Não fazia tenção de fazer compras na Tunísia, além das habituais lembranças pequenas que se trazem dos sítios visitados, tipo imanes para o frigorífico ou algum objecto característico. Por outro lado, muito tinha ouvido falar nas “medinas” (parte mais antiga nas cidades árabes, apinhadas de lojas onde tudo se vende e principalmente se regateia) e o nosso guia tinha feito avisos para evitar entrar sozinhos nessas lojas, devendo ter sempre alguém conhecido por perto. Já tinha visitado a medina de Tunes , a maior e perfeitamente caótica, com “ruas” estreitas e escuras, onde as pessoas de cruzam num movimento constante, com lojas de tudo um pouco e com constantes e por vezes demasiados apelos à compra, falando todas as línguas para indagarem a nossa proveniência, e ao descobrirem que somos portugueses vem o inevitável:
Depois visitei a medina de Kérhouan, menos barulhenta, mais civilizada e calma, e ao ver um prato de louça, verdadeiramente bonito, parei (estava acompanhado de um amigo); claro que o homem não me largou mais e disse-me o preço, cerca de 35 dinares; disse-lhe que não estava interessado e afastei-me; pois voltou a ter comigo e fez a pergunta que sempre fazem, e que é quanto queremos dar, à qual respondi que só dava 15; depois de me chamar isto e aquilo, claro que trouxe o prato por 15 dinares, menos de 9 euros.
Visitei ainda a medina de Sousse, a maior depois de Tunes e bastante boa; íamos quatro e comprei porque gostei duas tee-shirts, não estampadas, mas bordadas, iguais, mas de cores diferentes (uma para mim e outra para o Déjan), as duas por 10 dinares, após um primeiro preço de 30 dinares cada; estava a transformar-me num regateador nato…
Como um dos meus acompanhantes queria comprar umas pulseiras para a filha, parámos nalguns sítios com esse tipo de artigos e num deles vi um anel que gostei muito, mas que nem de perto ou longe estava nos meus planos; mas gostei mesmo do anel e num bom impulso de carneiro, uma ideia germinou nesta cabeça: encontrar outra igual! O homem não tinha mas pediu-me para esperar um pouco e mandou um puto algures; disse aos meus amigos para não se afastarem e perguntei o preço; o homem, sabidão disse que era preciso pesar; pesar o quê, perguntei eu? A prata, disse ele; ri-me e vinha-me embora e o homem alcançou-me; eu disse-lhe que aquele anel não era para ser pesado, que não tinha prata e ele que me dissesse o preço. Pediu 42 dinares; claro que me afastei sabendo que ele não me largaria; assim foi e achei ridículo, mas ofereci-lhe 20 dinares…pelos dois anéis; quase me bateu e decerto me mandou para o c***** em árabe, mas acabou por ceder. Francamente satisfeito com o negócio, entrei na loja para ver se os dois anéis eram realmente iguais e ele meteu-os num saquinho amarelo; dei-lhe uma nota de 20 dinares e então sucedeu o inesperado: numa mão segurou bem a nota e na outra o saco com os anéis e começou a exigir-me mais 5 dinares: ele puxava, eu puxava, ele dizia com tom ameaçador que tinha que ser (e era uma besta de homem) e eu então comecei a gritar alto e bom som o nome dos meus amigos que não deviam estar longe: mal eles apareceram, o homem largou o saco com os anéis e eu vim-me embora, ainda assustado com o tipo a chamar-me “ladrão capitalista”…
E assim comprei duas lindas alianças, para eu e o meu Déjan trocarmos daqui a duas semanas aqui em Lisboa; claro que foi tudo tão rápido na minha cabeça que nem sequer pensei se o Déjan estaria de acordo com a ideia; mas está e adorou ver a foto das alianças que vamos enfiar nos anelares um ao outro numa cerimónia só nossa, sem testemunhas. Vai ser lindo…quem me manda ser carneiro?
Já somos dois! Signo f****o!!!
ResponderEliminarAchei a ideia ternurenta! :)
Luís
ResponderEliminaracho o signo magnífico; adoro ser carneiro!!!!
Abração.
Bem giras! :)
ResponderEliminarSortudos!
Nós pensávamos que eras Pinguim, mas afinal era confusão nossa! Pois então, que se celebre a mudança que por pouco podia acontecer em simultâneo com os Casamentos de Santo António... Abcs,
ResponderEliminarCarneiro amigo... :-)
ResponderEliminarSe fosses Gémeos tinhas ficado sem dinares. Regatear não é definitivamente o meu forte.
Abraço.
P.S.: Deixa lá o "ladrão capitalista", que eles não têm destas idéias catitas.
vocês queriam era ser gémeos!, vá lá, confessem!
ResponderEliminarEu confesso que estou com inveja desses anéis!
Abraço
Engine
ResponderEliminarGostas? Eu também, e muito.
Abração.
Luís
ResponderEliminardigamos que sou um fenómeno um pouco raro na Natureza: um pinguim acarneirado, mas de forma acentuada, para o bem e para o mal...
Abraços e marradinhas, eheheh...
Caro Mike
ResponderEliminarisso não tem nada a ver com os signos; digamos que lhes aprendi o "toque" a ponto de haver pessoas que me pediam para ir "ali" regatear o preço de alguma coisa...mas não era a mesma coisa, faltava-me a motivação pessoal!
Mas há algo absolutamente necessário e que é não se mostrar demasiado interessado; se a coisa não pega, passa-se por lá, "por acaso" no dia seguinte ou passado umas horas, mas sem olhar: está feito...
Abraço amigo.
André
ResponderEliminarse estiveres mesmo interessado, eu vou pesá-los e depois te digo o preço, mas tens que largar uma nota boa, que dê para lá ir regatear outros iguais, de preferência "gémeos".
Abraço grande.
A tua sorte foi mesmo os teus amigos estarem por perto, se não o raio do homem ainda te fazia mal :| mas ainda bem que correu tudo bem. E as alianças são muito giras :D hehe.
ResponderEliminarBeijinhos
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarDo pouco que conheço do Déjan, calculava que ele iria gostar.
ResponderEliminarSão realmente bonitas as alianças.
Eu acho que os signos com chifres são persistentes nas suas ideias :).
Abração!
Tenho uma grande ternura pelos carneiros, não fosse a minha, e única irmã, também do mesmo signo!
ResponderEliminarE, aparte algumas minudências, damo-nos muito bem (até pareceria mal, e seria de péssimo gosto, se concordássemos em tudo!!!).
Quanto à ideia dos anéis achei muito carinhosa e sensível da tua parte. Sempre atento ao pormenor!
Lembra-me agora que fiz algo de semelhante há muitos anos, só que, tonto, não avisei a outra pessoa e coloquei os anéis misturados com uma infinidade de contas, pingentes de cristal multicolor e pequenos bocados de coral branco e vermelho, tudo dentro de uma caixa de papel de seda azulado (tinha-a feito eu em origami, e que trabalhão me deu!!!); a iniciativa teve lugar numa praia mediterrânica, num lusco-fusco carmim, de um pôr-do-sol já tardio; a caixa, pela sua fragilidade, e talvez porque não houvesse o cuidado necessário ;), rompeu-se e perderam-se todas aquelas preciosidades no meio da areia (um dos anéis também!).
Se ninguém o encontrou entretanto (e seria pouco provável, pois era um local recôndito), lá está à espera de alguém que o ache juntamente com o bocado de coração que, entretanto, também lá deve ter ficado!
Abraço e até um destes dias
Sandrinha
ResponderEliminarnós ignoramos por vezes os avisos que nos fazem, e este do guia era pertinente; as alianças são efectivamente simples e bonitas, a meu ver claro.
Sobre o teu outro comentário, fiquei chocado e como pediste eliminei-o; estou contigo, como imaginas.
Beijinho amigo.
Lampejo
ResponderEliminarquando um carneiro mete uma coisa na "cornadura", não há nada a fazer; e quem ama um carneiro tem que "contar" com isso, eheheh...
Mas eu também "conto" com algumas características muito próprias dos leões.
Abraço amigo.
Ola Manel
ResponderEliminarpois os carneiros, limando-lhes as arestas, até são boas pessoas, mas com um enorme defeito: o excesso de teimosia!
Os anéizinhos aqui estão prontos, para na nossa intimidade podermos trocá-los, quem sabe na noite da chegada e à luz das velas...
Abraço amigo.
A propósito, não vais passar pelo arraial?
Muito bom gosto, são muito giras.
ResponderEliminarNão te preocupes, se eles vendem é porque tem lucro. Caso contrário virava-te as costas e dizem que és doido.
O senhor estava a tentar ganhar mais um dinheiro. Ninguem te faz mal, porque Tunisia é o país mulçumano mais seguro, onde o turista é rei.
Se fizeste alguma excursão deves ter reparado que eles a cada 20 km tem um posto de controlo e o autocarro tem um determinado tempo para o fazer. se passar esse tempo, é disparado um alarme para irem a vossa procura. Claro que temos de ter cuidado ao andar no meio das medinhas com ostentação de objectos de valor, mas isso é como em qualquer lugar no mundo.
Abraço
Miguel
Eu sei que eles adoram regatear preço,eu confesso que não é o meu forte ,mas mesmo assim ainda consegui o meu por metade do preço .Gostei muito, são muito bonitos e de muito bom gosto,desejo muitas felicidades para os dois.Abraços
ResponderEliminarComo te entendo!! Somos carneiros, pois então!!
ResponderEliminarDesejo-vos uma cerimónia de troca de alianças memorável.
Beijokas
Olá Miguel
ResponderEliminarpela lógica de mercado deve ser assim, pois ninguém vende para perder dinheiro; mas acho que eles acabam por compensar algum lucro mínimo com outros casos em que o cliente pouco regateia.
Abraço amigo.
Carametade
ResponderEliminareles adoram e eu acho divertido; só é pena eles serem tão chatos, por vezes.
Abração.
Natacha
ResponderEliminarqualquer dia temos que fazer um jantar "acarneirado" e na ementa terá que aparecer um belo assado de borrego...conheço tant@s que dava para encher uma mesa grande; e íamos ver quem "marrava" com mais força...
Beijinho.
Foto das mãos unidas, pelo menos, vamos ver, né?? :-)
ResponderEliminarQuando estive na Tunísia não regateei preços, fui parvo porque colegas meus conseguiram montanhas de coisas a preços baixíssimos. Não regateei e aquela gente ainda ficava ofendida. Eles gostam disso, da discussão de preços, do nosso interesse, faz parte.
ResponderEliminarBem, depois dessa trabalheira ai do teu gajo que não gostasse da ideia. ;)
São simples e bonitas, sim senhor. Acho tão bonito dois homens de aliança, confesso. Em tempos passei por isso, terminou, já não uso, mas acredito que as vossas vão usar por muito e muito tempo.
Abraço grande.
Achei graça à história, até porque ao contrário do que já disseram noutros comentários tenho um familiar gémeos que é um excelente regateador... dá gosto ir a feiras e mercados e coisas assim com essa pessoa...
ResponderEliminarSobre as alianças são definitivamente bonitas e dignas de figurarem nos vossos dedos como sinais do amor e da cumplicidade entre vocês.
Edu e Madu
ResponderEliminartalvez, quem sabe?
Abraços.
Graduated
ResponderEliminarimagina quanto terias poupado, se tivesses regateado.
è que o primeiro preço deles é bastante mais alto do que aquilo que os artigos valem.
Em Monastir fui a uma das poucas lojas com preços fixos que por lá vi; ali não se discute e há quem as prefira para não ser enganado ou por não ter jeito para regatear; e vi que fiz bom negócio no prato e nas tee-shirts; quanto aos anéis não havia lá daqueles e não concluí nada, mas acho que foi bom também: afinal paguei pelas duas alianças, menos de 15 euros.
Abraço grande.
Olá Ricardo
ResponderEliminarsão muito bonitas, sem reservas e estou ansioso de a usar e saber que mesmo longe alguém está com outra igual...
Abraço amigo.
(desculpa antes de mais por não ter podido atender hoje migo, estava num shopping cheio de gente na altura e barulhento com a minha família, aquilo tava mesmo impossível...desculpa)
ResponderEliminarfiquei tão contente com este post...mas tão contente....diga-se que tens muito bom gosto, e pessoalmente acho prata mais bonita que ouro...sério...lindo lindo lindo...podes ser ladrão capitalista, mas ao menos és mais bem amado que o vendedor..;-)
São lindas!!!
ResponderEliminarEu e o Arthur temos falado sobre isso, comprar alianças, mas vamos fazê-lo juntos! ;)
Grande história essa, para além do simbolismo que têm vais sempre lembrar-te do que passaste para as ter!
Abraço grande!
Belíssima compra! São muito bonitas e vão vos ficar muito bem.
ResponderEliminarAbraços
São mesmo lindos, amigo Pinguim; mas olha que eu sou um regateador do caraças! Ainda acabavas por me pagar para ficar com eles! E eu não quero privar-te do prazer de ofereceres um deles - à alma gémea ;-)
ResponderEliminarAbraço
Olá Ima
ResponderEliminarestamos simultâneamente felizes, mas tu ainda com mais razão, acabei de te dizer isso por telefone.
Ainda te hei-de ver a fazer o mesmo: comprar duas alianças...
Abração.
Meu bom Félix
ResponderEliminartens uma oportunidade agora em Julho, de o fazer, junto com o Arthur.
Entretanto vais ter oportunidade de as ver "em mão" no arraial, no dia 27.
Abraço grande e amigo.
Tong
ResponderEliminarnão vou negar e sei que com alianças ou sem elas o amor quando é grande e sincero é belíssimo, e aí, estamos empatados, tenho a certeza.
Abraço amigo.
André
ResponderEliminaracredito que sejas e até melhor que eu; fica sabendo que apesar de não ter ideia de comprar os anéis, quando vi estes fiquei mesmo interessado e não sei se ele tivesse sido irredutível com um preço mais alto eu não teria cedido; apenas fiz finca-pé, pois já tínhamos chegado a acordo sobre o preço e depois o homem exigiu mais: isso não, podia ali armar um sarilho, mas trazia os anéis pelo preço estipulado.
Um dia vamos a uma medina juntos...
Abraço amigo.
Pinguim,
ResponderEliminarBela prenda (pelo simbolo também, não é?).
Beijinhos
Estamos no twitter mas tuitas pouco não é? ainda percebo pouco.
Poelina
ResponderEliminarsim, é verdade, tuíto pouco, mas podes acrescentar-me como amigo, se quiseres.
Beijinho.
Olá caro Pinguim.
ResponderEliminarTambém já andei de aliança, a uns 2 anos atráz mas infelizmente a coisa correu mal e foi posta de lado mas ainda esta em cima da minha cama, faz bem relembrar-me do passado, mas actuamente penso no presente ;)
Boa "sorte" no anelar! ;)
quanto ao carneiro, e sempre bom ter esses impulsos pelo menos trás coisas boas.
Caro PanicMan
ResponderEliminaramores e desamores sempre houve e haverá; talvez o facto de vivermos tão longe, o que nos traz vários problemas, contribua por este estado de mútuo amor se ir prolongando no tempo e até ir sempre aumentando.
Mas, mesmo quando as coisas correm mal, acabamos por colher ensinamentos para corrigir comportamentos passados.
O meu "carneirismo" é imenso, acredita...
Abraço.
Olá, como te compreendo, sou Carneiro e somos f****** x) ehehehe
ResponderEliminarAcima de tudo lutamos por aquilo que achamos melhor!
Força!
abraço
Amigo Hugo
ResponderEliminarsou mesmo assim, como dizes, e gosto de ser assim...
Tudo de bom para ti.
Abraço amigo.
Ainda bem que ás vezes agimos assim... sem pensar.
ResponderEliminarFelicidades.
grande prova de amor! :)
ResponderEliminarbeijinho grande
Sim Violeta
ResponderEliminarse por norma, a cabeça deve imperar, por vezes é muito bom deixarmos os impulsos fruir livremente.
Beijinhos.
Martinha
ResponderEliminarnão será tanto assim; considero-a uma prova de que o nosso amor está forte e seguro, pois só assim poderia levar a um acto como este, que é tudo menos "brincar" aos casamentos; antes tem uma simbologia especial em virtude de estarmos tanto tempo longe um do outro.
Beijinhos.
assim mesmo é que é: a obstinação de carneiro!eu tenho esse ascendente e sei bem como é...as alianças são bonitas, parabéns!tb adoro prata.um sorriso
ResponderEliminaroNosso cAstelo
ResponderEliminarobrigado pela visita...e por terem gostado das alianças.
Fui de fugida ao vosso blog e pressente-se ali um amor muito bonito.
Retribuo com prazer o sorriso.
Uau! Eu já desconfiava que os famosos aneis serião lindos, mas excederam as expectativas! E ainda por cima têm uma história...ai , os carneiros! LOL
ResponderEliminarVêmo-nos no arraial?
Beijinh@s
Olá S.M.
ResponderEliminarcom certeza e vão conhecer o Déjan ...e os anéis.
Beijinhos.
gostei muito de ler esta história das tuas férias. tens uma maneira muito viva de contar as coisas, uma delícia para quem lê.
ResponderEliminarconfesso que sou um péssimo regateador. sinto-me sempre muito forçado e acho que faço sempre maus negócios.
dou-te um abraço mais apertado pelo significado do gesto e desejo que as alianças estejam carregadas de amor e felicidade.
Hum... ontem por acaso nao bebias um copo na expo não? :)
ResponderEliminarOlá Miguel
ResponderEliminarescrevo como falo, ao correr da pena; daí, às vezes espalho-me, mas pelo menos sou eu próprio; sou péssimo actor de teatro...
Quanto a regatear, só quando é preciso.
Abraço grande.
David
ResponderEliminarinfelizmente, não; se fosse ter-te-ia dado um abraço, se me tivesses procurado, já que não te conheço pessoalmente...
Abraço amigo.
Devo ter para aí sósias, eheheh.
porque acredito no simbólico, porque sei que és um romântico, olha, e porque viva o amor...e não é por seres carneiro, é por seres tu...um abraço
ResponderEliminarPenso que quem te manda ser carneiro é o teu coração! Estou errado? O que realmente é importante são os sentimentos, e se o carneiro falou mais alto, que fale, ao menos a beleza do acto da compra terá boas sequelas.
ResponderEliminarAbraço,
Carlos
Caro Luís
ResponderEliminarnessa questão da sensibilidade e do amor, tu és muito parecido comigo (ou eu contigo)...
Abraço de muita amizade.
Carlos
ResponderEliminarclaro que não estás errado; a impulsividade característica dos carneiros emana do coração, a maior parte das vezes, porque quando a cabeça começa a pesar os prós e os contras, é uma chatice...e vai daí o coração antecipa-se e zás, já está!!!
Abração.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarparabéns...as alianças são lindas e a ideia fabulosa.
ResponderEliminarPela tua descrição voltei por momentos à minha viagem à Tunísia
beijo e que as alianças vos traga muita felicidade
ups...esqueci-me de duas coisas.
ResponderEliminar1ªadorei a música
2ªpara te dizer ainda da apresentação do meu livro. "In-finitos Sentires" no próximo dia 27 de Junho, na Biblioteca de Valongo
beijo
Olá Carla
ResponderEliminarespero que a tua viagem te tivesse deixado boas recordações e obrigado por teres gostado das alianças.
A música é linda e tenho pena de não poder estar presente no lançamento do teu livro e por duas razões: é longe, e...nesse dia chega o Déjan!!!
Espero que seja um êxito.
Beijinhos.
Tens razão, Pinguim
ResponderEliminarEsta tua amiga ,anda meio baralhada (ai! ai! vidas ...) o comentário não está no local onde devia estar.
Mas em homenagem ao teu belo gesto, ele aqui fica " in su sitiu ".
Muito belo, meu amigo.
O teu gesto, que não tem nada a ver com ser "carneiro", é uma prova de grande sensibilidade, que nós todos, os teus amigos sabemos que tens. Mesmo que antes de ti , já milhares de pessoas tenham tido um gesto semelhante, não belisca em nada a beleza da ideia.
Os anéis são lindos.
Sei que irás fazer uma festa digna de tão emocionante momento. E... só faltam duas semanas, embora eu saiba que para quem espera é, ainda, muito tempo.
Sejam felizes.
Repito,uma vez mais,tenho muito orgulho em ser tua amiga.
Um apertado abraço
Nocturna
Nocturna
ResponderEliminarnão era preciso repeti-lo, pois onde quer que estivesse estava muito bem.
De qualquer forma, obrigado.
Beijinho.
Mas que peripécias teve a compra dessas alianças.
ResponderEliminarEssa persistência e determinação seão o simbolismo dessas alianças e do vosso amor!
Bjos e bom fim-de-semana!
Dantins
ResponderEliminarnem eram precisas essas peripécias; estamos fortalecidos e mais ficaremos daqui a 15 dias.
Beijinhos.
Uau...eu nsem sei que reacção teria nessa situação com o homem em estado cavalar...
ResponderEliminarMas a ideia das alianças é lindíssima:)))) Eu por cá embeveceria até mais não:))))
És dos meus, estiveste muito bem:)
Abração:)
Hydra
ResponderEliminarmais que cavalar, ameaçadora...
Mas valeu a pena...
Depois hei-de mostrar o efeito nas nossas mãos; a propósito, quando vens até à mãe pátria?
Abraço grande.
Tão lindo! Adorei, este tipo de cenas derrete-me completamente. Claro que estou a falar da ideia de comprar os anéis a pensar no teu "mais-que-tudo" e não no vendedor chato. Não percebo porque é que eles cedem sempre...
ResponderEliminarMas o que interessa é que tens os anéis. De certeza que vai ser um momento único e especial e já falta muito pouco!!!!
Um abraço grande :)
Meu caro A...
ResponderEliminartu és um romântico em potência e que vai "explodir" quando encontrares o teu amor. Tenho a certeza disso.
Já falta pouco, sim, mas duas semanas é pouco e muito ao mesmo tempo.
Bom fim de semana.
Abraço grande.
já deves considerar esta entrada encerrada, mas tinha que te dizer que são lindas! valeram bem a aventura rocambolesca com o vendedor desenfreado! e está quase!
ResponderEliminarabraço
Paulo
ResponderEliminaras entradas nunca estão encerradas; a prova disso é que recebi ontem um extenso e interessantíssimo comentário numa entrada que tem quase um ano, sobre o concerto que assisti do Camané, no CCB.
Só tenho pena de agora ninguém ler esse comentário, que é precioso.
As alianças são lindas, modéstia à parte...
Fabuloso o mail do espaço aéreo que me enviaste.
Abraços duplos e grandes.
Sim, está quase...menos de duas semanas.
Pinguim,
ResponderEliminarQue lindas que são, como também é lindo o vosso sentimento.
E o dia está quase a chegar ;-)
Beijinhos e felicidades
Smile
ResponderEliminare que lindo é também o novo logo do blog...
Está quase a chegar, mas o "rabo é sempre o que mais custa a esfolar"...
Beijinhos.
São muito bonitas e quanto ao ser carneiro...sei bem o que é viver com um!!! Um beijo de felicidade para ambos.
ResponderEliminarOlá Free _soul
ResponderEliminare eu até sabia disso, eheheheh.
Mas não é assim tão mau, pois não?
Beijinhos.
Belíssima ideia!
ResponderEliminarE a Tunísia, ah, a Tunísia!
Olá Angelo
ResponderEliminarum obrigado sincero pela tua visita e pelo teu comentário; já te linkei, espero não te importes e já passei pelo teu blog, onde voltarei.
este cantinho estará sempre disponível para ti, que estás tão longe, mas eu já estou habituado às distâncias...eheheh.
Abraço.
Bjos e bom fim-de-semana!
ResponderEliminarObrigado Dating
ResponderEliminarcomo comunicar contigo?
Tens blog?
Beijo.