Visitar Florença em apenas onze horas, só não é coisa de loucos, porque eu sou louco por esta cidade, numa opinião subjectiva, a mais bela de Itália e uma das mais belas do mundo. E como já foram várias as vezes que ali estive, não quis perder a oportunidade de voltar e de mostrar o essencial ao Déjan.. Só o facto de conhecer bem a cidade e de o que há de importante a ver ficar num perímetro relativamente curto permitiu esta visita.
Claro que não entrámos na “Galleria del Uffizzi”, uma das mais belas pinacotecas que conheço; não visitámos por dentro o Palazzo Pitti e os seus famosos jardins, mas deu para muito e para chegar ao fim do dia exausto e feliz.
Logo à chegada e para evitar grandes filas, fomos à Galeria da Academia, admirar de novo, a mais bela estátua que existe: o “David” de Michelângelo e ficámos largos minutos sentados e à volta da estátua, extasiados com tamanha beleza e perfeição.
Daí e sempre a pé, que as distâncias são curtas, chegámos á praça onde está o imponente e magnífico Duomo, enorme em tamanho e beleza,e ali mesmo ao pé, o maravilhoso Baptistério, com a sua famosa porta dourada e a abóbada interior que é admirável.
Dali fomos visitar outra igreja famosa, mesmo junto à estação central – Santa Maria Novella, e sempre apeados, chegámos ao rio Arno, a uma ponte anterior à mais conhecida, a Ponte Vecchia, mas de um onde se pode admirar melhor essa ponte, única no mundo;
fomos passando por lindos “palazzos” até chegar à sala de visitas da cidade, que é a Piazza della Signoria, com o fabuloso conjunto de estátuas, em que ressalta toda a beleza do Neptuno e as estátuas mais pequenas , debaixo da “loggia”, com destaque para o "Perseu";
vimos (por fora) as Galerias del Uffizzi, sem tempo para ver os admiráveis Boticelli que estão dentro (entre outros) e chegámos à famosa ponte, a qual atravessámos para chegar ao Palácio Pitti, enorme e cujos jardins de Bobolli gostaria de ter visitado outra vez, mas o bilhete era para todo o palácio e não havia tempo.
Tomámos então o autocarro que nos levou ao cimo, à Piazalle Michel Ângelo, onde à vista de uma enorme reprodução do David, se tem a mais bela vista de Florença e do Arno.
Florença, a cidade que mais admiro, faz-nos regressar ao tempo do Renascimento, aos Médicci e a outras ilustres famílias.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Cadernos de viagem 4 - Florença
Publicada por
João Roque
à(s)
00:32
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
fotos,
pessoal,
sítios/viagens
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Florença é, de todas as cidades que conheço, a mais bonita. Da última vez que lá estive achei-a um bocadinho suja e mal cuidada, com o Arno um bocadinho desprezado... mas se não fosse assim, não estaríamos em Itália...:)
ResponderEliminarVale sempre a pena voltar.
Abraço
Maurice
ResponderEliminarsó pelo David vale a pena; até me arrepio, pois é um corpo masculino mais que perfeito!!!!
Abraço.
ai, o quanto eu gosto de italia...nus! Já me deixei dos pedregulhos e pitturas (prós santinhos dos museus já dei...)e gosto mais das pitturas danadas nos esconsos batidos dos bares saunas e uffizzi do género! O david? bahhhh... é pedra, antes a carne viva dos golias que eu apanho com a minha fisga! tumba, toma lá que já apanhaste!
ResponderEliminarEnfim, estes comentários, perdem qualquer hipótese de contestação, a qual seria evidente e manifesta, a partir do momento em que se "resguardam" no anonimato, bem de acordo, afinal, com o conteúdo do texto. A frase final é digna de um epitáfio...
ResponderEliminarAi os despudorados !!! a micar o pobre do David.... Olha se aparecia o Golias..... :):)
ResponderEliminarBom fim-de-semana
Teddy
ResponderEliminarhá gente para tudo; é uma pena que não se saiba "separar as águas", mas enfim...
Abraço.
Esse Netuno é meu tipo!! Eita tiozão-ursão gostoso! Enfia o tridente em mim!!! :-)
ResponderEliminarque saudades!
ResponderEliminarFlorença é toda ela uma obra de arte magistral!
Foi lá, de facto, que verdadeiramente percebi o Síndrome de Stendhal :)
"Había llegado a ese punto de emoción en el que se encuentran las sensaciones celestes dadas por las Bellas Artes y los sentimientos apasionados. Saliendo de Santa Croce, me latía el corazón, la vida estaba agotada en mí, andaba con miedo a caerme"
beijos grandes, caro J.
ah... e um livro que adorei:
ResponderEliminarThe last of the Medici
sobre a vida de Gian Gastone
"Gian Gastone was the last male member of the Medici line, and the question of succession caused political agitation from 1715 onward."
E porquê??? ;)
http://www.youtube.com/watch?v=u3G618-hxgA
Edu
ResponderEliminara estátua é um espanto e é mesmo grande...
Abraços.
Ana
ResponderEliminarinfelizmente Santa Croce foi o único sítio afamado que não visitámos, mas eu já lá estive, antes.
Beijo.
não me digas que ainda há mais "cadernos" para postar...
ResponderEliminarque dá-me a travadinha!
belas fotos :)
Ana
ResponderEliminarnão tinha lido o segundo comentário e é sobre algo que sempre gostei muito, que é a vida no Renascimento; hei-de procurá-lo.
Beijinho.
Astor
ResponderEliminarclaro que há, mas "apenas" mais três; depois é fazer as malas e partir...
Fora do contexto: deixei de poder entrar no teu blog, não sei porquê?
Podes convidar-me de novo?
Abraço amigo.
Isso é que foi uma viagem!
ResponderEliminarE a alegria que se sente nas tuas palavras!
Abraço:)
Gostei do Duomo... estou a gostar deste "caderno de viagem" :D
ResponderEliminarbeijo grande
Se eu fosse invejosa deixava de vir aqui.
ResponderEliminar:)
Diverte-te!
Parabéns pelas férias que parecem ter sido bem desfrutadas! Estive em Florença faz uns anos e achei-a uma coisa do outro mundo. As pedras ali falam-nos, fazem-nos sentir e ver e amar... que importa se de pedras se tratam? o que importa é o calor que transmitem! David é lindo mas cuidem-se que tem os braços desproporcionados se visto de muito perto. Fico contente pela recompensa das ausências que tiveste durante estas duas semanas. Continuarei a ler as crónicas e um dia destes voltarei a escrever para quem quiser ler as tonterias do meu blog. Não tenho tido tempo... um abraço e até breve
ResponderEliminarTenho um estagiário no meu serviço, que este verão ganhou uma bolsa de estudo, de 4 meses em Florença.
ResponderEliminarQuando for 1º ministro, decreto a atribuição de uma bolsa a todos os Portugueses.
Uns para Florença, sem data de retorno.
Os outros para a Cova-do-Vapor.
GRITOMUDO
Kapitão
ResponderEliminarGeralmente passamos os momentos juntos ou aqui em Lisboa ou em Belgrado, pois sai mais barato e ficamos nas nossas casas; mas e aproveitando a disponibilidade e amabilidade de amigos já estivemos em Londres e agora em Milão/Treviglo; só que agora houve a possibilidade de ir visitar outros sítios, embora sempre permanecendo na casa dos nossos amigos.
Abração.
Martinha
ResponderEliminarO Duomo de Florença é magnifico e enorme, diferente de outras catedrais conhecidas; só o interior destoa um pouco; talvez por isso é de borla a sua visita, eheheh...
Beijinhos
Violeta
ResponderEliminareu acho que não és, e assim tens aqui alguma possível ajuda para uma futura visita a Itália; ainda há mais três...
Beijinhos.
Vagamundo
ResponderEliminarcomo já aqui disse, Florença preenche bem o meu imaginário de beleza; é uma cidade pequena, repleta de tesouros; só é pena a "praga" de turistas, mas no verão é pior...
Espero novidades, quando puderes, claro, no teu blog.
Abraço amigo.
Gritomudo
ResponderEliminarespero que chegues rápido a primeiro ministro; também com a crise que há, de políticos com valor, não seria difícil...
Depois candidato-me a um estágio desses, embora a alternativa seja extrema (do que te havias de lembrar, da Cova-do Vapor, eheheh).
Abraço amigo.
Eu não conheço nada de Itália. Por isso é sempre com muita curiosidade que tenho seguido estes teus post!
ResponderEliminarAbraço
Tong
ResponderEliminare eu é com muito gosto que partilho aqui estes "bocadinhos" da "bota" da Europa, como chamávamos à Itália, sendo a Sicília a pedra que a bota chutava, nos velhos tempos do estudo da Geografia.
Abraço grande para vocês e bom fim de semana.
Olá pinguim, desculpa a longa ausência mas não tenho tido muito tempo para vir ver os blogs dos meus contactos. Já vi os teus últimos posts mas não comentei.
ResponderEliminarTambém conheço Florença e Veneza, estive lá há alguns anos com o Graduated Fool.A Itália é bonita mas detesto os italianos e a língua italiana.
abraços
Brama
ResponderEliminarnão tens que pedir desculpa de nada; eu também tenho comentado menos, pois não tenho tido muito tempo, mas leio todos os posts dos meus amigos.
Sobre Itália, devo dizer-te que há algo que me surpreende e que é não haver muita gente a falar inglês, em sítios até turísticos.
Abraço.
deixaste em mim o forte e enorme desejo de visitar florença...estou abismado!!!!
ResponderEliminarIma
ResponderEliminarmas a sensação de ver "in loco" é muito melhor, acredita!!!
Abração.
Se com fotografias fico extasiada... nem imagino ao vivo. Que maravilha!
ResponderEliminarbeijocas
Aguardo ansiosamente pelos próximos Cadernos de viagem.
Blue
ResponderEliminaré melhor esqueceres a etapa do "imaginário" e seguir viagem!!!
Beijokas.
Não é a cidade mais bonita que já visitei mas é, sem dúvida, muito bonita e, sobretudo, muito agradável. Adorei os passeios que por ela dei.
ResponderEliminarGraduated
ResponderEliminarjá sabia que tinhas visitado a capital da Toscânia, na companhia do Brama; ainda bem que gostaste...mas haverá alguém que não goste?
Abraço.