quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Condição Feminina"

Mais do que actual, este pequeno e despretensioso filme, fica como uma homenagem às vitimas de  tanta violência doméstica que anda por aí à solta...
A "isto" sim, já se pode chamar casamento...

26 comentários:

  1. Tanta conversa, tantas reivindicações, e no entanto, parece que neste capitulo a montanha pariu um rato. Estes casos continuam a crescer como cogumelos, e a mulher continua a calar até ao ponto de se lhe ver na pele. É triste, e revoltante.

    ResponderEliminar
  2. Assustador, o número de mulheres mortas por violência doméstica desde o princípio do ano. E assim todos os anos...
    O teu post é importantíssimo, porque é preciso denunciar todos os dias esta situação inaceitável.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Meldevespas
    é terrível o que se passa neste país, neste capítulo; e perdoem-me se não consigo dissociar toda esta situação de violência doméstica com um aspecto mais lato e generalizado da sociedade portuguesa, onde só o homem viril, bruto, dono do poder e da verdade tem cabimento.
    Esta nossa sociedade está podre, e os jornais continuam a falar de coisas "importantes" como o caso Freeport, o caso Queiroz, as quezílias políticas e as banalidades da "silly season".
    E volto ao meu texto, é muito mais importante para essas piedosas organizações cristãs preocuparem-se com o casamento dos homossexuais do que fazerem algo de positivo para não sujarem um casamento por eles considerado normal.
    Anormais são eles!!!!
    Desculpa o desabafo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Justine
    obrigado sou eu e todos nós a quem faz um filme como este, que nem precisa ser demasiado explícito, para mostrar a tristeza de vida de tantos "casais" abençoados pela Santa Madre Igreja.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Já fazia um tempo que não passava por aqui. Esse vídeo é bem pesado, mas no resto do blog sua presença de espírito me encanta.
    Bj
    Claudia

    ResponderEliminar
  6. E este pequeno filme parece de "fadas" comparado com a realidade...
    Abracinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Cláudia
    também a mim me encanta a sua descrição desses lugares maravilhosos; ler aqueles textos e ver aquelas fotos da Toscânia foi como como voltar lá.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Maria Teresa
    estou completamente de acordo; mas é assim que começam algumas tragédias...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Pinguim, infelizmente, do meu trabalho, conheço muitos casos de violência doméstica. O que me assusta e revolta é o facto de muitas mulheres pensarem que são culpadas! Ainda hoje assisti um caso assim... deixou-me sem reacção.

    ResponderEliminar
  10. Catsone
    mas isso acaba por ser um corolário da incrível submissão feminina, no nosso país; será que as mulheres ainda não aprenderam que amar é compartilhar e não ser subserviente?
    E quando acabará o tempo dos "machões" neste país? Apetecia-me dizer o que devia ser feito a estes tipos, mas contenho-me...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente esse é o retrato de milhares de lares mundo afora e quase sempre a mulher tem tanto medo e esperança que algo mude que, nada faz...



    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Glauco
    sim, eu sei que infelizmente esta não é uma realidade apenas da sociedade portuguesa; vai acontecendo um pouco por todo o mundo.
    E sobre esse aspecto da pouca ou nula consideração que há quanto à mulher, nunca é de mais falar na mulher islâmica...

    ResponderEliminar
  13. é triste ver e saber que coisas assim acontecem diariamente em milhoes de lares mundo afora...
    falta de conversa, dialogo entre as partes que acaba numa intolerancia ridicula!

    abraços
    voy

    ResponderEliminar
  14. Olá Voy
    é triste mas acontece e acontece demasiadas vezes; e por culpa de quem sofre essas agressões, a imensa maioria desses casos nunca se sabe.
    E vem um dia em que acontece uma desgraça (o que tem acontecido imenso por aqui nos últimos tempos) e as pessoas surpreendem-se: "Até era um casal tão feliz..."
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  15. Singelo e muito tocante...
    Já vi muita coisa parecida (não em meu casamento é claro) mas em famílias muito próximas a mim..

    Beijinhos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  16. Olá Adriana
    infelizmente vai acontecendo por todo o lado; por acaso nunca tocou em ninguém da minha família ou conhecida, até agora...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. tão simples, mas toca na ferida. Abraço Pinguim

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Recebeste o prémio “This blog makes me happy”.
    Passa pelo meu blogue, para mais informações.
    Parabéns pelo óptimo trabalho pela blogosfera!

    (de facto, esse video ainda é a realidade de muitas mulheres!...)

    Beijinhos e porta-te mal!! ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá Speedy
    é bom ver-te de novo por aqui.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  20. Adolescente Gay
    Como já te disse lá no teu blog, estou muito honrado com a tua nomeação e pelas tuas palavras.
    Quanto ao vídeo, infelizmente é como dizes.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Eu pensei que já estivessemos melhor do que estamos, uma colega há já uns anos começou aos pocos a ser alvo de violência doméstica, ela desabafou comigo, e eu disse lhe para ir à policia se queixar. Passado umas semanas o marido dela empurrou a com mais força e ela foi para o hospital.
    No hospital, para espanto dos espantos, quando ela finalmente decidiu que era demais e disse que tinha sido empurada pelo marido, o médico respondeu "tem a certeza que foi o seu marido, olhe que isso só lhe vai trazer chatices..." e mais conversa deste tipo... Para uma pessoa que já vai sendo abusada, e devido a esse facto já tem uma auto-estima baixa, foi uma facada nas costas...
    Esta história acabou mesmo assim bem, visto ela se ter divorciado sem problema, e agora estar feliz.

    Mas o criminoso anda à solta...

    Em relação ao filme, não gostei, a realidade é mais parecida com um filme de terror do que com esse filme.

    ResponderEliminar
  22. TUSB
    o que contas é bem um retrato da incrível estupidez do povo português para factos que deveriam ser analisados e tratados de uma forma totalmente diferente (note-se que a pessoa de que falas é médico...)
    Quanto ao vídeo, pois ele não retrata toda a perversidade do problema: é apenas uma abordagem da "condição feminina no nosso país...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. João, infelizmente este continua a ser o "pão nosso de cada dia" em muitos lares portugueses.
    O facto de termos um ditado popular que diz que "entre marido e mulher ninguém mete a colher", parecer ser suficiente que este seja um crime silencioso, passado entre os casais.
    Mas felizmente que alguma coisa, ainda que pouca, vai mudando,e a legislação actual já permite por exemplo que as autoridades possam intervir sem que para isso seja necessário ser a vítima a apresentar queixa.
    Também se verifica que são cada vez mais as mulheres que tomam a iniciativa de fazer queixa e tentar viver uma vida melhor.

    ResponderEliminar
  24. Miguel
    tudo isso podem ser avanços, e são-no com certeza, mas as mortes por violência doméstica não param de aumentar: a realidade é essa!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  25. apesar da parte final não estar assim muito bem é sintomático do que muitas mulheres passam. e, sim, infelizmente, continua e parece continuar actualíssimo. é um problema que me preocupa bastante e não percebo, porque não parece diminuir. bem pelo contrário.

    abraços

    ResponderEliminar
  26. Paulo
    o filme não será uma obra prima, nem de longe; mas serve perfeitamente para servir de mostra de uma situação real e dramática de muitas mulheres em Portugal.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!