sábado, 22 de novembro de 2008

Cadernos de viagem 7 - Lago de Como e Bellaggio

Para terminar estas crónicas de viagem, vou hoje falar sobre o nosso último dia em Itália, um domingo, pleno de sol, convidativo a um passeio só possível de fazer-se de carro, e assim na companhia dos nossos anfitriões, Francesco e Luigi, fomos dar a volta ao Lago de Como, a norte de Milão, mesmo junto á fronteira suíça. A estrada que circunda o lago vai de Lecco a Como, é estreita e sinuosa, mas apresenta-nos paisagens idílicas, tendo a possibilidade de parar o carro variadíssimas vezes, pois fazem pequenos parques (para um ou dois carros apenas), de quando em quando.
O lago é grande e tem a particularidade de ladear como que uma península, na ponta da qual está a mais bela povoação das margens do lago – Bellaggio; eu já tinha feito noutra altura o percurso Como-Lecco; agora fizemos o itinerário inverso.
É lindo, lindo este percurso, menos povoado de Lecco até Bellaggio, do que a outra parte, mas sempre magnífico.
Bellaggio é uma jóia, muito turística durante todo o ano,
com muitos e bonitos hotéis, ruas estreitinhas e escadinhas maravilhosas entre os dois níveis da povoação, ou seja entre as duas ruas principais.
Foi aqui que almoçámos, na esplanada de um hotel, e comemos o tradicional “risotto” com peixe do lago, que é um risotto acastanhado, (fazendo lembrar a nossa cabidela, mas só na cor), e o peixe é uma delícia; só que, embora bom, e com uma apresentação um pouco “desmesurada” – um prato enorme e aquela tampa prateada, destapada ao ser servida, desilude pela sua pequena quantidade, e quanto ao preço, é melhor eu calar-me, pois foi a refeição que nós pagámos, como o mínimo agradecimento por tanta gentileza para connosco e ficou lá uma “grande nota”…
Depois descemos para Como e visitámos, por fora uma das muitas e maravilhosas “villas” que os famosos têm naquelas margens (não era a do George Clooney) e regressámos a Milão, pela auto-estrada, depois de passarmos a 100 metros da fronteira suíça (Chiasso).

34 comentários:

  1. Oh Deus meu....agora que finalmente tive a paz para me sentar e "ver-te" com atencao...estou maravilhado...e a palavra correcta, com as fotos que aqui tens...nunca pus os meus hydra-pezinhos em Italia...!!!!...

    Foi de facto uma viagem tremenda e em tao boa companhia....
    E para citar dois Italianos....:

    Espero que a vossa viagem tenha atingido o maximo de Mercalli,e saturado Torricelli:)ihihihih

    Abracao:)

    ResponderEliminar
  2. aiiii que linda viagem...fiquei com uma imensa vontade de fazer uma igual....linda linda linda....

    ResponderEliminar
  3. Hydra
    quase não acredito que nunca tivesses ido a Itália... Dio mio...
    Força, preparar umas férias ali, e olha que há muito, muito mais, sitios onde agora não fui, como Pisa, Sienna, Bolonha, a costa adriática, os campos toscanos, Lucca, Verona e não esquecer a maravilha que é Roma, claro está!!!!
    Abração.

    ResponderEliminar
  4. Ima
    foi linda sim senhor e essa vontade é mais que natural; basta concretizá-la.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Uma viagem fantástica, a todos os níveis!!!

    ResponderEliminar
  6. Fico sem palavras.
    Que me desculpem os Nacionalistas...
    Mas digam-me... Como é possível não querer sair daqui?
    Como se arranja força e coragem, para regressar e enfrentar este país?
    Sempre que vou lá fora, regresso com menos vontade de mudar as coisas cá dentro.
    Faz tempo que desisti.
    Parabéns pela viagem maravilhosa.

    GRITOMUDO

    ResponderEliminar
  7. numa próxima viagem que faças, queremos que continues com estes cadernos! :)

    beijos

    ResponderEliminar
  8. Tong
    a "todos os níveis" e dizes bem, pois não cabe neste caderno toda a envolvência sentimental e humana que houve ao longo destas duas semanas.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Gritomudo
    sou todo menos nacionalista, mas ao voltar tenho saudades da nossa Lisboa, da nossa comida e de outras coisas; claro que há muitas coisas que me incomodam neste nosso país, mas nos outros, quando os visitamos vemos sempre o lado mais lúdico e poucas ou raras vezes nos apercebemos dos problemas que por lá há...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Martinha
    a próxima já tem data e destino; a 2 de Fevereiro parto para Belgrado, de novo, via Colónia; já falei quase tudo de Belgrado, quando de anteriores viagens, mas pode haver um ou outro aspecto que seja novo...
    Fico no melhor hotel da cidade, a casa do meu Déjan.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Lindo, lindo!

    Continuas a brindar-nos com os teus relatos maravilhosos! Fico feliz por tudo ter corrido bem :)

    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  12. Isabel
    sim, correu tudo lindamente; quanto aos cadernos, este foi mesmo o último, até porque já são longos os tempos em que não falo noutra coisa e eu sou apologista da diversidade.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Excelente ideia, mesmo.
    Com uma descrição como esta quem é que não fica curioso por visitar esses mesmos lugares :')?

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  14. Sandra
    obrigado pela tua visita e pelo teu comentário; ser amiga da Martinha é um excelente cartão de visita. Volta sempre que queiras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Já foi o último?
    Que pena...
    Estava a viajar tão bem convosco!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Que delícias nos tens servido com estes teus posts. Fico deslumbrada a ler-te e a pensar como seria bom dar um passeio por estas paragens.

    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  17. Sócrates
    afinal só estivemos duas semanas em Itália, eheheh...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Isabel
    é uma questão de programação, mas em todos os aspectos...
    Mas, é imperdível uma ou mais viagens ao país da "bota".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Continuas em viagem, pelos vistos. Obrigad apela partilha destes belíssimos lugares.
    boa semana!

    ResponderEliminar
  20. Violeta
    termina aqui o roteiro, pois sinto que já deve estar tudo farto de tanta Itália, e porque também não visitámos mais sítios, pelo menos públicos, eheheh.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Caríssimo, adorei os teus cadernos. Deram-me prazer, mas também me deram uma ponta de melancolia (coisa boa, atenção). E há uma coisa curiosa: para quem te conhece é fácil relacionar os teus textos com a tua pessoa, mas raramente como nestes relatos de viagem tive a sensação tão nítida, ao ler, de estar a ouvir a tua voz.
    um abraço e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  22. Umas amigas minhas foram este Verão ao Lago de Como e adoraram, claro.

    ResponderEliminar
  23. Miguel
    é curioso que foi inspirado nos teus relatos de viagens que resolvi pôr estes Cadernos de Viagem; e tu continuas a fazê-lo e bem, agora com o relato da tua visita à Áustria.
    Portanto, a ti, se ficam a dever, em parte, estes cadernos que aqui terminam.
    Abração.

    ResponderEliminar
  24. Graduated
    só podiam ter adorado; tive pena de não ter ido ao Lago Maggiore, que até é perto de Milão, mas não foi possível, pois só de carro valeria a pena; o Lago de Garda, mais distante (para os lados de Verona), já visitei antes e gostei muito também.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. Fiquei encantado com o périplo, fez-me ter vontade de regressar e conhecer os lagos, que não conheço. Sou homem do Sul, mas, bem encaminhado ... até o Norte vai!
    Fico encantado, pela nota de esperança que introduz, saber que o bem estar de uma relação a dois continua a existir!

    ResponderEliminar
  26. Leman
    que agradável visita, pois embora sem blog, o que será uma pena, tenho lido os teus comentários no blog do Manuel, e portanto não és desconhecido e devo dizer que tens uma sensibilidade da qual muito gosto.
    Os lagos italianos, ou não tivessesm água, são belíssimos, com destaque para este, com margens lindíssimas.
    Volta sempre que queiras, será um prazer.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  27. Ai, q paisagens DESLUMBRANTES!
    Aproveitaram mesmo, né?
    Inveja branca das suas férias, rs...
    Bjo

    ResponderEliminar
  28. Confissões
    e não é que é verdade? Agora vou passar 2 semanas em Fevereiro à cidade onde vive o Déjan~- Belgrado, na Sérvia; vai fazer frio, mas ele aquece-me...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Que inveja (boa...) me tens feito com esta excelente reportagem das tuas férias magníficas!
    (mas desconfio que daqui a umas semanas será a minha vez de te fazer invejinha...)
    Abraço

    ResponderEliminar
  30. É o último?!... já morro de saudades de Itália e nunca lá fui.


    beijocas

    ResponderEliminar
  31. Justine
    estas invejas são muito agradáveis e cá fico à espera de novidades tuas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. Blue
    o povo é sempre sábio: "Nunca há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe..."
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  33. Gostei da foto de Bellaggio!
    Mas ver fotos não é o mesmo que lá estar...
    Faz-me lembrar dum jardim enorme na Dinamarca que até me caiu o queixo... (caiu mesmo e eu não sou se deixar cair o queixo) e a foto não mostra metade... ;)

    ResponderEliminar
  34. Engine
    tens mesmo tazão, pois Bellaggio é muito mais bonito do que estas fotos mostram, mas um almocito que lá paguei e em que fiquei com fome, para 4 pessoas, custou-me 110euros...
    Esse jardim de que falas, na Dinamarca, por acaso não é o Tivoli, em Copenhague? Esse é lindo, lindo...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!