Pois como é costume dizer-se, “não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe”; e neste caso, no meu regresso da Tunísia, não poderia encontrar melhor resumo do que este popular adágio.
Foram sete dias, o tempo exacto para não cansar e para ter uma imagem (não completa, é claro), de um país, de um povo, de uma história com 3000 anos e de uma cultura, de que pouco sabia.
Ia de pé atrás, como afirmei e por várias razões, e algumas delas confirmaram-se…; sendo uma viagem oferecida, teria que me “adaptar” às circunstâncias da mesma e a pior foi, de longe, ser uma viagem de grupo, estilo “carneirada”, que eu gosto muito pouco, com pessoas com quem tenho pouca ou nenhuma afinidade; pessoas muito diferentes de mim e posso dizer que das cerca de 170 pessoas do grupo, apenas me relacionei, no máximo, com cerca de uma dúzia…e não sou, antes pelo contrário um bicho de mato… Mas pessoas que meia hora antes de abrir o restaurante já estão na fila, com medo que lhes falte a comida, que se zangam se estamos mais 5 minutos aqui ou ali, que olham para Cartago e dizem “que viemos aqui fazer, isto são só pedras…” e coisas do género, não pertencem ao meu mundo.
Ao contrário do que pensava, fui a diversos sítios e pude ver várias coisas, e não fiquei de papo para o ar, a apanhar sol e a banhar-me nas deliciosas águas mediterrânicas; ao ponto de ter chegado cá…cansado!
Fiquei num hotel de 4 ****, na zona balnear de Skanés, muito perto de Monastir e a pouca distância de Sousse, que junto com Hamammet, constituem a parte turística mais importante da costa central da Tunísia.
Este hotel, cujo sítio na Internet tinha visitado antes de partir, punha-me algumas reticências, aliás como outros hotéis da mesma categoria, pois um 4**** lá, não é equiparado a um 4**** aqui, de forma alguma; se na questão da limpeza nada tenho a dizer (uffff…), já a alimentação é muito má (abundância não é qualidade) e o buffet era repetitivo até à exaustão, e de fraca qualidade; as bebidas (não incluídas) chegavam ao fim da refeição, o stock de talheres era limitado, o pessoal “esforçado” (estou a ser simpático), ao pequeno almoço, a manteiga era margarina, iogurte nunca os vi…enfim, mau mesmo. O pessoal da recepção também não era senão prestável, mas havia coisas muito boas: uma bela praia privativa, uma boa piscina bem tratada, uma outra piscina interior excelente e com jacuzzi; sauna, hamman e outros agradáveis pormenores, como dois outros restaurantes bem melhores e não excessivamente caros, dois bares, uma discoteca, internet (falei e “vi” o meu Déjan todas as noites) .
O povo, atencioso, falando quase todos francês, alguma pobreza visível, mas não tão notória como em Marrocos, a religiosidade sempre presente e a omnipresença do presidente, em cartazes espalhados por todo o lado; podia notar-se a presença de muita polícia e até alguns à paisana, podendo qualquer pessoa ser abordada na rua por uma patrulha: uma “democracia musculada”…
Hoje deixo aqui algumas fotos do hotel e depois falarei dos locais que visitei.
óóóooo,
ResponderEliminartb quero :) ehhehe
ABRAÇO*****
Caro Believe
ResponderEliminarfoi bom, mas não deslumbrante...digamos que soube bem...
Abraço amigo.
Mais uma experiência para o curriculum, né Pinguim!?
ResponderEliminarÉ bom ter-te de volta, é bom ouvir as tuas partilhas!!
Beijoca e agora... descansa das férias (é sempre assim!)
Olá Natacha
ResponderEliminaré bem verdade o que dizes, embora pareça paradoxal: descansar do tempo de férias...
sabes que não me deitei na última noite? Não andei na paródia; simplesmente, não tive tempo. Depois explico melhor.
Beijinho.
Voltou inteirinho e com uma bagagem de vida maior. É o que importa. E nem foi tão ruim quanto o esperado. :-) Beijos!
ResponderEliminarjá andava aqui a comentar com os meus botões que estava mais do que altura de tu teres regressado.
ResponderEliminaras fotos estão apetitosas. os 170 (sobretudo os que só conseguem ver pedras onde nós só conseguimos ver palácios) não.
adorei o relato (viajar através dos outros é viajar também) e fico à espera de mais.
abração e welcome back.
Olá querido amigo, que bom ter-te de volta, ainda bem que no geral correu tudo bem e até gostaste. Na sexta parto eu, rumo a Cuba, vamos a ver se gosto... Acho que sim.
ResponderEliminarUm abração e vai contanto coisas.
Bem vindo,
ResponderEliminarJá sentíamos a tua falta.Ainda bem que as coisas correram razoavelmente. Também com um grupo de 170(?)pessoas, é muito difícil, correrem melhor. Mas enfim, foi mais uma experiência da qual nos irás falando.A possibilidade de teres internet e falares com o Déjan, foi uma surpresa acrescida.
Tenho uns amigos que vão à cerca de 4 anos para a Tunísia nas férias, fazem o quartel-general em Sousse, alugam um carro e, além de descansar pela praia e piscinas, viagem pelos arredores. Um dia destes deixo-me convencer a vou também.
Como vais verificar,nesta semana, Portugal não mudou, está a mesma pasmaceira de sempre.
Um grande abraço
NOcturna
Pelo menos, já voltaste! :)
ResponderEliminarBEM-VINDO!
Edu e Mau
ResponderEliminarsim, regressei inteiro, bem tostadinho e algo "picado" por mosquitos, e estou a deliciar-me com esta magnífica comida portuguesa, hummmmm...
Abraços amigos.
Váagora é preciso assumir que está a ser um pouquinho melhor do que as espectativas iniciais não? Até ja tenho uma ponta de inveja eu que detesto areia XD
ResponderEliminarEu ando para ir para terras mouras desde Outubro! Antes ia com mais frequencia! De qualquer modo espero que seja em breve porque gosto muito dessas paragens!!
Miguel
ResponderEliminaras fotos ficaram más, pois eu não percebo nada de câmaras, caíu-me a dita e partiu-se algo na tampa para as pilhas, pelo que tinha que andar com uma câmara envolvida em adesivo: está a precisar de "cuidados intensivos"; espero receber de algum amigo, melhores fotos.
Históricamente, a Tunísia, ou melhor, a região onde ela está localizada, é riquíssima e gostei de ter estado no sítio de acontecimentos muito importantes, como por exemplo a civilização fenícia.
Abração.
Meu caro Carlos
ResponderEliminarsabes que esta viagem que terminei estava para ser a Cuba? Mas a crise...tem costas largas.
Há uma "PEQUENA" diferença entre Cuba e a Tunísia e espero que aproveites bem.
E como vai isso de amores? Já vi que há alguns comentários "anónimos" no teu blog, eheheheh...
Depois temos que nos encontrar, quando o Déjan chegar, está certo?
Abraço grande e "alargado"...
Querida Nocturna
ResponderEliminarcomo tens passado?
essa família de que falas tem bom gosto, pois Sousse é o grande centro turístico e de lá podem fazer-se importantes passeios; tive pena de não ter ido à entrada do deserto, mas era longe e numa semana, não dá para tudo.
Beijinhos.
Caro Engine
ResponderEliminarclaro que já regressei e a minha ânsia agora é voltar ao aeroporto, pois será para ir buscar o meu querido Déjan, que vale mil viagens à Tunísia!!!
Abração.
Ora bem vindo de volta.
ResponderEliminarJá vi pelo teu relato que não foi "magnifique", mas como se costuma dizer "deu para os gastos".
Terá dado também para algum descanso e claro, conhecer novos sitios bonitos e interessantes.
A de Cartago ser "só" um monte de pedras.....não há pachorra. lol
Abraços.
Caro Psi
ResponderEliminarpara quem gosta de praia, com mar calmo e não fresquinho, com areia fina, ainda mais que aqui, então vá à Tunísia, pois está no paraíso...
Abraço amigo.
Amigo Mike
ResponderEliminarCartago foi das boas surpresas para mim; o que visitei fez-me sentir num sítio realmente importante e só é pena que os romanos na terceira Guerra Púnica, tivessem destruído por assim dizer todo e qualquer vestígio fenício ou cartaginês.
Abraço grande.
aii porque é que não me levaste contigo? hehe.
ResponderEliminarainda bem que gostaste amigo :) e ao menos aproveitaste para respirar "outros ares"..
beijinhos
Sandrinha
ResponderEliminaré sempre salutar conhecer outras terras e outras gentes...
Beijito.
“que viemos aqui fazer, isto são só pedras…”
ResponderEliminarEsta frase fez o meu dia, é triste como á tanta gente ignorante, é quase como o tuga popular que só quer praia e comida quando vão de férias e perdem o melhor quando estão em países rcom muita cultura antiga.
Abraço grande.
Gostaste, that's all that matters!
ResponderEliminarBelas fotos.
Abraços
Welcome back!:)
ResponderEliminarAfinal, isso por lá até parece ter piada... Claro que se tivesses outra companhia, tenho a certeza que não repararias em nada e tudo acharias perfeito!
Abraço:)
Que bela paria, e olha que eu não sou apreciador de praia.
ResponderEliminarNão gosto de pessoas ignorantes, se é para falarem mal, não fossem.
Sejas bem vindo amigo Pinguim...
Abraço!
Caro Ricardo
ResponderEliminarque se há-de fazer????
E conversas que ia ouvindo aqui e ali, que tinha que me esforçar para não lhes chamar estúpidos, pois não era nada comigo...ou até talvez fosse, pois a incultura é triste e culpabiliza-nos a todos...
Abraço amigo.
Olá L.
ResponderEliminarsim, o que importa é eu ter gostado, apesar dos "mas"...
As fotos podiam estar melhores, devo confessá-lo.
Abraço amigo.
Caro Kapitão
ResponderEliminaré evidente que é simples, não é verdade? Estivesse lá quem eu queria, se calhar até nem comia...eheheh.
Abração.
Meu bom Lampejo
ResponderEliminaré impossível não gostar daquela praia; tornavas-te um adepto total, estou certo.
Abração.
mas foi uma verdadeira aprendizagem...
ResponderEliminarviajar em grupo é terrível. mesmo com amigos e conhecidos se for um grupo maior já dá confusão.
bom regresso!
“que viemos aqui fazer, isto são só pedras…” Quase que caí para o lado quando li isto, normalmente esperam-se comentários destes por parte de adolescentes que só vão a visitas de estudo para se safarem das aulas. Se soubessem a importância de Cartago, as guerras disputadas com os Romanos para controlarem o Mediterrâneo...talvez vissem algo mais.
ResponderEliminarDe resto, inconvenientes à parte como a comida (também já estavas mentalizado) ainda bem que correu pelo melhor. E ainda bem que havia Internet, estiveste "perto" de quem é importante!!! :)
Abraço, ficarei à espera de mais relatos.
Por acaso gostava de ir à Tunisia, deve ser bem giro esse pais!
ResponderEliminarAbraço
:o Que engraçado, ficaste no mesmo hotel que eu :P. A vantagem dessa porção de mar é que não tinha medusas como os dos hotéis ao lado.
ResponderEliminarFoi também por aí que andei, e trouxe boas recordações, exactamente das pessoas, da cultura, da história. O resto, os sítios turísticos, sã iguais em todo o lado...
ResponderEliminarEspero mais relatos, para comparar com as minhas memórias:))
Olá Violeta
ResponderEliminarnão foi a primeira vez, mas já há anos que o não fazia e parece que por estar muito habituado às viagens a dois, estranhei mesmo...
A próxima será decerto diferente nesse aspecto.
Beijinho.
Caro A...
ResponderEliminarnão me espanta muito, pois eram pessoas de idade, mas que para além de pouco cultas, também só queriam era estar à frente de tudo e todos...pouco civismo mostra o nosso povo.
Mas gostei muito do que vi e procurei não me misturar muito...
Abração.
Sérgio
ResponderEliminarpara umas férias relaxadas, em família e à beira mar, é um destino excelente.
Abraço.
Vês, no fim de contas nem foi assim tão mau! As fotos dizem o contrário até, parece ser um sitío lindo!
ResponderEliminarAinda bem que trouxeste algumas boas imagens e recordações! Abraço grande!
Tem muito bom aspecto!!!
ResponderEliminarMas como diz um amigo meu; um bom realizador até do Casal Ventoso faz uma excelente imagem!!!!!!
O importante é a viagem ter corrido bem.É claro que viagens em grupo são sempre chatas,mas é agradável conhecer outras culturas.Abraços
ResponderEliminarOlá Pinguim
ResponderEliminarBem-vindo…
Claro que se um dia fosse a Tunísia não seria só pelas praias, que acredito que sejam lindas, mas iria mais pela história… mesmo que sejam só “pedras” porque essas “pedras” respiram história, e pelos vistos há quem se esqueça disso…
Beijinhos
Caro LusoBoy
ResponderEliminaré realmente uma coincidência; mas olha que o hotel a seguir tinha muito bom aspecto, era um 5 *****!
Abraço amigo.
Olá Justine
ResponderEliminaré como dizes: aquela costa, o Algarve, o sul de Espanha têm todas as mesmas características, no bom e no mau...
Mas o que interessa aqui é o que diferencia este país dos outros e mais que a história ou a amabilidade de um povo, fica a sua cultura baseada em factores essencialmente religiosos tão próprios e tão diferentes dos nossos.
Beijinhos.
As férias organizadas em grupo têm sempre o inconveniente de termos que "conviver" com pessoas que não nos dizem nada.
ResponderEliminarEspero que apesar disso o saldo tenha sido positivo e tenha dado para descansar.
Fico a aguardar mais fotos.
Bjos
Caro Félix
ResponderEliminara Tunísia tem muitas coisas belas e eu não vi uma das principais, que são as cidades do deserto.
Estas fotos são apenas de diferentes sítios de um hotel, que não se distingue de outro qualquer hotel de uma região semelhante.
noutras entradas mostrarei outro tipo de fotos...
Abração.
Olá, amigo Tong
ResponderEliminare olha que lá "por de trás dos bilhetes postais" muita miséria se adivinha...
Abraço amigo.
Carametade
ResponderEliminarchatas é favor...é de fugir: um é bom, dois é óptimo, três é uma multidão (passe o exagero)...
Abração.
Smile
ResponderEliminareu tenho um imenso "respeito" por aquelas pedras, como tive em Atenas ou Roma.
Beijinho.
Olá Dantins
ResponderEliminarclaro que o saldo é muito positivo, e mesmo do grupo, houve algumas pessoas que foi um prazer ter conhecido. Outras fotos aparecerão.
Beijinhos.
O importante é que deu para conhecer novos mapas, novas latitudes, aprofundando conhecimentos sobre um povo que desconhecias...
ResponderEliminarAbração grande
Miguel
Caro Miguel
ResponderEliminaracima de tudo foi isso mesmo o mais importante:enriqueci-me!
Abraço grande.
Pinguim querido,
ResponderEliminarJá viste como é que eu ando, ainda não tinha vindo cá dar-te uma palavrinha. Mas já tinha visto via feeds!!!
Que inveja, mas que bom tu estares de volta!
beijinhos
(estás todo queimadinho, não?)
Olá Popelina
ResponderEliminarpara responder à tua pergunta, nada melhor do que dizer a nova invenção de tratamento do meu Déjan: agora trata-me por "vermelhinho"...não é uma ternura???
Beijinhos.
ainda bem que te divertiste. :)
ResponderEliminarum abraço!
Caro Rui
ResponderEliminartem que se ir conhecendo algo de um mundo diferente do nosso.
Abraço amigo.
Wellcome back, Mr. Pinguin!
ResponderEliminarThanks a lot, Mr. Graduated Fool!
ResponderEliminarHugs.
Ainda que seja um cliché batido, continuo a acreditar piamente no que vou escrever: viajar é isso mesmo que pressinto em ti, usar da sensibilidade para sentir o pulso a um país, ao seu povo, à sua história, enfim, a um conjunto de conhecimento que nos torna mais ricos interiormente.
ResponderEliminarAté mesmo para os que olham as ruínas da nossa história como um monte de pedras que "são uma seca", até para esses há aprendizagem ... desde que aprendam afastados de nós, não é mesmo??? hehehe
Abraço
Manel
ResponderEliminarnão é um cliché; há é diferentes modos de viajar...
Eu até aceito que apenas se queira apanhar bons banhos de sol e mar, mas se assim é, porque se inscrevem as pessoas em visitas opcionais, que até eram pagas à parte? Só para dizerem mal, ou para porem os pés fora do autocarro e passado um quarto de hora já lá estarem e a resmungar por que os outros se demoram? Santa paciência...
Abraço amigo.
É pois, mas ele é uma ternura.
ResponderEliminarGostei do comentário do Leman.
beijinhos.
As fotos que puseste aqui tem imenso bom aspecto!!!!
ResponderEliminarA parte da manteiga ser margarina, levou me a infancia e a Planta...e estou aqui em trauma:)
Fico a espera de mais fotos que tenhas tirado:)
Ainda bem que gostaste, que foi divertido, e experimentaste algo novo...:)
Abraco grande:)
meu caro....como te recordas há ainda outro relatório a fazer (no Barriguitas do Restelo, lol)...bom ter-te de volta...um abraço...
ResponderEliminarNo proximo mes irei a Belgrado, encontrei seu blog no google e li sobre sua visita à Servia. Gostei muito do blog. Dá uma passda no meu www.viajarpelomundo.com
ResponderEliminarClaudia
Popelina
ResponderEliminara quem o dizes...
Os comentários do Leman são sempre muito "sumarentos"; é pena ele não ter um blog, pois seria um excelente blog.
Beijinhos.
Caro Hydra
ResponderEliminardo que tu te foste lembrar, da traumatizante Planta...
As fotos não estão nada de especial: foram tiradas por um amador e com uma câmara que acabou a viagem cheia de adesivos; quando chegou, foi directa para os cuidados intensivos.
Mas claro que haverá mais fotos...
Até com "odalascas" tirei fotos...
Abração.
Luís
ResponderEliminartens que ser o eterno "cusco", eheheheh...
Não te vou dizer nada agora, só lá no Barriguitas, mas foi diferente do que estava à espera (para melhor? para pior?...refreia-te, rapaz!)
Abraço grande.
Olá Cláudia
ResponderEliminardesculpa o tratamento por tu, mas é o que uso com toda a gente e espero que faças o mesmo comigo.
Obrigado pela tua visita aqui ao meu canto; já retribuí, com todo o gosto.
Eu já fui várias vezes a Belgrado, por razões sentimentais e voltarei mais vezes; é uma cidade de contrastes, mas interessante. Qualquer informação que queiras, posso facultar-te e até apresentar-te o Déjan que estará aqui entre 27 deste mês e 12 de Julho, e que se quiseres te poderá mostrar algo de interesse lá...
O meu mail está aqui no blog.
Tenho mais coisas de Belgrado numa parte perdida e depois recuperada do blog, que te posso facultar.
Beijito.
Olá, também queroooooooo, lol, adorei as fotos, ainda bem que acima de tudo foram dias bem passados, nada é perfeito, um grande abraço. ;)
ResponderEliminarOlá Bruno
ResponderEliminare melhor que tudo, foram oferecidas estas férias; mas claro, houve que trabalhar para as merecer...
Abraço amigo.
Tunisia... terra enigmática, que me faz temer uma possível visita. não perguntes porquê, mas para mim é uma terra que "assusta"!
ResponderEliminarEspero que tenhas aproveitado!
abraço
Olá Hugo
ResponderEliminaracho que para quem queira conhecer algo do norte de Àfrica, talvez seja o país ideal, pois não é tão pobre e sujo como Marrocos e é bonito e com gente simpática. Para viver, seria impossível, mas para visitar, aconselho sem reservas, desde que fiques num bom hotel.
Abraço amigo.
a cavalo dado não se olha o dente:-) mas no final pelo que vejo até correu bastante bem migo, claro que grupos de tugas são no minímo aborrecidos, pk não temos noção do que a civilização, mas pronto...aparte disso, descansaste um pouco a cabeça que era coisa que estavas a precisar:-)
ResponderEliminar(sim meu amigo tenho novidades as quais te transmitirei já a seguir num e-mail lol)
Caro Ima
ResponderEliminaré sempre bom quando não se põem as expectativas demasiado altas...
Estou ansioso por saber novidades e desde já muito feliz por ti, meu bom amigo.
Abração.