sábado, 30 de agosto de 2014

Pai e Filho (Mudanças)







10 comentários:

  1. Bom, o filho foi crescendo, visivelmente (no geral). Passou de pré-púbere a homem. E o pai envelheceu, notando-se pouco. O preto e branco ajuda a disfarçar as marcas do tempo.

    É um exercício engraçado. Recordo-me, por ora, de alguém que tirou uma fotografia com as mesmíssimas pessoas e a pose igual de uma foto décadas atrás, bem como de uma pessoa que tirou uma foto em todos os dias da sua vida, juntando-as ao fim de "x" tempo para analisar-se, analisar as mudanças. Tem interesse.

    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mark
      este é um post muito intimista, devo confessar e pensei que não iria haver qualquer comentário.
      Vi estas fotos num qualquer sítio e não fiquei indiferente, por variadas razões: por mostrarem que a nudez é a coisa mais natural do mundo, por mostrarem que na actualidade, ao contrário do meu tempo, não há os tabus entre pais e filhos quanto à mostragem normal das suas partes íntimas, e acima de tudo porque e mais uma vez me veio à memória a noção do "tempo", essa entidade que está sempre presente e se manifesta de todas as formas, como por exemplo nesta "evolução"...
      E também gosto muito desta música.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Eu não teria coragem de me expor desta maneira...rs
    O filho não mudou muito..

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Ro
    é tudo uma questão de mentalidades. Eu, pela educação que tive e na condição de filho, seria impossível uma exposição assim.
    Mas, se fosse pai, admito que o pudesse fazer perante um filho meu...
    Nestas fotos aqui presentes, penso que apesar de tudo, as mudanças no pai são mínimas, ou seja, o processo de envelhecimento é mais lento que o de crescimento, o que vem de encontro ao que está acontecendo na nossa sociedade, que tende a retardar cada vez mais o envelhecimento em função de comportamentos positivos de vida.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Acho muito interessantes estes exercícios que as pessoas fazem de documentar os envelhecimentos, existem vários projetos similares. Acho que podem suscitar muitas reflexões, sobre constância,disciplina... coisas em que sou muito ruim!
    E eu como vc joão roque, sou muito envergonhado para este tipo de voyerismo! rsrsr beijo

    ResponderEliminar
  5. HH e Pai
    não é que eu seja propriamente envergonhado, apenas sou fruto de uma educação muito consrvadora nestes casos e defrontei-me ao longo da vida com diversas situações em que tomei posições bem mais ousadas, como por exemplo nunca me coibi de frequentar praias nudistas. Acho muito salutar que não haja tabus em relação ao sexo entre pais e filhos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Saudável, o modo como a nudez é aceite nesta relação pai/filho. Lembro o modo como eduquei o meu filho, sem nunca escamotear o corpo da nossa relação familiar!
    E depois há a passagem do tempo, que às vezes é só sentida no nosso aspecto...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Justine
    é precisamente isso que eu quero mostrar. O tabu da nudez entre as famílias deve acabar e estou mesmo certo que se as crianças encararem o corpo humano por inteiro como algo natural, isso levará, a que muitos comportamentos sexuais futuros sejam considerados como normais e não se especule com os orgãos sexuais.
    Quanto ao tempo, ai o tempo...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. ||||
    É um facto esta a realidade. Mora connosco, ao nosso lado, em todo o lado. Ignora-lo é reduzir a realidade evidente. A evolução a preto e branco, apenas se torna cor no nosso pensamento. Parabéns pelo teu posto. A isto chamo arte. Quanto ao resto do que as pessoas pensam, é pura manteiga que ao Sol se derrete e a frio mirra...

    ResponderEliminar
  9. João
    Obrigado pelas tuas palavras. Não podia estar mais de acordo.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!