas vou dar uma vista de olhos.
ResponderEliminarEolo
ResponderEliminarNão percas o "Aimée & Jaguar"; é um óptimo filme.
Abraço amigo.
Não vi o “La Vie d’Adèle”. Contudo, gostei imenso do "Monster". Uma interpretação MAGNÍFICA da Charlize Theron. Estrondosa, que lhe rendeu a consagração definitiva com o respectivo Oscar. A cena em que ela assassina o seu primeiro cliente é épica. Tanto realismo. A caracterização ficou, também ela, excelente. A maquilhagem, o cabelo, esses "detalhes".
ResponderEliminarum abraço.
Mark
ResponderEliminareu vi todos os filmes de que deixo o cartaz e todos eles têm motivos de interesse.
Quanto a "Monster" é dos filmes mais "pesados" a que já assisti e é quase inacreditável a transformação de uma mulher lindíssima como é Charlize Theron naquele monstro, não só psíquico como físico...
Tens a hipótese de ver "on line", os dois filmes que cito e qualquer deles vale bem a pena.
Abraço amigo.
vi o primeiro e até escrevi sobre isso e, como o Eolo, tive muita curiosidade e comprei o comics.
ResponderEliminartenho as primeiras séries da 'L word', mas, depois, farto-me e abandono-as (às séries, bem entendido :D). tenho que as encomendar na amazon. já agora, acabo a colecção e é uma excelente série.
vi um ou outro dos filmes que aqui referes, acho que até tenho em dvd, mas confesso que não sou grande cinéfila.
bjs.
Margarida
Eliminareu poderia pôr aqui muitos mais, mas se escolhi estes é porque tendo-os visto todos, os achei talvez os melhores no género e é curioso que entre eles há muitas diferenças de tratar um mesmo tema.
Já a série não vi, confesso...
Beijinho.
Vi o La Vie d'Adèle há pouco tempo, também. Não por causa da temática, mas porque ando viciado em filmes franceses (melhor dizendo, francófonos, bem como espanhóis e brasileiros). Vou ver o "Aimée & Jaguar" que recomendas, que reúne vários temas que me interessam (II guerra mundial, judaísmo, homosexualidade) - tens os links trocados, ali acima. Permite-me recomendar-te um filme muito bom, para mim, que vi recentemente, do François Ozon, (o realizador da curta gay "Un Robe d'Été"), "Dans La Maison"... Abraço.
ResponderEliminarAndré
Eliminarnão sou grande apreciador de filmes alemães, embora haja honrosas excepções; e também não corro atrás de filmes sobre lesbianismo, embora vá vendo alguns que são mais falados.
"Aimée & Jaguar" é sem dúvida o melhor filme sobre este tema que eu já vi, e como tu dizes, "mexe" com muitas coisas diferentes mas todas interessantes.
Estpu certo que irás gostar.
Abraço amigo.
Vi alguns dos filmes que referes, e tens razão quanto ao filme do Kechiche. O alemão não conheço, vou tentar vê-lo. Obrigada pelas dicas, interessantes como sempre :-)))
ResponderEliminarAbraço
Justine
Eliminarnão percas mesmo o filme alemão; olha que quem te avisa, teu amigo é...
Beijinho.