sábado, 25 de junho de 2011

A experiência


A redacção que se segue foi escrita por um candidato numa selecção de Pessoal na Volkswagen. A pessoa foi aceite e o seu texto está a fazer furor na Internet, pela sua criatividade e sensibilidade.


"Já fiz cócegas à minha irmã só para que deixasse de chorar, ja me queimei a brincar com uma vela, ja fiz um balão com a pastilha que se me colou na cara toda, ja falei com o espelho, ja fingi ser bruxo.

Já quis ser astronauta, violinista, mago, caçador e trapezista; ja me escondi atrás da cortina e deixei esquecidos os pés de fora; ja estive sob o chuveiro até fazer chichi.


Já roubei um beijo, confundi os sentimentos, tomei um caminho errado e ainda sigo caminhando pelo desconhecido.

Já raspei o fundo da panela onde se cozinhou o creme, ja me cortei ao barbear-me muito apressado e chorei ao escutar determinada música no autocarro.

Já tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais difíceis de esquecer.

Já subi às escondidas até ao terraço para agarrar estrelas, já subi a uma árvore para roubar fruta, já caí por uma escada.
Já fiz juramentos eternos, escrevi no muro da escola e chorei sozinho na casa de banho por algo que me aconteceu; já fugi de minha casa para sempre e voltei no instante seguinte.

Já corri para não deixar alguém a chorar, já fiquei só no meio de mil pessoas sentindo a falta de uma única.

Já vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado, já mergulhei na piscina e não quis sair mais, já tomei whisky até sentir os lábios dormentes, já olhei a cidade de cima e nem mesmo assim encontrei o meu lugar.

Já senti medo da escuridão, já tremi de nervos, já quase morri de amor e renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial.

Já acordei no meio da noite e senti medo de me levantar.

Já apostei a correr descalço pela rua, gritei de felicidade, roubei rosas num enorme jardim, já me apaixonei e pensei que era para sempre, mas era um 'para sempre' pela metade.

Já me deitei na relva até de madrugada e vi o sol substituir a lua; já chorei por ver amigos partir e depois descobri que chegaram outros novos e que a vida é um ir e vir permanente.

Foram tantas as coisas que fiz, tantos os momentos fotografados pela lente da emoção e guardados nesse baú chamado coração...

Agora, um questionário pergunta-me, grita-me desde o papel:

- Qual é a sua experiência?

Essa pergunta fez eco no meu cérebro. Experiência....
Experiência... Será que cultivar sorrisos é experiência?

Agora... agradar-me-ia perguntar a quem redigiu:
- Experiência?! Quem a tem, se a cada momento tudo se renova???"

24 comentários:

  1. Já tinha lido este texto, não sei onde. Mas não me recordo de referirem que era relativo a uma selecção de pessoal da Volkswagen... Tenho sempre muita dificuldade em acreditar na veracidade destas histórias. Pode ser que sim. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. André
    recebi isto por mail, já há uns tempos e vinha com a referida introdução que pode ser real ou pura publicidade. Mas o que realmente interessa é o texto de quem respondeu ao questionário.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de algumas coisas no texto, mas no geral está muito bem. E há coisas lindas, como "já fugi de minha casa para sempre e voltei no instante seguinte". Verdade ou fantasia, está muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Estou como o André. Tenho tendência a não acreditar em nada dessas coisas que nos chegam por mal...normalmente vai mesmo para o lixo :)... é interessante o texto . Duvido muito que tenha a origem referida e muito menos a consequência que dizes. No entanto, seja como for, é um óptimo exemplo de como o que as empresas procuram é iniciativa, criatividade e arrojo nas candidaturas a qualquer emprego e é sempre útil divulgar isso, principalmente neste tempos!! :)) beijinho e bom fds!

    ResponderEliminar
  5. o texto vale por si.. mesmo que não seja da tal "introdução".. é verdadeiro, ou tem algo de verdadeiro.

    abc

    ResponderEliminar
  6. Pinguim...
    É por estas e por outras que eu adoro este cantinho...

    Sabe bem estar aqui!

    Beijo*

    ResponderEliminar
  7. Luís
    são esses exemplos menos conseguidos de experiências que dá veracidade ao testemunho na sua totalidade e o valorizam.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Eva
    neste caso, a origem e a consequência do texto, assumem uma relevância pouco significativa, perante um testemunho pessoal tão rico.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Se7e
    é precisamente isso...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Retiro
    és mesmo uma simpatia, sabias?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Não merecias tu outra coisa. :)

    Muito obrigada, já limpei a baba :P

    Um beijo*

    (As fotos da última viagem??)

    ResponderEliminar
  12. Retiro
    dos sítios novos que visitei, já publiquei http://wwwdejanito.blogspot.com/2011/05/avala-e-smederevo.html
    Das passadas em casa, não quero nem posso, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Belíssimo, magnífico texto! E todos nós partilhamos algumas dessas experiências, por isso nos sentimos tão próximos do autor:)))
    Obrigada por mo mostrares!

    ResponderEliminar
  14. Justine
    sim, algumas dessas experiências são ou foram partilhadas por nós; e se não são, para muitos empregos, suficientes, apesar de tudo, ajudam muito.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Texto verdadeiro ou escrito propositadamente, a mensagem está bem clara.

    ResponderEliminar
  16. Mz
    eu acho muito positivo;todas as experiências de vida nos alargam os horizontes.

    ResponderEliminar
  17. Excelente, já conhecia este texto, há uns tempos recebi-o no meu email

    Revejo-me nesta linha:

    "Já tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais difíceis de esquecer."

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Sérgio
    eu revejo-me nesse e em bastantes outros.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  19. No final...viver é bom e sabe bem!

    ResponderEliminar
  20. Ima
    e com experiência, ainda melhor!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. Olá Pinguim!

    Depois de ter lido os comentários que por aqui se fizeram e respectiva polémica relativa ao autor/veracidade da introdução, sabes o que te digo? Que isso não interessa nada!
    Verdadeiro ou não, a pessoa que escreveu este texto é alguém com uma enorme sensibilidade e muita originalidade.
    O texto, que está simples, mas muito bem escrito, faz com que qualquer um de nós acabe por se rever nalgumas passagens, fazendo-nos esboçar um sorriso. Só por isso vale a pena lê-lo!

    Gostei que tivesses partilhado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Karen
    exactamente o que eu penso; as nossas experiências, muitas vezes combinadas com uma sensibilidade correcta, fazem-nos sentir mais felizes e quantas vezes não contribuem para a felicidade dos outros.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. pinguim,

    que texto lindo, de uma sensibilidade incrível.

    desejo um final de semana lindo, como o texto.

    claudia

    ResponderEliminar
  24. Olá Cláudia
    é um texto de uma pessoa sensível para pessoas sensíveis.
    Bom fim de semana para ti também.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!