quarta-feira, 11 de junho de 2014

Quando os diálogos se transformam em silêncios

 

Li esta frase há pouco, num blog que gosto muito e do qual sou, com muita pena minha, um dos raros comentadores.
Trata-se de "Fragmentos Culturais", um daqueles blogs em que se escreve sobre coisas interessantes e onde se continua a explanar as ideias e os acontecimentos em textos tão grandes quanto o necessário e onde se pretenderia um diálogo, quase inexistente, com o leitor/comentador.
Há muito que falo nisto e sou um saudoso do tempo em que a blogosfera era assim.
Hoje, e com raras excepções, a blogosfera é um sucedâneo das redes sociais, com notícias avulso que não passam de "fait divers" ou de "acontecimentos pessoais" com pouco relevo para os demais (isto porque há exemplos de acontecimentos pessoais que podem ser de interesse público).
E há um divórcio entre quem lê e quem comenta - uma abissal diferença de visitas e de comentadores.
E se há pessoas que comentam pouco todos os blogs que seguem, também há aqueles que preferem comentar os blogs de postagem rápida - não dá trabalho, e geralmente tem "lucros" , pois representam uma contrapartida na aceitação dos seus próprios blogs.
Há mesmo alguns bloguistas que até há pouco eram assíduos comentadores, que têm bons blogs, e que eu continuo a seguir e a comentar porque os assuntos são interessantes e que actualmente se colocam na cómoda e, para mim triste, coluna dos "silêncios"...Não é preciso referir nomes, pois eles sabem quem são.
Enfim, mais um desabafo e cada vez mais me assalta a questão - valerá a pena?

27 comentários:

  1. irei cuscar o canto que mencionas :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco
      não é um blog muito ao teu gosto, mas tu logo avaliarás; é um blog muito espaçado no tempo, de longos textos muito completos e bem documentados.
      E claro, por essas razões, não muito conhecido...

      Eliminar
  2. João... sempre tivemos opiniões diferentes sobre a utilidade de um blog (aliás, sabes que por norma, não leio posts extensos :) ...). No entanto, há uma coisa que me entristece sempre que "lamentas" a falta de comentários e de posts "onde se pretenderia um diálogo" - o julgamento. Parece que apenas a "tua" blogosfera é válida, em detrimento de outra "de "fait divers" ou de "acontecimentos pessoais"". Pode ser apenas uma impressão minha, mas é uma impressão constante quando tens estes desabafos...
    Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. iLove
      Sim, termos opiniões diferentes, concordo contigo e ainda bem, pois nunca defendi a minha verdade como a única válida.
      Já não concordo, de todo, contigo com o que a seguir afirmas. Não, eu considero válidos blogs que seguem orientações diferentes das minhas, e isso está demonstrado à partida, quando os sigo e os comento, sempre que há algo que me interesse comentar e que acontece variadas vezes. Seria uma incoerência minha se eu pensasse como tu afirmas.
      Simplesmente, a imensa maioria dos blogs actuais estão-se nas tintas para blogs divergentes da sua maneira de ver a blogo e penso que me darás razão.
      Estás há suficiente tempo na blogosfera para saberes como esta era há poucos anos atrás, com blogs não necessáriamente elaborados segundoa as mesmas "regras", mas em que o diálogo era uma constante e através dele se estabeleciam as atais amizades virtuais que tantas vezes desembocavam em amizades reais.
      Isso actualmente não acontece com tanta frequeência, porque o "diálogo" estabelecido é sempre meramente superficial e fica-se em muitos casos por meras "trocas de galhardetes".
      Sei que ainda há quem pense como eu e daí eu ter pegado numa frase que nem sequer é minha para fazer este desabafo.
      Continuo fiel aos blogs que há muito sigo, mas há imensos que entretanto aparecereram e que entraram no "circuito", e que eu não comecei a seguir pois não vejo qualquer utilidade nisso.
      Como vês, é sempre útil o diálogo, e não é necessário que se tenha a mesma opinião (antes pelo contrário), para que o mesmo seja útil, pelo menos para esclarecer pontos de vista.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Partilho do que pensas sobre a blogosfera, que sempre se distinguiu das restantes redes sociais por envolver uma maior dedicação e até alguma qualidade dos seus conteúdos. E conheço o responsável: o facebook. O facebook, com a sua política de postagens rápidas, qual Twitter, aos poucos foi roubando o espaço do Blogger, aliás, como "destruiu" por completo várias outras redes. Recordo-te do hi5, que é provável que não tenhas conhecido, que até 2008 era a rede social por excelência em Portugal, mormente entre os jovens. O facebook, com meros quatro anos, foi corroendo os alicerces do dito hi5, que por acaso eu nem apreciava, até reduzi-lo a nada. Lembro bem de 2008, o ano em que entrei no Blogger, em que havia blogues extraordinariamente interessantes - hoje em dia é raríssimo.

    Em relação ao que se passa dentro na blogosfera, bom, é um reflexo do que se passa entre esta e o facebook: tudo rápido, efémero, para esquecer no próximo segundo. Mas cada um faz do seu blogue o que quer. É pena não haver o devido contrabalanço. Eu próprio, às vezes, sinto-me um reduto por aqui, com as devidas consequências. No meu blogue, num artigo, disseste-me "popular", por outras palavras. Não o sou, não o sou, caro amigo. Espreita blogues de jovens da minha idade e verás esse fenómeno que apontaste em mim. Ser-me-ia bem mais fácil falar de protectores solares, muitos temas "gay"...

    João, deixa-me que te diga que admiro teres a coragem de tocar na ferida. Extrapolando um pouco, há dias dei uma opinião num blogue sobre um outro assunto e fui bastante atacado. Sobrevaloriza-se uma mera manifestação de pensamento, tomando-a por verdade. É a verdade de cada um, nada mais do que isso.

    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mark, essa indirecta é para mim? se é, mantenho tudo o que disse, como tu mantens o teu ponto de vista. e é como dizes, é a verdade de cada um.
      bjs.

      Eliminar
    2. Mark
      eu não quero de forma alguma transformar este nosso diálogo com uma mera troca de galhardetes, mas de facto o teu blog é um caso raro e que consegue aglutinar os dois tipos de orientação que presidem à elaboração dos blogs. Daí eu ter dito, e com razão e repito, o teu blog ser popular e eu congratulo-me muito por isso, pois as tuas postagens, mesmo quando eventualmente não concordo com algo nelas incluído, nunca são gratuitas e são sempre fundamentadas na tua forma de ser e viver.
      E tens postagens magníficas sobre determinados assuntos, mormente sobre História e Direito que muita gente que te segue nunca ficaria a saber se nao lesse o teu blog e conseguem mesmo entusiasmar-se com isso, o que acho admirável.
      Mas também tens o cuidado de não menosprezar outros blogs de gente mais da tua idade e mantens com eles interessantes convívios.
      Aliás, há alguma relação na minha maneira de ver a actual blogo e a qual o iLove por exemplo não aceita ou aceita mal, com o facto de haver uma grande diferença de idades entre mim e a grande maioria dos bloguistas actuais.
      Tu, embora muito novo tens os suficientes anos de blogo para ainda te lembrares de como era há tão pouco tempo atrás.
      E eu conheço pelo menos uma meia dúzia de pessoas com blogs verdadeiramente bons, que "emigraram" de armas e bagagens (isto quer dizer que levram o modelo de postar da blogo) para o FB. E porquê? Porque têm ali a receptividade que começaram a deixar de ter na blogo.
      Eu uso bastante o FB e também o Google+, para muita coisa, mas nunca deixei de ter o blog como veículo para determinados assuntos, que não têm nada a ver com as redes sociais.
      Abraço amigo.

      Eliminar
    3. "Indirecta"... Vês? Não, não foi. Foi um desabafo. Eu não mando indirectas, muito menos a uma amiga. Entristece-me que penses assim.

      um beijinho.

      Eliminar
    4. então, desculpa, Mark, mas eu pensei isso, tal como pensei em nunca utilizar uma publicação alheia para escrever sobre o que se passou noutro lado. não te fazia assim, mas, pelos vistos, necessitavas do desabafo.
      bjs.

      Eliminar
    5. e termino aqui a minha troca de 'galhardetes' com o Mark. não estou zangada, longe disso, mas o resto das pessoas devem estar a leste do assunto de que 'falamos', mas eu não coloco aqui o link que motivou a nossa disputa. acho que nada tem a ver com este post. se o Mark o entender, e como foi ele que levantou a lebre, fica à vontade para o fazer.
      bjs.

      Eliminar
    6. Margarida e Mark
      como compreenderão, não me compete comentar assuntos que desconheço.
      Espero entretanto que duas pessoas que tanto estimo tenham esclarecido tudo e continuem a amizade que os une.
      Beijinhos e abraços...

      Eliminar
    7. sem stress, João :) a blogosfera também vive disto, discussões, eu não fico em pé de guerra, longe disso.
      bjs e abraços :)

      Eliminar
  4. há muito tempo que não sentia tão pouca vontade de escrever no blog. mas acho que isso tem mais a ver comigo do que com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel
      talvez tenhas razão no que dizes, apesar de ires mantendo uma periocidade de postagem bastante agradável, felizmente.
      Já não digo o mesmo dos teus comentários que são cada vez mais raros e que eu estranho muito, tenho que o confessar, pois habituei-me a uma certa troca de ideias contigo, que vou mantendo com os meus comentários no teu blog, mas não encontram uma reciprocidade da tua parte.
      A minha amizade para contigo, permite-me esta franqueza, e desculpar-me-às decerto por afirmar isto, mas falta-me. não o teu apoio, mas sim a tua opinião, tantas e tantas vezes não expressa; talvez me tivesses habituado mal...
      Abraço amigo.

      Eliminar
    2. Tens razão, João. Mas apenas duas razões, combinadas, justificam a falta de assiduidade aos comentários. Uma é o facto de usar um leitor de feeds para ler os blogs. A outra tem a ver com a falta de tempo. Estou a trabalhar horas muito longas, quase sem pausas; e com a natação e as obrigações familiares sobra pouco tempo, que normalmente passo no sofá, a ler.
      Mas prometo que vou tentar ser mais assíduo.
      Abraço, com a amizade e o respeito de sempre.

      Eliminar
    3. Miguel
      eu também uso um leitor de feeds, precisamente o "feedly" que agora está a dar bastantes problemas - está inoperacional desde há uma porção de horas e ainda não sabem quando tudo vai ficar bem com ele.
      Mas, faço uma coisa para evitar o que se passa contifo - o "feedly" apenas me serve para avisar que há "x" posts em "y" blogs por ler, pois eu nunca os leio lá, vou ao blog, até porque gosto de ler os outros comentários. Demora mais tempo, é certo, mas é muito mais completo, além de que se os lesse lá, suceder-me-ia o que te acontece a ti: ficaria para comentar mais tarde e depois acabava por não comentar. Daí, eu andar sempre atrasado...
      Mas não há problema nenhum; se não fosses uma pessoa especial nem te tinha dito nada, e muito menos da forma como o disse e da qual te peço desculpa.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. João, há tempo para tudo, em própria já senti que deveria parar, mas depois, caramba, tenho que pensar duas vezes. é um bom projecto, é certo que não faço grandes posts, publico aquilo que gosto, não sou intelectual, misturo tudo, quem gosta e segue, muito bem. quem não gosta, tu já sabes a minha resposta. não gosto de ser forçada a nada, como já te deves ter apercebido, mesmo que os amigos tenham boas intenções. quando me sinto mais inspirada, lá escrevo mais dedicadamente, mas isso implica tempo de pesquisa, alívio mental, o que, nas últimas semanas, mesmo meses, com mudanças na minha vida, não é fácil. se é uma justificação? talvez.
    quem se coloca na cómoda tem as suas razões, outros projectos, não necessariamente as redes sociais - eu por mim falo, que me desliguei do FB e não lhe sinto falta.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida
      claro que te percebo e estou de acordo contigo. Manter um blog activo, com uma periocidade razoável e com assuntos sempre muito interessantes não é nada fácil e portanto por vezes é bom "aliviar a pressão".
      Eu escrevo cada vez mais espaçadamente, mas por vezes apetece-me "dialogar" sobre este fenómeno, que quer se goste muito ou nada, marcou muito os últimos anos e que é a blogosfera.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. João sabes que tenho o meu blog há já algum tempo, e entendo tudo o que escreveste. Se grande parte do que escrevo não tem muito interessante para a maioria, sei que de uma forma ou de outra as pessoas passam por lá e algumas comentam. Se dantes retirei a opção de comentarem, agora voltei a deixar lá porque se há momentos que os comentários são uma espécie de mais valia para mim, noutros eles fazem toda a diferença. Sei que ponho um travão ao que escrevo, e como já me disseram ando a escrever coisas menos positivas, mas se não escrever nos momentos em que me apetece, acabo por deixar de lado o blog. E o meu oceano é um espelho do que eu me sinto, e como vejo a vida.

    Realmente há diálogos que se transformam em silêncios, e por saber que muitos passam pelo meu oceano e nunca comentam nunca sei quem realmente o lê mas já me aconteceu alguém comentar, confessar que nunca comentava mas que um dos meus textos assim o exigia. E por mais silêncios que se "ouçam" há pelo menos um diálogo que marca a diferença.

    Não sou de redes sociais, e não gosto da rapidez de hoje em dia em praticamente tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, No Limite...
      realmente foi muito, muito tempo aquele em que o teu blog não teve a opção dos comentários e até suponho que eu um dia, já não sei como, te questionei sobre isso...
      Agora fiquei algo surpreendido com a tua alteração que naturalmente saúdo.
      Aim, parece-me notar algumas diferenças nas tuas postagens, mas como bem dizes, por vezes é preferível isso a acabar como o blog.
      Obrigado pela tua compreensão e apoio.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  7. Comentários, falta de comentários... Sim, a blogo já foi outra - e faz falta. Mas assim vamos seguindo, ora lendo, ora escrevendo, ora comentando, ora tudo isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Edu
      já quando aqui estiveste, tivemos uma interessante conversa sobre este assunto, durante um almoço em Sintra, recordas-te?
      Claro que preferia totalmente a blogosfera de antigamente.
      Abraço amigo,

      Eliminar
  8. Olá, João.
    Estive a espreitar o blog em questão e apercebi-me que a autora do "Fragmentos Culturais" usa essa frase a propósito do silêncio - ou a falta de diálogo - acerca do livro de Vasco Graça Moura sobre a poesia de Camões e saiu para as bancas a 04 de Junho, se não estou em erro. Provavelmente, haverá implícita uma crítica, ou reparo, à quase inexistência de comentários aos seus interessantes post's. Digo eu!
    Acontece, João, que um blogue deve ser o reflexo da personalidade e do gosto do seu autor. Isso não implica que quem escreve num blogue, como se de um diário se tratasse, sinta a falta de opinantes a respeito dos temas que publica.
    A troca de opiniões pode ser importante para uns bloguistas e completamente dispensável
    para outros. Sabes bem, que existem bloggers que escrevem diariamente, e nem sequer respondem a comentários dos leitores, logo, a esses, não lhes interessa minimamente o tal diálogo que falas.
    É tudo muito relativo, João. Contudo, compreendi bem o teu ponto de vista.
    Daí, a questionares se vale a pena manteres o teu blog ( foi isso que percebi) vai uma diferença abismal. Claro que vale a pena!! Tudo vale a pena...:)

    Um beijinho e desculpa a extensão do comentário, que nem sequer revi. Espero que não vá com falhas de letras, que se transformem em erros de ortografia. eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janita
      sim, eu sei que ela, que não conheço pessoalmente, apenas sei que é portuense e bastante culta, posta coisas de muito interesse e que ela procura sejam o mais completas possíveis.
      Eu sei que um blog não é feito para ter comentários e ela sente o mesmo - basta a satisfação de publicar coisas interessantes.
      A minha questão é relacionada com a existência de variados blogs, quase todos de gente nova e que vieram substituir em quantidade os muitos blogs de qualidade que acabaram, mas que são francamente fraquinhos e se limitam em pôr no blog aquelas coisas habituais das redes sociais, mas que se comentam a si próprios numa "panelinha" e não ligam nada a blogs diferentes, que apesar de tudo...seguem.
      Tudo bem...
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Para responder a esta tua postagem vou começar pelo fim da mesma. Perguntas tu:

    "Valerá a pena?"

    Diria o poeta: "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".

    Não será fácil para alguém que já viu e viveu nos tempos áureos da blogo como tu. Em muitos aspectos concordo contigo. E também assumo que em muitas ocasiões sou assim - escrevo algo curto, mas que para mim tem algum significado - seja porque gosto de partilhar momentos que acho bonitos, sejam frases que possam servir de reflexão a outras pessoas e por aí adiante...

    Eu gosto de ler um pouco de tudo. Gosto de aprender. Existem pessoas que, como tu que são de uma sabedoria incalculável. Acredito que te magoe a ausência de comentários. Mas eu creio que o mais importante seja que o teu blog é um ícone, que muitas pessoas lêem e relêem o teu blog - embora só esteja a comentar agora, já li alguns dos teus posts há algum tempo atrás, relendo-os ontem e hoje.

    Não fiques triste e revoltado por causa disso. Este teu blog é muito bom, de grande qualidade. E esse mérito é teu e só teu. Devias orgulhar-te disso.

    Abraço :3

    ResponderEliminar
  10. João
    eu modifiquei muito o meu blog nos últimos tempos. Escrevo e partilho aquilo de que gosto e quem quer ler, lê; quem quer comentar, comenta...
    Não me vou desviar desta "rota". E sim, sem falsa modéstia, tenho orgulho no meu blog.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!