quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Patrik 1.5"

Como estava prometido no programa de governo do PS, no período eleitoral das legislativas, o casamento entre pessoas do mesmo sexo faz realmente do programa deste novo governo e deve ser aprovado com facilidade nesta legislatura e até com alguma rapidez. De fora fica um outro anseio da comunidade LGBT, porventura de mais difícil aceitação e que é a adopção de crianças por casais homossexuais, embora na prática o mesmo seja “legal” desde já, pois basta não afirmar que são duas pessoas a quererem adoptar a criança, mas apenas uma, para tal ser possível…

Há países onde a adopção por casais é desde já legal, e entre eles está a Suécia.

Neste momento, tem pois cabimento falar de um interessante filme que passou no recente Queer Lisboa e que se chama “Patrik 1.5” da realizadora Ella Lemhagen e datado do ano passado.

Muito resumidamente trata-se de um casal gay, Goran e Sven que vão adoptar um órfão, Patrik 1.5, mas quando Patrik chega, ele não é afinal o rapazinho que eles estavam à espera. Uma vírgula fora mal colocada, e eis que aparece um rapaz homofóbico de 15 anos, com um passado criminal.

Toda a acção que então decorre leva inclusive à separação do casal, mas tudo acaba a contento.

Filme muito interessante e que deve ser visto e apreciado devidamente.

37 comentários:

  1. ora aqui está um filme bastante interessante, e que pode ajudar a começar a mudar mentalidades...

    quanto à proposta de alteração de lei, migo, estou ANSIOSOOOO!! É daquelas coisas que sinceramente não vejo a hora, e assim como tu (mas olha que pelo que tenho falado com outras pessoas, há quem discorde de nós), também penso que vai ser um procedimento rápido, e eficaz. As aulas de direito da família têm sido extremamente interessantes posso-te garantir a "discutir" o tema. "Discutir" porque não se discute na verdade, uma vez que pelo que me pareceu toda a gente concorda, e se não concorda nem ousa contrariar. Discute-se sim, como algo tão obviamente inconstitucional escapou assim durante tanto tempo, tanto tempo de injustiça.

    Vêm aí mudanças:-) é bom que cheguem logo...ehehehehehe

    ResponderEliminar
  2. Ima
    se puderes, vê este filme, pois apesar de reflectir uma mentalidade muito diferente da nossa, para melhor, claro, está muito bem estruturado, não é piegas e é muito "real"...
    Abração.

    ResponderEliminar
  3. Não dá através deste bocadinho para ver como se desenrolará o filme...mas deve ser interessante. Gostei particularmente do pormenor(que não será... se atendermos à insegurança de repente sentida , até pelas suas vidas)de esconder as facas. Sinal de quem pensa conhecer bem os meandros da cabeça de um adolescente problemático e homofóbico... o tal preconceito se calhar dos dois lados, mas a insegurança é real... Acho sempre interessante o que cá trazes para partilhar :)Mesmo que seja legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo em breve, desconfio que a adopção ainda levará o seu tempo(os políticos deviam ouvir mais os meus colegas,de uma maneira geral, a favor da adopção,mas só dá jeito ouvir os Psicólogos quando interessa..). Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Já tinha visto e gostei muito, fazia bem a muita fechadinha.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Eva
    a reacção dos dois membros do casal são bastante diferentes em relação à "contrariedade" que aquela vírgula causou, ao ponto de cessarem a relação.
    Mas a homofobia também se cura, por vezes, com uma terapia de amizade...

    No problema da adopção, em geral, e por casais homossexuais em particular, o papel dos psicólogos é fundamental...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo
    penso que falámos neste filme outro dia, ou estarei enganado??
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Gostei do tráilér! Vou ver se consigo arranjá-lo...
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  8. Adorei o filme. Simplesmente, delicioso.

    Infelizmente não o vi no queer, mas olha vi em casa :P

    Vamos lá ver como vão correr as coisas com o casamento gay. Há uma sondagem interessante no SAPO (ou não) para saber se devia ou não haver um referendo sobre o assunto - 51% Sim 49% Não.

    Espero bem que não passe de uma sondagem estupida, como muitas outras =/

    ResponderEliminar
  9. Eu vi!!!
    Bacaninha mesmo o filme. Agora eu sugiro "The Man from Earth". Não é gay e me foi indicado. Ainda a ver. Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Pinguim

    Apoio sem reservas o casamento entre pessoas do mesmo sexo e infelizmente vejo agora que o PS está a separar o casamento da adopção, quando uma coisa necessariamente deveria levar à outra.
    É uma visão medíocre deste problema e um indicador de que nem sequer sabe bem do que se está a tratar.
    São estas meias tintas, esta falta de convicção profunda que me fazem temer que em nome do pragmatismo político, que uma maioria relativa pode usar como pretexto para tudo, se venha a embarcar no referendo sobre este assunto.
    Como já é público a direita, a igreja e alguns orgãos de comunicação já o estão a pedir com insistência!
    Por uma questão de princípio os referendos nunca deveriam ser feitos sobre matérias de direitos humanos! Há apenas que reconhecê-los juridicamente!

    Foi assim que se acabou com a escravatura! Foi assim que se deu o direito de voto às mulheres! Foi assim que se acabou com a pena de morte! Foi assim que em sociedades racistas se acabou com diferença legal baseada na cor da pele!

    A sociedade estava contra mas houve políticos que tiveram a coragem de sobrepor os princípios à popularidade e dirigir a sociedade para o rumo certo!

    Vivemos num mundo dirigido por políticos que quando não lhes convém perder votos, empurram a decisão para o Povo. Foi assim no caso da interrupção voluntária da gravidez!

    Quando há interesses que lhes dizem directamente respeito, como no caso da Constituição Europeia e do Tratado de Lisboa, os políticos deliberam então que o povo pode bem ser substituído pelos iluminados parlamentares.

    Temo bem que aqui o que venha a importar seja manter o poder, pura e simplesmente e o PS tenha uma mera atitude táctica perante esta questão!

    A luta contra o referendo sobre esta matéria tem que começar já, até porque não nos podemos esquecer de quem está neste momento no Palácio de Belém, da força e influência que tem e, pelo que vimos nos últimos meses, que tipo de jogo pratica!

    Espero sinceramente estar a ser pessimista, mas já vivi o suficiente para perceber que numa sociedade preconceituosa como a nossa e com a mediocridade instalada, tanto no poder, como na oposição, só por milagre é que as coisas irão correr bem!
    Aguardo, com esperança o milagre!

    ResponderEliminar
  11. Pinguim,
    eu gostava de acreditar no «deve ser aprovado com facilidade nesta legislatura e até com alguma rapidez», mas começo a ficar incomodado com as últimas notícias. Sobre a rapidez, li há pouco tempo que seria intenção do governo resolver esta questão até à vinda do Papa. Sobre a facilidade é que já tenho mais dúvidas. São muitas as vozes que se começam a levantar em torno do referendo. E se tiverem sucesso, o NÃO irá ganhar, garantidamente. Nós somos um país de homofóbicos e não há volta a dar. Somos uma sociedade muito conservadora que prefere viver de aparências. O Miguel Vale de Almeida diz muito bem, "Não é referendável porque não se referendam os direitos de ninguém". Esperemos que de facto tudo seja aprovado rapidamente e com facilidade. Só lamento é o facto do PS não o ter feito quando teve maioria absoluta.
    No caso da adopção, o caminho a percorrer ainda é muito longo e repleto de obstáculos. Um passo de cada vez :)

    ResponderEliminar
  12. Luís
    consegues "arranjá-lo" com facilidade; se tiveres problemas, entra em contacto comigo, que eu dou-te uma "ajuda"...
    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Filipe
    sinceramente que até me surpreende a pequena diferença desse inquérito, devido à enorme homofobia do nosso povo; mas aqui trata-se de aprovar a lei no Parlamento e não de a mandar para um referendo, que toda a gente sabe que não a aprovaria por uma grande maioria.
    Espero que a maioria de esquerda funcione na AR sobre este assunto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Edu
    ainda bem que gostaste do filme, pois o assunto é actual e a história interessante e bem tratada...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Com senso
    penso que o PS nunca teve a ideia de tratar dos dois temas simultâneamente, e portanto não se trata de uma "involução", mas sim de seguir o mesmo caminho de Zapatero em Espanha; até porque dentro do PS haverá muitas reservas sobre a adopção e há que aproveitar "os ventos" para aprovar a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, desde já.
    O ideal seria juntar a adopção, mas neste caso funciona a máxima "o óptimo é inimigo do bom"...
    E quanto ao referendo, li algures, penso que foi no "Arrastão" (D.O.), e concordo em absoluto que o referendo já foi feito nas eleições legislativas, pois o povo votou maioritariamente em partidos que tinham nos seus programas a aprovação desta lei, e não a aprovação de um referendo sobre a mesma.
    Claro que a direita quer o referendo, pois tem a certeza do resultado, mas eu penso, sem querer ser demasiado optimista, que estás a ser tu demasiado pessimista...
    Penso que deve ser urgente o debate sobre o assunto, para não dar aso às mamobras que vão surgir cada vez com maior intensidade, nos partidos da direita e na Igreja, claro.
    Algo que questiono é a posição de Cavaco neste assunto após a aprovação da lei; será que a vai promulgar normalmente ou irá vetá-la e atrasando cada vez mais a sua entrada em vigor?
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Blue
    a urgência terá mesmo que ser mesmo antes da vida desse "homofóbico papa" e do envolvimento que o assunto terá na altura se não estiver já aprovada.
    Quanto ao referendo sou exactamente da opinião do MVA; nunca se devem referendar assuntos que digam respeito a direitos humanos, pois não se pode entregar o poder de decisão dos mesmos a pessoas absolutamente manobráveis, e pior do que isso, que não têm o mínimo conhecimento sobre o assunto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  17. Blue
    o teu segundo comentário só vem reforçar a minha opinião.
    Mas acabei de ouvir nas notícias, o líder da bancada parlamentar do PS reafirmar que a questão do referendo está absolutamente posta de parte.
    Essa hipótese veio da bancada do CDS, é evidente e defendida completamente pela Igreja, está claro.
    Mas basta o PS, o BE e Os Verdes votarem a favor (já nem falo do PCP) para a lei passar no Parlamento, sem referendo algum.
    Depois veremos a posição do PR...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Tudo quanto vier para ajudar a mudar mentalidades, vem por bem...
    Eu tenho esperanças que mude muita coisa.
    Bj

    ResponderEliminar
  19. não me espanta nada disto. muito menos a situação em alguns países nórdicos (não católicos, claro), espanta-me por exemplo que países como o Uruguai tenham a adopção aprovada e por cá haja tantos problemas. bem sei que as crianças são um bem escasso, mas daí a fazer um cavalo de batalha... enfim. ainda a procissão vai no adro.
    quanto ao filme, tive pena mas fica para depois.
    um abraço

    ResponderEliminar
  20. Maria Teresa
    mudar as mentalidades é sempre muito difícil, mas não é por ser difícil que se vai ficar de braços cruzados; muito se andou, de há 50 anos para cá, mas infelizmente continua a imperar o conservadorismo e mesmo a ignorância de certos conceitos que, hoje em dia, são importantíssimos para cada vez mais pessoas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Paulo
    é evidente que a Igreja católica é o grande travão em que se apoiam os conservadores e as mentes fechadas.
    No pólo oposto está a igreja luterana sueca, a primeira a permitir o casamento religioso.
    Também a mim me surpreendeu a situação sobre a adopção no Uruguai, até porque sei, por intermédio de um amigo que lá tenho que é um país tradicionalmente conservador...
    Cá, as coisas irão para frente, com certeza, não com a celeridade que se desejaria, mas desde que se lá chegue, já não é mau...
    Como dizes, a procissão ainda vai no adro...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  22. Gostei imenso do trailer...pareceu/me haver ali uma tonica de humor na parte final, qd eles recolhem as facas todas...

    Fiquei interessado no filme, mas tera de ser com outras legendas...nao espanhol...a minha ma vontade impede/me de o perceber!:)

    Abraco grande:)

    ResponderEliminar
  23. Hydra
    apenas este vídeo tem legendas em espanhol; onde o fui buscar podes optar por legendas em inglês e em português...
    E vale bem a pena.
    Abração.

    ResponderEliminar
  24. Caro Pinguim, as coincidências entre aí e aqui não são coincidências. Pois repito o que digo há muito: há mais coisas entre Portugal e Brasil do que sonha a nossa vã filosofia: o casamento gay aqui é debatido há 10 anos ou mais e não sai do papel. E olha que há organizações bem estruturadas. Mas a bancada parlamentarista é preconceituosa e a ala evangélica (e também a católica) do congresso faz de tudo para que nada aconteça nesse campo. Se é assim com o casamento gay, imagine com a adoção. Agora, querem mudar algumas coisas na lei de adoção como baixar a idade mínima de 21 anos para 18 para se poder adotar uma criança. Mas, claro, não se fala em momento algum sobre casais gays. Há alguns casos no país que sempre que ocorrem, levantam polêmicas. Fora disso, não há casamento e adoção de e por gays. Nessas horas, nossos vizinhos da Argentina mostram-se muito mais evoluídos, pois que permitem o casamento gay. Quanto ao filme, também gostaria de assisti-lo por inteiro. Abraço!

    ResponderEliminar
  25. Redneck
    aqui, eu tenho a certeza de que a lei sobre o casamento gay será aprovada nesta legislatura que agora começa, pois tanto o partido do governo, embora sem maioria absoluta, quer dois outros partidos de esquerda T~em esse assunto nos seus programas; mas claro que a direita e a Igreja não a querem e as posições contra vão-se multiplicando, pedindo numa hipocrisia democrática, um referendo que sabem lhes daria a vitória, num país maioritariamente homofóbico. A própria posição do Presidente da República, sobre a promulgação da lei é uma incógnita.
    O Papa vem a Portugal em Maio e já se sabe a sua (o)posição sobre este assunto, pelo que conviria legislar isto antes de Maio.
    Sobre a adopção, a coisa é mais difícil, embora na prática, uma pessoa gay possa adoptar uma criança, se não o referenciar, o que não deixa de ser uma hipocrisia, também.
    O filme, sobre este problema da adopção, que reconheço mais susceptível de discussão, merece mesmo ser visto.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  26. Caro Pedrosense
    como imaginas, a tua opinião sempre tão bem fundamentada ser-me-ia muito oportuna neste momento.
    É uma cinematografia pouco conhecida em Portugal, a sueca, desde os filmes de Bergman, e o assunto é tratado com um "à vontade" que no nosso país não existe, mostrando que a adopção não é uma simples formalidade, pois está muita coisa em jogo.
    Fico aguardando uma opinião tua, está claro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Imagina amigo, escrevi o que meu coração mandou.
    A cada dia mesmo sendo apenas pela tela do computador , aprendo a te respeitar e admirar ainda mais e confesso achei lindo, perfeito o seu post anterior quando você fala sobre sua mãe.parabéns pelos seus atos e palavras.

    grande abraço.

    ResponderEliminar
  28. Caro Glauco
    seja como for, e uma vez mais agora, tenho a obrigação de te estar muito grato.

    Sobre o filme, deves ver mesmo.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  29. Tão mas eles têm o desgraçado numa sala vigiada? lol

    Eu e o Arthur vamos casar cá assim que pudermos e depois lá, e depois acolá e ali! lol

    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Félix
    quem vê este excerto é levado a um engano; aquele quarto, com câmara, estava preparado e com tudo o que era preciso, para receber um bebé de ano e meio...

    Sim, estou a ver que o teu, será talvez um dos primeiros casamentos gays a que assistirei, se for cá, e se me convidares, claro.

    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  31. É uma excelente sugestão de filme.
    Já o vi aqui há uns tempos atrás e agradou-me. É descontraído e em partes divertido. (Se bem me lembro xD)
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Ruy
    é isso mesmo, mas fala de coisas muito importantes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!