terça-feira, 31 de março de 2009

Back home...


Começa a ser recorrente um post como este, no regresso a casa e à vida normal após um período (sempre curto) de convivência diária com o Déjan.

Desde que nos conhecemos, no final de 2005, (e pese embora tenhamos protelado o nosso primeiro encontro, o qual só se veio a efectivar em Setembro de 2006, pois não queríamos apenas uma aventura nem dar passos no escuro, mas algo com bases sólidas), encontrámo-nos nove vezes: três em Belgrado, três aqui em Lisboa, uma em Zadar (Croácia), na casa do pai dele que estava na altura nos EUA, e duas vezes em “território neutro”, Londres e Milão, cidades onde tenho amigos que nos puderam receber em suas casas, pois as nossas posses são incompatíveis com hotéis em cidades já de si caras… Esgotadas as hipóteses neutras, resta-nos voltar a encontrar-nos nos nossos habitats  e assim em final de Junho, o Déjan regressará a Lisboa!!!! Pode ser que entretanto ganhe o euro milhões e  possamos dar-nos ao luxo de compartilhar outros destinos…

Esta viagem foi muito especial e importante, pois seguiu-se a um período particularmente  difícil para mim, em que senti a falta do Déjan mais do que nunca. Foi a vez em que menos saímos ou melhor, a vez em que estivemos em menos sítios, pois frequentámos bastante um óptimo Irish Pub, na mesma rua onde mora o Déjan, sítio agradável a qualquer hora do dia ou da noite. A convivência com as amizades dele alargaram-se, o que muito me agradou, embora continue a haver o grande óbice de não podermos assumir publicamente a nossa relação, pois na Sérvia a homossexualidade ainda é vista de uma forma mais homofóbica do que aqui em Portugal.

Pergunto-me a mim mesmo o que pensarão os dois grandes amigos dele e que também já considero como tal, de visitar tanto o Déjan e vice-versa, ainda por cima com uma diferença de idades tão considerável; o que é um facto é que não noto a menor animosidade, antes pelo contrário, há uma crescente empatia entre mim e eles.

Também ali passei o meu aniversário, com uma pequena festa para 7 pessoas, e que correu particularmente bem; graças ao “You Tube”, viu-se e ouviu-se Portugal nessa noite!!! E a arrozada de marisco que preparei foi um sucesso…

Agora é contar os dias que faltam para o regresso aqui do Déjan, onde não há inibições e podemos fazer a nossa vida comum normalmente, quer em relação à família, aos amigos e mesmo às pessoas com quem convivo no dia a dia, pelo que claro, prefiro tê-lo aqui, do que estar com ele em Belgrado. E vou aproveitar para continuar a mostrar-lhe este nosso belo cantinho, privilegiando desta vez os distritos da Beira Litoral, numa escapada de 2/3 dias.

Entretanto, algo de bastante importante se poderá passar em relação a cada um de nós, ainda antes do nosso reencontro; em relação ao Déjan, poderá finalmente ter acabado o curso de medicina e iniciar o estágio; e quanto a mim, estou algo optimista  e espero  que não seja demasiado, acerca da  resolução de um problema que há muito se arrasta e que se vier a acontecer terei o prazer de aqui dar conhecimento, pois é uma história kafkiana, no mínimo…

Irei no final da próxima semana passar a Páscoa com a minha Mãe, à Covilhã, o que também me fará bem e está também no “programa”, algo de realmente surpreendente: é uma viagem, infelizmente sem o Déjan, a realizar na última semana de Maio; mas a isso voltarei…

O meu pensar está neste momento na Sérvia e no sorriso de alguém que amo muito e de quem já tenho saudades imensas!

58 comentários:

  1. Obrigado amigo Arséne
    ainda esta semana responderei, justificadamente atrasado, ao teu desafio.
    Abração.

    ResponderEliminar
  2. Oh, já vens! Mas daqui até Junho também passa rápido ;)
    Fiquei com curiosidade sobre a história kafkiana...mas espero que seja menos complicada que o próprio Kafka em si!

    Bom regresso e um abraço daqueles! :)

    ResponderEliminar
  3. Bem vindo de volta! Sinto-te muito mais feliz e tranquilo o que me deixa bastante satisfeita! :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Caro A...
    anseio contá-la; será sinal que estará resolvido o caso.
    Abraço igual.

    ResponderEliminar
  5. Olá Martinha
    pois sim, cá estou de volta; apesar de tudo e o "tudo" é enorme, também é sempre bom regressar a casa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. É bom ver que já estás mais feliz e que as coisas já estão a entrar nos devidos eixos. Ainda bem Pinguim, fico feliz por ti :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que bom, ter-te de volta, embora isso signifique estares longe do Déjan... Continuo "em pulgas" (lol). Incrível que possa existir um país mais "narrowminded" do que o nosso. E eu que. por vezes, já me sinto tão "apertada" aqui...
    Enfim, ainda bem que passaste bons momentos e que os vais passar tb cá, com a tua mãe.
    Beijinh@s e abraços ( eu sou mto afectiva ;))

    ResponderEliminar
  8. :-) um sorriso bem grande para ti.

    *Hugs n' smiles*
    Carlos

    ResponderEliminar
  9. Querido Pinguim.
    Bom regresso a casa. mas até sinto saudades por ti e pelo Déjan. Felizmente ele vem daqui a pouco. e vou sentir falta da bandeirinha (hihi). da história kafkiana ficamos á espera. Enorme abraço.

    ResponderEliminar
  10. Deu para recarregares as baterias, e matar as saudades...
    Não têm muitas posses, mas vão tendo saúde, tempo, vontade de estar juntos, e isso é o mais importante (a meu ver)...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. bem vindo, meu caro. como se dizia no filme Hello Dolly, it's so nice to have you back where you belong :)
    e deixo-te um abraço de conforto e amizade para ajudar a suportar o tempo e a lonjura.

    ResponderEliminar
  12. Bem-vindo ao nosso Portugal. Três meses passam depressam, ainda por cima com histórias kafkianas pelo meio. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Bem vindo de volta amigo.
    Agora que te sinto mais feliz :D

    Abraço*****

    ResponderEliminar
  14. OLá Pinguim
    muito bem-vindo.
    e vais ver, daqui a nada estaremos em Junho :-)
    Beijitos

    ResponderEliminar
  15. Sandrinha
    sim, as coisas estão a compor-se, embora haja sempre o "mas" das separações. Apesar de tudo, recarregar baterias foi muito importante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Querida S. M.
    é bom que sejas afectiva; não gosto nada de pessoas frias...
    Quanto à Sérvia é um país muito diferente do nosso, mas com pessoas boas; têm um espírito sofredor por tudo o que têm passado e ainda passam; mas eu adoro aquele povo!
    Têm é ainda concepções de vida ainda muito pouco evoluídas em relação a diversas coisas, e se entrarem para a UE terão que reformular muita coisa...
    Mas o que eu não quero é o meu Déjan reformulado, gosto dele como é, e é tão lindo!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Carlos
    outro, enorme, para ti, também...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Senhor Xis
    já tenho saudades das nossas "conversinhas".
    Abração.

    ResponderEliminar
  19. Já tinha saudades! Que a vida continue a sorrir-te e tu a sorrir-nos, como estás agora:))

    ResponderEliminar
  20. Daqui a Junho é um saltinho, vais ver :)

    ResponderEliminar
  21. Fico tão contente por vocês!!! Faço ideia as saudades que já deves sentir... Mas é um instante até Junho, o tempo passa a correr.
    Tenho vindo aqui ao teu espaço, sempre, e vou continuar...
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  22. Um regresso com a alma e os planos cheios de bolsos - Viva a ressureição do Senhor!
    (esta cidade está a entrar-me pelos nervos - aproveita a mãe!)

    GrandeAbraço

    ResponderEliminar
  23. Popelina
    vamos ver se tudo dá certo...
    A bandeirinha há-de aparecer outra vez mais tarde, estou certo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Lampejo, querido amigo
    a saúde já me vai pregando umas partiditas, devido à idade e ao meu coração, que desde há muito necessita muita vigilância, mas até agora...
    E acima de tudo, como bem dizes, agora recarreguei baterias, em todos os sentidos.
    Abraço forte e amigo.

    ResponderEliminar
  25. Bem vindo!!
    Logo, logo, Junho está à porta!!

    ResponderEliminar
  26. Caro F
    por muito agradável que seja ver e conhecer outras terras e outras gentes, Portugal, com todas as suas "insuficiências" continua a preencher-nos a alma...
    Abraços para ambos.

    ResponderEliminar
  27. carlos
    é verdade, sinto-me bastante melhor; será da Primavera, ou será mesmo do amor????
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  28. Sim, Popelina, já houve separações maiores, mas é no final de Junho, serão quase 3 meses...
    Este ano o arraial vai ser bem divertido...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Justine
    também eu já tinha saudades; porque é que o mundo não é perfeito? Talvez aí resida o seu encanto...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Caro Will
    já tenho saudades de um abraço teu; espero poder dar-te um no jantar de Maio.
    Por ora vai um, virtual...

    ResponderEliminar
  31. Olá Carlos (SG)
    obrigado pela tua visita e pelas tuas palavras.
    Já espreitei o teu cantinho florido e voltarei; entretanto já te linkei...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  32. Caríssimo Miguel
    toda a tua cultura cinematográfica num comentário tão simpático...
    Pois Junho é "já" ali, a seguir a Abril, que só hoje começa, depois de Maio e lá para o final de Junho, já Verão adentro, cá tenho o meu boy a visitar o "Portugal dos Pequeninos", ehehehe.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  33. Bem vindo Pinguim,
    Fico feliz, pelo tom mais «leve» com que nos dás notícias tuas . O mundo não é perfeito e ...o Déjan está tão longe. Mas, Abril,Maio e Junho vão passar a correr,vais ver.
    O que era bom era o Déjan , depois de terminar o curso poder vir para Portugal.
    Repara: Portugal precisa de médicos e tu precisas MUITO do Déjan. Ficamos todos felizes.
    Talvez um dia ...
    Um grande,grande abraço
    Nocturna

    ResponderEliminar
  34. Ophiu
    um comentário à tua "altura": tanta coisa em tão poucas palavras...
    Pois aproveita a tua primeira Semana Santa bracarense e diverte-te (não precisas de ressuscitar porque tu nunca estás morto).
    Abraço daqueles!!!

    ResponderEliminar
  35. Ora aí está! Falei antes de me actualizar, já escreveste sobre a tua viagem!
    Nesse aspecto eu e o Arthur temos a vantagem de que em ambos os lados as pessoas que sabem da nossa relação são em grande escala! Ninguém nos vais tirar uns dias em Lisboa de certeza e nessa altura tenha que vos pedir ajuda nos mostrar a verdadeira cidade! Nós últimos 10 anos só andei pelo Parque das Nações e Telheiras.
    É óptimo saber que estás tão optimista, eu nem por isso mas enfim, têm que haver momentos maus para que os bons nos saibam ainda melhor!
    Um grande abraço!
    obrigado pela tua existência! ;)

    ResponderEliminar
  36. Bem vindo, então é finais de Junho que vou conhecer o teu mais que tudo? :P

    Abraço
    André.

    ResponderEliminar
  37. regressas de energias carregadas, e uma rejuvenescida esperança, sente-se a tua felicidade nas tuas palavras...sabes, Eu Acredito, mais o que tudo, Eu Acredito, que as pessoas têm sempre o retorno do que dão ao mundo, no caso tens um grande coração meu amigo.
    Pensa assim, a vossa história vai dar um belíssimo livro...o final? E foram felizes para sempre!

    ResponderEliminar
  38. Sê bem vindo a "casa" Pinguim!! Não quero, de todo, diminuir ou camuflar a complexidade de um relacionamento "à distância" - se bem que, como diria Richard Bach, Não há longe nem distância - mas... let´s look on the bright side of life: Monotonia, Rotina, são coisas pelas quais a vossa relação não passa certamente. E há esperas tão boas... não menos dolorosas, mas, na verdade, qual a fronteira entre a dor e o prazer???

    Falei demais, né?

    Grande beijo

    ResponderEliminar
  39. Caro Tong
    em Junho faço questão de ir mostrar a Ericeira ao Déjan; concordas????
    Abração.

    ResponderEliminar
  40. Querida Nocturna
    quantas vezes não sonhei eu esse sonho que aqui relatas...
    Se fosse assim tão fácil...mas temos que ir dando passos curtos, mas seguros!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  41. Meu bom Félix
    será um prazer servir de cicerone, e não só eu, pois o Déjan já deve conhecer melhor Lisboa que tu, a ti e ao Arthur quando aqui estiverem; penso termos alguns dias sobrepostos, mas temos tempo de falar sobre o assunto...
    Abraço cheio de amizade.

    ResponderEliminar
  42. André
    é evidente que sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  43. Ima
    és um querido; sinto muita satisfação ao ver que há jovens como tu, mas com a cabeça no lugar, que gostam das suas "loucuras", mas têm presente as prioridades da vida.
    O amanhã é feito de Homens como tu e isso é muito bom...
    Abraço enorme.
    E sábado, vem com fome, s.f.f.

    ResponderEliminar
  44. Natacha
    acho que estás bastante dentro do que é uma relação à distância; a tua imagem da ténue separação entre a dor e o prazer diz tudo...
    Só para sorrir um pouco, um grande amigo comum nosso, disse-me hoje que ambos temos uma mesma pessoa que nos "adora" aos dois; fiquei mesmo feliz, pois eu também "adoro" essa mesma pessoa, eheheheh...
    Espero que possas participar no nosso jantar, onde essa pessoa não tem, claro, qualquer cabimento!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  45. Boa noite, obrigado pela visita e comentário, respondendo á questão, não vou passar a Páscoa na Covilhã, terá que ficar para uma outra oportunidade, um abraço.

    ResponderEliminar
  46. Bruno
    é pena, mas eu agora vou passar a ir mais vezes à Covilhã, a visitar a minha Mãe e alguma vez será...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  47. Amigo Pinguim,

    Pois que é verdade que também fui informada pelo nosso amigo comum de tal facto e percebi então o porquê de ter acordado a chorar :)))
    Se há coisa com a qual passo bem SEM, é a hipocrisia.
    Narcisos e angariadores de "venha a mim", dispenso ;)

    Enfim, acho até que já dispensei palavras a mais sobre tal personagem, porque de facto, de um personagem se trata!

    Ui!! Fui azeda??

    Beijinho e farei os possíveis para ir ao jantar, como já disse, todo o prazer será MEU!

    ResponderEliminar
  48. Natacha
    nada azeda, apenas e só perfeitamente correcta na tua apreciação.
    Gostarei muito de te conhecer no jantar e essa "personagem" que não tenha a lata de aparecer...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  49. Claro que sim!!!
    Terei muito prazer em vos receber aqui, onde o mar é mais azul!
    Abraço

    ResponderEliminar
  50. Tong
    o que eu conheço da Ericeira são umas boas jantaradas e muito (demasiado) verde, de tropa...
    Mas as praias vistas cá de cima parecem apetitosas...
    Abração.

    ResponderEliminar
  51. Bom regresso :)

    As saudades já devem ser muitas, espero que se reúnam em breve.

    Bjos

    ResponderEliminar
  52. Dantins
    as saudades de quem se ama são sempre muitas, apenas suavizadas com o próximo reencontro aqui no final de Junho.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  53. Ao amigo Pinguim
    Um abraço forte pelo seu regresso e de satisfação por tudo ter corrido tão bem durante a sua viagem...
    Estes posts de regresso, são posts de um homem muito feliz.
    Que nos deixa a todos também felizes....

    ResponderEliminar
  54. Caro Com senso
    Não há felicidades completas; ainda agora acabei de falar ao MSN com o Déjan e senti-me tão triste ao ver aquela sala e aqueles móveis, tudo a recordar-me que estava ali há 3 dias apenas...
    Mas é a felicidade possível.
    A ver se te telefono para conversar um pouco...
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  55. Compreendo o que sentes ... passo por uma situação similar e é muito difícil.

    abraços pinguim

    ResponderEliminar
  56. Caro Brama
    se assim é, podes imaginar...mas prefiro assim que não o ter, definitivamente...
    Abração.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!