terça-feira, 14 de abril de 2009

Viagens

Esta Páscoa rumei até à minha cidade, Covilhã, para passar estes dias com a minha família, nomeadamente com a minha Mãe, pois as últimas visitas (no Natal e em Fevereiro) tinham sido difíceis, principalmente a última, para o funeral da minha irmã. Fui de comboio, cómodo e descansado e já lá fui almoçar na sexta feira; encontrei a minha Mãe bastante melhor, pois ela é uma mulher forte como poucas e estava naturalmente satisfeita com a minha visita. Fui até ao Shopping, espécie de Colombo de uma cidade pequena, fui-me cruzando com pessoas que há muito não via e aí me encontrei com um primo meu para tratarmos de um eventual negócio futuro; depois dirigi-me com muita calma até ao cemitério e visitei pela primeira vez a campa de minha irmã, pois não tinha conseguido ir até lá no dia do funeral; foi bom esse momento a sós com ela e não pude evitar as lágrimas de uma já tão grande saudade; ainda “passei” a dizer olá ao meu Pai.  À noite e com um frio imenso assisti no centro da cidade e comovidamente à procissão que mais gosto, a do “Enterro do Senhor”, só como queria; depois fui até casa e fiquei à espera de uma velha amiga, com quem me encontro sempre que posso quando vou à Covilhã; a Isabel, tem alguns anos menos que eu, não muitos, pois já tem filhos com 30 anos, enviuvou muito cedo e não mais voltou a casar; tem uma vida muito dela, “vai a todas” como se  diz e bebe cultura de todas as formas; conhece meio mundo e tudo o que é sítio agradável na cidade; saímos eram 11 e meia da noite para um local novo na cidade (pelo menos para mim), que se chama TBG (Tudo Boa Gente) e é um complexo de restaurante, bar e discoteca, mesmo junto à Estação da CP, num antigo barracão, bem recuperado; sempre no bar e com um bom scotch por companhia pusemos a “escrita em dia” e acabei por me deitar às 4 da manhã. No sábado fui almoçar a um restaurante dos arredores com a minha Mãe e irmã para me deliciar com um dos pratos que mais gosto e só consigo comer ali: a “Panela no forno” que é uma espécie de Tripas, com dobrada e carne de porco, muitos enchidos, mas sem feijão, substituído por um delicioso arroz…Entretanto e quase de fugida tinha encontrado um “velho” amigo, e depois em casa da minha irmã, onde fiquei, reuniu-se alguma família durante a tarde e foi divertido ouvir as conversas entre minha Mãe e duas tias minhas, todas com mais de 80 anos, e todas ouvindo mal; foi uma delícia e uma risada ao melhor estilo do cartoon do Mr. Magoo!  A noite foi passada em família e no dia seguinte, domingo levei a minha Mãe ao cinema, coisa que ela não fazia há muitos e muitos anos, e fomos ver o “Quem quer ser milionário?” que eu ainda não tinha visto e adorei, não só pelo filme mas também pela companhia; noite caseira e televisiva e ontem após um almoço em casa de outra irmã lá regressei muito satisfeito com estes três dias.

Entretanto, no dia 25 de Maio, nova viagem se anuncia: durante uma semana e infelizmente sem o Déjan vou até à Tunísia, mais própriamente à cidade costeira de Monastir; é uma viajem oferecida pela empresa na qual tenho o meu "part-time" e é tudo oferecido, menos a viagem de um acompanhante, e que no caso do Déjan se tornaria caríssima... Já me informei e parece ser um país bonito e de gente simpática, mas haverá duas coisas menos boas: a tradicional pouca higiene dos países do norte de África e uma alimentação fraca e repetitiva; a ver vamos..

1. Olá Pinguim:)

Fico muito feliz por teres passado uns dias descansado, feliz e em paz.
    A foto que colocaste é da Covilhã, não é? Bela cidade, muito íngreme, mas com gente muito interessante e onde há sítios (para quem conhece) onde se come muito bem e a muito bom preço!:)

Pena não poderes ir acompanhado até à Tunísia :(

(Nunca lá fui. Depois partilha os teus relatos)

Abraço:)

2. Que lindas fotos!! E aproveite a Tunísia, meu amigo - sempre é interessante (apesar de que o seria mais, se o D fosse junto). Beijos!

3. Olá caro Amigo

Transborda deste texto, um sentimento muito genuino e muito forte de felicidade.
    Apesar dos pesares, é bom ver que a vida continua e que tu e a tua família a sabem viver como deve ser vivida.
    Um abraço forte

4. Amigo Pinguim,

Que bom que tiveste um fim de Semana de Páscoa renovador. Eu sinto precisamente o mesmo que tu, e por isso sei dar o devido valor, ao reencontro com a família. É aquela sensação de que por muito afastados que possamos estar, eventualmente, estamos sempre num regresso a "nós", a "casa" - às memórias do que já vivemos e é tão bom. E a PAZ que senti ao depositar a rosa branca nas campas do meu primo e tia, falecidos os dois em 1992, mãe e filho - foi como que voltar a ver-lhes o sorriso e regressar aos meus 15 anos...
    Enfim...

Espero que, apesar dos pesares, tenhas uma óptima estadia por terras de África...

Entretanto, vamo-nos vendo por aqui :)

Beijinho

5. os teus diários são únicos, porque abres o livro completamente, mormente as tuas lágrimas que muitas vezes passas para o lado de cá...Quanto à Tunísia embora não conheça, viva o conhecimento de novas culturas, civilizações e quem sabe?

6. Neste fim de semana de pascoela fiz o mesmo que tu...fui a "terra" e estive com alguem que gosto muito e vale tanto a pena viver estes bocadinhos de vida...

Quanto à Tunisia nunca fui mas parece que é muito bonito e culturalmente rico...Um beijo

7. Gostei muito da descrição que fizeste dos três dias passados em família. Toda ela recheada do afecto que reconheço nos teus escritos. Também gosto de ir à procissão do Enterro do Senhor.
    Quanto à viagem à Tunísia, vais gostar apesar dos inconvenientes.

Beijinhos

Bem-hajas!

8. Caro Kapitão
    sim, a foto é da Covilhã, da parte nova, já no vale; está uma cidade grande, com o centro e os principais serviços na parte de cima e alcandroando-se na encosta da Estrela, e a parte nova, com novos serviços e um enorme crescimento urbano, cá para baixo.
    É pena a parte de cima "morrer" um pouco à noite, tal como sucede na baixa lisboeta...

9. Edu e Mau
    claro que vou aproveitar, e se puder irei visitar Cartago, para me reencontrar com a História.
    Abração.

10. Amigo L.F.
    sabes, parece que a minha família se sente mais unida agora, depois da morte da minha irmã; mas o que surpreende é ver a força que tem a minha Mãe para vencer as adversidades; aliás ela sempre assim foi...
    Abraço forte e a transmitir-te força!

11. É isso mesmo, Natacha; por muito que nos sintamos bem junto de quem amamos e dos Amigos, há algo que só a Família nos pode dar, algo muito enraizado dentro de nós mesmos...
    Espero realmente gostar da Tunísia!

12. Meu caro Luís
    únicos não são, pois ficam a léguas dos teus relatos de visitas aqui e ali, tudo bem documentado e esquematizado. Só concordo no que chamas em eu "abrir o livro" e isso realmente eu faço e mostro o que sinto, sempre...
    Abraço amigo.

13. Amigo J. a saudade é algo que nos acompanha, apesar da "tristeza", faz-nos relembrar.

Ainda bem que a tua Páscoa foi repleta de boas emoções e companhia..

Abração!

14. Foi uma boa pascoa então, de volta ás origens e reencontrar caras conhecidas. Agora essa "Panela no Forno" é que eu não comia nem que me pagassem LOL
    Abraço

15. Há sempre uma certa candura e serenidade a pautarem estes teus textos. Gosto sempre muito.
    Ainda bem que foram três dias muito agradáveis.
    Em relação à Tunísia, fui lá passar uma semana há mais de 10 anos, numa viagem de finalistas de curso. Posso dizer-te que adorei. O país é muito diversificado em termos de paisagens naturais e as cidades que visitei muito interessantes culturalmente e bonitas.
    Confesso que não me lembro bem de Monastir, apesar de ter lá estado, mas sei que não foi dos locais que mais me marcaram nessa viagem.
    O deserto do sal, o sahara e os oásis, esses sim, tiraram-me do sério. Deslumbrantes, mesmo. Se puderes não percas uma ida ao maior deserto quente do mundo e ao deserto do sal.

16. Free Soul
    ainda bem que também foste às raízes... Faz sempre bem!
    Quanto à Tunísia, é como se diz: "A cavalo dado, não se olha o dente"...

17. Isabel
    eu preciso muito de me sentir confortado, e depois do conforto que o Déjan me proporcionou após a morte da minha irmã, foi agora a vez de encontrar esse conforto junto dos meus, no que diz respeito à morte do João.
    Sobre a procissão, comovi-me tanto, fez-me vir tantas recordações à cabeça...
    Beijinhos.

18. Sim, amigo Lampejo, foram saudades de muitas e variadas coisas que me assaltaram nesta ida às raízes; saudades de coisas de lá e também de coisas e pessoas de fora...
    Abraço grande e amigo.

19. Meu caro Ima
    que sacrilégio, dizer mal da "Panela no Forno"... Se a provasses, não irias dizer que não gostavas, estou certo; e se é por causa da dobrada, eles também a fazem sem dobrada para quem não gosta; se eu soubesse fazer aquilo, o próximo jantar aqui já sabes o que te saía na rifa; o que te vale é que eu não sei...
    Abração.

20. Grasuated
    obrigado pela tua amabilidade que envolve as tuas frases.
    Em relação à Tunísia, é bom ouvir umas dicas, pois são pistas para uma estadia melhorada; também a Keratina ficou de falar comigo sobre a sua visita lá...
    Abraço amigo.

21. Conheço Monastir e a Tunísia razoavelmente bem. Tem algumas coisas interessantes. Será também o caso, digo eu, de aproveitar para ver mais algumas coisas nas redondezas, até porque a Tunísia não é muito grande.
    Não é um país que me fascine por ai além, mas, quando visto sem preconceitos e com boa vontade, sempre vale a pena.

22. Amigo Oz
    sim, eu sei que a distância a Tunes é apenas de cerca de 150 kms e que haverá oportunidade de visitar alguns outros sítios; obrigado pelo que me dizes...

23. Olá Amigo Pinguim!

Tenho saudades da Covilhã, acho-a uma cidade tão tradicional como moderna ao mesmo tempo, gosto das pessoas afáveis e as casas acolhedoras!
    Infelizmente já não tenho momentos desses em família, as diferenças afastaram-nos uns dos outros. A minha Pás coa foi passada com os amigos mas da forma do costume, lol!

Tunísia, é sempre interessante conhecer culturas completamente diferentes da nossa! Espero que te divirtas! ;)

Abraços

24. Félix
    é como dizes, tradicional a parte de cima, moderna a parte de baixo; quanto às pessoas, é como em todo o lado, há o bom e o menos bom. A vinda há anos já da Universidade para a Covilhã, foi muito proveitosa no abrir de mentalidades, até então demasiado tradicionais e conservadoras.
    Quanto à Tunísia é também essa característica de ser diferente que mais me atrai e não só na cultura...

25. Olá Pinguim :)
    Fico contente que tudo tenha tido um sabor tão bom como nos deste a experimentar neste post, como já escreveram aqui, a tua maneira de escrever prende-nos. Um abraço grande.

P.S. Obrigado pelas tuas visitas ao meu jardim.

26. Caro Carlos
    escrevo como sempre com grande sinceridade e em palavras simples, não rebuscadas, mas sinto que a sensibilidade que tenho e é alguma, ajudam a dar imagens reais do meu viver, apenas isso.
    Estou atrasadíssimo na vistoria aos blogs (basta 3 dias fora para o Google Reader encher exponencialmente...)
    Abraço amigo.

27. Que excelente programa de Páscoa o teu, é sempre bom voltar às origens e encontrar aqueles que gostamos.

Quanto à Tunisia não conheçe, o mais parecido que fui foi a Marrocos, a única recomendação que dou é cuidado com a água, com o gelo nas babidas, eu tive uma má experiência :S

Bjos

28. FAmília é tudo de bom.
    E regressar às nossas raizes, fundamental.
    E, boa nova viagem, rs

29. Dantins
    é curioso como associamos mais o regresso às origens a esta altura da Páscoa do que no Natal, talvez por estar melhor tempo, podermos estar com mais gente, eu sei lá...no Natal é a casa, a família e pouco mais.
    Vou para a Tunísia prevenido sobre essa situação da água incluindo o gelo.

30. Amigo Autor
    a família é uma referência de sempre, jamais desaparece, mesmo quando muito tempo ausentes...

31. Amigo Sérgio
    assim o espero e aqui aparecerão notícias.
    Abraço amigo.

32. ainda bem amigo que estes dias foram bons, e que os aproveitaste para fazer algumas coisas que tanto gostavas mas que nunca mais as tinhas feito.
    é bom ver que te divertiste junto dos teus mais queridos.. foi tão querido teres ido ao cinema com a tua mãe :')
    e ainda bem que aproveitaste também para ir "ver" a tua irmã... é sempre bom, não é?

Em relação à viagem, acho que vais adorar!! Nunca lá fui, mas pelo que já vi... É certo que tem esses dois aspectos menos coiso, mas vai valer a pena, vais ver! hehe

beijinhos

33. Sandrinha
    é como dizes, foi um período pascal muito agradável por tudo o que foi feito...
    A Tunísia vai ser uma novidade; estou curioso.
    Beijinhos.

34. Vais ver que o teu "a ver vamos..." será uma boa surpresa (não é que conheça a Tunísia). Não há nada melhor que sairmos do sitio onde estamos, e não tem que implicar uma saída de Portugal. Se for, ainda melhor, por vezes é mais que benéfico respirar uma cultura que não é a nossa.

um abraço,
    Carlos

35. a fotografia é linda. e o passeio dá vontade de ir ao teu lado e conhecer os que amas e que fizeram (também) de ti o homem de quem eu tanto gosto.

36. Carlos
    acredita que prefiro ir à Tunísia do que a uma qualquer capital europeia que já conheça; é um mundo diferente e há sempre coisas novas a aprender.
    Abraço amigo.

37. A foto da Covilhã mostra parte da cidade nova, cá baixo, no vale, e vê-se ainda parte das casas da encosta...
    Sobre as pessoas com quem estive, haverias de gostar da minha Mãe, pois é uma pessoa extremamente agradável e não se remete ao silêncio: tenho a quem sair...
    Beijinhos amigos.

38. Pena não conhecer tão bem a Covilhã, sempre que por ali passei foi só de corrida, e nem tempo tive de saborear a cidade como gosto de o fazer, sentando-me numa qualquer esquina e deixar que a vida flua através de mim, sentir-lhe o pulso, ser esponja e tentar abstrair-me da minha pessoa para deixar "entrar" todas as energias que fluem em redor.
    Fá-lo-ei um destes dias ... e não perderei o tal "Cozido de Panela", que me deixou curioso.
    Quanto à Tunísia, bem, não sei, mas como todo o "Mare Nostrum" exerce sobre mim um fascínio irresístivel, não tardará que te siga a peugada, posto que conheço muitos dos outros países desta região!
    Se eu desaparecer algum dia será nalgum destes países que me poderão encontrar, sem sombra de dúvida!
    Abraço e, apesar desta ainda vir afastada, boa viagem!

39. Só não digo bela viagem...pq não consigo dissociar o recente da tua irmã...e sei que por mais que a vida continue...continua sempre mais pobre e mais vazia...

Apercebi-me que grafas a tua Mãe sempre com capital...achei muito bonito..

Ainda bem que gostaste e que passaste um bom tempo em família e amigos...às vezes bastam coisas tão simples na companhia de quem mais gostamos para assumir proporções tão significativas...

Panela no forno??? Enchidos é a palavra mágica...tranca-me num quarto com farinheiras, e nunca mais ouves falar de mim:)))))

Abraço grande em ti:)))

40. Olá, fico contente por teres conseguido "voar" dessa fora na nossa cidade, vivo cá desde que nasci, e com as tuas palavras despertei para um certo numero de coisas que passavam despercebidas.
    Um abraço e volta sempre.

41. Caro Manel
    não faças confusão; chama-se "Panela no forno" e já agora, passe a publicidade, o restaurante chama-se "O Mário" e fica na estrada Covilhã-Fundão (não na A23), todos os sábados.
    Sobre a região africana do "Mare Nostrum" ainda estou virgem...espero que tenha prazer!
    Abraço amigo e cá fico à espera de "boas notícias" quanto ao jantar.

42. Meu bom Hydra
    apesar do "mas" que referes, foi uma boa viagem...
    O facto de sempre que escrevo uma referência meus pais ou avós utilizar a maiúscula, assim fui ensinado e é um sinal de respeito; já o mesmo não faço em relação a outros familiares.
    Tens que ir comigo a comer aquilo e posso dizer-te em relação à farinheira, que a minha Mãe te ganha, pois perde-se com tal enchido, levando-me a ceder-lhe os meus pedaços, e com muita pena minha.
    Abraço grande.

43. Bruno
    eu vivi grande parte da minha vida na Covilhã, desde que aí nasci até aos 17 anos, depois sempre as férias e voltei para aí trabalhar, por um período de 16 anos (de 1980 a 1996), ano em que me fixei aqui na região de Lisboa.
    A Covilhã de hoje nada tem a ver com a de antes, mas posso dizer-te que sempre evoluí aí e fiz a minha vida, mormente no período adulto e descobri muitas surpresas...
    Hoje conheço poucas pessoas pessoalmente, mas reconheço muitas caras.
    Gostaria de te ter conhecido; claro que conheço pessoas da família Cardona, possivelmente familiares teus.
    Abraço amigo.

Quanto ao jantar diz qualquer coisa...

44. Acho que de todas as minhas memórias, as melhores s\ao as que fram passadas em família, podemos ter casas várias, podemos ir a mil sitios do mundo...mas o nosso lar é sempre onde está a nossa mãe...pois ela é o Lar! É o calor, é o carinho, é o aconchego, é a manta quente e o conforto...
    amei a parte da conversa das tias e da mamãe:-) é uma visão que me vejo a ter daqui a uns anos, dada minha proximidade com as minhas titias...sincramente consegui-me ver nessa imagem.

A viagem á tunisia...vai-te saber belissimamente migo, apesar que podia ser melhor...mas há-de chegar a oportunidade...

(fiquei curioso com a proposta desonesta...)

45. Caro Ima
    Foi realmente muito familiar esta minha ida à Covilhã; sobre a conversa, só gravada, pois após se perceberem umas às outras, ainda por cima riam-se das outras não terem percebido, enfim...
    A viagem à Tunísia vai ser agradável, estou certo, mas também não deposito demasiadas expectativas.
    Tem calma quanto à proposta...
    Abraço amigo.

46. já percebeste que este ano não me apeteceu reviver um cenário muito mais calmo que o teu. houve uma altura em que a Semana Santa me comovia imenso. cada vez menos. o interessante no meio disto tudo é constatar que as feridas se vão sarando, que a tua mãe está bem, tudo na mesma na tua cidade e vem aí a Tunísia...

abraço

47. Paulo
    sim, vi que não foste às origens, mas tu também vais lá mais vezes do que eu, ao longo do ano; eu vou passar a ir, pois tenho que conviver mais com a minha Mãe, pois 86 anos não me dão "muito espaço de manobra", infelizmente...
    Abraços para vocês.

48. Pinguim ... essa segunda foto não é na Bulgária?

49. Caro Brama
    tirei-a de um site sobre Monastir, a cidade que irei visitar, na Tunísia.
    Abraço amigo.

50. Que engraçado ... ia jurar que essa imagem era na Bulgária.

abraços

51. Este comentário foi removido pelo autor.

52. Brama
    é muito bom saber dar a mão à palmatória...Eu fui ao Google buscar fotos de Monastir e escolhi a menos repetida e diferente, aquela que tinha e que é de Monastir, mas mais qualquer coisa e se localiza na ...Bulgária!!!!!
    Admito que Monastir seja equivalente a "Mosteiro"; esta tua insistência que agradeço fez-me olhar melhor a foto e notei uma cruz no cimo do edifício, o que era impossível acontecer num país muçulmano.
    É caso para dizer, que não te escapa nada, e ainda bem. Obrigado.
    Abraço amigo.

53. De nada, não tens de agradecer ... vim agora dar uma espreitadela no teu blog, como não vi a mesma foto no post, fiquei curioso de qual seria a razão ... e cá está. Sempre poderiam ser edifícios muito semelhantes, mas pronto, era mesmo na Bulgária.

abraços

54. Adoru a Tunisia. Monastir não é de todo o melhor dos locais mas ja agora fica aqui um ou outro conselho de viagem. O tour do deserto imperdivel,Aí terás uma ideia mais completa da realidade tunisina, Cartago e muito proximo, Sidi Bou Said. Muito perto de onde vais ficar tens El Jem que tem um coliseu romano fabuloso e Kairouan cuja mesquita é uma das mais importantes do mundo árabe. Sete idas a Kairouan substitui a ida obrigatória a Meca.

Abraços

Jorge

55. Caro Jorge
    importantes dicas para esta viagem; obrigado e vou ver se sigo os teus conselhos.
    Abraço amigo.

Evita ser anónimo, para poderes ser "alguém"!!!