George Wesley Bellows nasceu e cresceu em Columbus, Ohio, filho de um empreiteiro devoto e solidamente republicano, e de uma mãe que esperava que o seu filho se tornasse um bispo metodista.
Ele sempre se sentiu profundamente ambivalente em relação ao pai, que tinha 55 anos quando ele nasceu (a sua mãe tinha 40), sendo filho único.
Era considerado como um maricas por seus colegas, mas George Bellows rapidamente aprendeu a defender-se com os punhos, e compensou a sua falta de jeito desengonçado, tornando-se um atleta de destaque, principalmente no beisebol.
O seu amor pelo desenho cedo apareceu, desde que ele foi proibido de jogar fora aos domingos, mas permitiu-lhe desenhar enquanto a sua mãe lia em voz alta a Bíblia.
Na Universidade Estadual de Ohio, George Bellows provou ser um extrovertido espirituoso, destacando-se em beisebol, bem como no novo desporto - o basquete, cantando em teatros, e fazia desenhos de meninas para a revista da universidade.
As suas proezas atléticas quase o desviou de uma carreira na arte, mas em 1904 ele decidiu recusar um contato profissional de beisebol e mudar-se para Nova York para estudar pintura.
A cidade de Nova York foi uma revelação para ele após as naturezas puras e as residências limpas de Columbus.
Lá,ele rapidamente caiu sob o feitiço do professor carismático Robert Henri, que o apresentou a Shaw, Ibsen e lhe ensinou o socialismo, e inspirou-o a mudar de desenho, para pintar a vida das ruas.
Em 1906 pintou a sua primeira obra-prima, "Cross-Eyed Boy"
a que se seguiram outras pinturas igualmente memoráveis de meninos de rua
e depois expandiu a sua visão com uma série de cenas urbanas magistrais que gravam temas como meninos nadando no East River, vagabundos que pululam em torno de um cortiço solitário, a ponte para a ilha de Blackwell, ou a grande cicatriz criada pela escavação da estação de Pensilvânia. Uma dúzia ou mais dessas telas podem classifica-se como das melhores pinturas americanas.
Talvez a sua obra-prima seja a cena de boxe, "Stag at Sharkey,"
inspirado pelo salão de Sharkey, do outro lado da rua do Lincoln Arcade onde teve o seu estúdio, e onde os amadores se agrediam mutuamente em combates nocturnos.
Tornou se um ícone da arte americana, talvez a única expressão das difíceis e ásperas emoções da cidade moderna desse tempo.
Em 1910, Bellows casou com
Emma Story, e tiveram dois filhos, Anne, nascida em 1911 e Jean, nascida em
1915
Após o seu casamento, os temas de Bellow começaram a mudar.
Continuou a pintar cenas urbanas, mas cada vez mais se concentrou em paisagens do Maine e Woodstock
assim como retratos
Surpreendentemente, o pintor de vagabundos e boxers mostrou ser particularmente adepto de retratos sensíveis de mulheres, incluindo muitas semelhanças magistrais de sua esposa e filhas. Apenas um ano antes de sua morte, ele pintou o mais famoso deles, "Lady Jean"
mostrando a sua filha Jean, com dez anos de idade vestida com um traje vitoriano.
Apropriadamente, Jean mais tarde tornou-se uma actriz, aparecendo na Broadway ao lado de estrelas como Helen Hayes.
Enquanto o vigor de sua
obra transmite um sentimento inconsciente, George Bellows era na
verdade um
notável pintor intelectual, que dominou
uma variedade de diferentes sistemas de cor.
Além
de ser um grande pintor, George Bellows também foi um dos maiores gravadores
americanos,que exploraram a técnica de
litografia para fazer impressões que parecem desenhos a carvão.
Infelizmente, George Bellows morreu de apendicite, no auge da sua fama e talento artístico, com a idade de quarenta e três anos.
Mais tarde nesse ano uma grande exposição de sua obra foi realizada no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
A fama de Bellows começou cedo e provou de longa duração.
Com a idade de vinte e três anos, tornou-se membro da Academia Nacional de Design, e com a idade de trinta e um anos tornou-se um académico completo, o pintor mais jovem eleito para aquele órgão.
Com a idade de trinta anos já tinha um trabalho seu no Metropolitan Museum of Art.
Hoje ele ainda é classificado como um dos gigantes da arte norte-americana - uma figura cujo realismo rivaliza com o de Thomas Eakins, e cujo virtuosismo técnico rivaliza com a de John Singer Sargent.
Ficaram também célebres as telas
que pintou com motivos de neve
e principalmente as que dedicou à violência dos soldados alemães durante a 1ª.GrandeGuerra