segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As touradas

A tourada está para a Espanha, como o fado está para nós. Costuma mostrar-se uma corrida de touros quase como um "ex libris" dos nossos vizinhos; e. no entanto, recentemente a Catalunha (sim, eu sei que é uma região autónoma, mas é Espanha), declarou as touradas proibidas no seu território.
Claro que aplaudo, e de que maneira, esta decisão, pois considero a tourada um espectáculo bárbaro e desigual, com um enorme sofrimento para os animais. Embora em Portugal esse "circo" montado para aficionados ricos se divertirem, seja um pouco menos selvagem , pois além do touro ser poupado, evita-se aquilo que para mim é o mais violento momento de uma corrida em Espanha, que é quando o touro é "picado " com as varas, para segundo dizem lhe diminuir a excessiva bravura.
Se alguma coisa escapa na chamada "tourada à portuguesa" é a pega, em que se encontra frente a frente o homem e o touro, mas este já está dominado e enfraquecido depois de tanta bandarilha espetada, depois de tanto sangue derramado.
Será que algum dia, haverá coragem para acabar com esta selvajaria em Portugal?
As fotos são fortes, mas é preciso que sejam, para chamar a atenção de quão degradante é este espectáculo.

Como adenda e por sugestão do Luís, acrescento esta foto, só para fazer pensar um pouco.

49 comentários:

  1. Olá amigo. As fotos não são fortes, apenas representam a selvageria desse suposto "espectáculo". Por acaso estava a pensar escrever no tasco sobre isso, já que cá no burgo discute-se sobre o assunto.
    Acho que já estivémos mais longe de acabar com esta estupidez travestida de arte.
    Enquanto isso não vem eu torço pró touro!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que não deve dar em nada mas alguém tem de dar o primeiro passo! :

    http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1641820

    ResponderEliminar
  3. Catsone
    há interesses poderosos no lado dos que querem as touradas e penso que não deve ser tão fácil como pensas; queira Deus que me engane...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Olá João
    obrigado pela visita.
    Por acaso ainda não tinha conhecimento dessa petição, mas assina-la-hei de bom grado.pese embora, como disse no comentário anterior haja interesses muito poderosos a proteger essa "barbárie"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. O Ser humano no seu melhor...

    Onde houver muita violência e muito sangue, o Ser Humano é o primeiro a lá chegar.

    A Tradição e o "Não-pensar" é mais fácil de absorver e a melhor desculpa para justificar os meios e os fins...

    O trabalho que dá entender musica clássica, uma boa exposição...

    Somos um povo devoto da Santa Igreja. Porque no dia da morte, nunca se sabe o que se passa e depois, pelo sim ou pelo não, é melhor não arriscar...

    Eu posso bater na minha/meu companheiro(Sou o chefe de familia e o macho das redondezas); Posso matar animais por prazer e não por necessidade(Touradas, Caça, Pesca...)

    Mas AI de mim, que por amor ou amizade "mate" um amigo ou familiar a pedido deste(Eutanásia).

    Tenho o Estado, a Igreja, a Televisão, e a Opinião Pública(que participa em touradas, caça, pesca e que chega a casa e que dá porrada na mulher...)

    E, depois temos o "Nós por cá"...

    Forte Abraço
    Francisco

    ResponderEliminar
  6. Embora o argumento mais utilizado seja o da tradição e o da arte, enquanto houver muita nota envolvida neste tipo de eventos, dificilmente estas imagens farão parte do passado tão simplesmente porque o dinheiro sobrepõe-se aos valores e ao respeito.

    Abraço

    BM

    ResponderEliminar
  7. Olá Francisco
    obrigado pelo teu comentário tão lúcido e irónico; tudo o que nele afirmas está mais que correcto e consegues até chegar à minha postagem anterior - afinal tudo fica no âmbito do "nós por cá todos bem", tão português e tão "pobrezinho"...
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  8. Caro BM
    qual tradição e qual arte em qualquer acto em que se inflija dor ou sofrimento, quer a pessoas quer a animais?
    Mas como dizes, o dinheiro e os interesses é que fazem a "arte e tradição"; as touradas são hoje principalmente acontecimentos sociais em que salvo raras excepções, a "socialite" e os grandes proprietários agrícolas fazem o seu circo...e muitos deles ganham bom dinheiro.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  9. Abomino isto das touradas! É que mesmo tentando abstrair-me do sofrimento do animal, olho para o "espectáculo" em si e não consigo encontrar-lhe nada, mas absolutamente nada que se aproveite...

    Degradante, há falta de melhor palavra. Se a questão são as tradições, então também não tinhamos abolido a escravatura... penso eu de que...

    beijinhos, pinguim

    ResponderEliminar
  10. Que selvejaria! Ainda chamam a isto arte???? Um horror...

    ResponderEliminar
  11. Pela cultura que adquiri e pela má qualidade da oferta televisiva nos 4 canais principais, às vezes deixo-me ficar a ver as touradas que a TV apresenta. Valem sobretudo pelo lado erótico do elemento humano, se bem que o seu todo represente uma arte inegável. O que também é inegável é o lado sanguinário do domínio do homem sobre o touro. Isso choca-me e fala mais alto. Por isso só fui uma vez com os meus pais, no Campo Pequeno) a uma tourada e sempre me recusei a voltar a assistir ao vivo a um espectáculo desses. Quando soube (também pela TV) da decisão catalã o que me ocorreu dizer é que aquele sim, aquele é um "país" verdadeiramente civilizado... Também aplaudo!

    ResponderEliminar
  12. Natacha
    a palavra degradante aplica-se perfeitamente a este espectáculo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Justine
    o conceito de arte, em abstracto, será, ser exímio na prática de alguma coisa, mas de algo que seja perduravelmente belo.
    Com certeza não vamos chamar arte ao resultado de um bom desempenho em certas actividades cumpridas com rigor absoluto e que nem todos conseguem fazer, mas cujo produto final é tão só a obtenção de uma meta a alcançar - isso é ser-se hábil, perfeito, bom!
    Mas chamar-lhe arte?
    Quando o resultado da "habilidade" é a provocação de sofrimento a algum ser humano ou animal, jamais será chamado de arte!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. como sempre uma banda sonora profundamente adequada. Como bem referiste e passo a reforçar a questão, a tourada é um passatempo elitista na sua génese, existem umas quantas excepções como Barrancos, mas se formos ver quem são os chamados "aficionados". E que palavra tão portuguesa não é? desde logo vemos a génese portuguesa desta arte, se formos à raiz etimológica da palavra aficionados deparamo-nos com uma bela "afición", ora não há que enganar, a tourada é uma arte tipicamente portuguesa, daí que o argumento da tradição colha na perfeição. Estou naturalmente a ser irónico e sarcástico, pois não há sequer tradição inata portuguesa que tenha touradas, as touradas são na sua génese espanholas, e mais uma vez na nossa ignorância quisemos imitar nuestros hermanos. Não me venham com o argumento da tradição da tourada portuguesa, pois tem a mesma força da caipirinha ser a bebida tradicional de Óbidos.
    A tourada é uma actividade selvagem e antiquada.

    Mas ainda sobre a questão de Barrancos, uma das muitas razões que me levou a escrever que o que nós precisámos é de uma Constituição que aplique efectivamente os seus preceitos, é por exemplo o caso de Barrancos, como é que os "touros de morte" proibidos em Portugal podem ser excepcionalmente válidos em Barrancos? Nós temos uma lei que não se faz respeitar.
    E acredito PIAMENTE que a maioria dos portugueses é contra esta actividade. Mas uma bela maioria mesmo!

    Um grande abraço:-)

    ResponderEliminar
  15. Luís
    todo o "arengado" do meu comentário anterior caberia aqui, também; apenas concordo (mas é desprezível o leve gozo) com um leve erotismo na forma como o toureiro se apresenta...
    Salvo as devidas distâncias, as touradas têm algo a ver com os espectáculos dos circos romanos, onde as populações iam satisfazer a sua sede de sangue, com as lutas dos gladiadores - mas aí pelo menos havia uma luta em igualdade de circunstâncias!
    Vamos lutar para que a decisão catalã seja a primeira de outras, se bem que ali haja interesses políticos autonómicos que a tornaram menos árdua.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  16. Caro Ima
    mais uma vez um comentário muito oportuno e de que muito gostei.
    Para já referiste e peço desculpa da imodéstia, o facto da melodia que acompanha o texto; eu poderia e talvez fosse mais lógico pôr um qualquer "paso doble" aqui, mas esta melodia fantástica, que vai muito além das touradas normais, como todos sabemos, também se aplica muito bem, claro, à forma portuguesa das touradas.
    Depois a forma irónica como referes a etimologia da palavra "aficcionado" (adorei a referência à caipirinha de Óbidos) e sobretudo à excepção concedida legalmente a Barrancos para haver touros de morte devido à tradição; mas então como bem dizes a lei portuguesa tem excepções "tradicionais"? Então Barrancos, por tradição é espanhola, será? Até se fala um dialecto misto, o barranquenho...ou seja uma habilidade política para resolver um foco anual de conflitos e ainda bem que, até agora, não serviu de precedente, mas pode vir a servir - e como são perigosos e traiçoeiros os precedentes legais!
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  17. Estou completamente de acordo. Aliás, nem sei como é que o serviço público da RTP continua a organizar e a transmitir touradas em directo. Afinal, não é a mesma RTP que deveria reflectir todas as sensibilidades?! Está bem que não quer, não vê, mas a questão vai além disso. Não é por eu não ligar a televisão que a violência deixa de ser exercida sobre o animal...

    Já agora, vale a pena ver as campanhas que a associação Animal tem desenvolvido em torno desta questão.

    ResponderEliminar
  18. É um espectáculo que sempre reprovei, que me repugna pela crueldade e pelo contentamento que se vê nas faces de quem o aplaude...continuamos numa época muito do passado... se o ser humano é tão cruel consigo mesmo, como pode ter sensibilidade para com os outros animais?
    Abracinho

    ResponderEliminar
  19. Blog Liker
    a RTP não só as transmite como as fomenta, com a organização da chamada "Corrida TV" que há uns anos era só uma e agora já são 3 ou 4 por ano: do Norte, do Algarve, daqui ou dali...
    Uma vergonha!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Maria Teresa
    o que é curioso é que esses chamados "aficionados" alegam que o touro é um animal diferente, já que é "bravo"...
    Que tristeza e que brava é essa gente, meu Deus!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Não acredito que essa proibição vá acontecer num futuro próximo. Espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  22. Divido aua opiniao... que coisa mais selvagem, nao? Mesmo poupando o pobre... Ah, se meu Ferdinando ouviste esta...

    ResponderEliminar
  23. E mais uma vez o canal estatal vai-nos brindar com uma selvajaria destas ao serão!

    É chocante como há pessoas que conseguem tirar prazer do sofrimento dos animais.

    ResponderEliminar
  24. Félix
    nem tu, nem eu, olha que porra!
    Mas é por isso é que é preciso falar no assunto.
    Abração.

    ResponderEliminar
  25. Ricardo
    não entendi completamente bem o teu comentário, mas subentendo que és contrário às touradas.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  26. Danny
    é como o mundo está cada vez mais; qualquer dia reina completamente a desumanidade, com o homem submetido à máquina e à irresponsabilidade de si próprio, como ser humano que é.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Dantins
    estava a jantar e tinha a TV na RTP e lá apareceu o anúncio de mais uma "grandiosa corrida de touros" em Arruda dos Vinhos...
    Enfim, foi um comentário da RTP bastante oportuno (pela negativa) a este post.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Não vou ser hipócrita e dizer que não gosto de touradas, que abomino este espectáculo... etc, etc... por outro lado, sempre que um ferro é espetado no touro, arrepio-me... Quando é a hora dos forcados fecho os olhos... enfim... é um paradoxo que não sei explicar.
    Talvez seja a tradição enraizada à tanto tempo.
    Fui sincera e espero não perder um amigo.

    bjs

    ResponderEliminar
  29. Mesmo a propósito...à hora que escrevo este comentário está a dar na RTP mais uma corrida. E já anunciam que para a semana há mais.
    Pois..RTP...serviço público??!!
    Como cá em casa há quem goste, tenho que pelo menos ir ouvindo as "inteligências" que vão falando.
    Já não se pode ouvir o fulano falar da "arte maior", da "excelência do toureio", "afficion generalizada", e por aí fora.

    Nunca gostei de touradas e talvez por ter sido obrigado a ver ao vivo, de início ao fim, algumas durante anos (porque tocava numa banda e tinhamos que ir "abrilhantar" o espectáculo), apanhei-lhes grande aversão.
    É uma barbaridade ver o pobre do animal a esvair-se em sangue e as pessoas a aplaudir. E fazem-se angariações de fundos para causas sociais e instituições sem fins lucrativos, celebram-se aniversários de empresas e instituições, assinalam-se datas, etc,...com touradas, à custa do sofrimento de animais. Bárbaro.
    Abraço.

    P.S.-(out of topic)- Menino João, atenção à caixa do correio. ;-)

    ResponderEliminar
  30. MZ
    mas que ideia é essa de perder um amigo? Ai, ai, ai...
    Cada um tem a sua maneira de ser e a tolerância é algo de muito importante.
    Claro que me faz um bocado de confusão, como gostando de touradas, sofres quando vês um touro ser ferido por uma bandarilha. Já a pega é o único momento da tourada que admiro de alguma forma, pois aí é o homem contra o animal, embora já não capaz de toda a sua força; e devo dizer que não me diz nada a "coragem" do forcado, pois ele só está ali porque quer, ninguém o obriga - é uma carolice que por vezes fere, mas eles gostam...deixá-los lá continuar...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  31. Miguel
    imagino o que passaste nesses tempos...
    Pois é a nossa querida RTP continua a prestar um enorme serviço público; enfim...
    Não entendi esse "out of topic", pois geralmente a minha caixa de correio está sempre limpinha...Peço explicação!
    Abração.

    ResponderEliminar
  32. João, as modernices dão nisto.Eheh E quando se fala na caixa do correio já ninguém pensa na dita, na verdaderia, onde o senhor carteiro deposita a correspondência. É essa caixa de correio, a "não electrónica". ;-)
    (que acredito que também esteja limpinha)
    Abração.

    ResponderEliminar
  33. Miguel
    eu apesar de tudo ainda lá vou todos os dias, mas levo quase sempre tampa...
    Vou estar atento, com certeza.
    Abração.

    ResponderEliminar
  34. Eu vou um pouco mais longe.
    Será que é preciso diminuir o outro para sentir-se superior?
    Bem mais fácil dominar um touro "picado" do que no seu ambiente natural, onde ele é senhor de seu território.

    Excelente decisão na Catalunha!

    ResponderEliminar
  35. GiGi
    tens toda a razão; e é na lezíria, onde o touro é livre que ele é belo, e aí existe um outro contacto do animal com o homem, esse perfeitamente correcto - esse homem é o campino!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Um "mimo", caso ainda vá atempo e tenha interesse, aqui: http://gayfeed.blogspot.com/2008/06/prompte-et-sincere.html ;-)

    ResponderEliminar
  37. Luís
    acho que tem tanto interesse que a podes ver publicada aqui, como adenda.
    Recordo-me de a ter visto na altura, mas já não me recordava.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  38. Considero touradas um dos pontos altos da estupidez humana. Dou risada quando fico sabendo que algum toureiro se feriu. Isso pra mim não é espetáculo. É deprimente e cada um desses senhores que gostam disso não valem 1 centavo. Se fosse mexicano ou espanhol(países onde há mais touradas) teria vergonha dessa "tradição".
    Já bastam os rodeios que também são outra droga...

    ResponderEliminar
  39. Glauco
    que eu saiba, nos rodeios não se fere o animal, com a crueldade que acontece nas touradas.
    Ainda bem, que na América Latina, só o México se habituou a estes degradantes espectáculos.
    Abração.

    ResponderEliminar
  40. Que se espalhe a imagem e ao apelo... ;-) Abraço,

    ResponderEliminar
  41. Luís
    mandei também uma petição sobre a abolição das touradas a todos os meus amigos; espero que a assinem.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  42. Fico a bater mal com isto, Pinguim. A bater mal! :s

    ResponderEliminar
  43. Olá Anouc
    obrigado pela tua visita; no entanto, não percebo qual o sentido das tuas palavras: será que és apologista da festa brava e não gostaste do que viste ou leste? Ou, pelo contrário,achas esse espectáculo degradante e sentes-te mal com isso?
    Seja qual for o caso, respeito a tua opinião, embora me agradasse mais que fosse o segundo caso.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  44. Eu odeio touradas. Considero um espectáculo triste e degradante. Infelizmente, algumas vezes, os avós e os tios levaram-me a ver este "show" de dor e sofrimento. Ajudou a despertar a minhas consciência cívica sobre estas questões. E, quem defende esta barbaridade com base na tradição, a minha resposta é a seguinte: a escravatura também era tradição, bem como as lutas dos gladiadores na Antiguidade Clássica. As "tradições" são mutáveis conforme o grau de aperfeiçoamento moral do Homem. A tourada será considerada um erro. Espero que mais breve do que esperamos.

    Abraço, amigo.

    ResponderEliminar
  45. Mais uma vez, e...
    Não tenho qq tipo de comentário...
    Desta vez escrevi...

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  46. Abraço-te
    acabaste por ter...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  47. é uma daquelas questões que tem tanto de cultural como de bárbaro. dispenso touradas de qualquer tipo, espanholas ou portuguesas. é um daqueles pontos em que tenho de dar os parabéns à Catalunha.

    abraços

    ResponderEliminar
  48. Paulo
    e tanto mais é de louvar, que apesar de ser uma região autónoma, não deixa de ser Espanha.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!