sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cinemas de Lisboa - 1

Dou hoje início a uma série de postagens sobre os cinemas de Lisboa.
Vai ser uma série bastante completa e bem documentada por fotos, pelo que tem que ser segmentada.
Nesta primeira postagem vou apenas referir os cinemas de estreia que havia na “baixa” da capital, incluindo a Avenida da Liberdade e outros dois grandes cinemas de estreia: um no Saldanha, o Monumental e outro na Alameda, o Império.
Hoje poucas são as salas de cinema que continuam a estrear filmes, estando quase toda a programação na mão das grandes distribuidoras que exibem os seus filmes, por assim dizer quase na totalidade em complexos no interior de grandes superfícies comerciais.
Mas passemos aos cinemas de hoje e em pleno Chiado, ali mesmo ao lado da PIDE, existia e continua a existir o S.Luís, que foi outrora um grande palco para as maiores figuras do Teatro (basta ver as lápides do seu magnífico interior) e depois durante largos anos foi um dos cinemas com melhor programação de Lisboa.
Hoje é um Teatro Municipal, com uma programação variada de teatro, Música, Bailado e outros espectáculos e tem ainda no seu interior uma Companhia de Teatro residente, o Teatro Mário Viegas.
Nos Restauradores, impunha-se o cinema Éden, magnífico edifício da autoria do grande arquitecto Cassiano Branco, com um complicado sistema de entradas e saídas
e que é hoje um hotel.
Quase em frente, havia o Condes
agora transformado no famoso Hard Rock Café.
Logo a seguir, quem vai para a Rua das Portas de S.Antão, o Odéon, especializado em filme populares
e que hoje está transformado num lamentável edifício em ruínas.
E no seu seguimento, mesmo em frente ao Coliseu dos Recreios, está o Politeama, antes um cinema de estreia de filmes de série B, (mas já havia sido Teatro)
e hoje recuperado para as grandes produções musicais (e não só) de Filipe La Féria, no estilo da Broadway, made in Portugal.
A meio da Avenida, dois cinemas de grande nível, um em frente do outro: o S.Jorge, que exibia grandes filmes, da programação cuidada da Rank
e que é hoje propriedade camarária e que regista ao longo de todo o ano grande afluência de público devido aos muitos festivais de cinema ali realizados.
E o Tivoli, uma das mais belas salas de Lisboa, e uma das três que projectava filmes de 70 mm (as outras eram o Monumental e o Império), com uma programação cuidada
e hoje é uma sala com variados espectáculos, com destaque para o Teatro, nomeadamente para as companhias brasileiras que se deslocam até nós.
No Saldanha, uma sala que era uma referência, o Monumental (aliás eram duas, pois havia o cinema e o teatro, onde pontificava o empresário vasco Morgado e a grande Laura Alves). As grandes produções de Hollywood eram geralmente ali projectadas.
Hoje é um edifício moderno de escritórios, com um centro comercial, onde se exibem em várias salas, bom cinema.
Finalmente, na Alameda, outro “monstro” do cinema lisboeta – o Império, também com excelente programação e que foi das primeiras salas em Portugal a ter uma sala alternativa, o Estúdio, com uma programação muito especial e bastante elitista – quase toda a obra de Bergman ali foi exibida
Hoje foi comprado pela IURD, que tem dinheiro para isso e muito mais…

Nesses tempos os bilhetes eram mesmo “bilhetes"
havia programas que os arrumadores ofereciam a troco de uma gorjeta (os lugares eram marcados)
e os jornais traziam assim a programação
De realçar também os enormes painéis que os cinemas de estreia exibiam nas suas fachadas, alguns muito bem feitos.

36 comentários:

  1. :) Que post bonito, João! Que saudades destes cinemas... dos que mencionas, na era "dourada" só fui mesmo ao Condes (bem na verdade, fui num dos últimos filmes lá exibidos). E era linda a sala! Os bilhetes encontraste na internet ou são recordações tuas?

    ResponderEliminar
  2. iLove
    tudo da net, mas deu trabalho...
    e outras coisas virão, com muitas recordações para alguns e alguma grandes surpresas para a maior parte das pessoas.
    Nesta altura, eu não perdia um filme de estreia e muitos mais via nos cinemas de repise.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Bravo João, que belo post. Não são só as fotos das salas magníficas que havia em Lisboa, mas toda a iconografia que estava ligada ao hábito de ir ao cinema, os bilhetes, os programas, etc.

    Tive a sorte de ainda conhecer algumas das salas que mencionas: o Monumental, o Condes, o Tivoli, o São Jorge. E é curioso pois se fizer um pequeno esforço de memória sou capaz de identificar alguns dos filmes que vi nessas salas. O São Luiz e o Politeama só conheci e frequentei como teatro (impossível esquecer a nossa ida conjunta ao São Luiz!) O Império e o Odeon nunca conheci.

    Ao Éden fui apenas uma vez no âmbito de uma exposição magistral que foi feita precisamente sobre o Cassiano Branco, e que decorria em todo o edifício, levando-nos a percorrer salas e corredores, a subir e descer as escadarias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      eu também associo certos filmes a determinadas salas e há inclusivé histórias interessantes; quando os meus Pais vinham a Lisboa, eu e uma irmã minha mais nova que estudava cá enfermagem, íamos jantar com eles e depois o meu Pai pedia-me para escolher um filme. Como ficavam várias vezes no hotel Tivoli, eu escolhi uma noite irmos ao S.Jorge ver o "1900" do Bertolucci e o filme tinha aquela cena de "cama a três" com a Dominique sanda no meio do Depardieu e do de Niro...
      Bem, no final ouvi uma "rabecada" do meu Pai, porque tinha escolhido um filme com cenas que o tinham "incomodado" por ter estado ali a minha irmã - resquícios de um conservadorismo que ele sempre teve, apesar de ter aceite muito bem a minha homossexualidade (sabe-se lá com que esforço...)
      A nossa ida ao S.Luiz será para ser lembrada como um dos espectáculos mais incríveis a que já assisti.
      O Eden era um cinema tão complicado, caramba com aqueles sistemas de escadas só para subir e outras só para subir...
      Vai haver muito mais coisas...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Saudades!
    Minha mãe adorava cinema!
    Nessa altura, só ia às matinés infantis e encantava com a "amplidão" das salas e da tela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa
      eu corria as salas todas, não me escapava nenhum filme, mas a oferta também era mais limitada que hoje.
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Ai que nostalgia, João! Que saudades desse tempo! O teu passeio pelo passado das salas de cinema, eu cinéfila convicta, comoveu-me...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Justine
      tempos que não esquecem jamais...
      E grandes filmes que eram vistos, embora muitos não passassem cá por causa da censura.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Foi no Condes que vi o Platoon nos anos 80. Mais tarde fui ao São Jorge, e nos dias de hoje é mesmo o Monumental :)

    Quanto aos Teatros, gosto do Mário Viegas é do Tivoli :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      o Condes era especialista em passar grandes filmes de acção, quer de guerra, quer policiais quer westerns.
      O Teatro adoptou-se bastante bem a certas salas de cinema: Tivoli, Politeama, S.Luiz, Cinearte e outros.
      Mas também hei-de chegar aos Teatros...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. São Jorge, ainda me lembro de ir... já vivia em Lisboa. recordei-me de um livro que saiu em finais do ano passado e achei muito interessante, mas não o tenho. chama-se 'os cinemas de lisboa', http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/lancamento-de-201cos-cinemas-de-lisboa201d_1
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      sim, ouvi falar no livro, recordo até a capa, mas nunca o li, embora deva ser muito interessante.
      O S.Jorge é dos mais movimentados cinemas actuais devido aos muitos festivais que ali se realizam - o Indie, o Queer, o Motex, o doc Lisboa, as semanas do cinema francés, etc.
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Quando era adolescente e vinha a Lisboa com os meus pais não perdia uma ida ao cinema... Fazia parte do fascínio de vir á capital! Que excelente ideia, João!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      já andava comela fisgada há tempos. Mas dá algum trabalho pois é algo bastante extenso e tem que ser compartimentado - vai dar para quatro ou cinco postagens.
      abraço amigo.

      Eliminar
  9. Uma viagem ao passado.
    E partilho a nostalgia de salas verdadeiramente salas de cinema.
    Apesar de eu ser muito novo, comecei a ver cinema aqui em Coimbra, no anfitetaro do Avenida que era uma senhora grande sala de cinema. Penso que Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci, foi o último que vi lá. Hoje moro junto desse antigo cinema, que haveria de ser reconvertido em discoteca, e o velho centro comercial anexo é hoje um deserto. 50% da magia do cinema perdeu-se com a morte dessas salas e com o conforto cubicular das salas modernas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex
      também me lembro do Avenida em Coimbra, e parece-me que havia outro bastante perto na mesma avenida, se não estou em erro.
      E também fui ao Gil Vicente, ver uma sessão dupla memorável, com dois dos melhores filmes que já vi: "Pixote", um filme brasileiro sobre os miúdos de rua e "Noite e nevoeiro" do Resnais sobre os campos de concentração da 2ªGG.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. Gostei do tour...
    A arquitetura é surpreendente.

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ro
      Sim, há edifícios belíssimos, mas o mais belo de todos é o do antigo Éden, agora um hotel.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. Concordo com o Ro, a arquitectura é deveras magnífica! É pena que agora já não se construam coisas assim! Só pensam em gastar rios de dinheiro em algo que de arte, pouco ou nada tem! :P

    Abraço:3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João
      o cinema hoje está confinado a pequenas salas, com pipocas e coca cola no grandes centros comerciais.
      Os écrans diminuiram de tamanho e os dos nossos plasmas aumentaram. E assim eu vou ao cinema quando o rei faz anos, mas vejo bom cinama em casa e em excelentes condições.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  12. É um lugar que emana muita paz e cultura. Amo quando valorizam certas tradições.
    João, estou agora no outro blog. Te adicionei na blogroll dele também. Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Douglas
      mas eu não sei qual é o teu novo blog, pois quando clico no teu nome aparece-me o teu perfil do Google+.
      Vê se me mandas o endereço do blog novo, valeu?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  13. Infelizmente, devido à grande diferença de idades e ao facto de não existir nesses anos maravilhosos, não guardo belas memórias das velhas glórias de Lisboa. Pertenço à geração "rasca" (embora, da minha parte, faça um esforço para contrariar a tendência).

    Li, todavia, uma referência que fizeste em relação ao filme "Pixote". Vi esse filme com uns 13, 14 anos, e marcou-me profundamente. Há tiradas verdadeiramente impressionantes e a pobreza de um Brasil a sair da ditadura militar choca, choca imenso. A cena do aborto, esplendidamente protagonizada pela incrível Marília Pêra; o papel digno de aplausos de pé pelo actor que fez de "Lilica" (Jorge Julião) e até mesmo o pequeno "Pixote", anos mais tarde também ele assassinado nos meandros da rua (Fernando Ramos da Silva), são pérolas do cinema brasileiro.

    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark
      que bom poder trocar impressões sobre esse filme admirável. Por muitos anos que viva nunca mais esqueço a figura daquele miúdo. E habituei-me a ver a Marília Pera como a maior actriz brasileira (a Fernanda Montenegro que me perdoe).
      Agora imagina esse filme acompanhado de outro, o mais fabuloso documentário sobre os campos de extermínio que já se fez, numa média metragem com uma fotografia a p.b maravilhosa e toda a imensa arte de mestre Alain Resnais. Chama-se "Nuit et brouillard" e é de 1955.
      Estes dois filmes numa mesma sessão, que eu vi para aí nos anos 80, no Gil Vicente, em Coimbra nunca me farão esquecer esse cinema, que parece estava incluído nas actividades culturais da Associação Académica de Coimbra.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  14. Fiquei completamente nostálgico com este post! Adorava o Monumental, o Império , o Éden, o Condes, eram salas magníficas com os seu balcões, as exibições em 70mm, os arrumadores, os programas...eram todo um outro mundo, ia-se ao cinema como quem hoje vai jantar fora. A minha educação cinéfila deve muito a esses magníficos espaços que guardo com muito carinho na minha memória. É uma pena que uma cidade como Lisboa tenha abdicado do charme destes verdadeiros templos da 7ª arte.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrakis
      penso exactamente como tu e decerto vais gostar quando falar dos cinemas de reprise...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  15. Gostei muito deste post.
    Uns renovados outros perdidos.
    É assim com os cinemas e com tantas coisas mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José
      vá lá que a maior parte não se perdeu, pelo menos os edifícios.
      Dos aqui falados só "desapareceu" o Monumental e o Ódeon mete dó.
      Agora renovados como casas de espectáculos, só o S.Luiz, o Politeama, o Tivoli e o S.Jorge.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  16. Olá João,
    Gostei muito de ter passado por aqui e de ter encontrado esta "viagem pelos cinemas de Lisboa". Lembro-me de alguns. Muito bom o teu artigo.
    Beijinhos
    Vina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vina
      sim são cinemas do nosso tempo e é sempre bom recordá-los.
      Esta noite vou publicar um segundo texto mas que não esgotará o tema. Espero que também gostes.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Gostei da tua referência à IURD. Mas contínuo a preferir um edifício recuperado, seja qual for a sua utilização, que um edifício abandonado, em ruínas ou demolido para dar lugar a uma aberração arquitectónica.

    Lisboa ainda tem muito para ser redescoberto e esta publicação é prova disso. Continua que vais no bom caminho... especialmente para os "parvónios" como eu.

    ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ribatejano
      claro que é sempre preferível isso, principalmente quando respeitam a traça do edifício original
      Já viste o estado em que está o Ódeon?
      Abraço amigo.

      Eliminar
  18. Um excelente trabalho de pesquisa, João! Gostei imenso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary
      um trabalho que me tem proporcionado um imenso prazer.
      Que se passa com o teu blog, onde não consigo comentar???
      Só através do Google+, solução que não será a mais interessante.
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Olá João! Eu tive dificuldades em encontrar o filme para download sem ser pelos torrents, mas encontrei esta opção que te permite partilhar o filme no Pinterest:

    http://www.videobash.com/video_show/pay-it-forward-full-movie-407495

    Espero que sirva para o que querias! :)

    Abraço :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João
      já lá está(no Pinterest) e estou-te agradecido.
      Vou ver se arranjo um bocadinho para ver o filme nos próximos tempos.
      Abraço amigo.

      Eliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!