sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Viagens 12 - Londres

Londres é das cidades que conheço, uma das que mais vezes visitei e também uma das que mais gosto.
E gosto por ser uma cidade com coisas muito bonitas, mas também por ser a grande metrópole europeia, em que podemos encontrar “todo o mundo”, os mais variados locais para os mais variados gostos e é uma cidade cheia de Cultura (museus, igrejas, espectáculos, acontecimentos), enfim, um mundo.
Já falei das minhas primeiras idas a Londres, uma de fugida, a caminho do Yorkshire e daquela semana de descompressão, após ter acabado a vida militar, no início de 1975.
Mas quem mesmo me mostrou Londres, foi o Duarte, que comigo partilhou várias dessas viagens, e porque ele tinha vivido ali quatro anos, tinha ali feito grandes amizades e conhecia bem a cidade.
Em todas as viagens que fiz com o Duarte a esta cidade, ficámos sempre em casa de amigos, e assim alternámos a casa do Dick e do Robert, em Highgate (norte de Londres)
do Roger e do Brian, em Whitton, (arredores de Londres)
e do Barry e do David, em Streatham (sudoeste de Londres)
Todos excelentes pessoas que nos receberam com imenso prazer e em casa de quem estivemos sempre muito à vontade.
Além destes, havia mais um casal amigo do Duarte com quem passámos bons momentos, o Dennis e o Alex, e almoçamos em sua casa, e ainda o simpático Daniel.
Foi nessas viagens que melhor conheci todos os monumentos e locais turísticos de Londres, visitando os museus (British Museum, National Gallery, Madame Tussaud…), mas também a animada vida nocturna, com predominância para os locais gays, desde os mais conhecidos e míticos até aos pequenos bares e pubs, nos anos mais recentes.
Assim entre outros os nomes de “XXL”, “Heaven”, “The Royal Vauxhall Tavern”, “The Black Cap”, “ The King’s Head”, “Admiral Duncan”, “Compton’s”, o saudoso “Salisbury’s” e o que mais gostávamos e mais frequentávamos – o “King’s Arms”, em Poland Street, bem pertinho de Oxford Street.

Também ali assistimos por duas vezes a celebrações do Gay Pride, bastante espaçadas no tempo, em 1990 e já no século XXI, com os desfiles monstruosos de gente a participar e assistir, desde o Hyde Park até Jubille Gardens, o primeiro e o outro a terminar em Strafalgar Square.
 Em 1990, o show que se seguiu foi fabuloso com imensos artistas conhecidos entre eles a Sandie Shaw e o Boy George.
Mas, claro que nas minhas visitas a Londres com o Duarte não havia apenas a componente gay; tivemos boas refeições em variadíssimos restaurantes, recordando duas memoráveis, uma num restaurante nepalês e outra num restaurante que se chamava “Belga’s”, especializado em mexilhões, perto de Camden Town. Deliciámo-nos com os belos parques londrinos, especialmente “Hampstead Head”, quase ao pé da casa do Dick e Robert, onde íamos quase todos os dias quando ali estávamos.
Percorremos os célebres mercados de Camden Town
 e de Portobello. Visitámos locais um pouco mais afastados como Greenwich
e outras localidades da Grande Londres, quando estávamos em Whitton.
Mas também fomos a Oxford
a Stratford upon Aven
e mesmo a Brighton, a praia dos londrinos.
E claro que visitámos Stonehenge, esse maravilhoso e estranho local.
Fomos a castelos reais desde Hampton Court, onde viveu Henrique VIII
até ao Castelo de Windsor, uma das actuais residências reais.
Não podíamos deixar de visitar a Torre de Londres, demoradamente
bem como passeámos pelas margens do Tamisa desde a Tower Bridge
até à New Tate Gallery.
E quando fomos a Greenwich vimos a nova e supermoderna Londres
zona onde recentemente se disputaram as Olimpíadas de 2012.
Mas Londres renova-se constantemente e há sempre algo que ainda não se viu e principalmente muita coisa que se quer voltar a ver.

12 comentários:

  1. Que belo passeio por Londres, enquanto lia o teu post! Saudades desta magnífica cidade, onde já não vou há tanto tempo!
    Lembro-me da descoberta de Carnaby Street no fim dos anos 60, e dos mundos diferentes que me mostrou, miúda saída deste país cinzento...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Justine
    apesar de não ter sido há muito tempo a minha última visita a Londres, apetece sempre voltar.
    Essa última vez foi com o Déjan e falarei dela quando publicar um post sobre as minhas viagens com ele - Londres, Itália, Madrid, Budapeste e naturalmente a Croácia (Zadar e Split).
    Londres é e continuará a ser sempre a mais interessante cidade da Europa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que nostalgia...

    Que saudades tenho de Londres :)

    Grande Abraço amigo João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      acho que não há ninguém que tenha visitado Londres que não sinta saudades e desejo de voltar.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. conheço, sim. claro, visita de turista. nunca lá vivi, embora tenha lá amigos. da última vez, há já largos anos, fui ao teatro. andei, andei, caminhei tanto, visitei tantos lugares, muitos dos que referes e há sempre algo novo. também é das cidades de que mais gosto, se bem que a visitei na primavera e no verão.
    bjs.

    ResponderEliminar
  5. Margarida
    uma coisa que tenho pena de não ter feito mais em Londres, todas as vezes que lá estive foi não ter ido quanto queria ao teatro. Apenas vi dois musicais: Don't cry for me Argentina (curiosamente gostei mais da versão que vi em Madrid) e Rocky Horror Show (absolutamente delirante).
    De resto e tirando os muitos artistas, alguns de muito bom nível, que vi nos festivais após os desfiles dos Pride, vi um concrto dos Kinks (banda na altura com alguma projecção) em Earl's Court Exhibition.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Adoraria conhecer Londres. A mãe conhece e diz maravilhas da cidade. Como sou muito anglo-saxónico nos gostos, decerto gostarei muito.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Mark
    tenho a certeza que sim, que irias adorar.
    Uma belíssima sugestão para as tuas férias. É só tu quereres...
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. entre 1984 e 2003 fui praticamente todos os anos a Londres, às vezes mesmo 2 vezes no mesmo ano. mas acho que mesmo assim não conheço tanto como tu eheh. por outro lado, acho que não havia livraria que eu não conhecesse. e além disso vi muito teatro, mesmo muito, quer dramático quer musicais. as idas ao teatro ou à dança são das melhores recordações que tenho.

    ResponderEliminar
  9. Miguel
    Londres foi uma das cidades, juntamente com Amsterdão e Madrid, em que eu mais aprendi sobre os meandros da vida gay.
    O facto de sempre, exceptuando a "semana da Abreu", ter ficado em casa de casais gay (uniões longas que ainda hoje se mantêm todas), ajudou.
    Mas claro que Londres é a "capital da Europa" (ainda) e com tanto motivo de interesse seria redutor pôr a cena gay como a mais importante nos múltiplos interesses que Londres oferece.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Confesso que, apesar de ter feito uma vista relâmpago (dividida entre trabalho e passeio) a Londres naquele célebre mês de Janeiro, no ano do imenso nevão que bloqueou aeroportos (fiquei retida num aeroporto,12 horas), fiquei com essa boa sensação. Depois de saír da conferência que acabou uma hora mais cedo, devido ao forte nevão e ao facto de haver pessoas que tinham que percorrer grandes distâncias até casa, fui visitar a Britsh Library, lindíssima e surprendente. Perdi-me no tempo, saí já noite cerrada, a caminho do hotel que não ficava muito longe. Continuava a nevar abundantemente, entrei num típico pequeno bar onde todos bebiam álcool, sentei-me ao balcão e pedi um chocolate bem quente. A teenager que me atendeu serviu-me um imenso copo de chocolate fumegante. Ninguém olhou, fez reparos, era como se estivesse a beber o mesmo que todos, essencialmente homens (senti-me um pouco constrangida, mas não, perfeitamente à vontade, assim me fizeram sentir). Quando saí dirigi-me ao hotel duas ruas abaixo.

    No dia seguinte,aproveitei a manhã e uma parte curta da tarde, para percorrer algumas ruas do centro dentro do centro londrino, a caminho do British Museum, de onde saí directamente para o aeroporto, mais tarde.

    O que mais me encantou, para além da beleza dos dois espaços culturais, foi admirar a cultura dita 'clássica' em total empatia com a cultura contenporânea, remisturada com a pop cultura em que os ingleses são muitos fortes, e veneram.

    Assim, dado que vi muito pouco, adorei a tua visita guiada. Gostaria muito de voltar a Londres, mas em tempo de primavera. E Brighton está entre uma das minhas prioridades.

    Demorei um pouco mais, estive fora, uns dias de férias. Agradeço todos os teus comentários em 'fragmentos', a tua atenta e boa amizade.

    Espero que estejas bem! Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. G-Souto
      focas um aspecto muito interessante e que é fundamental quando visitamos um país - a forma de viver do seu povo, e que se reflecte obrigatoriamente na maneira como nos sentimos quando lá estamos.
      Isso reflecte-se perfeitamente nas tuas palavras aqui deixadas, e que eu posso acrescentar ser o povo inglês, gente muito peculiar, e que eu admiro muito, com um estilo de vida bastante liberal, mas educados, bastante cultos e que sabem receber.
      Por outro lado as suas instituições culturais, nomeadamente os museus são fabulosos e não falo apenas dos chamados clássicos (British Museum, Tate, National Gallery, Tussaud...), mas outros mais específicos - por exemplo fiquei maravilhado com o "War Museum", onde observei de forma detalhada e perfeita uma enorme maquette de um dos mais célebres campos de extermínio nazis e onde em tamanho natural pude percorrer as célebres trincheiras da 1ª.GG.
      Beijinho.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!