sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Duas noites diferentes...


Quando soube o resultado do sorteio do “play-off” do apuramento do mundial de futebol, de imediato me vieram ao pensamento dois factos: o primeiro jogo, em Lisboa seria a 14 e eu não poderia ver o jogo pela televisão, a não ser em Colónia, onde pernoitaria nesa data; não sendo provável encontrar facilmente uma televisão naquela cidade alemã, só me restava a hipótese de encontrar um qualquer restaurante português que apanhasse as televisões portuguesas; pela net encontrei um restaurante que contactei telefonicamente ainda em Lisboa e de onde me garantiram que apanhavam a TVI e tinham vários televisores espalhados pela sala, mas seria melhor reservar mesa pois estaria decerto completamente cheio. Assim fiz e no sábado com uma hora de antecedência lá estava eu no “Nova Era”, onde fui muito bem recebido e era uma verdadeira casa portuguesa, desde a língua (só ouvi falar português), ate aos pratos que constavam do “menu”, tendo eu comido umas excelentes amêijoas à Bulhão Pato e umas deliciosa lulas grelhadas, regado tudo com imperial Sagres e um bom café português. Foi uma sensação inesquecível ter ali assistido ao jogo, no meio dos emigrantes que vibravam, e de que maneira a cada lance; quando foi o golo, foi o delírio. Magnífica noite, sem duvida, embora o resultado magro e a exibição pouco convincente da selecção nacional.
O segundo facto foi ter pensado na hipótese de assistir ao vivo ao jogo da segunda mão em Serajevo, já que no dia 18 estaria em Belgrado e a distância entre as capitais sérvia e bósnia não ser exagerada, e ter, naturalmente a companhia do Déjan; mas quando lhe falei no assunto, para eventualmente reservar dois bilhetes na FPF, ele desde logo me desaconselhou a deslocação e por várias razões: o jogo fora transferido para Zenica, uma cidade a 70 kms de Serajevo, conhecida por ser um local ultra-nacionalista e por serem os bósnios um povo demasiado extremista, pelo que iíramos encontrar decerto, problemas; embora não muito crédulo destes argumentos, e como ele me garantia que poderia ver o jogo pela TV em Belgrado, decidi que não iríamos a Zenica; os acontecimentos verificados só lhe vieram a dar razão...Assim, na quarta feira fomos a um original local, mesmo no centro da cidade, chamado “Sport Cafe”, um espaço grande, onde se pode comer ou só beber e com a particularidade de ter cerca de 25 televisores a transmitir simultâneamente vários jogos; seria apenas necessário arranjar uma mesa numa posição que desse para ver o jogo de Portugal. A assistência era muito variada: 10/15 sérvios, cerca de 20 russos e o mesmo numero de franceses, perto de 10 irlandeses, alguns bósnios e eslovénios e...um português- EU! Claro que havia outro português de coração, o Déjan. E isto porque o jogo Ucrânia-Grécia acabara antes, assim como o Argélia-Egipto...Houve um aspecto curioso que o Déjan me chamou a atenção, e que foi nenhum dos jogadores bósnios nem a assistência entoarem o hino do seu país, e era verdade; a razão é que eles não sabem a letra, pois o hino foi escolhido quando da independência , pela UE...Imagine-se o meu grito de Goooooolo!!!!! quando foi o nosso golo; ficou toda a gente a olhar para mim e ficaram a saber que eu era português. Foi tambem muito interessante ir vendo e ouvindo as reacções dos diversos simpatizantes, quando dos lances principais de cada jogo (os russos, eram os mais exuberantes). Uma outra bela noite, muito bem passada, diferente e que me encheu de satisfação, a mim e ao Déjan, que não só apoiava Portugal, como ansiava pela derrota dos bósnios.

28 comentários:

  1. É interessante ver como diferentes adeptos se manifestam nesses jogos das selecções em ambientes mistos.
    É também interessante fazeres essa comparação entre os dois ambientes nos dois jogos. As sensaçoes são diferentes :)Espero que se estejam os dois a divertir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tanto quanto sei, o ultra-nacionalismo está sempre a incendiar os ânimos dos diversos povos dessa região.
    Pessoalmente acho que a nossa selecção, apesar de ter ganho, teve uma má prestação.
    O Queiroz não tem o carisma nem a disciplina de Scolari para pôr na ordem os putos com espírito de vedeta...

    ResponderEliminar
  3. Fico contente em saber que estás bem, assim como o Déjan.
    Quanto ao jogo... pois deve ter sido. Não gosto, não percebo nem tenho intenções de perceber futebol. O importante mesmo é que vocês gostaram! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. tu és extraordinário, Pinguim. a tua disponibilidade para os outros, maneira de te abrires aos outros. é isso que é importante e é isso que faz de ti um tipo fora de vulgar.
    continuação de boa estadia e um abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  5. Visto em território internacional, qualquer vitória de Portugal, tem um sabor ultra especial... digo-o por experiência própria.


    beijocas e diverte-te amigo

    ResponderEliminar
  6. Amigo Pinguim

    É de momentos assim que se fazem umas óptimas férias, é de recordações assim, de pequenas-grandes coisas que se enche uma vida.
    Continuação de excelentes férias.
    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  7. Eva
    naturalmente que me senti melhor no restaurante de Colónia, mas a multiplicidade de adeptos de diferentes paises foi muitíssimo interessante e íamos sabendo as origens dos diferentes grupos quando se manifestavam; uma curiosidade foi que não havia gente bebida e havia muita gente do sexo feminino...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Maldonado
    aqui nos Balcãs, o sangue é por vezes demasiado quente; quanto à selecção gostei bastante da segunda parte do jogo na Bósnia e houve algo que gostei mesmo: Ronaldo não jogou e não houve vedetas e ganhou-se apesar de tudo; claro que Ronaldo fará sempre falta, mas não há pessoas insubstituíveis.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. E como foi a reacção dos "alguns bósnios" ao teu grito de golo? Abraço

    ResponderEliminar
  10. Chamo a isto geografia dos afectos, ou afectos geográficos
    :)
    bjocas

    ResponderEliminar
  11. Luís
    aqui nesta postagem o futebol, de que gosto realmente bastante - e o Déjan tambem, é apenas o elo para falar de duas coisas muito interessantes e bonitas: a imensa saudade dos emigrantes da sua terra, perfeitamente visivel naquele "cantinho português" de Colonia, e a realidade que é cada vez mais forte de um mundo global, e que pode conviver bem, independentemente de haver diferentes mentalidades, desde que haja tolerância e respeito mútuos - foi uma noite belíssima, nesse aspecto, aquela noite aqui em Belgrado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    desculpa, mas extraordinárias foram as situações e as vivências que as mesmas geraram, e não eu.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Pinguim, uma curta missiva somente para te desejar continuação de uma boa estadia por terras da Sérvia, na companhia do Déjan.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Pingui, ainda que eu resida neste país que se proclama a terra do futebol, particularmente, não gosto e nem entendo de futebol. A não ser na Copa do Mundo, quando me transformo em especialista em futebol desde criancinha, em geral não acompanho nada. Mas essa sensação descrita por você já a vivenciei em terras estrangeiras e, realmente, é espetacular. Te desejo e a Déjan mais noites e dias interessantes como essas duas que relatou. Abraço!

    ResponderEliminar
  15. Blue
    tens toda a razão; de qualquer forma foi uma experiência nova para mim.
    Beijokitas.

    ResponderEliminar
  16. Con senso
    é essa a minha concepção de vida e de felicidade: ir somando, mesmo já na minha idade, novas sensações que continuam a enriquecer a minha experiência; essa situação so cessará com a morte...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Speedy
    estavam bastante dispersos, mas havia 3 numa mesa mesmo em frente que apenas sorriram, mas esses ja sabiam que eu era português pelas minhas reacções durante o jogo.
    Nao houve qualquer problema...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Violeta
    seria um belo título para esta postagem...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Como de futebol não percebo nada, deixo-te aqui um abraço amigo de bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. Muito giro...não sou fã particular de futebol mas isto que contas é muito mais que isso é uma experiencia cultural...que deve ter sido fantastica... devias escrever as tuas cronicas de viagens...com dejan..assim dois pontos de vista de um momento só...sentidos vividos!
    Cronista Dejan e Cronista João Um beijo...be happy

    ResponderEliminar
  21. Ovelha
    está tudo óptimo, incluindo o tempo; pelo que vou sabendo, bem melhor que aí - sem vestígios de chuva e temperaturas muito agradáveis.
    Mas em casa, há mais "calor" pois claro...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Sérgio
    este é um assunto que apenas utiliza o futebol, de que aliás gosto muito, para falar de dois assuntos bem mais importantes e por uma vertente positiva.
    Por um lado, o amparo que os emigrantes procuram e encontram nos locais de identidade nacional, e por outro de como o futebol pode transformar um certo local como um "pequeno mundo" em que cada um torce pelo seu país sem ofender e ser ofendido pelos restantes, numa convivência que é a todos os títulos exemplar.
    Gostaria de ir comentando alguns dos vossos posts, que leio sempre, mas isso torna-se impossivel, não só pelo tempo mas principalmente porque cada texto que escrevo, por pequeno que seja, tem sempre que ser corrigido devido ao teclado do PC aqui não ter acentos e outras especificidades da língua portuguesa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Justine
    para ti também os votos de um excelente domingo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Free soul
    dou-te toda a razão: foram duas óptimas experiências culturais.
    Beijinhos a dobrar.

    ResponderEliminar
  25. João (a mim me encanta você me referir com o nome próprio), não se preocupe que, ainda que eu sinta a sua ausência nos comentários lá do blog, eu o sei muito bem e, sendo assim, fica plenamente justificado que você não comente. Aproveite cada momento que são bastante preciosos. Abração!

    ResponderEliminar
  26. Ai do Déjan que não apoiasse Portugal. :-)
    Foi preferível teres ficado a ver o jogo onde viste e mostrares que eras o único português e que nessa noite quem mandou foste tu (nós), do que ir ver perto daqueles cães raivosos.
    Quanto ao restaurante "Nova Era" que referiste...deve ser algo de surreal estarmos em "casa" no meio de nowhere e beber, comer e conviver como se de Portugal de tratasse. (apanhavam a TVI...mas ninguém é perfeito, ehehe)
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  27. Sérgio
    o nome, desde que a pessoa não se importe (há que respeitar quem resguarde o nome próprio) traz um cunho pessoal, intimista e amigo ao relacionamento virtual; quando se torna deveras difícil passar do virtual ao real, como é o nosso caso, essa forma de tratamento é ainda mais importante.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Miguel
    eles no "Nova Era" apanham as estações de televisão portuguesas todas, mas naquela noite, como era a TVI a dar o jogo, todas estavam sintonizadas para aquela estação que eu "adoro"...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!