Quem me conhece melhor, sabe que sou um doente cardíaco crónico, desde há muitos anos, pois sofro de uma angina de peito, ou seja tenho uma isquemia numa das quatro partes do coração, o que me provoca por vezes, e por efeito de cansaço, ansiedade ou stress, uma sensação estranha no coração, como que um aperto ou uma pressão anormal, que é rápida e que com algum descanso, a tomada de ar fresco e a ingestão de água, desaparece rapidamente, sem ter que utilizar os pequenos comprimidos que uso sempre comigo, para numa emergência, colocar debaixo da língua. Estes comprimidos têm um efeito vaso-dilatador em todo o corpo, o que provoca terríveis dores de cabeça, devido à dilatação dos vasos aí localizados (só os utilizei uma vez, em toda a vida). Esta lesão que tenho no coração está controlada por exames regulares, tendo mesmo feito há meia dúzia de anos uma angiografia: cateterismo cardíaco que não exigiu a instalação de nenhuma válvula correctora do afluxo sanguíneo e muito menos de um bypass, pois a lesão não é das mais graves.
Mas, o que me aconteceu esta semana foi algo diferente: acontecia todos os dias, em variados períodos do dia, sem qualquer indício justificativo e a localização era um pouco diversa, mais acima do que na outra situação descrita anteriormente.
Devido à manutenção do mal estar, e porque com estas coisas não se brinca, dirigi-me na quarta feira, pelas 17 horas à urgência do Hospital Amadora-Sintra; feito de imediato um eletrocardiograma, que não acusou nada de agudo, o que logo me descansou um pouco. Depois foi a terrível angústia de uma urgência hospitalar: apenas fui visto por uma médica, aliás excelente, cerca das 23 horas, e depois de analisado o caso, ela pôs a hipótese de não ser nada cardíaco, principalmente depois de me ter feito pressão num dado ponto, que me provocou dor. Seria algo diferente, mas para o diagnóstico ser seguro, teria que fazer uma despistagem, com uma análise sanguínea e lá esperei mais uma hora pelos resultados, que felizmente confirmaram estar tudo bem com o coração.
O meu mal chama-se Síndrome de Tietz ( o médico alemão que detectou esta doença), e que é uma inflamação benigna de uma ou mais cartilagens costais; é vulgarmente confundida pelos pacientes com um enfarte do miocárdio, pois os sintomas são semelhantes, mas esta síndrome não progride para causar dano a qualquer órgão (informação da Wikipédia).
E lá regressei a casa eram quase 1 da manhã, aliviado, mas com uma fome de cão!
Já estou a tomar um anti-inflamatório forte até esta crise passar por completo. Perguntada à simpática médica, a causa deste mal a resposta foi: é da idade, meu caro amigo. Da PDI, pensei eu para mim próprio...
Poxa, que bom que você conseguiu uma boa médica para diagnosticá-lo rapidamente! Cuide-se, amigo! Beijo.
ResponderEliminarA PDI é mesmo muito P, mas a essa ninguém escapa. As melhoras, votadas pelo nosso lado, que aconteçam e bem e com rapidez. Abcs,
ResponderEliminarAquele abraço doce e quente de rápidas melhoras.
ResponderEliminarCom carinho e muita ternura
Boas festas
Sairaf
Edu
ResponderEliminarsim, rapidamente após ter conseguido aceder à consulta; pois esperar horas a fio para lá chegar, numa sala apinhada e sem condições é exasperante.
Beijo.
Luís
ResponderEliminarnão sei se o lado psicológico também funciona, mas hoje, e ainda só tomei uma pílula, sinto-me melhor; mas na farmácia, informaram-me que era muito forte o anti-inflamatório.
Um obrigado ao Gonçalo pelo seu amável contacto.
Abraços a ambos.
Sairaf
ResponderEliminarfazes bem em referir o quente, pois estava lá um frio...meu Deus!
Beijinho.
Ainda bem que não foi nada de grave, com essas coisas não se brinca mesmo... bjs
ResponderEliminarTiiietz... As coisas que nos descobrem!E que se inflamam: uma cadeira de apoio para essa tua mesinha (com indução reclinatória) seria uma boa prenda!
ResponderEliminarAs melhoras do corpinho e das condições profilácticas (com um grande abraço para suportar)!
Poetic Girl
ResponderEliminarnão é que me sirva de exemplo para me desleixar, mas geralmente os cardíacos crónicos, por serem bastante vigiados, acabam por não morrer de causas do coração.
E há pessoas que nunca tiveram nada e dá-lhes algo repentino, e partem, sem demora.
Calcula que nesse mesmo dia nos deixou, por uma causa cardíaca súbita o sempre recordado Carlos Pinto Coelho.
Beijinho.
Uso mais o termo da PVC, é inexoravel e inevitavel...
ResponderEliminarSou cardiopata tambem, controlo arritmia crônica(prolapso da válvula mitral e tricuspide) há tempos com remédios, sei bem o mal estar que causa e os falsos alarmes de enfarto que passamos, já sou manjadíssima nas unidades de emergência da minha cidade rsrsrs
João
ResponderEliminarao fim e ao cabo estamos sempre a aprender, nem que seja à custa do nosso corpo.
Tenho agora uma boa cadeira para estar ao computador.
As melhorias devem chegar por estes dias, já a paciência para suportar as condições profilácticas é tudo menos garantida.
Abraço grande.
Olá Nilza
ResponderEliminarentão parece que estamos irmanados numa vasta (infelizmente) comunidade de cardiopatas, como bem lhe chamas.
Não sei exactamente o significado de PVC, mas faço uma ideia...
Beijo.
Ainda bem que foi só falso alarme e ainda por cima saiste de lá com uma doença/sindrome com um nome estrangeito e tudo! não é pra todos. As maleitas cervicais são do c***, e a pdi é uma sacana e a malta por estes dias já vai apanhando tudo :\
ResponderEliminarBeijinho e põe-te bom depressa
Ser hipocondríaco é lixado... e não ajuda nada!
ResponderEliminarM. do Carmo
ResponderEliminarpois é, a PDI prega-me cada vez mais partidas; ainda me estou a livrar de uma, aparece-me logo outra...
Valha-me Nossa Senhora dos Bicos de Papagaio e Afins!
Beijinho.
Johnny
ResponderEliminarsou hipocondríaco, é um facto; mas também sou racional e não sou um "enche urgências" - só se fosse masoquista...
Desta vez até havia razão para me sentir hipocondríaco.
Abraço amigo.
Estamos mesmo na idade do "com-dor", não é??? Lá temos de ir brincando com estas coisas sérias! Ontem um amigo, citando um amigo seu, dizia ser muito mau sinal a gente acordar sem nos doer nada: é porque não estamos vivos:))))
ResponderEliminarUm beijo e as melhoras rápidas.
Justine
ResponderEliminaro teu amigo tem mais que razão!
Obrigado pelas tuas palavras.
Beijinho.
Meu caro a amigo!
ResponderEliminarRápidas melhoras e pensamento positivo!
Abraço
apesar da longa e insuportável espera, tiveste sorte, sorte na médica que te apareceu, essas síndromes são sempre difíceis de detectar. Só não gosto é que te venhas queixar da idade, porque tu estás muito bem e sabes disso, por fora e especialmente por dentro lá no espírito!
ResponderEliminarAgora desejo-te cházinho e melhoras:-)
abraço e cuida-te!
Confesso que não conhecia essa síndrome porque de facto doenças físicas, não tenho grande conhecimento. Como sabes a minha área é a saúde mental, de resto conheço o básico. Mais importante, ainda bem que estava tudo ok contigo e que foste mais descansado para casa. Fiquei surpreendido com a eficácia desse serviço de saúde. ;)
ResponderEliminarAbraços.
Bom, o que importa é que não foi grave e tiveste uma boa profissional que cuidou bem ti, todo o cuidado é pouco.
ResponderEliminarUm abraço gramde e que tenhas dias calmos daqui em diante. ;)
Myke
ResponderEliminaras melhoras são evidentes; o pensamento será mais positivo dia 28 deste mês.
Abraço amigo.
Ima
ResponderEliminareu não me queixo da idade; ela é que se queixa de mim, de vez em quando...
Abraço amigo.
Amigo João, felizmente nada de pior e com os medicamentos, sopas e descanso e uns carinhos e cafonés do teu "Pai Natal", tudo regressará ao normal.
ResponderEliminarAs tuas melhoras.
Um forte abraço.
André
ResponderEliminaros profissionais de saúde no nosso país são excelentes.
Há muitos anos tive um acidente grave, na marginal Cascais-Lisboa; fui transportado para o Hospital de S.José com uma fractura exposta do fémur (o osso estava à vista); a urgência deste hospital é de longe a mais incrível de todo o país. Pela manhã, a minha Mãe, encontrou-me por lá num corredor, numa maca, clara. Fui transferido para o Hospital Particular, na altura, o melhor de Lisboa; e o ortopedista que depois me veio a operar disse que o trabalho que me haviam feito na urgência de S.José tinha sido excepcional!
O problema aqui é barafunda da burocracia, da falta de instalações, da incivilidade das pessoas que recorrem às urgências por uma gripe e alguma falta de humanidade nos serviços administrativos.
Aos médicos e enfermeiros nada temos que dizer.
Abraço amigo.
Félix
ResponderEliminareu tenho sorte com as médicas; já o meu médico de família é uma médica, que trata muito bem de mim; bem até de mais, pois obriga-me a fazer análises e exames não sei quantas vezes ao ano.
Abraço amigo.
Miguel
ResponderEliminarse soubesses a falta que ele me fez, quando lá estive aquelas horas a penar?
Abraço amigo.
PDI? O que é isso? :)
ResponderEliminarRápidas melhores e mantém o update clínico! Abraço grande!
Blog Liker
ResponderEliminardeves estar a gozar comigo...
Vá lá, eu digo-te: Paciência Desligada Infinitamente!!!!
Abraço amigo.
Só agora passei por aqui, não sabia nada disto...
ResponderEliminarPenso que já estás bem!
Abracinho meu.
Maria Teresa
ResponderEliminarmais um susto que a vida nos vai pregando.
Enquanto for só susto, está tudo bem.
Eu agora já estou bem.
Beijinho.
Não deve ter ganho para o susto, ora bolas! :O
ResponderEliminarFelizmente não era nada de mais grave! As melhoras, muito repouso e fica proibido de mais sustos desses ok? ^_^
Nada a acrescentar... só um abraço e que melhores rápido
ResponderEliminarOlá Cp
ResponderEliminarera tão bom que assim fosse, não era...
Mas deste, estou recuperado.
Por favor, trata-me por tu, combinado?
Abraço amigo.
Speedy
ResponderEliminaristo já está "oleado" por mais uns tempos, eheheh...
Obrigado e um abraço amigo.
Pinguim,
ResponderEliminarDesejo as tuas prontas melhoras. Da mesma PDI também eu me queixo por vezes. Mas um sorriso e uma boa gargalhada fazem verdadeiros milagres.
Um abraço amigo.
estive dois ou três dias fora, e só agora li este teu post. felizmente as coisas estão encaminhadas e espero e desejo que estejas melhor. um abração.
ResponderEliminarLear
ResponderEliminare verdade e essa é a melhor terapia e que eu procuro seguir.
Abraço amigo.
Olá Miguel
ResponderEliminarcomo se costuma dizer, estou pronto para outra, "lagarto, lagarto", que eu até sou do Benfica...
Abraço amigo.
Ainda bem que não foi nada de grave, amigo. De facto, com o coração não se brinca. Fizeste muito bem em ir às urgências hospitalares. :)
ResponderEliminarLots of Love. ^^
Desculpa perguntar, mas o que é a PDI?
Mark
ResponderEliminarobrigado pelas tuas palavras.
Só a ti eu daria a definição da sigla PDI, pois sei que não estás a gozar, não sabes mesmo.
É talvez das siglas mais conhecidas por toda a gente e de todas as idades e condições sociais e significa "Puta Da Idade", de forma a poder integrar-se numa conversa normal sem baixar demasiado o nível da mesma.
Abraço grande.
Querido amigo,
ResponderEliminara idade é só o desgaste dos orgãos, porque a vontade de viver e a lucidez do pensamento é bem visivel aqui neste espaço.
Espero que recupere depressa.
Beijinhos
Mz
ResponderEliminareu sei disso, minha querida; mas o facto é que esse desgaste dos orgãos não deixa de ir acontecendo...
Estou bem agora, felizmente.
Beijinho.
Os nossos mais sinceros votos de melhoras. Não abuses dos anti-inflamatórios agora, podes vir a precisar deles quando estiveres em Madrid e te esqueceres desse alemão...
ResponderEliminarDois coelhos
ResponderEliminarjá deixei de tomar o remédio, até porque não se pode abusar.
Já em Madrid, acho que se deve abusar de muita coisa!!!
Obrigado pelo vosso cuidado.
Abraços.
Abraços.
saber de mais este "percalço" não me passou ao lado, acredita. pdi, ou seja lá o que for, não havia necessidade, não é verdade? que estejas mais do recuperado!
ResponderEliminarPaulo
ResponderEliminardesta estou; aguardemos para ver se as próximas maleitas vêm mais espaçadas.
Abraço amigo.