sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cadernos de viagem 4 - Florença

Visitar Florença em apenas onze horas, só não é coisa de loucos, porque eu sou louco por esta cidade, numa opinião subjectiva, a mais bela de Itália e uma das mais belas do mundo. E como já foram várias as vezes que ali estive, não quis perder a oportunidade de voltar e de mostrar o essencial ao Déjan.. Só o facto de conhecer bem a cidade e de o que há de importante a ver ficar num perímetro relativamente curto permitiu esta visita.
Claro que não entrámos na “Galleria del Uffizzi”, uma das mais belas pinacotecas que conheço; não visitámos por dentro o Palazzo Pitti e os seus famosos jardins, mas deu para muito e para chegar ao fim do dia exausto e feliz.
Logo à chegada e para evitar grandes filas, fomos à Galeria da Academia, admirar de novo, a mais bela estátua que existe: o “David” de Michelângelo e ficámos largos minutos sentados e à volta da estátua, extasiados com tamanha beleza e perfeição.
Daí e sempre a pé, que as distâncias são curtas, chegámos á praça onde está o imponente e magnífico Duomo, enorme em tamanho e beleza,e ali mesmo ao pé, o maravilhoso Baptistério, com a sua famosa porta dourada e a abóbada interior que é admirável.
Dali fomos visitar outra igreja famosa, mesmo junto à estação central – Santa Maria Novella, e sempre apeados, chegámos ao rio Arno, a uma ponte anterior à mais conhecida, a Ponte Vecchia, mas de um onde se pode admirar melhor essa ponte, única no mundo;

fomos passando por lindos “palazzos” até chegar à sala de visitas da cidade, que é a Piazza della Signoria, com o fabuloso conjunto de estátuas, em que ressalta toda a beleza do Neptuno e as estátuas mais pequenas , debaixo da “loggia”, com destaque para o "Perseu";

vimos (por fora) as Galerias del Uffizzi, sem tempo para ver os admiráveis Boticelli que estão dentro (entre outros) e chegámos à famosa ponte, a qual atravessámos para chegar ao Palácio Pitti, enorme e cujos jardins de Bobolli gostaria de ter visitado outra vez, mas o bilhete era para todo o palácio e não havia tempo.


Tomámos então o autocarro que nos levou ao cimo, à Piazalle Michel Ângelo, onde à vista de uma enorme reprodução do David, se tem a mais bela vista de Florença e do Arno.
Florença, a cidade que mais admiro, faz-nos regressar ao tempo do Renascimento, aos Médicci e a outras ilustres famílias.








34 comentários:

  1. Florença é, de todas as cidades que conheço, a mais bonita. Da última vez que lá estive achei-a um bocadinho suja e mal cuidada, com o Arno um bocadinho desprezado... mas se não fosse assim, não estaríamos em Itália...:)
    Vale sempre a pena voltar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Maurice
    só pelo David vale a pena; até me arrepio, pois é um corpo masculino mais que perfeito!!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. ai, o quanto eu gosto de italia...nus! Já me deixei dos pedregulhos e pitturas (prós santinhos dos museus já dei...)e gosto mais das pitturas danadas nos esconsos batidos dos bares saunas e uffizzi do género! O david? bahhhh... é pedra, antes a carne viva dos golias que eu apanho com a minha fisga! tumba, toma lá que já apanhaste!

    ResponderEliminar
  4. Enfim, estes comentários, perdem qualquer hipótese de contestação, a qual seria evidente e manifesta, a partir do momento em que se "resguardam" no anonimato, bem de acordo, afinal, com o conteúdo do texto. A frase final é digna de um epitáfio...

    ResponderEliminar
  5. Ai os despudorados !!! a micar o pobre do David.... Olha se aparecia o Golias..... :):)

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Teddy
    há gente para tudo; é uma pena que não se saiba "separar as águas", mas enfim...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Esse Netuno é meu tipo!! Eita tiozão-ursão gostoso! Enfia o tridente em mim!!! :-)

    ResponderEliminar
  8. que saudades!
    Florença é toda ela uma obra de arte magistral!

    Foi lá, de facto, que verdadeiramente percebi o Síndrome de Stendhal :)

    "Había llegado a ese punto de emoción en el que se encuentran las sensaciones celestes dadas por las Bellas Artes y los sentimientos apasionados. Saliendo de Santa Croce, me latía el corazón, la vida estaba agotada en mí, andaba con miedo a caerme"


    beijos grandes, caro J.

    ResponderEliminar
  9. ah... e um livro que adorei:

    The last of the Medici
    sobre a vida de Gian Gastone

    "Gian Gastone was the last male member of the Medici line, and the question of succession caused political agitation from 1715 onward."
    E porquê??? ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=u3G618-hxgA

    ResponderEliminar
  10. Edu
    a estátua é um espanto e é mesmo grande...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Ana
    infelizmente Santa Croce foi o único sítio afamado que não visitámos, mas eu já lá estive, antes.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. não me digas que ainda há mais "cadernos" para postar...

    que dá-me a travadinha!

    belas fotos :)

    ResponderEliminar
  13. Ana
    não tinha lido o segundo comentário e é sobre algo que sempre gostei muito, que é a vida no Renascimento; hei-de procurá-lo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Astor
    claro que há, mas "apenas" mais três; depois é fazer as malas e partir...

    Fora do contexto: deixei de poder entrar no teu blog, não sei porquê?
    Podes convidar-me de novo?

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Isso é que foi uma viagem!
    E a alegria que se sente nas tuas palavras!

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  16. Gostei do Duomo... estou a gostar deste "caderno de viagem" :D
    beijo grande

    ResponderEliminar
  17. Se eu fosse invejosa deixava de vir aqui.
    :)
    Diverte-te!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pelas férias que parecem ter sido bem desfrutadas! Estive em Florença faz uns anos e achei-a uma coisa do outro mundo. As pedras ali falam-nos, fazem-nos sentir e ver e amar... que importa se de pedras se tratam? o que importa é o calor que transmitem! David é lindo mas cuidem-se que tem os braços desproporcionados se visto de muito perto. Fico contente pela recompensa das ausências que tiveste durante estas duas semanas. Continuarei a ler as crónicas e um dia destes voltarei a escrever para quem quiser ler as tonterias do meu blog. Não tenho tido tempo... um abraço e até breve

    ResponderEliminar
  19. Tenho um estagiário no meu serviço, que este verão ganhou uma bolsa de estudo, de 4 meses em Florença.
    Quando for 1º ministro, decreto a atribuição de uma bolsa a todos os Portugueses.
    Uns para Florença, sem data de retorno.
    Os outros para a Cova-do-Vapor.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  20. Kapitão
    Geralmente passamos os momentos juntos ou aqui em Lisboa ou em Belgrado, pois sai mais barato e ficamos nas nossas casas; mas e aproveitando a disponibilidade e amabilidade de amigos já estivemos em Londres e agora em Milão/Treviglo; só que agora houve a possibilidade de ir visitar outros sítios, embora sempre permanecendo na casa dos nossos amigos.
    Abração.

    ResponderEliminar
  21. Martinha
    O Duomo de Florença é magnifico e enorme, diferente de outras catedrais conhecidas; só o interior destoa um pouco; talvez por isso é de borla a sua visita, eheheh...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Violeta
    eu acho que não és, e assim tens aqui alguma possível ajuda para uma futura visita a Itália; ainda há mais três...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Vagamundo
    como já aqui disse, Florença preenche bem o meu imaginário de beleza; é uma cidade pequena, repleta de tesouros; só é pena a "praga" de turistas, mas no verão é pior...
    Espero novidades, quando puderes, claro, no teu blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  24. Gritomudo
    espero que chegues rápido a primeiro ministro; também com a crise que há, de políticos com valor, não seria difícil...
    Depois candidato-me a um estágio desses, embora a alternativa seja extrema (do que te havias de lembrar, da Cova-do Vapor, eheheh).
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Eu não conheço nada de Itália. Por isso é sempre com muita curiosidade que tenho seguido estes teus post!

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Tong
    e eu é com muito gosto que partilho aqui estes "bocadinhos" da "bota" da Europa, como chamávamos à Itália, sendo a Sicília a pedra que a bota chutava, nos velhos tempos do estudo da Geografia.
    Abraço grande para vocês e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  27. Olá pinguim, desculpa a longa ausência mas não tenho tido muito tempo para vir ver os blogs dos meus contactos. Já vi os teus últimos posts mas não comentei.
    Também conheço Florença e Veneza, estive lá há alguns anos com o Graduated Fool.A Itália é bonita mas detesto os italianos e a língua italiana.

    abraços

    ResponderEliminar
  28. Brama
    não tens que pedir desculpa de nada; eu também tenho comentado menos, pois não tenho tido muito tempo, mas leio todos os posts dos meus amigos.
    Sobre Itália, devo dizer-te que há algo que me surpreende e que é não haver muita gente a falar inglês, em sítios até turísticos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. deixaste em mim o forte e enorme desejo de visitar florença...estou abismado!!!!

    ResponderEliminar
  30. Ima
    mas a sensação de ver "in loco" é muito melhor, acredita!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  31. Se com fotografias fico extasiada... nem imagino ao vivo. Que maravilha!


    beijocas


    Aguardo ansiosamente pelos próximos Cadernos de viagem.

    ResponderEliminar
  32. Blue
    é melhor esqueceres a etapa do "imaginário" e seguir viagem!!!
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  33. Não é a cidade mais bonita que já visitei mas é, sem dúvida, muito bonita e, sobretudo, muito agradável. Adorei os passeios que por ela dei.

    ResponderEliminar
  34. Graduated
    já sabia que tinhas visitado a capital da Toscânia, na companhia do Brama; ainda bem que gostaste...mas haverá alguém que não goste?
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!