quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Queer Lisboa 11


É já amanhã, sexta feira, que se inicia o "Queer Lisboa 11", que dá continuidade ao "Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa", o qual teve 10 edições.
Durante uma semana, poderão ser vistos no S. Jorge os melhores filmes de temática GLBT, realizados nos últimos tempos, em sessões de filmes a concurso, e não só, nas categorias de longa metragem, documentário e curta metragem.
Até este ano, o Festival, sempre realizado em Setembro, correu salas e mais salas, desde a videoteca de Lisboa, o British Council, o Goethe Institut, a Cinemateca, o Fórum Lisboa e o Quarteto.
O grande impulsionador deste festival, convém não esquecer, foi Celso Júnior, que só não foi responsável pelas últimas edições, pois reside actualmente na Suiça. Lutou contra tudo e contra todos e conseguiu transformar um sonho numa realidade, e teve um aliado, devemos referi-lo, no então presidente da autarquia, João Soares.
Quando Santana Lopes se tornou presidente, o festival esteve mesmo em risco de não se fazer; e os actuais organizadores, desde há muito trabalhavam com o Celso, pelo que houve uma certa continuidade, embora tenha havido uma evolução, pois passou a ser um festival com filmes a concurso, e claro está, com um júri, em que estão sempre representantes dos grandes festivais do género, que se realizam em diversos locais: Berlim, Turim, S. Francisco, etc.
Desde o primeiro festival que assisti a todos, à excepção do último, pois estava ausente do país. Vi grandes filmes e vi sobretudo filmes que, se não tivessem vindo até cá nos festivais, nunca teria visto; quase sempre vi a grande maioria dos filmes em exibição, e por esse motivo ganhei o gosto de pesquisar todos os sites que encontrei na net, e hoje, devido a processos que todos conhecemos, tenho na minha posse a maior parte dos filmes exibidos nos diferentes festivais.
É pois com uma sempre renovada expectativa e alguma ansiedade que elaboro a minha "agenda" de cada festival, o que fiz hoje, em relação ao agora chamado "Queer Lisboa 11", sempre conjugando o meu tempo disponível com o calendário do festival, que, numa boa medida, passa os filmes quase todos em repetição, em diferentes horários.
Não vou destacar, a priori, nenhum filme do festival deste ano, embora esteja curioso em relação a meia dúzia de títulos, mas por vezes há boas surpresas de onde menos se espera.
É uma boa ocasião para ir ver cinema, por vezes cinema alternativo, mas acima de tudo cinema focando problemáticas sobre a cena GLBT; e afinal, o circuito comercial português até já "arrisca" de vez em quando em obras deste teor (como exemplo, o "Mysterious Skin" agora em exibição).
Para documentar musicalmente este texto, escolhi aquela que é para mim, claro a mais bela canção, do mais belo filme baseado numa história gay, ou seja "He was a friend of mine", da banda sonora do "Brokeback Mountain", na voz de Willie Nelson.
Vão ao cinema, divirtam-se e comovam-se com as ficções e não só,agora exibidas.
Uma nota final para algumas actividades paralelas que decorrerão durante o festival, como debates, conferências com convidados, etc.

13 comentários:

  1. Olá meu amigo queria ver se arranjava tempo, pelo menos para três sessões. Logo se verá, um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo
    como disse já tenho o meu "calendário" elaborado e posso dizer-te que só no sábado irei ver quatro sessões!!!
    Mas não irei à sessão de abertura, pois não posso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bem ainda não é desta, ficará para uma outra vez...

    abraço :D

    ResponderEliminar
  4. Pois, caro Heartvibes
    agora teriam que fazer uma extensão do festival à nossa "santa terrinha".
    Abração.

    ResponderEliminar
  5. Caro joão,

    Por onde andas, que não te tenho visto?...:)
    Ao Festival não vou, por falta de oportunidade. Quanto à música que aqui nos deixas - He was a friend of mine - é daquelas que me comovem até às lágrimas... (lamechices à parte...).

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Maurice
    se te referes à minha ausência ao teu blog, é que ainda lá não cheguei, pois quando me ausento, percorro os meus blogs de referência todos, de cima a baixo, e vou comentando, o que me apraz; leva o seu tempo, mas estive a ver e faltam "só" 4 para chegar ao teu.
    Quanto à música, recordo que fiquei eu, único espectador, no final do filme, pois é o tema dos créditos finais do filme, que poucas pessoas veêm totalmente, e as lágrimas iam correndo; portanto se falas de lamechissi, junta-me ao clube, eheheeh...
    É pena não veres uma ou duas sessões do festival.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  7. Se fosse a Lisboa este fds (como contava ir), era capaz de aproveitar uam ou outra coisita do festival (além de ir ao Brutus (que ainda não conheço). Mas paciência, fica para a próxima. :)

    ResponderEliminar
  8. Amigo João Manuel
    Sobre o festival, estou certo que darias o tempo por bem empregue.
    Quanto ao Brutus, olha, ainda lá não fui; perdi um pouco a paciência com bares gay e as referências sobre o local também não são as mais famosas, pese embora a ideia de abrir um bar para "ursos" aqui em Lisboa, seja interessante.
    De qualquer forma, quando vieres "cá baixo", dá uma apitadela, pois gostava de te dar um abraço.

    ResponderEliminar
  9. E eu que só vi isto hoje... o festival termina quando?

    ResponderEliminar
  10. Termina de amanhã a oito dias, ou seja, sábado, dia 22.
    Por onda andas?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado, volta sempre que queiras.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!