quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nomes...


O meu nome é João, como muita gente sabe; mais propriamente João Carlos, e assim calhou porque o meu Pai se chamava Carlos e o meu Avô se chamava João.
Ao contrário de muita gente, gosto bastante do meu nome e se pudesse tê-lo-ia mesmo escolhido.
Ao longo da nossa vida, e por diversos momentos e em variadas ocasiões, o nosso nome tem um chamamento especial. No meu caso, o mais vulgar é chamarem-me apenas João, apesar de haver muitos. Curiosamente, os meus Pais desde sempre me trataram por João Carlos.
Na minha infância, a minha irmã que era apenas um ano e meio mais velha que eu chamava-me Bão e assim também me chamaram quando eram crianças, as minhas sobrinhas – Ti Bão!
Na vida profissional, o chamamento sempre foi Sr. João, poucas vezes, Sr.João Carlos e algumas outras, pelo meu nome de família – Roque. Aliás na vida militar é este o tratamento normal e assim fui sucessivamente Alferes, Tenente e finalmente Capitão Roque.
No que respeita a nomes afectivos, aí sim, houve vários, uns com alguma raiz no nome, como Janito, outras, sem qualquer relação, como agora, por exemplo sou o Chako Pako para o Déjan.
Nunca me chamaram muito diminutivos, tal como o vulgar Joãozinho, mas houve uma pessoa, que ainda hoje é viva e de quem muito gosto que sempre me tratou e ainda trata por João Carlinhos; é de uma enorme ternura este tratamento e já não é a primeira vez que aqui no blog falo dessa pessoa – é a Lurdes, que veio para casa de meus Pais a servir como cozinheira quando eu tinha dois ou três anos e por lá esteve muitos anos, até depois de eu ter ido para fora estudar e ela ir casar. É uma das pessoas mais importantes da minha vida e pese embora hoje tenha uns belos 85 anos, continuo a tratá-la por tu, mas com um imenso respeito, por tudo o que me deu.
Por vezes, quando estava junto à banca da cozinha, pedia-me, enquanto fazia o jantar: “menino João Carlinhos, venha fazer-me companhia e leia-me um dos seus livros”; e eu lá ia, com o meu livro de leitura da escola primária a ler-lhe aquelas páginas, muitas vezes, de pé num banco pequeno, para ela ouvir melhor. E ela ouvia com muita atenção e no fim dizia-me com aquela simplicidade das raparigas de aldeia: “como o menino lê bem; se continuar assim ainda há-de ser, sei lá…Presidente da República!”
Para ti, Lurdes um beijo grande de agradecimento por tanto que me deste e me ensinaste, e para ti, Eva, não arranjei melhor que isto, para colaborar na tua iniciativa do Concurso da Escrita Criativa 2011. Espero não te  desiludir...


©Todos os direitos reservados. A utilização dos textos deste blogue, qualquer que seja o seu fim, em parte ou no seu todo, requer prévio consentimento do seu autor.

45 comentários:

  1. Adorei porque só dizes que é para mim, no final,rrss :)) Muito Obrigada por também participares! Vês, nem foi assim tão difícil! :)) E está lindo, lindo o texto! oooops...tenho de me manter imparcial... :)Vou adicionar à pag do concurso! Beijinho grande!!

    ResponderEliminar
  2. Eva
    eu nunca serei um contador de histórias, pois não tenho facilidade em inventar situações.
    Tinha um a enorme vontade de participar no teu concurso, por seres uma pessoa incondicionalmente amiga deste blog, comentando sempre e muito merecedora,porque tu, sim, és uma excelente contadora de histórias.
    Assim sendo, só havia uma solução. que foi o que utilizei: expor um bocadinho (mais) de mim próprio.
    Beijinho e o maior êxito para a tua iniciativa.

    ResponderEliminar
  3. Também há aquele que - às vezes - te trata pelo diminutivo de... ping :)

    ResponderEliminar
  4. adorei o teu texto, João. acho que, ao contrário do que julgas, tu tens imenso jeito para contar histórias, sobretudo estas, as mais importantes, as histórias da tua vida.
    mais uma vez, bravo!
    e um forte abraço

    ResponderEliminar
  5. Luís
    o que é, convenhamos, muito ternurento também...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. Miguel
    sinto-me à vontade ao fazê-lo, porque não tenho que inventar nada, é só "equilibrar" as palavras...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  7. E o blog do amigo João agora é para maiores de 18...


    Fique tranquilo, não demorarei mais 6 meses para o próximo capítulo não..rsrs.

    E também respondendo um outro comentário teu:

    Sim, minha cidade possui coisas boas principalmente os eventos culturais, mas aquele dia soltei os bichos porque os políticos sempre mascaram muitos problemas... e só..rsrs

    Abraço meu querido.

    ResponderEliminar
  8. Que ternura de história João. Eu era para ter sido chamado de João mas um primo nasceu dias antes de mim e roubou-me o nome. Se fosse rapariga, teria sido uma Mónica.

    Mas não trocaria o meu nome por nenhum outro.

    ResponderEliminar
  9. Glauko
    é para todas as idades; eu sou adepto daquela frase célebre do Maio de 1968 em França: é proibido proibir!
    (mas ás vezes é preciso prevenir...)
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Speedy
    agora que conheço o teu nome até parece que te conheço melhor...é verdade que o nome é algo mais que uma simples identificação.
    Fico bem por saber que gostaste desta história real.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  11. Se não tivesses colocado como cantor do dia o Camané, passava-te a tratar por JC. Mas como me estragaste esse gosto, fico-me pelo João. Não há forma mais carinhosa de nos chamarem se não pelo nosso nome próprio (independentemente das variações/diminutivos).

    ResponderEliminar
  12. Hélder
    olha a minha sorte de ter posto o Camané; detestaria que me chamassem JC, pois tem conotações religiosas e...políticas!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. pinguim tinha que te vir espreitar.:)
    A Eva tem um concurso? Meu Deus como ando pedida! Que se pode esperar de quem vem de quando em quando uns minutos? Que ande perdida, completamente. Falando em nomes quando eu era pequena não gostava do meu mas, com o tempo passei a adora-lo. Quando dizem o meu nome tem que ser mesmo para mim, nunca conheci ninguém pessoalmente, excluindo familiares, com o meu nome, isso evita confusões. Qual é o meu nome? Hum...talvez um dia te diga, vou apenas adiantar que houve há muitos anos uma fadista com o mesmo nome e já houve uma personagem numa telenovela portuguesa que também se chamava assim. Adivinha!Beijinhos e... Lindo nome.

    ResponderEliminar
  14. Brown Eyes
    e é um concurso mesmo à tua medida.
    Quanto ao teu nome, puseste-me a pensar: a pista das telenovelas, para mim, é fraca; no que respeita às fadistas, arrisco dois nomes: Hermínia ou Berta (Cardoso).
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. uau pinguim, ou direi João, o texto é lindo, com sentimento e muita beleza.
    Como sempre um daqueles texto em que eu queria ler mais muito mais.
    Abraço doce
    Com carinho e admiração
    Sairaf

    ResponderEliminar
  16. Sairaf
    estás-me a pôr a babar e isso não se faz...
    Beijinho...do João.

    ResponderEliminar
  17. Bem!! não sabia que eras João Carlos, então tb temos isso em comum! tb sou João Carlos, mas ao contrario de ti não gosto muito do João Preferia outro...
    Abraço grande!
    :)
    JC

    ResponderEliminar
  18. Um texto cheiinho de ternura e gratidão que nos prende do princípio ao fim. Eu já conhecia bem esta tua faceta afectiva ( basta ler um bocadinho do teu blogue) mas hoje ainda me comoveste mais. Talvez porque estou mais frágil, talvez porque a vida continua a surpreender-me negativamente com alguns amigos...deixaste-me de lágrimas nos olhos. Ah,também me veio à memória aquele texto dedicado ao teu pai, entre outros que tu tens escrito.

    Bem-hajas, amigo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. João
    pois olha que para mim, é dos nomes comuns, o que mais gosto.
    Agora a moda é para nomes mais sofisticados, tipo Martim, e outros que tal, só porque é de bom tom...
    Abraço amigo, caro homónimo.

    ResponderEliminar
  20. Isabel
    como te compreendo, minha Amiga.
    As desilusões são sempre nefastas, mas quando têm origem em amigos, afectam-nos sobremaneira. Apenas têm algo de positivo, como todas as coisas têm - é o facto de separar o trigo do joio...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Adorei conhecer este bocadinho da tua vida, a parte da D. Lurdes encheu-me de nostalgia, embora ainda seja um moço novo.

    Obrigado pelo bom momento que me proporcionaste "João Carlinhos" ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá Tiago
    que bonito o que escreveste...obrigado, do coração.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  23. Te conheci como "pingüim", por isso sinto um carinho especial pelo "nome". Mas João Carlinhos é muito lindo! Beijo!

    ResponderEliminar
  24. Edu
    o nome de Pinguim é apenas um "nickname", como é óbvio, mas também tem uma história, pois já fui e, de certa forma, continuo a ser o "pinguim" para uma pessoa muito querida.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito deste teu post...muito mesmo... a temática é muito muito bonita.

    Fez-me pensar nos nomes que tive e que tenho, Emanuel, Ima, I, Ui, Nelinho, Nélio...e agora nas cartas do banco: Sr. Dr. Emanuel...lol não te espantes com o I e com o Ui. Há uns anos tive um café e as crianças chamavam-me I, já a senhora que ajudava a minha mãe tratava-me por menino Ui, e hoje em dia a mãe do meu cunhado, senhora que amo de paixão, assim do nada disse, és o meu Ui, e voltou o Ui à minha vida ehehehhee
    O Ima já vem desde que tenho 6 anos, começou como um diminutivo de escola e passou a ser o nome que os meus amigos me tratam. Nélio e Nelinho é como me tratam cá em casa fofamente.

    ResponderEliminar
  26. Para mim serás sempre o Ima, embora goste muito de Emanuel, também.
    Reparei que nunca se fala nisto, nos nossos nomes e então, meti mãos à obra.
    O que não cheguei a dizer foi o meu nome completo, que é enorme: 7 palavras, hehehe...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  27. Não, nem Herminia nem Berta. Vou dar-te mais uma pista: ....... Costa.Quanto às telenovelas também não vejo há muitos anos, não podendo sobre ela, nem a personagem dar nenhuma pista. Sei que houve um personagem com o meu nome porque me disseram, sei também que era velhota, talvez empregada, não sei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Devo dizer-te que gosto especialmente de ler aqueles textos em que falas de ti. Este não foi excepção. Lembro-me também daquele em que falas do teu falecido pai ou daquele em que nos contas como conheceste o Déjan.
    Para além de ficar sempre muito comovida pela forma como expões o que tens para dizer, nesses momentos sinto-me mais próxima de ti, apesar de não te conhecer, fazendo com que te admire cada vez mais.

    Adorei o texto, muito.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Karen
    ao contrário de muita gente, condicionada por diversos motivos, que respeito, aqui no meu blog nunca deixei de mostrar como sou; talvez devido à idade e experiência de vida ou talvez por desde há muito resolvi, para minha felicidade, mostrar sempre como sou, pois isso combina muito bem com a minha característica de odiar a mentira e a hipocrisia.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. É um texto lindo, ternurento e que nos leva a conhecer-te melhor. Também me surpreendeu o final :)

    A Eva bem merecia este esforço, Tio Bão!

    Bjnhs

    ResponderEliminar
  31. Mz
    olá bebé! Só me trataram assim três meninas adoráveis e muito, muito novinhas: uma irmã e duas sobrinhas...
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Voltei para te dizer que faço minhas as palavras da Karen :))Tenho de me manter imparcial, mas posso dizer que gostei muito! E que o próximo concurso vai ser para descobrir o nome da Brown Eyes, :))))Achas que acertaste? Eu de fadistas, confesso, não percebo nada. Mas conheço várias Ercílias na minha terra, até é vulgar por cá... será? :)) Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Eva
    acho que sim, estou mesmo convencido disso.
    Eu conheço apenas uma Ercília, mas vive em Setúbal.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. ahahahahah
    Sabia que chegavas lá com o Costa mas, não digas a ninguém. Fica entre nós.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. he,he...too late!!! Mas eu não conto, deixa lá Ercília, rrrrrrssss Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Minha Querida Eva de onde tu serás para haver lá várias? Na minha familia há várias. Tinha a certeza que o pinguim chegava lá, ele é AQUELA MAQUINA!
    Dá umas dicas para saber de onde és.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Eva
    és tramada, agora a E. não me perdoa...
    E para me vingar vou dizer donde tu és: de uma cidade no Norte com uns doces muito conhecidos: os jesuítas!
    Ou não tivesse nome de santo...
    Pronto, hehehe...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Brown
    as dicas dei-as eu: agora é muito fácil.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  39. Obrigada pinguim: Santo Tirso.
    Minha Querida Eva tu não leste nada aqui, ok? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Ai, eu sou tão mau...
    Beijinho às duas.

    ResponderEliminar
  41. Só li agora, rrrsss. Muito me ri agora com estas conversas paralelas, rrrsssss... está descansada Brown Eyes, que isto morre aqui. Beijinhos para os dois!! Gostei desta nova imagem dos pinguins!!:))

    ResponderEliminar
  42. Eva
    de vez em quando é preciso mudar; e se for para melhor...tanto melhor.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  43. Sempre achei curiosa a origem dos nomes, e não percebo muito bem porque é que as pessoas não investigam mais a origem dos seus. O meu também tem uma história, bastante comum naquele tempo, é uma homenagem ao meu avô, como é tradição da minha família, os netos herdam o nome do avô.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!