terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A "nova" Covilhã

A minha cidade mudou muito nos últimos anos. Da velha cidade dos lanifícios, outrora a "Manchester portuguesa", restam alguns edifícios fabris transformados em pólos universitários ou seus apoios (à excepção de uma só grande empresa). A cidade é agora uma das mais conhecidas cidades universitárias, com a UBI (Universidade da Beira Interior), que tem uma nova Faculdade de Medicina e que dá vida à urbe.
As indústrias diversificaram-se e quer no Parque Industrial, quer no Parque Urbis há grande desenvolvimento industrial.
E agora com o recente acordo com a PT, para a instalação na cidade do mais importante Data Center da Península, a cidade vai ainda progredir mais.
E a sua topografia mudou também radicalmente: antes eram as ruas e ruelas distribuídas em anfiteatro, desde o vale até ao início da serra; agora é o vale plano, que, como um milagre, nos últimos 20 anos cresceu exponencialmente.
O velho Pelourinho continua a ser o centro da cidade e a sua sala de visitas; mas a população escasseia mais, como nos grandes centros e pela noite há uma certa nostalgia do passado.
A Covilhã recuperou dois locais importantes, transformou-os e alindou-os: as ribeiras da Carpinteira e da Goldra.
Criou um belíssimo espaço verde, o Jardim do Lago. Construiu uma ponte pietonal unindo a zona do Jardim com o Bairro dos Penedos Altos, que é considerada uma das mais inovadoras arquitecturas na Europa e projecta um teleférico.
A cidade estende-se tanto pelo vale que não admira que daqui a uns curtos anos, constitua com o Tortozendo, já agregado e o Fundão, cada vez mais perto, uma grande urbe do interior do país.
Como filho da terra, é com orgulho que aqui deixo um vídeo da "nova" Covilhã.

38 comentários:

  1. Parece ter se tornado uma linda cidade!

    ResponderEliminar
  2. Edu
    é verdade, a Covilhã é hoje uma bela cidade.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da tua cidade mas há muito que lá não vou. Fiz muitas vezes o percurso para a Guarda passando por lá e fazendo uma paragem para um café e um bolinho.Era um prazer, depois, dar um passeiozinho pela cidade cujas gentes nos recebiam muito bem.

    Beijinhos

    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  4. Isabel
    pois quando lá voltares não a vais reconhecer, pois ela começa logo, logo cá baixo, junto à variante.
    A parte alta, essa está pouco alterada, como é lógico.
    Mas não te esqueças da ponte piedonal...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. No meio de tantas mudanças, felizmente houve algo que não mudou: ainda se continua a comer maravilhosamente por aquelas bandas!

    ResponderEliminar
  6. Maurício
    curiosamente sou de opinião que os melhores sítios para comer na Covilhã, estão fora do centro, nos arredores: "O Mário", na velha EN18 a caminho do Fundão, na "Cozinha d'Avó", na Quinta do Covelo ou no Canhoso, no "Tomás"...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. E eu nunca fui à covilhãããã! Tenho que tratar disso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sandrinha!!!!!
    que é feito de ti?
    Ainda bem que reapareceste. E tens que ir à Covilhã, quando vieres estudar para cá.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Linda. Fui acompanhando as suas modificações e ela nada tem a ver com a que conheci há uns 30 anos.
    Quem não conhece deve programar uma visita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Mary
    e as mentalidades? Terão acompanhado a evolução urbanística?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. eu também já tinha saudades disto.. hm, eu estou a estudar cá (na Madeira) enfermagem! acabei o primeiro semestre na semana passada. estou a adorar! mas quero muito voltar aí, em férias, claro. e quem sabe se não faço a minha especialidade aí, em coimbra.. a ver vamos.. ainda tenho 4 anos para decidir isso. hihi.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Já lá não vou à algum tempo mas das ultimas vezes pareceu-me uma cidade muito mais moderna do que se pensa. Na altura ainda não era adicto à fotografia agora que penso nisso, portanto já foi à cerca de 4 anos, deve estar uma cidade ainda mais desenvolvida. Gostava de revisitar um dia destes, talvez passe lá com o Arthur!

    ResponderEliminar
  13. Sandrinha
    não sabia das novidades sobre os teus estudos, mas elas estão de acordo com uma certa indecisão de vinda imediata para aqui, continuar os estudos; como dizes, e bem, tens 4 anos para decidir.
    Só tu sabes o que é melhor para ti.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Félix
    é imperdível uma visita com o Arthur à Beira Interior.
    Caso o decidas, fala comigo e eu faço-te um roteiro de sítios a visitar e a fotografar, incluindo a Serra da Estrela, e uma jóia que se chama Sortelha...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  15. Nunca fui, mas estou a ver que vale muito a pena!

    ResponderEliminar
  16. A última vez que estive na Covilhã foi no Verão de 2009, aquando do casamento de uma amiga que se consorciou com um covilhanense.
    E de facto, a cidade está muito maior e muito mais moderna.
    E é muito bom que o interior tenha também cidades com alguma dimensão demográfica e económica que possam contrabalançar a macrocefalia de Lisboa e de certa forma também do Porto.
    Aliás, este tem sido um dos mais graves problemas do nosso país, originando um desenvolvimento tremendamente assimétrico. Ainda me lembro do tempo em que se ouvia dizer que "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem".
    É óptimo que, apesar de tudo, cada vez menos seja assim.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
  17. Angelo
    o nosso país sofre não só de macrocefalia (agora mais atenuada, pois deixou de girar tudo sobre Lisboa e Porto, e temos grandes centros urbanos - Braga, Coimbra, Setúbal), mas também de interioridade; não é por acaso que as três cidades que referi há pouco, estão ou no litoral ou perto dele.
    E, no entanto, o interior proporciona-nos algumas agradáveis surpresas, como é o caso da Covilhã, com uma população estudantil a rondar os 10.000 alunos, nos diversos graus de ensino.
    Vale uma visita, podes estar certo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  18. Lear
    espero que acredites que escrevi o comentário ao Angelo antes de ler o teu, pois ele é quase uma cópia do que tu dizes.
    E quem diz a Covilhã, pode falar de Viseu ou Vila Real, por exemplo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. Os amigos que tenho e estudaram aí adoraram :) portanto confirma-se!
    Beijos **

    ResponderEliminar
  20. Costumava passar por lá quando ia à Serra da Estrela, coisa que não faço há muito tempo.

    Curioso que já utilizei muitos recursos da Universidade da Beira Interior, via online, mas nunca coloquei os pés no polo académico. O que prova que a interioridade é uma coisa relativa!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. Olá Constança
    esses alunos que frequentam a UBI vieram dar uma "vida nova" à cidade. Eu que o diga, pois de 93 a 96 vivi numa rua, com um bonito nome (Rua da Saudade), em que mais de metade da rua era prédios alugados a universitários. Os hábitos é que eram algo distintos, pois geralmente encontrava-os manhã cedo antes de ir trabalhar no café mais próximo; enquanto eu tomava o pequeno almoço, eles comiam algo, antes de se irem deitar...
    Beijito.

    ResponderEliminar
  22. Blog Liker
    não há um pólo universitário único, embora haja um principal. A reitoria fica noutro sítio, assim como certas faculdades, incluindo a de Medicina, naturalmente perto do Hospital da Cova da Beira e também diversas residências universitárias.
    Não estou muito dentro do assunto, mas parece haver alguns cursos bastante originais, entre os quais um de aeronáutica e outro de cinema. Tem um excelente e vasto corpo docente e um experimentalismo muito interessante.
    Dentro do pólo principal, está um excelente Museu dos Lanifícios.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Uma cidade e arredores a revisitar...há tanto tempo que não vou até lá!
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  24. Maria Teresa
    dizes bem, os arredores também, pois ter como "arredor" uma serra como é a Serra da Estrela, Belmonte ou Sortelha não é para ser desprezado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Há muito tempo que não passo por lá e foi bom rever alguns lugares que conheço e saber a cidade está muito bem cuidada e continua a crescer.

    bjs

    ResponderEliminar
  26. Mz
    e que tal um passeio à Serra?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Não, claro que não. Há coisas que nunca mudam e a mentalidade do português é uma delas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Mary
    eu não posso dizer nada sobre isso, agora, na Covilhã, pois quando lá vou, pouco saio, estou é com a minha Mãe.
    Mas há uma coisa curiosa: quando lá vivi, de 1980 a 1996 (dezasseis anos), eu nunca escondi a minha sexualidade, embora a não expusesse na praça pública. E por o meu namorado lá ir várias vezes e eu apresentava-o como "O meu amigo", e não como "Um amigo", tenho a certeza que muita gente sabia da minha vida e nunca senti a mínima hostilidade da parte de ninguém.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Parece que também querem unir as freguesias da cidade, o que concordo, e isso devia ser feito também em outros concelhos, e até unir certos concelhos.
    A Covilhã tem crescido muito graças 'a universidade, e está melhor colocada que a Guarda.
    abraço

    ResponderEliminar
  30. As pessoas não falam à tua frente, falam por trás, é assim que funcionam. Aqui no interior dedicam-se a falar dos outros, criticam tudo e todos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Fábio
    a Covilhã só tem 4 freguesias urbanas e uma delas, Conceição, muito vasta.
    Entretanto, não sei bem como está distribuída a população a nível de freguesias, na parte nova da cidade.
    Foi muito importante para a cidade a conversão de uma cidade mono-industrial para uma cidade universitária, sem dúvida.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  32. Mary
    isso é verdade e não se verifica nos grandes centros, porque nestes, ninguém nos conhece. Na província, tudo se sabe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  33. Olá Bruno
    mesmo longe, sinto-me muito orgulhoso da terra onde nasci e onde cresci.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  34. eheheheheh, não vejo modos de conhecer a "vossa" terrinha tão cedo, lol, é mais provável ir conhecê-la contigo do que de outro modo eheheheh

    tenho verdadeira curiosidade, especialmente pelo bom aspecto que tem:-)

    ResponderEliminar
  35. Ima
    e quem sabe?
    Eu vou lá pouco, e vou mais porque lá tenho a minha Mãe. Agora irei passar a Páscoa.
    Mas é uma terra em grande evolução, sem dúvida.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  36. nunca conheci a 'Covilhã Industrial', mas a cidade actual é bonita e cresce a olhos vistos. Lembro-me de lá ir passar um fim-de-semana há uns anos e só havia uma ou duas discotecas, e há dois anos a vida noturna era fantástica.
    E bela sugestão para mostrar ao meu P, Sortelha!

    ResponderEliminar
  37. Amigo Coelho
    tens toda a razão; a vida universitária fez desenvolver a vida nocturna muito e mesmo eu, que já não sou um grande adepto da noite, fico surpreendido, por vezes por sítios novos.
    Quanto a Sortelha, deve ser dos tesouros mais secretos de Portugal: é lindo, diferente e não é muito conhecido ainda; claro que indo a Sortelha, vale a pena visitar Belmonte, ali tão perto.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!